A Verdade Sobre a Verdade (Contra a Heresia do Relativismo)


João 18:37-38 “A verdade sobre a verdade”

 

Pastor Bruce Zachary

 

Temos Que ter uma posição correta sobre o que é certo e o que é e errado. No entanto, eles podem carecer de uma bússola moral segura. Com efeito, as decisões morais são baseadas em os sentimentos da cultura ou subcultura como um padrão. Existe verdade sobre Deus e, portanto, uma verdadeira moral realidade? Ou é apenas uma questão de opinião subjetiva? Todas as religiões são iguais? Que diferença isso faz? Em vez de insistir na liberdade de criar “realidade espiritual”, não deveríamos procurar descobrir se a verdade espiritual existe e então viver de acordo com ela? Perguntas honestas sobre A cosmovisão cristã merece respostas ponderadas, respeitosas e intelectualmente robustas. Então, qual é a verdade sobre a verdade e Jesus?

Assunto: A verdade sobre a verdade e Jesus

Objetivo: Aprender, amar e viver a verdade.

“Pilatos, portanto, disse-lhe: “Então tu és rei?”Jesus respondeu: “Tu dizes com razão que eu sou um rei. Eu para isso nasci e para isso vim ao mundo, para dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz”. Temos Que ter uma posição correta sobre o que é certo e o que é e errado. No entanto, eles podem carecer de uma bússola moral segura. Com efeito, as decisões morais são baseadas em os sentimentos da cultura ou subcultura como um padrão. Existe verdade sobre Deus e, portanto, uma verdadeira moral realidade? Ou é apenas uma questão de opinião subjetiva? Todas as religiões são iguais? Que diferença isso faz? Em vez de insistir na liberdade de criar “realidade espiritual”, não deveríamos procurar descobrir se a verdade espiritual existe e então viver de acordo com ela? Perguntas honestas sobre A cosmovisão cristã merece respostas ponderadas, respeitosas e intelectualmente robustas. Então, qual é a verdade sobre a verdade e Jesus?

Pilatos perguntou-lhe: “Que é a verdade?” E, tendo dito isso, saiu de novo aos judeus, e disse-lhes: “Não acho nele crime algum” [João 18:37-38]. Realmente importa o que você acredita sobre religião e moralidade? Moralidade é o padrão do que é certo ou errado. O cristianismo afirma a verdade moral absoluta que transcende os padrões culturais. Pode haver apenas uma religião verdadeira? A Bíblia declara que Jesus manifesta a verdade transcendente [João 18:37]:“E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade” [João 1:14].

“Respondeu-lhe Jesus: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim” [João 14:6]. Qualquer reivindicação de verdade transcendente entrará em conflito com uma cultura que muda de valores ao longo dos tempos. O evangelho não é uma mera preferência, é verdadeiro ou não é. Então, vamos considerar as objeções ao evangelho e se visões alternativas são intelectualmente viáveis.

O relativismo moral afirma que o certo e o errado são relativos aos padrões culturais: nossa cultura afirma todos são livres para escolher o certo ou o errado, desde que não prejudique os outros; e não imponha seus valores morais sobre os outros. O mantra é a tolerância de outros pontos de vista. O relativismo moral geralmente sustenta que todos os valores, estilos de vida e reivindicações de verdade são igualmente válidox.

Alguns perigos do relativismo moral:

Em primeiro lugar, é autocontraditório na medida em que reivindica um absoluto [Isto é, que não há verdade absoluta]  nega a si mesmo. Em segundo lugar, não podemos viver de acordo com o relativismo moral, porque constantemente julgamos atitudes e comportamentos que sentimos estão em conflito com a nossa visão. Assim que você perguntar: “Como devo viver?” você afirma um padrão de certo e errado. Da mesma forma, assim que você declarar: “Tenho o direito de fazer o que quiser…” você está afirmando um direito enquanto nega a realidade moral. Terceiro, se não há Deus ou verdade, então não ha base para moralidade, direitos humanos, amor e todas as declarações morais tornam-se arbitrárias e subjetivas.

