O CUSTO DO DISCERNIMENTO!


 



 

Por R. A. Morey

 

 

Em uma época em que o discernimento é visto como um vício e a credulidade como uma virtude, há um preço a ser pago se alguém decide ser “exigente” sobre o que acreditar e como viver.

Somos constantemente instruídos a não julgar os outros, mas a ser positivos e aceitar todas as crenças e estilos de vida. “Algo é verdade se você acredita” parece ser o maior dogma do século XX. Essa noção estranha domina grande parte da igreja, bem como grande parte do mundo hoje.

O espírito desta época é um espírito crédulo. Esta é a razão pela qual os cultos estão florescendo hoje e porque gurus, médiuns, canalizadores, divindades autoproclamadas e messias são capazes de acumular milhões de dólares. Parece que quanto mais ridícula a crença, mais bem-sucedida ela se torna!

Aqueles de nós que decidiram nadar contra a maré do relativismo que engoliu nossa cultura são considerados os “bandidos”. Dizem-nos que é “desamor”, “indelicado”, “crítico” e “presunçoso” julgar as crenças ou práticas religiosas de outras pessoas. Claro, seria “indelicado” para nós apontar para eles que eles são hipócritas porque eles estão exatamente fazendo o que estão nos condenando por fazer! Eles estão nos julgando em nome de que é errado julgar!

Isso não deve nos surpreender nem um pouco. Se formos amigos de Deus, o mundo nos verá como seus inimigos (Tiago 4:4). Pessoas perspicazes nunca são tão populares quanto o típico conformista sem julgamento que joga para o aplauso do mundo. De fato, Jesus nos advertiu que muita popularidade é um sinal de ser um falso profeta (Lc. 6:26)!

Em João 15:19, Jesus disse que o mundo ama os seus. É por isso que é perfeitamente apropriado em um coquetel falar de seu amor por Maharishi Yogi, mas não é apropriado falar de seu amor por Jesus Cristo. A reencarnação é um tema aceitável, mas ai daquela pessoa que se atreve a trazer à tona o assunto do inferno. Como um Universalista-Unitário me disse: “Todas as religiões são verdadeiras – exceto a sua”.

Aceitamos o fato de que, uma vez que o mundo odiou Jesus, ele nos odiará porque representamos Ele e Seu reino (João 15:18). Isso faz parte do custo não apenas da apologética, mas do próprio discipulado cristão.

Porque sabemos disso, estamos perfeitamente satisfeitos em suportar “as fundas e flechas de inimigos ultrajantes” no mundo. Chegamos mesmo a esperá-lo. Quando alguém nos dá uma palavra de encorajamento, é como uma lufada de ar fresco. Mas isso não acontece com muita frequência. Todos nós fomos crucificados muitas vezes por humanistas, cultistas e ocultistas intolerantes. Vai com o território. O provérbio, “Se você não aguenta o calor, é melhor ficar fora da cozinha”, é mais apropriado para o evangelismo contra seitas.

Mas o que nunca aceitaremos é o mesmo tipo de tratamento por pessoas na igreja que deveriam saber melhor. Eu, pelo menos, estou cansado de ser repreendido por velhinhas que pensam que os mórmons são cristãos porque sua igreja é chamada de “A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias!” Se eu ganhasse um dólar para cada vez que me dissessem: “Não julgue para não ser julgado”, eu poderia me retirar para as Bahamas.

Lembro-me de uma senhora em Cape May, NJ, que veio depois da minha série de palestras sobre os cultos e declarou: “Por que você afirma que os mórmons são falsos profetas? Perguntei aos missionários mórmons que moram perto de mim se eles eram falsos profetas e eles disseram: “Não!” Você não está prestando falso testemunho contra eles?” Evidentemente, a credulidade não tem limites!

Todos nós já tivemos inúmeras experiências com pessoas ignorantes que pensam que “Todos os caminhos levam a Deus”, “Toda verdade é a verdade de Deus”, “Todo mundo adora o mesmo Deus sob nomes diferentes” e “Toda cura vem de Deus”. Suportamos pacientemente com eles instruindo-os na esperança de que Deus lhes concederá arrependimento para o reconhecimento da verdade (II Timóteo 2:24-26).

