Em Defesa da Autoridade e Inspiração das Escrituras.


 

O Messias, o Cordeiro que carrega o pecado, o sangue de Jesus Cristo e sua eficácia, o reino de Israel, todas as grandes, substanciais e gloriosas verdades do chamado “Novo Testamento” foram freqüentemente convertidas em abstrações jaféticas, na bem-intencionada esperança de torná-los assim acessíveis, plausíveis e práticos para a mente ocidental. Mas, na realidade, a ofensa da cruz é a fonte última deste procedimento. “A salvação vem  dos judeus”; e gentilizar (platonizar) os factos e ideias judaicas, é falsificar o Evangelho, a fim de agradar aos gregos que desejam sabedoria. Nossa teologia (mesmo a dos crentes) é muito abstrata, a-histórica; olhar para as doutrinas de forma lógica, em vez de vê-las em conexão com a história do Reino e da Igreja. É Jafética, não Semita; é romano, lógico, bem organizado, metodizado e programado; não oriental segundo o espírito e método das Escrituras, que respira a atmosfera de um Deus vivo, que visita o seu povo e volta para manifestar a sua glória. (Adolf Sephir – Cristo e as Escrituras)

Quanto mais a supremacia do Espírito Santo, divino, amoroso e presente, é reconhecida, mais a Bíblia fica fixada no coração e na consciência. Mas se o “Livro” for visto como uma relíquia e o substituto de um Espírito agora ausente e inativo, a bibliolatria e a rejeição da Bíblia são os resultados necessários. (Adolf Sephir – Cristo e as Escrituras)

A doutrina da inspiração, assim como qualquer outra doutrina, é derivada das Escrituras. A própria Bíblia testifica abundantemente da sua inspiração e favorece a visão mais estrita da inspiração, como até os racionalistas estão dispostos a admitir. Os escritores do Antigo Testamento são repetidamente ordenados a escrever o que o Senhor lhes ordena (Êxodo 17:14; 34:27; Números 33:2; Isa. 8:1; 30:8; Jeremias 25:13; 30). (Ezequiel 24:1ss.; Dan. 12:4; Hebreus 2:2.) Os profetas estavam conscientes de trazer uma mensagem divina e, portanto, introduziram-na por meio de alguma fórmula como "Assim diz o Senhor"; “A palavra do Senhor veio a mim”; “Assim o Senhor Jeová me mostrou”; Essas fórmulas freqüentemente se referem à palavra falada, mas também são usadas em conexão com a palavra escrita (Jeremias 36:27, 32; Ezequiel 26, 27, 31, 32, 39. Isaías provavelmente até fala de sua própria palavra). profecia escrita como "o livro de Jeová", Isa. 34:16. Os escritores do Novo Testamento freqüentemente citam passagens do Antigo Testamento como palavras de Deus ou do Espírito Santo, Mateus 15:4; Hebreus 1:5ss. .; 3:7; 4:3; 5:6; 7:21, etc.) Paulo fala de suas próprias palavras como palavras ensinadas pelo Espírito, I Cor. 2:13, e afirma que Cristo está falando nele, II Cor. 13:3. Sua mensagem aos Tessalonicenses é a palavra de Deus. I Tess. 2:13. Finalmente, ele diz na passagem clássica sobre a inspiração: “Toda Escritura (referindo-se aos escritos sagrados do Antigo Testamento de que ele fala no precedente) inspirada por Deus é também útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a instrução que está em justiça", II Tim. 3:16.

As citações de Paulo mostram, além disso, que ele considerava esta inspiração como se estendendo à própria forma de expressão. Separar pensamento e palavra, espírito e corporificação, matéria e maneira, é sempre algo muito difícil e perigoso. Ao matar o corpo, perdemos o espírito. A linha limite entre o idéia e a palavra é muito difícil de encontrar. Mas especialmente no terreno da revelação tal tentativa é perigosa; por esta simples razão, que Deus se revela não em espírito, mas em carne – não em abstração, mas em encarnação. Como Martinho Lutero, prevendo o racionalismo e o pseudo-espiritismo que se aproximavam, observou: “Cristo não disse do seu Espírito, mas das suas palavras, elas são espírito e vida”. (Adolf Sephir)

 

Descobrir as maravilhas da Palavra de Deus através do exame microscópico não é sinal de uma mente insignificante, mas de uma grande mente.

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