Como Morrer Para Si Mesmo


Como morrer para si mesmo

 


GD Watson

“Estou crucificado com Cristo: não obstante, vivo; todavia, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou e se entregou a si mesmo por mim”. *

Se permitirmos que nossa fé seja moldada pelas palavras da Escritura e pela iluminação do Espírito Santo, em vez de uma estreita teologia humana, estaremos claramente convencidos de que há necessidade de uma verdadeira morte para o eu. Existem muitas manifestações da vida do ego que não são claramente pecaminosas, mas também não são verdadeiramente cristãs. Quando o Espírito recebe espaço para iluminar o coração, essa zona intermediária de autoatividade será vista como algo que deve ser ultrapassado ou crucificado a fim de alcançar uma união profunda e permanente com Deus, onde não há nada do eu e tudo de Cristo Jesus. . Aqueles que negam que tal estado de graça seja possível são frequentemente os mesmos que demonstram de muitas maneiras sua necessidade de estarem mortos para si mesmos. Estou escrevendo isso não para aqueles que têm alguma teoria para sustentar,

Primeiro, vou advertir contra algumas noções falsas sobre como morrer para si mesmo.

Uma noção falsa é a concepção de um ódio errado de nós mesmos. Quanto mais somos divinamente iluminados, mais minuciosa e surpreendentemente percebemos a grande cegueira, tolice e mesquinhez de nossas vidas passadas. A menos que sejamos mantidos muito maduros e subjugados, essa visão de nossa mesquinhez pode nos tentar a formar um sentimento amargo e vingativo em relação a nós mesmos. Sob tal impressão, podemos sentir vontade de nos punir de alguma forma, ou fazer votos imprudentes e antibíblicos. Esta é a fonte de penitências cruéis e enganosas.

Uma falsa noção semelhante é a escolha de alguma linha de mortificação para nós mesmos, selecionando alguma cruz particular. Isso derrotará o fim que queremos alcançar, que é a perda de nossa vontade em todas as coisas. O próprio ato de escolher uma cruz para nós mesmos mantém vivas nossas próprias preferências e fornece um alimento secreto para a vontade própria - um pequeno lugar para viver sob o pretexto de morrer para si mesmo.

Da mesma forma, outra visão errônea é que podemos afundar em uma morte mais profunda por excesso de trabalho, lançando-nos em uma tarefa além de nossa capacidade. Mas mesmo que o trabalho extra seja do tipo mais religioso, ainda assim fornece um campo para a atividade própria. É a esse respeito que Paulo fala de pessoas sob um falso zelo, indo a todos os extremos da pobreza auto-imposta e até queimando na fogueira, mas tudo sob o princípio da ação própria, em vez da renúncia completa do eu que é causado por estar inteiramente possuído pelo amor divino.

Na direção oposta, encontramos outra falsa noção que diz que devemos nos deixar calmamente à mera lei do desenvolvimento. Se apenas pudermos ser guardados de pecados bem definidos, não devemos nos sobrecarregar com nada profundamente espiritual, mas deixar-nos crescer sem uma atenção diligente ao crescimento. Receio que este seja o perigo para o qual a maioria cai. E aqueles com tais pontos de vista são os menos propensos a buscar o caminho seguro.

Mas agora vamos enfrentar a verdadeira questão - como morrer para si mesmo e deixar que Cristo seja tudo em nós. Em primeiro lugar, realmente acreditamos que tal estado é atingível? Temos olhado para o bendito Cristo até termos obtido uma concepção clara do que é perder-nos em união com Ele? Nossos olhos espirituais examinaram essa possibilidade abençoada, até que sua possibilidade nesta vida se tornou uma convicção estabelecida para nós? Então, calma, profunda e irreversivelmente estabelecemos que não haverá nada do eu e tudo de Cristo? Estamos preparados para fazer disso o lema de nossas vidas? Pensamos nisso, sonhamos, oramos, respiramos, bebemos, banhamo-nos nele, até que se torne uma paixão sutil, constante e predominante em nossas mentes - nada de nós mesmos e tudo de Jesus?

Enquanto caminhamos por esta costa dourada, vamos devagar e caminhar suavemente nestas areias brilhantes; não nos lancemos nessas águas insondáveis ​​sem calcular devidamente o custo e sem lastro suficiente em nossos navios. Se decidimos fazer esta excursão celestial inteiramente fora de nós mesmos nas profundezas da natureza divina, lembremo-nos de que o primeiro passo para esta morte perfeita é ter um motivo divino puro, e esse motivo deve ser nada menos do que o sempre - o próprio Deus trino abençoado. Isto é, deve ser a busca de Deus como nosso tudo e em todos, nosso fim último, nossa grande recompensa, de modo que seja para Sua glória, Sua beleza e Seu louvor, através de nós e por nós, e que não temos desejo de existir, exceto como um canal para Seu fluxo, um vaso escolhido para a personificação de Sua vida e o irradiar de Seus gloriosos atributos através de nós. A morte mais profunda para o eu está nos motivos e intenções, portanto, esse motivo que tudo consome de querer ser nada além de uma capacidade para Cristo viver, está no fundamento da morte do eu e da vida mais elevada de Cristo. Com esse motivo puro fixado no coração, devemos aceitar habitual e voluntariamente todas as ocasiões de humilhação e auto-humilhação que a providência de Deus nos traz. Enquanto, por um lado, não devemos fazer ou buscar uma cruz, por outro lado, devemos aceitar com doçura e boa vontade cada golpe, ou mortificação, ou inconveniência, ou aborrecimento doloroso, que vem a nós na ordem da ordem providencial de Deus. vai. A humilhação é a própria quintessência da vida de Cristo, e devemos apreciar cada oportunidade de afundar na humildade. Portanto, quando reprovações, tratamento cruel, pobreza, solidão, perseguição, angústias mentais, aparente fracasso em nosso trabalho, decepções, perplexidades profundas, ou qualquer coisa desagradável que nos aconteça, se estivermos em estado de recolhimento divino, enfrentaremos calmamente essas coisas como ocasiões apropriadas para perder nossa própria vontade e deixar a onipotência de Deus tome conta deles. Nestas humilhações podemos assim estar mais delicada e firmemente ligados à vontade de Deus.