Mas o que podemos dizer sobre todos aqueles pastores que se opõem ao nosso trabalho e pensam que estão fazendo um favor a Deus ao nos colocar como “pensadores negativos”? Educar seu povo sobre os cultos é uma perda de tempo para eles. Dinheiro, prédios e números parecem ser sua única preocupação.

É triste dizer, mas a maioria dos pastores não está interessada em ensinar seu povo a ter discernimento. Seus sermões são frequentemente baseados em histórias, piadas e ilustrações. Eles dizem a seu povo que aceite suas doutrinas “pela fé”. Eles não incentivam o estudo aprofundado da Bíblia. Como um pastor me disse: “Você não pode ter uma grande igreja e se aprofundar muito na Bíblia ou na doutrina porque você está fadado a ofender muitas pessoas e elas vão embora”. Ele estava comprometido com a pregação superficial como princípio!

Esses pastores podem ser tão cruéis quanto os cultistas. E quando eles se encarregam de um Colégio Bíblico ou seminário, eles caçam a “incredulidade” e a erradicam com um zelo que só pode ser igualado pela Inquisição. Fui criado em um lar não cristão por um pai que era agnóstico quando sóbrio e ateu quando bêbado. Comecei a ler filosofia ainda no ensino médio. Após minha conversão a Cristo, entrei para a igreja evangélica mais proeminente da cidade de Nova York. Presumi que o pastor e os professores da escola dominical responderiam às minhas perguntas. E, como eu lia constantemente, eu tinha muitas perguntas.

Agora, eu não era mau ou desagradável sobre os problemas. Eu só queria saber POR QUE eu deveria acreditar nesta ou naquela doutrina. O que havia de errado em perguntar: “Onde isso é ensinado na Bíblia?”

Logo me deparei com todos os tipos de problemas. Foi-me dito para “Deixe ir e deixe Deus” ter Seu caminho comigo, aceitando as coisas pela fé. Além disso, fui aconselhado que um “espírito de incredulidade” estava por trás de todas as minhas perguntas. Por que eu não podia ser como todo mundo e simplesmente aceitar o que o pastor dizia? Por que eu criei problemas fazendo perguntas? E por que eu estava lendo todos aqueles livros? Não era normal estar tão interessado nos cultos. O que um garoto de dezesseis anos estava fazendo estudando grego e hebraico?

O homem que me levou a Cristo me avisou que “muito aprendizado o deixará louco”. Era perigoso estudar teologia, filosofia, cultos e ocultismo.

Finalmente, meu pastor gentilmente me disse que eu deveria ir a um Colégio Bíblico onde tais perguntas pudessem ser respondidas. Assim, após a formatura do ensino médio, fui para um Colégio Bíblico. E cara, eu estava animado. Finalmente eu encontraria respostas para minhas perguntas. Finalmente eu estaria livre para fazer perguntas sem que alguém me acusasse de incredulidade.

Eu gostaria de poder dizer a vocês que minhas expectativas foram realizadas neste Colégio Bíblico. Mas não apenas minhas perguntas não foram respondidas, mas fui severamente condenado pelo pecado de fazer perguntas que estavam enraizadas no pecado do intelectualismo.

Um aluno apareceu depois de nossa aula de Introdução ao Novo Testamento, na qual perguntei ao professor como responder aos argumentos da crítica formal e disse: “Bob, eu te odeio! Por que fazer perguntas? Você está deixando todo mundo chateado. Por que você não pode simplesmente aceitar a verdade sem questioná-la?”

Tentei explicar que fazer perguntas era a maneira de descobrir a verdade para aceitar. Eu tinha lido muito sobre teologia liberal e precisava saber como responder a seus argumentos contra a Bíblia. É por isso que eu vim para um Colégio Bíblico.

Alguns dos professores simplesmente não tiveram respostas e isso causou alguns ressentimentos. Fui enviado para ver o reitor para tentar resolver o problema.

O reitor me perguntou: “Bob, você já pediu a Jesus para tirar sua mente questionadora e lhe dar um coração crente em vez disso? Você está disposto a se ajoelhar agora e pedir a Jesus que tire sua mente e lhe dê um coração para Deus?” Ajoelhamo-nos e oramos para que Jesus tirasse minha mente e me desse um coração.

