Em Agonia
Quando Judas escreve sua única epístola universal, há na expressão do próprio autor, uma medida de urgência “Escrever
com diligencia” e “batalhar pela fé”.(Judas 1:3) Eu não sei como os cristãos
entendem essas expressões tão fortes hoje em dia, quando olhamos o texto grego,
a palavra traduzida por “batalhar” é epagōnizesthai, significa uma luta fervorosa,
agonizante e firme contra algo.(Lucas 22:44) Essa é a posição de um cristão, na
vida cristã, os absolutos do evangelho, precisam ser defendidos, a sã doutrina
deve estar em pauta, a suficiência e autoridade das Escrituras precisam ser
inegociáveis em um mundo religioso repleto de tanta confusão. (II Timóteo 3:16
e 17 e Tito 2:1) Judas explica o motivo dessa exortação agonizante:
“porque se introduziram” essa é a causa.(Judas 1:4) De certa forma, muitas
vezes esses intrusos, promovem suas heresias de perdição de forma encoberta (II
Pedro 2:1 e 2) ou usando um bom disfarce espiritual para esconder as
verdadeiras intenções.(Mateus 7:15) ao vestir-se de ovelha e fazer sinais e
maravilhas, tal sutileza exige um grande discernimento,(II Coríntios 11:14 e
15) tudo parece ser intenso, perigoso e dramático quando o assunto é engano.(Apocalipse
12:9 e 13:14) Em agonia, em fervor, em intensidade, assim as Escrituras ensinam
a batalhar pela fé, é uma luta, não apenas uma defesa apologética, mas uma
luta, uma denuncia, um ataque, porque uma batalha não deve somente ser
defensiva, ela também é ofensiva. Ela é um encontro com o conflito, toda a
batalha encontra confronto, é inevitável isso. Porque haverá sempre defensores
ferrenhos de erros e heresias, e da mesma forma deve existir homens também na
mesma medida de fervor e convicções com relação ao evangelho. (Filipenses 1:30)
A mais terrível luta se trava dentro e não fora da cristandade.(Efésios 4:14)
Quando a igreja é atacada desde fora para dentro, as defesas podem ser
acionadas com mais vigor, mas quando ela é atacada desde dentro, então o diabo
consegue dividir as opiniões dos cristãos, consegue manipular e enganar com
mais sofisticação, principalmente quando usa estrategicamente seus disfarces
dentro da cristandade alheia ao verdadeiro discernimento. A intrusão furtiva é
mais eficiente e mais perigosa, ela consegue enganar pessoas indispostas a
raciocinar, consegue defensores entre os descuidados e superficiais, e consegue
manter oposição dentro das igrejas, o que gera lutas e divisões desde dentro.
“E até importa que haja entre vós heresias, para que os que são sinceros se
manifestem entre vós” (I Coríntios 11:9) “Porque eu sei que depois da minha
partida, entrarão no meio de vós, lobos cruéis que não pouparão o rebanho”(Atos
20:29) Pelo fato de não agonizarmos num estudo das Escrituras buscando
uma exegese cuidadosa e uma defesa do evangelho de maneira fervorosa e firme,
acabamos nos amoldando a uma luta superficial, pensando tão somente na nossa
conveniência e evitar que tenhamos problemas de diversas ordens, inclusive
rejeição e perseguição, sem querer, caímos na armadilha do ecletismo
relativista e comprometemos assim a integridade das nossas próprias convicções.(I
Timóteo 1:10) Somos chamados a essa luta agonizante, em meio a tanta
insensibilidade espiritual, somos convocados a agonizar pela sã doutrina, somos
chamados ao bom combate, como Paulo lutou até o fim, (Colossenses 2:1) depois
de escrever exortar, corrigir e denunciar ele termina a sua ultima epístola com
esse selo “Combati o bom combate, acabei a carreira e guardei a fé” (II Timóteo
4:7) essa agonia na vida espiritual, pode ser vista em suas palavras que
encontramos em suas epístolas. Ele denota uma tenaz batalha contra o erro, ao
ponto de classificar como anátema, a proclamação de outro evangelho (Gálatas
1:8 e 9). Nós também somos chamados a batalhar com a mesma intensa agonia, pois
evangelho e sã doutrina é uma questão de eternidade. (I Tessalonicenses 2:2) Os
fieis que agonizam pela verdade, esses, serão o remanescente numa época em que
a maioria não suportará a sã doutrina (II Timóteo 4:3) se não existir essa
intensa agonia, se não existir essa poderosa paixão pela verdade, como
poderemos ser poderosos pata admoestar com a sã doutrina e como seremos capazes
de convencer os contradizentes? (Tito 1:9)
Clavio J. Jacinto
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