Outro método eficaz de morrer para si mesmo é ser extremamente cuidadoso para não receber honras ou elogios humanos em nossos corações. Se formos dignos de ter inimigos, que buscarão oportunidades para nos humilhar, também teremos alguns amigos que nos amarão e nos honrarão. Via de regra, quanto mais amargos nossos inimigos se tornarem, mais fortes nossos amigos nos amarão e haverá momentos em que seremos honrados apesar de nós mesmos. Mas se abrirmos nossos corações para receber esta honra e em nossos pensamentos nos alimentarmos dela como um mel social, ou se permitirmos que o elogio humano infle nossos pensamentos, isso criará instantaneamente uma auto-estima humana, e isso se tornará um viveiro da Vida própria. Requer grande humilhação e reconciliação divina para evangelistas, pregadores, professores, cantores e escritores, para não perder a vida de Cristo neste ponto.

Outro passo na morte do eu é buscar em tudo ser infantil, sem sofisticação e sem embelezamento. Devemos nos esforçar para ser simples de maneiras, palavras, vestuário, gosto e experiência. O eu naturalmente se alimenta da complexidade e das coisas grandiosas, grandes e barulhentas, mas Cristo é a própria personificação da simplicidade divina e eterna. Quanto mais afundamos na vida de Cristo, mais decepcionamos as pessoas; nossos talentos ou aprendizado não se exibirão com tanta vantagem. Falamos menos, vivemos mais quietos e privados, nossos trabalhos são menos ostensivos. Lutamos mais duramente com menos desfiles. Fazemos com que as coisas aconteçam por meio de orações e fé em Deus, mais do que por métodos exibidos. Amamos viver como Deus, uma vida profunda e oculta, na qual as pessoas pensam que não valemos muito.

Outro passo na morte do eu é viver mais intensamente pela fé pura, uma fé que depende menos dos fenômenos espirituais, mas que compreende claramente que as três pessoas da Divindade nos possuem e nos permeiam. Percebendo que cada átomo de nossas vidas está ao alcance de Sua vontade, e que por um ato perpétuo de total abandono, estamos pelo simples ato de crer mais abençoadamente unidos no mais profundo de nosso ser ao Pai, Filho e Espírito Santo .

Sempre que entramos em uma região nova e mais elevada na vida de Cristo, haverá algumas marcas distintas da graça, algumas manifestações memoráveis ​​e abençoadas do Espírito Santo, operando dentro de nós. Isso pode vir na forma de plenitude consciente, ou um fluxo de doçura, ou palavras faladas, ou brilhantes iluminações mentais, ou premonições proféticas, ou alegria abundante; alguns fenômenos graciosos, que servirão como um memorial ou um marco espiritual. Mas demorar-se demais nessas coisas, ou descansar nelas, fornecerá um alimento refinado para a vida pessoal. Portanto, a mais profunda conformidade com Jesus nos levará a sermos afastados dos êxtases e das brilhantes luzes interiores. Estes são muito essenciais em seu lugar, mas estar constantemente bebendo a vida de Cristo por um ato de fé pura é o caminho para a morte mais profunda do eu.

Outro aspecto de morrer para si mesmo é evitar cuidadosamente tornar nossa vida religiosa um fardo, uma cruz ou um imposto desnecessário para nossas famílias e entes queridos. Às vezes, aqueles que querem ser verdadeiramente semelhantes a Cristo, por falta de sabedoria, adotam algum modo de vida, ou devoção, ou teoria de santidade, que é uma fonte de irritação positiva e desagrado para aqueles com quem convivem. Isso é exatamente o oposto de Cristo e alimenta o eu em vez de matá-lo. Devemos procurar ser dóceis e dóceis, prestativos e acomodados. Em tudo o que não é essencial, onde não está envolvido um princípio bem definido de direito, devemos renunciar às nossas pequenas escolhas, gostos e facilidades, para o bem-estar e gratificação dos outros. “Seja gentilmente afeiçoado um ao outro com amor fraterno; em honra, preferindo uns aos outros.” *Ser rígido e teimoso em coisas não essenciais é simplesmente farisaísmo, uma fortaleza do eu.

Por fim, em tudo devemos buscar nosso nada e a totalidade de Deus. Isso deve se tornar um hábito diário de nossos motivos e intenções, desconfiar de nós mesmos, ignorar nossa própria sabedoria, mas buscar em Cristo a orientação mais minuciosa para que possamos ser um em todas as coisas.

Alguns podem entender mal esta direção, pensando que ela leva além de uma experiência bíblica. Sim, é possível ser desviado por outros espíritos, e Satanás tem armadilhas para atrair as almas que têm fome de Deus. Mas se nossos olhos estiverem fixos em Jesus e nossos ouvidos estiverem abertos ao bom conselho do Espírito Santo, Ele não nos deixará ficar satisfeitos com nada além Dele mesmo.

 

0 comentários:

Postar um comentário