O Segredo da Renovação Espiritual


Mas os que esperam no Senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão.  (Isaías 40:31)

 

Precisamos de renovação espiritual, Josué e Calebe são exemplos de homens que receberam do Senhor um renovo e essa transcendência sobre circunstancias adversas se deu por causa de uma vida devota, havia profundeza espiritual e intimidade com Deus, Ele é a nossa força. “Ele fortalecerá o teu coração” (Salmos 27:14)

O profeta Isaias afirma que os que esperam no Senhor subirão como Águias, é uma bela comparação, algo extremamente espiritual, e podemos aprender muito com isso. A águia é uma ave que se renova, mesmo com um processo doloroso de isolamento, onde arranca todas as suas penas e unhas e depois bate na rocha até perder o bico, e então “renasce” numa transformação e se apossa novamente dos ares. Podemos aprender muito com as águias, Isaias inspirado pelo Espírito Santo afirma que os que confiam no Senhor, os que nEle colocam a esperança subirão, isso é uma transcendência do pó para os lugares celestiais em Cristo. Vamos aprender algumas lições acerca da Águia

 

1-    A águia foi projetada para voar alto, assim como o cristão foi regenerado para encontrar com o Senhor nos ares, (I Tessalonissenses 4:7) o cristão bíblico foi projetado para receber toda a sorte de bênçãos espirituais nos lugares celestiais. (Efesios 2:3) “Ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais” (Efesios 2:6) Nossa vocação é celestial, nossa vida espiritual nos impulsiona á buscar as coisas lá do alto, olhamos para o alto, para Cristo entronizado, autor e consumador da nossa fé, pois essa é a visão de quem sobe como asas de águia. (Hebreus 12:2 ) “Buscai as coisas que são de cima” (Colossenses 3:1)

2-     Subir com asas de águia significa ar mais puro. A intoxicação da Babilônia envenena a alma, aqui embaixo a poluição do pecado asfixia a nossa vida espiritual, o materialismo e o consumismo o entretenimento banal, tudo isso é poluição num mundo que jaz no maligno.(I João 5:19) Olhe para a sua volta imagine o quanto a nossa atmosfera está infectada por blasfêmias, adultérios, impiedade que correm pelos sinais de internet, celulares televisão etc. O cristão santo sente-se asfixiado com a poluição espiritual, precisa subir muitas vezes até a presença do Senhor em oração, na adoração, na meditação das Escrituras, no quarto secreto, na intimidade com Deus, precisa respirar um ambiente santo como o culto á Deus, respirar a santidade dos mandamentos do Senhor no estudo das Escrituras, deve subir e subir como uma águia que busca nas mais sublimes altitudes um ar puro, a fim de não morrer asfixiado pelo poder do pecado que se multiplica numa sociedade sempre mais ímpia e impenitente.

3-    Subir com asas de água significa ter uma visão mais ampla, discernimento, sobriedade, uma projeção da visão além do vale e acima das montanhas, é ali que os maiores obstáculos que o inimigo impõe aos olhos dos santos ficarão insignificantes. É uma visão de altitude na presença de Deus, olhamos como Davi, ele o Golias como algo que não o amedrontava, ao contrario de seus irmãos que fugiam assustados do soldado filisteu, pois os irmãos de Davi rastejavam na vida espiritual, Davi era adorador, era homem de oração, era devoto, no deserto, a noite ele olhava para as estrelas e não para a areia do deserto. Não havia motivo de lamento na vida rude do pastoreio, na solidão noturna do deserto, Ele olhava para cima, seu coração subia sua espiritualidade era elevada. Os espias viram os habitantes de Canaã como gigantes, e disseram aos seus companheiros que eles pareciam como gafanhotos perante os habitantes da terra prometida, Josué e Calebe, olharam para o Alto, o Senhor era maior que todos os gigantes de Canaã, eles tinham uma visão mais clara, sem a poluição da incredulidade, sem a intoxicação da auto-suficiência.  Confiavam e esperavam no Senhor, numa entrega absoluta a providencia divina.

4-    A águia quando voa alto, alcança quietude imperturbável, acima das nuvens negras e tempestuosas, enquanto o mundo se assusta com as nuvens assombradas pela escuridão e o ribombar dos trovões que ameaçam o horizonte de toda esperança humanista, os que sobem até as alturas e se prostram diante do Trono de Deus em santa adoração e confiança, permanecem inabaláveis, é a santa quietude, ser cheio de esperança por crer em Cristo é alcançar um nível de vida espiritual mais elevado, em que as coisas do mundo não provocam medo.

