O Engano do Movimento do Potencial Humano






O MPH (Daqui para frente usarei a sigla, para Movimento do Potencial Humano) é um termo que abrange uma boa quantidade de filosofias, doutrinas e grupos que defendem a existência de potencias adormecidas no homem, ou acreditam nas capacidades humanas no tratamento de diversos problemas sociais, pessoais,  psicológicos e espirituais. O movimento ganhou muita força a partir de 1970 com o surgimento do espiritualismo da nova era. A ênfase do MPH é a exploração dos recursos potenciais do homem, da iluminação espiritual e outras idéias que amparam as necessidades do homem moderno. O MPH talvez tenha surgido como filosofia, definitivamente após os conceitos e idéias defendidos por Gurdjeff a partir da década de 1960. Trata-se de vã filosofia (Colossenses 2:8) O MPH propõe uma espécie de humanismo místico, já que dá ênfase a disciplinas e praticas esotéricas já comuns no budismo e outras correntes místicas religiosas orientais. O movimento cresceu e se desenvolver com muita força nos EUA e de lá passou para os outros países. O MPH propõe resolver problemas psicológicos, físicos e espirituais do homem mediata praticas como massagens, danças, mantras, iogas, artes marciais, disciplinas espirituais místicas, meditação, yoga,  e terapias alternativas. O centro da atenção do MPH é o próprio homem. Sua auto-suficiência e a exploração dos recursos do próprio homem para realizar seus anseios mais profundos.(Jeremias 17:9 e Proverbios 14:12) Há vários grupos que surgiram a partir da filosofia eclética do MPH, a mais conhecida talvez seja a Esalem, na Califórnia EUA, grupo pioneiro na linha do MPH, por manterem praticas muito similares e defendidas por outro grupos da Nova Era, ganharam força, porque o próprio Movimento Nova Era se encaixava junto aos conceitos defendidos pelo MPH. A auto-realização, a iluminação, a auto-satisfação e coisas similares tem sido o alvo do MPH, e para isso desenvolveram inovações psicoterápicas, como bio-feedback e terapia gestalt. Desenvolveram uma psicanálise mais mística e adotaram terminologias e conceitos esotéricos. Atualmente muitos desses conceitos tem sido importado para a igreja cristã.  Como podemos notar o MPH, é essencialmente humanista, o homem pode ser induzido a auto-realização, e suas potencias adormecidas podem ser despertadas para uso próprio, ajudando na sua auto-realização.(Romanos 3:23)  Não existe espaço para a s doutrinas cristãs no MPH, como o próprio nome sugere, tudo está centralizada nas potencias e recursos do próprio homem, o homem seria o dono de seu próprio destino e seus êxitos seriam o resultado do exercício de suas próprias capacidades. O despertar dessas capacidades seriam viáveis mediante exercícios, terapias e praticas esotéricas tal qual vimos acima. Em suma i homem passa a ser uma divindade. Essa idéia já era muito bem defendida pelos gnósticos que surgiram nos primeiros séculos da era cristã, tais acreditavam que havia uma centelha divina adormecida no homem, e poderia ser despertada através da experiência gnóstica. (I João 4:1 a 6 e II João 1:7) Desde que adão caiu, vimos um homem pecador, escravo do pecado, a queda teve implicações espirituais e físicas, suas conseqüências vão alem da nossa percepção comum, o evangelho descreve a obra de Cristo como uma obra de restauração do homem caído, através da regeneração. Todos pecaram, nos afirmam as escrituras ((Romanos 2:12 e 5:12)
A experiência espiritual de Paulo, é que a comunhão com o SENHOR, e a vida de fé, na pratica nos leva para a vitória: "Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece." (Filipenses 4 : 13)
O centro da força de Paulo era o Senhor,  Cristo mesmo afirmou: "Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer." (João 15 : 5). Aqui nesses trechos das escrituras, não há espaço para o MPH. A nossa força, nosso êxito, nosso sucesso, nossas realizações, estão nas mãos do SENHOR, a bíblia ensina que somos dependentes de Deus. O MPH ensina que nós somos o centro, podemos alcançar êxito usando nossas forças, capacidades e aptidões. Mas isso está em contradição com as Escrituras (Atos 1:8) O cristão é ensinado a olhar e confiar em DEUS: “"E assim com confiança ousemos dizer: O SENHOR é o meu ajudador, e não temerei O que me possa fazer o homem." (Hebreus 13 : 6) Ao invés de procuramos ajudas em técnicas de potencialidades adormecidas e que são despertadas por técnicas esotéricas e ocultistas como yoga, mantras e meditações místicas, somos chamados a ir perante o trono da graça para receber socorro: "Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno." (Hebreus 4 : 16). Ao invés de acreditar em suas próprias potencialidades e a trilhar o caminho lamacento da auto-suficiência, o cristão acredita na total dependência do SENHOR. Somos chamados a viver uma vida de dependência, de vigilância, de obediência, santificação e oração, é isso que marca a vida de um verdadeiro cristão. (Salmos 20:2, 46:1, 60:11, 89:16, 108:12, 121:1, 124:8, Isaias 10:3) “Disto resultará salvação pela vossa oração e pelo socorro do Espírito de Jesus Cristo” (Filipenses 1:19) não há duvida de que dependemos da ajuda de Deus em todo o tempo (Hebreus 2:18)

