COMO TER A MENTE ILUMINADA


 

COMO TER A MENTE ILUMINADA

 


C. J. Jacinto

 

 

Entre tantas coisas pelas quais devemos lutar é pela proteção da nossa mente, nunca devemos permitir que a nossa mente seja corrompida, foi isso que Satanás fez com Eva, corrompeu a mente dela (II Coríntios 11:3) incrédulos e estudantes superficiais das Escrituras, encontram dificuldade de entender o que ocorreu coma queda, o consumo do fruto proibido é visto como o motivo, mas essa é uma visão muito rasa, há os resultados da desobediência que é a morte, mas o dialogo que induziu Eva a desobedecer e tomar o fruto proibido foi possível por causa de uma espécie de invasão, as idéias da antiga serpente entraram na mente de Eva, por serem idéias de origem diabólicas, corrompeu completamente o coração dela,  e posteriormente também o de Adão.  No grego, a palavra corrompido é “phtheiro” a idéia básica é contaminação e profanação, como de um templo quando não houve vigilância por parte dos que cuidavam dele. Então entendemos que essa corrupção espiritual da mente de Eva é uma ação satânica que tem um objetivo de destruir e corromper tudo o que envolve a santidade.

O verdadeiro cristão tem uma convicção sólida e efetiva da verdade do evangelho. Não hesita mais entre duas opiniões. O evangelho deixa de ser duvidoso ou provavelmente verdadeiro, tornando-se estabelecido e indiscutível em sua mente. As coisas grandes, espirituais, misteriosas e invisíveis do evangelho influenciam seu coração como realidades poderosas. Ele não tem simplesmente uma opinião que Jesus seja o Filho de Deus; Deus abre seus olhos para ver que este é o caso. Quanto às coisas que Jesus ensina sobre Deus, a vontade de Deus, a salvação e o céu, o cristão também sabe que são realidades indubitáveis. Têm, assim, uma influência prática em seu coração e em seu comportamento. (Jonathan Edwards – Verdadeira Experiência Espiritual)

 

Primeiro, a corrupção da mente de Eva, e a seguir Eva induz Adão ao erro. Uma mente corrompida sempre induzirá outros a ruína espiritual. Quando lemos com atenção II Coríntios 11:3 a astucia do diabo provocou essa corrupção deliberada e em seguida percebemos que Paulo adverte “Assim sejam de algum modo corrompido os vossos sentidos”  A  ruptura ou o escurecimento da mente induz o homem ao erro.

Segundo, então esse obscurecimento leva a desobediência que provoca uma separação entre Deus e o homem, a comunhão é quebrada, eles se escondem, a visão que obtiveram quando os olhos se abriram foi a percepção do pecado e da miséria, uma condição primitiva e desesperada, sem a gloria e sem a comunhão com Deus, cozeram folhas para esconder as partes intimas e se esconderam.

Terceiro, Paulo insiste que o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos para que não resplandeça a luz da gloria do evangelho (II Coríntios 4:4) Só a mentira é aceita com facilidade numa mente corrompida, a verdade sofre resistência, pois a mente corrompida tem uma fortificação enorme e resistente, eis porque existe uma enorme indisposição e resistência em freqüentar uma igreja biblica, ler e estudar as Escrituras,manter uma vida devocional ativa, amar as reuniões de oração,  a mente corrompida é veloz em procrastinar sempre com relação a tudo isso, ela não é uma mente espiritual, pode ser uma mente arguta e inteligente, pois a intelectualidade humana é compatível coma cegueira espiritual.

Quarto, Uma mente corrompida é escura, não percebe o perigo que se encontra, é autoconfiante em demasia, o “eu” alcança auto-suficiência, nos casos mais extremos, esse “eu” se torna superior, ao ponto de alguns considerarem esse “Eu Superior” como o homem em sua divindade latente. Na verdade é um engano, mas a isca diabólica é muito eficiente, propor que o ser humano é um deus em miniatura foi a idéia do diabo quando persuadiu Eva e comer do fruto proibido. Esse erro é uma proposta muito antiga mas que nunca saiu de moda, os demônios sempre investem nessa idéia espiritual.

Quinto, com uma percepção comprometida, a mente obscurecida não vê erro onde existe erro, não percebe perigo na desobediência a Deus e nem maldição no pecado, não percebe as conseqüências devastadoras do que o pecado traz sobre os impenitentes, não teme a Deus, não dá credito a doutrina severa do lago de fogo e do juízo final, não sente vontade de ler a biblia, orar e manter uma vida devocional etc.

 

Como ter uma mente iluminada?

 Levar cativo todo o entendimento a obediência de Cristo (II Coríntios 10:5) A glória do Evangelho é Cristo, o Logos encarnado, morto na cruz do Calvário e que ressuscitou literalmente e está assentado a destra de Deus Pai e retornará literalmente e triunfante. Mateus declarou acerca de Cristo: “Aos que estavam assentados na região e sombra da morte, a luz raiou” (Mateus 4:16)  João declarou “A luz veio ao mundo” (João 3:19) Essas verdades fundamentais precisam brilhar com fulgor majestoso em nosso coração.  Cristo disse “conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” (João 8:32) que proclamação maravilhosa!  Ele veio para iluminar a nossa mente, nos libertar, redimir, salvar, justificar e nos tirar da potestade das trevas (Veja João 8:12, 9:5 Colossenses 1:16)

Ter uma mente iluminada é viver em Cristo, com Cristo e para Cristo, aprender e praticar seus ensinamentos, é seguir os passos do cordeiro. A mente iluminada compreende as coisas espirituais, discerne bem tudo, tem vontade de ser Santo, desde a chama para a luz até o viver iluminado é uma obra do Espírito Santo no seu interior.

 

0 comentários:

Postar um comentário