5-    As alturas proporcionam paisagens e horizontes que se ampliam além das montanhas mais altas, enquanto o vale aprisiona e obstrui a visão daqueles que permanecem em seus domínios, subir com asas de águia é ir acima dos cumes dos montes mais altos, a águia é uma ave de montanhas, das alturas, e o cristão que espera no Senhor também é alguém que enxerga mais além do que a terra e a sepultura pode oferecer, Paulo subiu ao terceiro céu, o homem santo também sobe e enxerga a pátria celestial pela fé em Cristo, ele tem uma vida elevada por ser cidadão dos céus, um peregrino que caminha pela estrada áurea da bendita esperança.

6-    Nenhuma outra ave alcança altitudes mais sublimes do que as águias, assim o cristão vai alem do filosofo, vai alem do psicólogo, ele sobe mais do que os mais exímios sábios existencialistas, nenhum homem de ciência pode alcançar as alturas espirituais que um santo alcança. Ele nasceu de novo, nasceu do alto, seu comportamento é elevado, seus ideais são elevados, suas aspirações são celestiais, essas são virtudes raras, e elas são para os poucos que sobem com asas de águia, pois esperam no Senhor, confiam em Cristo somente, na Sua obra consumada e perfeita que foi realizada uma vez por todas na cruz do calvário.

7-    A águia tem uma singularidade única, ela consegue olhar fixamente para o sol sem sofrer danos aos seus olhos, João em Patmos olhou para Jesus e o rosto dEle era como o sol que resplandecia ao meio dia. (Atos 22:6 e 26:13 Apocalipse 1:16) O homem comum pode caminhar sob a luz da graça de Deus, mas o homem regenerado olha para o autor e consumador da fé. A graça é uma luz que nos aponta para a Estrela da Manhã, nós olhamos diretamente para Cristo, a estrela da alva  resplandece sobre nós. (I Pedro 1:19) Nosso olhar é de fé, de confiança plena na Obra do Cordeiro crucificado, do Cristo triunfante e glorificado.

8-    A águia tem uma força fenomenal, ela sobe e enfrenta as correntes de ar, por mais violentas que sejam, onde pequenos aviões não vencem, onde qualquer outro pássaro precisa regredir, a águia enfrenta e passa com vigor e segurança.  Não se turbe o vosso coração, disse o Salvador, creiam em Deus, creiam também em mim, Ele também afirmou que no mundo, os santos teriam aflições, todavia devemos nos lembrar acerca do homem prudente que firmou os fundamentos de sua casa sobre a rocha, as tempestades, vendavais e temporais não podem arrancar aqueles que estão firmados em Cristo. Creia em Cristo, entregue-se completamente a Ele, confie absolutamente no Senhor, ele te guardará, alumiará teus passos, Ele estará conosco até o fim das eras. (João 14:1 a 6 Mateus 7:24 e 28:20)

9-    A águia tem um inimigo comum, os corvos, eles tentam derrubar as águias, apóiam suas garras sob as costas de uma águia, mas ela alça vôo, sobe para os lugares celestiais, nas alturas onde o ar é rarefeito, mas o corvo não suporta as alturas, ele odeia os lugares celestiais, se permanecer sob a águia o corvo morre asfixiado, então desiste e desprende-se da águia. Assim, nossa segurança, nossa vitoria sobre os corvos do pecado e das tentações, os pensamentos malignos que voam sobre nosso coração, eles se espantam e fogem quando subimos até o trono da graça, para encontrar socorro e amparo na presença do Senhor. “Cheguemos pois com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, e de sermos ajudados em tempo oportuno” (Hebreus 4:16)

10-                     A serpente tem um inimigo que ela temente muito: a águia! A guerra espiritual é uma realidade,(Efesios 6:10 a 18 I João 4:1 a 6 Mateus 4:1 a 8) a autoridade espiritual é concedida para todos os santos regenerados, cristãos bíblicos que servem e temem a Deus são uma oposição ao império das trevas, são ameaças para a antiga serpente, são oposição ao espírito do anticristo, eles são santos, um santo é o oposto de um ímpio, um homem regenerado é o oposto de um homem adâmico, estar em Cristo é identificar-se com a Sua ressurreição, é participar  da vitoria de Cristo, quando Ele pisou a cabeça da serpente, o cristão bíblico também se identifica com o Senhor nesse triunfo espiritual absoluto contra o diabo. (Romanos 16:20)

 

Que o Senhor conceda graça e misericórdia para que essas verdades permaneçam como uma realidade espiritual permanente em nossas vidas.

--

Sermão pregado na Igreja Verdade e Vida - Março de 2024.

 

Pr C. J. Jacinto

(48) 999616582

claviojacinto@gmail.com

 

Distribuição Gratuita

 

 

0 comentários:

Postar um comentário