PARTE II

 De forma sorrateira, o movimento do potencial humano entrou nas igrejas modernas, através de um movimento chamado "Palavra da fé" ou através de teorias psicológicas que foram introduzidas de maneira sutil e que são  atualmente promovidas pelo humanismo que se infiltrou de modo sorrateiro dentro das igrejas “Entre vós haverá falsos doutores que introduzirão encobertamente heresias de perdição”(II Pedro 2:1), tais técnicas esotéricas, ensinos de demônios, entraram  na cristandade através da musica gospel e nas pregações triunfalistas, cujo centro é o homem como um vencedor. O Movimento da fé é uma ramificação da metafísica do novo pensamento revestida de cristianismo. Grande parte dos cristãos modernos, senão a maioria está sob a influencia direta  dessa vertente espiritualista. O Movimento da fé, tal como poucos de fato conhecem, dá uma ênfase exagerada para o potencial da fé, como  se a fé fosse uma força mágica capaz de manipular a vontade divina a favor dos homens. É uma inversão do pai nosso (Mateus 6:4)  Nessa direção, o home ganha proporções gigantescas de enaltecimento. O centro da igreja não é mais Cristo, mas o homem que tem fé, que alvo de uma deificação correspondente as crenças de que pode mudar as circunstancias de acordo com seus decretos e vontade própria seguida de uma confissão de que pode criar a própria realidade. Nesse sentido, entendemos porque a ênfase sempre está nas necessidades do homem, nas pregações do evangelho moderno. O cristão pós moderno, acredita que existe não para a glória de Deus, mas para a glória de si mesmo. Esse espiritualismo disfarçado, cujas raízes são ocultistas, se alastrou pela cristandade moderna, como um veneno mortal.  A crença de que o homem pode criar a realidade a sua volta, ou que seria uma força usada para conseguir tudo o que se deseja é a base pelo qual muitos sustentam uma falsa esperança. Milhões de vidas que se identificam com a fé cristã, não se interessam  sobre a mensagem da cruz de Cristo, sobre uma vida de rendição incondicional ao Senhor, sobre a mortificação da carne, o contentamento com piedade, sobre o preço do discipulado e outras doutrinas cristãs. Tais se afastam completamente de tudo o que pode levar nessa direção. O evangelho não corresponde a uma cartilha metafísica, ou preenche uma agenda esotérica, muito pelo contrario condena isso (Efésios 5:11)  Teorias psicológicas entraram na igreja, conceitos como "auto-estima' agora são normais para cristãos. É normal hoje como sempre foi comum durante todos esses anos, ouvir e testemunhar de maneira clara, o uso de técnicas psicológicas e emocionais para manipular pessoas em cultos pentecostais e carismáticos. Varias teorias psicológicas também foram introduzidas na formação de lideranças, para ajudar no aconselhamento integral de cristãos. A bíblia passou a ser colocada como um livro obsoleto, incapaz de lidar por si mesma com os problemas existenciais e sentimentais do homem  moderno. o resultado disso foi a elevação do ego do crente para patamares mais elevados de orgulho e egoísmo. O homem encerra em si poderes divinos que podem ser despertados por intermédio de orações, técnicas de meditação e ou uso de palavras repetitivas (Mantras) Essa é a antiga idéia da serpente (Genesis 2:1 a 23) enganar Eva e os demais homens (Apocalipse 12:9) sugerindo que eles são seres poderosos que podem controlar o próprio destino e o destino dos outros. Há um tipo de cristã moderna, são extremamente humanistas e incentivadoras do triunfalismo espiritual, promovem a mágica dos decretos e o imediatismo via experiência emocional. O centro da mensagem cantada é o individuo, suas dores e suas necessidades pessoais. Então a palavra chave que compõe os hinos modernos é "vitória" e "você irá vencer" ou "Deus vai te abençoar".  O centro do universo é o homem com seus problemas. A musica cristã moderna é de procedência carnal e humanista, e como a Igreja de Laodiceia canta para si mesma, pois Cristo estava do lado de fora (Apocalipse 3:20) assim a igreja moderna toma a musica para cristãos cantarem para cristãos, numa musica basicamente egocêntrica.  Infelizmente poucos percebem isso, e com o passar do tempo, esse desvio vem se acentuando. Que o Senhor possa nos ajudar e a conceder-nos visão espiritual para discernirmos o que é  verdadeiro e o que é falso e humano. (João 17:17)
Desde cedo o homem é cativo da corrupção moral e espiritual herdada de Adão, por isso suas inclinações egoístas conduzem pelo caminho nefasto do pecado (Gênesis 4:8 a 24) que ele é inteligente, aceita-se esse fato, porque foi criado a imagem de Deus ( Gênesis 1:27  ) porém vive a serviço do próprio egoísmo, e com sua inteligência compromete o sistema em que vive e corrompe a civilização (Gênesis 6: 1 a 11) suas forças se inclinam para maquinar a rebelião (Gênesis 11:1 a 6). A historia revela e a bíblia corrobora que o homem precisa nascer de novo (João 3:3) ou seja, precisa de uma regeneração moral e espiritual. (Tito 3:5 com Efésios 4:24) e assim deve viver em conformidade com a vontade de Deus (Hebreus 5:9) o homem não é divino, e se Deus não intervir, a única realidade que pode criar é a própria ruína, pois um abismo chama outro abismo (Salmos 42:7)

Clavio J. Jacinto


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