O MPH (Daqui para frente usarei a
sigla, para Movimento do Potencial Humano) é um termo que abrange uma boa
quantidade de filosofias, doutrinas e grupos que defendem a existência de
potencias adormecidas no homem, ou acreditam nas capacidades humanas no
tratamento de diversos problemas sociais, pessoais, psicológicos e espirituais. O movimento ganhou
muita força a partir de 1970 com o surgimento do espiritualismo da nova era. A
ênfase do MPH é a exploração dos recursos potenciais do homem, da iluminação
espiritual e outras idéias que amparam as necessidades do homem moderno. O MPH
talvez tenha surgido como filosofia, definitivamente após os conceitos e idéias
defendidos por Gurdjeff a partir da década de 1960. Trata-se de vã filosofia
(Colossenses 2:8) O MPH propõe uma espécie de humanismo místico, já que dá
ênfase a disciplinas e praticas esotéricas já comuns no budismo e outras
correntes místicas religiosas orientais. O movimento cresceu e se desenvolver
com muita força nos EUA e de lá passou para os outros países. O MPH propõe
resolver problemas psicológicos, físicos e espirituais do homem mediata
praticas como massagens, danças, mantras, iogas, artes marciais,
disciplinas espirituais místicas, meditação, yoga, e terapias alternativas. O centro da atenção
do MPH é o próprio homem. Sua auto-suficiência e a exploração dos recursos do
próprio homem para realizar seus anseios mais profundos.(Jeremias 17:9 e
Proverbios 14:12) Há vários grupos que surgiram a partir da filosofia eclética
do MPH, a mais conhecida talvez seja a Esalem, na Califórnia EUA, grupo
pioneiro na linha do MPH, por manterem praticas muito similares e defendidas
por outro grupos da Nova Era, ganharam força, porque o próprio Movimento Nova
Era se encaixava junto aos conceitos defendidos pelo MPH. A auto-realização, a
iluminação, a auto-satisfação e coisas similares tem sido o alvo do MPH, e para
isso desenvolveram inovações psicoterápicas, como bio-feedback e terapia
gestalt. Desenvolveram uma psicanálise mais mística e adotaram terminologias e
conceitos esotéricos. Atualmente muitos desses conceitos tem sido importado
para a igreja cristã. Como podemos notar
o MPH, é essencialmente humanista, o homem pode ser induzido a auto-realização,
e suas potencias adormecidas podem ser despertadas para uso próprio, ajudando
na sua auto-realização.(Romanos 3:23) Não existe espaço para a s doutrinas cristãs
no MPH, como o próprio nome sugere, tudo está centralizada nas potencias e recursos
do próprio homem, o homem seria o dono de seu próprio destino e seus êxitos
seriam o resultado do exercício de suas próprias capacidades. O despertar
dessas capacidades seriam viáveis mediante exercícios, terapias e praticas
esotéricas tal qual vimos acima. Em suma i homem passa a ser uma divindade. Essa
idéia já era muito bem defendida pelos gnósticos que surgiram nos primeiros séculos
da era cristã, tais acreditavam que havia uma centelha divina adormecida no
homem, e poderia ser despertada através da experiência gnóstica. (I João 4:1 a
6 e II João 1:7) Desde que adão caiu, vimos um homem pecador, escravo do
pecado, a queda teve implicações espirituais e físicas, suas conseqüências vão
alem da nossa percepção comum, o evangelho descreve a obra de Cristo como uma
obra de restauração do homem caído, através da regeneração. Todos pecaram, nos
afirmam as escrituras ((Romanos 2:12 e 5:12)
A experiência espiritual de
Paulo, é que a comunhão com o SENHOR, e a vida de fé, na pratica nos leva para
a vitória: "Posso todas as coisas em Cristo que
me fortalece." (Filipenses 4 : 13)
O centro da força de Paulo era o
Senhor, Cristo mesmo
afirmou: "Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu
nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada
podeis fazer." (João 15 : 5). Aqui nesses trechos das escrituras,
não há espaço para o MPH. A nossa força, nosso êxito, nosso sucesso, nossas
realizações, estão nas mãos do SENHOR, a bíblia ensina que somos dependentes de
Deus. O MPH ensina que nós somos o centro, podemos alcançar êxito usando
nossas forças, capacidades e aptidões. Mas isso está em contradição com as
Escrituras (Atos 1:8) O cristão é ensinado a olhar e confiar em DEUS: “"E
assim com confiança ousemos dizer: O SENHOR é o meu ajudador, e não
temerei O que me possa fazer o homem." (Hebreus 13 : 6) Ao invés de
procuramos ajudas em técnicas de potencialidades adormecidas e que são
despertadas por técnicas esotéricas e ocultistas como yoga, mantras e
meditações místicas, somos chamados a ir perante o trono da graça para receber
socorro: "Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que
possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em
tempo oportuno." (Hebreus 4 : 16). Ao invés de acreditar em suas
próprias potencialidades e a trilhar o caminho lamacento da auto-suficiência, o
cristão acredita na total dependência do SENHOR. Somos chamados a viver uma
vida de dependência, de vigilância, de obediência, santificação e oração, é
isso que marca a vida de um verdadeiro cristão. (Salmos 20:2, 46:1, 60:11,
89:16, 108:12, 121:1, 124:8, Isaias 10:3) “Disto resultará salvação pela vossa
oração e pelo socorro do Espírito de Jesus Cristo” (Filipenses 1:19) não há
duvida de que dependemos da ajuda de Deus em todo o tempo (Hebreus 2:18)
PARTE II
De forma sorrateira, o
movimento do potencial humano entrou nas igrejas modernas, através de um movimento
chamado "Palavra da fé" ou através de
teorias psicológicas que foram introduzidas de maneira sutil e
que são atualmente promovidas pelo
humanismo que se infiltrou de modo sorrateiro dentro das igrejas “Entre vós
haverá falsos doutores que introduzirão encobertamente heresias de perdição”(II
Pedro 2:1), tais técnicas esotéricas, ensinos de demônios, entraram na cristandade através da musica gospel e nas
pregações triunfalistas, cujo centro é o homem como um vencedor. O Movimento da
fé é uma ramificação da metafísica do novo pensamento revestida de
cristianismo. Grande parte dos cristãos modernos, senão a maioria está sob a
influencia direta dessa vertente espiritualista. O Movimento da fé, tal
como poucos de fato conhecem, dá uma ênfase exagerada para o potencial da fé,
como se a fé fosse uma força mágica
capaz de manipular a vontade divina a favor dos homens. É uma inversão do pai
nosso (Mateus 6:4) Nessa direção, o home
ganha proporções gigantescas de enaltecimento. O centro da igreja não é mais
Cristo, mas o homem que tem fé, que alvo de uma deificação correspondente as
crenças de que pode mudar as circunstancias de acordo com seus decretos e
vontade própria seguida de uma confissão de que pode criar a própria realidade.
