O Declínio do Primeiro Amor


 


O Declínio do Primeiro Amor

 

 

Por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará ” ( Mateus 24: 12 ).   O declínio do amor; a morte do fogo da santa paixão pelo próprio Senhor e por aqueles por quem Ele deu a vida; a perda daquele santo entusiasmo em seu serviço e devoção – não aquele entusiasmo carnal que grita e se alegra quando a multidão está chegando, ou trabalha zelosamente quando a banda de metais está tocando e a arquibancada está cheia de admiradores – Não! Não! Mas aquele entusiasmo que trabalha com uma seriedade e firmeza silenciosa, incansável e despretensiosa quando deve se arrastar sozinho, sem ser ouvido e despercebido, exceto pelo Senhor– aquele entusiasmo que não nasce do encorajamento externo, nem do aplauso dos homens, nem do que os homens chamam de sucesso, nem do desejo profano de louvor, mas aquele que nasce do impulso interior implantado pelo Espírito Santo, o transbordamento da paixão de Cristo; o declínio desse amor, disse Jesus, será uma das marcas do fim dos tempos.

 

As outras características dos últimos dias são facilmente perceptíveis, mas essa perda de amor é muito mais sutil e menos facilmente detectada.   Podemos ser completamente ortodoxos e desprezar a heresia e a heterodoxia e ainda ser culpados de um coração sem amor.   As outras características têm a ver em grande parte com o mundo e a cristandade apóstata, mas esta tem a ver com os santos de Deus.   Este é o pecado destrutivo que nosso Senhor tão fortemente condenou na igreja de Éfeso Igreja em Apocalipse 2:4.   Este é o pecado pelo qual nosso Senhor ameaçou “tirar o castiçal do seu lugar”.   ”No entanto, tenho algo contra ti, porque abandonaste o teu primeiro amor” foi a sua condenação.   ”Tu estás caído” foi Sua solene acusação contra a igreja de Efeso.   Tão importante era a posse desse amor Divino em seu brilho fervoroso que Paulo, por inspiração, disse: “Se eu não tiver amor, nada sou”.

 

O declínio desse amor, disse nosso Senhor, caracterizaria o fim dos tempos.   E por quê?   ”Porque a iniqüidade se multiplicará.”   Tão profuso será o crescimento do mal, tão completamente o espírito do mal irá permear todas as esferas da atividades e relacionamentos humanos, e tão sutil será a injeção do mal no reino da justiça, que muitos dos santos de Deus serão infectados com isso. O espírito do mal, e o compromisso sutil e gradual resultará no “esfriamento ” do amor do coração da maioria dos cristãos dos últimos tempos.   Esta condição é auto-evidente em nossos dias.  Tem havido uma mistura satânica tão sutil de religião, secularismo, mundanismo e sensualismo no reino religioso, negócios, comércio, palco e tela, que muitos queridos cristãos ficaram presos e a força do amor está sendo minada do coração e na vida.   Mesmo no reino da ortodoxia, muitas vezes, uma disputa carnal pela fé tomou o lugar de uma paixão pessoal e apaixonada por Cristo e Sua verdade.   Uma ortodoxia fria pode lutar eloqüentemente pela fé.   Mas é um coração apaixonadamente fervoroso por Cristo que ama as almas e o Reino de Deus.   “ batalhar pela fé ” é um mandamento dado por Deus para não ser desobedecido.   Mas para “ manter a forma de palavras sãs na fé e no AMOR” é sua contraparte e complemento.

 

Olhe ao seu redor e analise cuidadosamente a condição espiritual hoje e você estará cara a cara com esta triste marca do fim desta era.   “O amor de muitos esfriará” é tristemente verdade em geral.   Quantas vezes tive que inclinar a cabeça de vergonha e confessar que meu amor estava diminuindo! Peçamos a Deus um agudo discernimento espiritual que nos capacite a compreender e detectar o menor esmorecimento de Seu amor em nossos corações. Vamos esperar nEle repetidamente por um novo enchimento do Espírito Santo até que “o fruto do Espírito – o amor” queime e brilhe em toda a sua santa paixão em nossos corações.   

 

Autor: E.S. GERIG.

 

 

 

 

 

Remove meu Deus a minha incredulidade

Dissipa as trevas de meu coração

Pois que, Em luz bendita vem o Evangelho

Tenho medo que minhas intenções sejam manifestas

O ego nostálgico tem saudades do mundo

Mas meu coração renovado quer o Reino

Entre virtudes e fracassos eu batalho

Mas são tuas mãos que me sustentam

Dentro de mim há o sufoco humano

A respiração adâmica que quer o cheiro da terra

Eu anseio por vitoria nessa ferrenha guerra

Pois o teu Reino deve em mim prevalecer

Quando em loucuras querer me apostatar

Grita ao destino uma forte tempestade

Pois todo retorno é necessário

Quando o coração quer fugir pra longe de ti

Só assim a firmeza permanece

Quando a ancora de sombras se evanesce

Encontro em Ti oh Senhor da verdade

A âncora que sustenta toda a realidade

Então em descanso mais sublime

Quando a vida cessa o lume

Não temerei mais o eterno futuro

Pois em Ti estarei pra sempre seguro

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

0 comentários:

Postar um comentário