O Caráter da Batalha Cristã



                                                                     


Em Agonia




Quando Judas escreve sua única epístola universal, há na expressão do próprio autor, uma medida de urgência “Escrever com diligencia” e “batalhar pela fé”.(Judas 1:3) Eu não sei como os cristãos entendem essas expressões tão fortes hoje em dia, quando olhamos o texto grego, a palavra traduzida por “batalhar” é epagōnizesthai, significa uma luta fervorosa, agonizante e firme contra algo.(Lucas 22:44) Essa é a posição de um cristão, na vida cristã, os absolutos do evangelho, precisam ser defendidos, a sã doutrina deve estar em pauta, a suficiência e autoridade das Escrituras precisam ser inegociáveis em um mundo religioso repleto de tanta confusão. (II Timóteo 3:16 e 17 e Tito 2:1)  Judas explica o motivo dessa exortação agonizante: “porque se introduziram” essa é a causa.(Judas 1:4) De certa forma, muitas vezes esses intrusos, promovem suas heresias de perdição de forma encoberta (II Pedro 2:1 e 2) ou usando um bom disfarce espiritual para esconder as verdadeiras intenções.(Mateus 7:15) ao vestir-se de ovelha e fazer sinais e maravilhas, tal sutileza exige um grande discernimento,(II Coríntios 11:14 e 15) tudo parece ser intenso, perigoso e dramático quando o assunto é engano.(Apocalipse 12:9 e 13:14) Em agonia, em fervor, em intensidade, assim as Escrituras ensinam a batalhar pela fé, é uma luta, não apenas uma defesa apologética, mas uma luta, uma denuncia, um ataque, porque uma batalha não deve somente ser defensiva, ela também é ofensiva. Ela é um encontro com o conflito, toda a batalha encontra confronto, é inevitável isso. Porque haverá sempre defensores ferrenhos de erros e heresias, e da mesma forma deve existir homens também na mesma medida de fervor e convicções com relação ao evangelho. (Filipenses 1:30) A mais terrível luta se trava dentro e não fora da cristandade.(Efésios 4:14) Quando a igreja é atacada desde fora para dentro, as defesas podem ser acionadas com mais vigor, mas quando ela é atacada desde dentro, então o diabo consegue dividir as opiniões dos cristãos, consegue manipular e enganar com mais sofisticação, principalmente quando usa estrategicamente seus disfarces dentro da cristandade alheia ao verdadeiro discernimento. A intrusão furtiva é mais eficiente e mais perigosa, ela consegue enganar pessoas indispostas a raciocinar, consegue defensores entre os descuidados e superficiais, e consegue manter oposição dentro das igrejas, o que gera lutas e divisões desde dentro. “E até importa que haja entre vós heresias, para que os que são sinceros se manifestem entre vós” (I Coríntios 11:9) “Porque eu sei que depois da minha partida, entrarão no meio de vós, lobos cruéis que não pouparão o rebanho”(Atos 20:29)  Pelo fato de não agonizarmos num estudo das Escrituras buscando uma exegese cuidadosa e uma defesa do evangelho de maneira fervorosa e firme, acabamos nos amoldando a uma luta superficial, pensando tão somente na nossa conveniência e evitar que tenhamos problemas de diversas ordens, inclusive rejeição e perseguição, sem querer, caímos na armadilha do ecletismo relativista e comprometemos assim a integridade das nossas próprias convicções.(I Timóteo 1:10) Somos chamados a essa luta agonizante, em meio a tanta insensibilidade espiritual, somos convocados a agonizar pela sã doutrina, somos chamados ao bom combate, como Paulo lutou até o fim, (Colossenses 2:1) depois de escrever exortar, corrigir e denunciar ele termina a sua ultima epístola com esse selo “Combati o bom combate, acabei a carreira e guardei a fé” (II Timóteo 4:7) essa agonia na vida espiritual, pode ser vista em suas palavras que encontramos em suas epístolas. Ele denota uma tenaz batalha contra o erro, ao ponto de classificar como anátema, a proclamação de outro evangelho (Gálatas 1:8 e 9). Nós também somos chamados a batalhar com a mesma intensa agonia, pois evangelho e sã doutrina é uma questão de eternidade. (I Tessalonicenses 2:2) Os fieis que agonizam pela verdade, esses, serão o remanescente numa época em que a maioria não suportará a sã doutrina (II Timóteo 4:3) se não existir essa intensa agonia, se não existir essa poderosa paixão pela verdade, como poderemos ser poderosos pata admoestar com a sã doutrina e como seremos capazes de convencer os contradizentes? (Tito 1:9)

Clavio J. Jacinto

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