Nesse sentido, entendemos porque a ênfase sempre está nas necessidades do
homem, nas pregações do evangelho moderno. O cristão pós moderno, acredita que
existe não para a glória de Deus, mas para a glória de si mesmo. Esse
espiritualismo disfarçado, cujas raízes são ocultistas, se alastrou
pela cristandade moderna, como um veneno mortal. A crença de que o homem
pode criar a realidade a sua volta, ou que seria uma força usada para conseguir
tudo o que se deseja é a base pelo qual muitos sustentam uma falsa esperança. Milhões
de vidas que se identificam com a fé cristã, não se interessam sobre a
mensagem da cruz de Cristo, sobre uma vida de rendição incondicional ao
Senhor, sobre a mortificação da carne, o contentamento com piedade, sobre o
preço do discipulado e outras doutrinas cristãs. Tais se afastam completamente
de tudo o que pode levar nessa direção. O evangelho não corresponde a uma
cartilha metafísica, ou preenche uma agenda esotérica, muito pelo contrario
condena isso (Efésios 5:11) Teorias psicológicas entraram
na igreja, conceitos como "auto-estima' agora são normais para cristãos. É
normal hoje como sempre foi comum durante todos esses anos, ouvir e testemunhar
de maneira clara, o uso de técnicas psicológicas e
emocionais para manipular pessoas em cultos pentecostais e carismáticos.
Varias teorias psicológicas também foram introduzidas na
formação de lideranças, para ajudar no aconselhamento integral de
cristãos. A bíblia passou a ser colocada como um livro obsoleto,
incapaz de lidar por si mesma com os problemas existenciais e sentimentais do
homem moderno. o resultado disso foi a
elevação do ego do crente para patamares mais elevados de orgulho e egoísmo. O
homem encerra em si poderes divinos que podem ser despertados por intermédio de
orações, técnicas de meditação e ou uso de palavras repetitivas (Mantras) Essa
é a antiga idéia da serpente (Genesis 2:1 a 23) enganar Eva e os demais homens
(Apocalipse 12:9) sugerindo que eles são seres poderosos que podem controlar o próprio
destino e o destino dos outros. Há um tipo de cristã moderna, são extremamente
humanistas e incentivadoras do triunfalismo espiritual, promovem a mágica dos
decretos e o imediatismo via experiência emocional. O centro da mensagem
cantada é o individuo, suas dores e suas necessidades pessoais. Então a palavra
chave que compõe os hinos modernos é "vitória" e
"você irá vencer" ou "Deus vai te abençoar". O centro do universo é o homem com seus
problemas. A musica cristã moderna é de procedência carnal
e humanista, e como a Igreja de Laodiceia canta para si mesma, pois Cristo
estava do lado de fora (Apocalipse 3:20) assim a igreja moderna toma a musica
para cristãos cantarem para cristãos, numa musica basicamente egocêntrica. Infelizmente poucos percebem isso, e com o
passar do tempo, esse desvio vem se acentuando. Que o Senhor possa nos ajudar e
a conceder-nos visão espiritual para discernirmos o que é verdadeiro e o que é falso e humano. (João
17:17)
Desde cedo o homem é cativo da
corrupção moral e espiritual herdada de Adão, por isso suas inclinações egoístas
conduzem pelo caminho nefasto do pecado (Gênesis 4:8 a 24) que ele é
inteligente, aceita-se esse fato, porque foi criado a imagem de Deus ( Gênesis 1:27 ) porém vive a serviço do próprio egoísmo,
e com sua inteligência compromete o sistema em que vive e corrompe a
civilização (Gênesis 6: 1 a 11) suas forças se inclinam para maquinar a
rebelião (Gênesis 11:1 a 6). A historia revela e a bíblia corrobora que o homem
precisa nascer de novo (João 3:3) ou seja, precisa de uma regeneração moral e espiritual. (Tito 3:5 com Efésios 4:24) e assim deve viver em conformidade com a
vontade de Deus (Hebreus 5:9) o homem não é divino, e se Deus não intervir, a única
realidade que pode criar é a própria ruína, pois um abismo chama outro abismo
(Salmos 42:7)
Clavio J. Jacinto
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