Judas menciona os anjos que não
guardaram o principado, deixaram a própria habitação, reservados na escuridão e
em prisões eternas, até o dia do grande juízo (Judas 1:6). Houve uma migração
de posição de alguns anjos, eles caíram do seu estado original. Há uma queda do
homem (Genesis 3:1 a 7) e parece que também houve uma queda de anjos. Não
sabemos quando ocorreu isso, mas é um fato irrefutável, a bíblia menciona
claramente essa queda em algum momento da criação. Por causa disso haverá um juízo
também sobre esse anjos rebeldes que abandonaram a própria posição. Assim como
a bíblia menciona o grande juízo final (Apocalipse 21:11 a 15). Paulo menciona
que os salvos irão julgar os anjos (I Corintios 6:3) é provável que seja esses
anjos rebeldes mencionados por Judas. Não sabemos se esses anjos caídos são os
mesmos demônios descritos nos evangelhos, trata-se de um mistério. Uma vez que
Judas ensina que os anjos que não guardaram a própria habitação estão presos e
aguardam o juízo , veja que Pedro também menciona essa queda: “Porque Deus não perdoou
aos anjos que pecaram, mas, havendo-os lançado no inferno, os entregou ás cadeias
da escuridão, ficando reservados para o juízo”(II Pedro 2:4) No novo testamento
encontramos outra classe de seres espirituais que vivem bandos, o caso dos
gadarenos é um exemplo desse fato (Mateus 8:28 a 34) porém de alguma forma,
parece que essas potencias invisíveis não são as mesmas descritas por Judas e
Pedro, porque enquanto que esses anos rebeldes estão encarcerados a classe de
potencias espirituais descritos por Cristo, buscam repouso, se comunicam entre
si, procuram uma habitação desocupada, varrida e adornada, e então reúne-se com
outros piores do ele, o que sugere claramente que há graus de malignidade entre
esses seres misteriosos, entram no homem, e promovem o caos, impondo um estado
de pecaminosidade mais elevado.(Mateus 12:43 a 45) buscam se incorporar na
carne humana (Veja Marcos 5:10 a 13) que esses seres invisíveis agem na esfera
humana, de forma a influenciar as crenças e o comportamento dos homens também é
um fato descrito por Paulo (I Timóteo 4:1) esses espíritos enganadores e malévolos
já influenciavam os promotores de uma falsa fé que era popular nos dias de
João: o gnosticismo. Portanto vimos a advertência dele> “Amados, não creiais
a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos
falsos profetas se têm levantado no mundo”(I João 4:1) note que esses espíritos
enganadores influenciam os falos profetas, e devemos prestar atenção, pois João
não escreveu que eram apenas alguns falsos profetas, mas muitos, de uma forma genérica,
numa abordagem clara, afirmando que a era cristã começa também com uma era de
enganação espiritual que irá crescer intensamente até os últimos dias tal como descreveu
Paulo em I Timóteo 4:1. Assim, cada profecia falha, cada profeta que erra, cada
prognostico errado, há a operação do espírito do erro (I João 4:6) mesmo que o “profeta”
anuncie que está sob o comando e direção de um poder espiritual (Veja Atos
16:14 a 18), se falha, é um engano. “Porque a inclinação da carne é morte, mas
a inclinação do Espírito é vida e paz”(Romanos 8:7) e essa inclinação carnal,
tende a associar-se com as inclinações do instinto humano (I Timóteo 4:2). Não
há duvida de que em nossos dias, há muitas manifestações estranhas,
provenientes da ação de homens influenciados por esses seres malignos e trapaceiros.
Uma vez que Paulo afirma que o próprio satanás se transfigura em anjo de luz
(II Coríntios 11:14) isso significa que ele pode dar aos seus subordinados essa
técnica de ocultamente de verdadeira identidade, assim procede que imitarão os
mortos, os anjos, seres espiritualmente evoluídos, seres de outros planetas,
duendes, gnomos, imitarão o próprio Cristo e as obras do Espírito Santo de
acordo com as conveniências malignas. Paulo porém associa esses demônios com os
ídolos (I Coríntios 10:20 e 21) Pelo fato de muitos possuírem um mesmo espaço é
provável que não estejam limitados ao nosso mundo tridimensional (Marcos 5:9)
mas atuem numa dimensão fora do espaço, matéria e tempo. A origem desses seres
é misteriosa, e nada sugere nas Escrituras que sejam os mesmos anjos caídos
mencionados por Judas e Pedro.
Clavio J. Jacinto
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