Quarto, se o céu e o inferno são reais, então a busca pela verdade moral é a questão fundamental. A cultura relativista não tem objeções a um deus do amor genérico que o apóia independentemente de como você viver, mas se opõe ao conceito de Deus que pune as pessoas por crenças errôneas sinceramente mantidas (ou seja, um amar a Deus não permitiria o inferno). Por que não se ofender com um Deus perdoador? CS Lewis observou, “A rebelião do homem a Deus é 'deixe-me em paz', o inferno está realizando o seu desejo; é o maior monumento a liberdade humana” [Romanos 1:24].

Assim, liberdade não é ausência de limites, mas encontrar os certos; e sim, realmente importa o que você acredita sobre religião e moralidade.

E quanto aos conflitos criados pela reivindicação de uma perspectiva moral?

Cada filosofia informa a seus seguidores que eles têm verdade e isso cria conflitos com outros pontos de vista. Até se você afirma que existem vários caminhos para a verdade, essa é uma declaração de verdade que encoraja a devoção a um sistema de crença que entrará em conflito com outras crenças.

Os cristãos também são culpados de erros em relação a tentar promover a verdade. Devemos reconhecer os erros da Igreja especificamente e da religião em geral através dos tempos, e buscar perdão. Jesus repreende a “religião” que deturpa Deus [Mateus 5-7]. No entanto, a existência de erros mostra que existe certo e errado.

Você não pode escapar da influência filosófica da moralidade e do(s) conflito(s) inerente(s). Religião fora da lei leva ao abuso da moralidade (e historicamente levou à difusão do cristianismo).Todas as religiões não podem ser igualmente verdadeiras e válidas: o hinduísmo acredita em vários deuses, o budismo nega um Deus pessoal, o Alá do Islã não é o mesmo que o Deus judaico-cristão (YHWH).

Não é mais arrogante ou estreito afirmar que uma visão está certa do que afirmar que todas são iguais.

Você simplesmente não pode manter a religião privada. Todas as decisões de política pública relativas ao meio ambiente, pobres, casamento, divórcio, aborto, suicídio assistido são enquadrados por cosmovisão, religião e moral raciocínio.

Por que a mensagem cristã é diferente?

O evangelho é diferente, porque Jesus veio como Salvador e mestre. Em contraste, todas as outras religiões os líderes são apenas professores (ou seja, faça isso e encontre o divino). Jesus fez por nós o que não podemos fazer por nós mesmos. Jesus não nos diz como viver para ganhar a salvação, mas dá Sua vida por nós como um sacrifício para fornecer um meio para ser perdoado e reconciliado com um Deus perfeito e santo.

A justiça sempre exige que uma penalidade seja paga para perdoar um erro. Por causa do amor de Deus por você, Ele pagou a pena que você merece, e que você nunca poderia pagar.

Evangelho: Deus aceita você por causa da fé no que Jesus fez (graça); a obediência é motivada porque você foi aceito.

Religião: Deus aceita você por causa de seus esforços; e a obediência é o meio para ganhar aceitação.

O cristianismo é a única religião verdadeiramente global, porque aborda a meta-narrativa de cada cultura, ao contrário de outras fés, filosofias e religiões.

Como você pode saber que as palavras, obras e evangelho de Jesus são verdadeiros:

Nesta série de Apologética, descobrimos que Deus existe e consideramos a evidência para a ressurreição, a confiabilidade da Bíblia e o suporte para Criação versus evolução.

Há evidências além de qualquer dúvida razoável de que existe verdade sobre Deus, e verdade moral em geral, e é revelado nas palavras, obras e evangelho de Jesus. Em vez de insistir na liberdade de criar “realidade espiritual” você não deveria viver de acordo com a verdade sobre a verdade?

Como aprender, amar e viver a verdade [João 18:37-38]

Jesus veio para revelar a verdade sobre Deus. Jesus declarou que todo aquele que é da verdade ouve a Sua voz. Aqueles que percebem e reconhecem que Jesus é a verdade respondem rendendo-se a Ele, continuando aprender dEle e com Ele, e segui-Lo. Estude a Bíblia e peça a Deus que revele Sua verdade a você.

Torne-se parte da comunidade de fé com outros que buscam aprender, amar e viver a verdade. “Mas se eu sou atrasado, escrevo para que saibas como te deves comportar na casa de Deus, que

é a igreja do Deus vivo, a coluna e firmeza da verdade” [1 Timóteo 3:15].

 

 

0 comentários:

Postar um comentário