Não funcionou. Eu não conseguia parar de perguntar POR QUE deveríamos acreditar nisso ou naquilo. Como bolhas de ar subindo na água, as perguntas continuavam surgindo. Eu não podia parar. Nunca esquecerei uma palestra na capela em que um professor pegou o texto “Abra bem a boca e eu a encherei” e o interpretou como significando que devemos aceitar sem questionar o que Deus revelou por meio de seus professores no Colégio Bíblico. Ele fez todos nós sentarmos lá com nossas bocas abertas durante sua palestra!

Finalmente, fui levado perante o reitor da faculdade que tentou uma última linha de raciocínio comigo. Ele perguntou: “Bob, eu sou um homem de Deus?” Claro, eu tive que responder: “Sim”. Ele respondeu: “Prego a Palavra de Deus pelo poder de Deus no Espírito de Deus?” Novamente, o que eu poderia ter respondido senão “Sim.”? “Então como posso estar errado? Se pelo poder de Deus prego a Palavra de Deus no Espírito de Deus, como posso estar errado?” Para isso, não tive resposta a não ser o silêncio.

Embora eu não tivesse quebrado nenhuma regra e eles admitissem que eu não tinha uma atitude ruim, fui expulso daquele Colégio Bíblico pelo pecado de fazer muitas perguntas.

Fui forçado a chegar à conclusão de que o cristianismo evangélico não tinha respostas. Suas doutrinas eram baseadas no misticismo e em um espírito ingênuo que aceitava tudo o que o pastor ou o professor diziam. Um espírito de discernimento não era bem-vindo em tais círculos. Uma mente questionadora não seria tolerada. Fazer perguntas seria “balançar o barco” e “fazer ondas” – o que nunca é permitido em tais círculos. A fé foi um salto existencial.

Com um profundo sentimento de desilusão, comecei a derivar em direção à neo-ortodoxia. O presidente me dissera que nunca conhecera ninguém com doutorado. que amava a Deus. A escolha foi colocada diante de mim. Se eu quisesse amar a Jesus, não poderia pensar. Se escolhesse pensar, não poderia amar a Jesus!

Saí daquele Colégio “Bíblico” profundamente magoado com minha experiência. Vários dos meus amigos que também foram expulsos e deixaram a fé cristã todos juntos. Um até se tornou ateu! Mas Deus teve misericórdia de mim e me colocou em contato com pensadores perspicazes como Francis Schaeffer, Gordon Clark, Walter Martin e John Montgomery. Humanamente falando, eu estaria perdido para a igreja evangélica se não fosse por eles.

Schaeffer estava disposto a sentar e responder minhas perguntas. E ele não me rejeitou por perguntar a eles. Ele veio com respostas sólidas para minhas perguntas. Lembro-me de uma vez ter dito a ele com lágrimas: “Você quer dizer que eu não sou louco por fazer essas perguntas? Não é errado se perguntar PORQUÊ? Posso ser cristão e pensar ao mesmo tempo?”

Enquanto fui liberto da apostasia, muitos estudantes se perderam para a igreja para sempre. Eles não podiam aceitar o anti-intelectualismo e o espírito crédulo que encontraram em muitos círculos evangélicos. A falta de discernimento levou muitas pessoas pensantes para fora da igreja.

Devo perguntar por que tantos cristãos são ingênuos? POR QUE há tanta falta de discernimento hoje? POR QUE alguém em sã consciência compraria a teologia do “blab it-agarre”? POR QUE alguém alegaria ser um evangélico e ao mesmo tempo negar abertamente a inspiração das Escrituras, os milagres registrados na Bíblia, a necessidade de ouvir e crer em Jesus para a salvação e a realidade de uma vida após a morte consciente no céu ou no inferno? POR QUE as pessoas ainda estão enviando cheques para PTL e Swaggart? 

A seguir, uma pequena lista de algumas razões pelas quais tantas pessoas não têm discernimento hoje.

1. Um mal-entendido do que Jesus quis dizer quando disse em Mat. 7:1, “Não julgueis, para que não sejais julgados”.

De Matt. 7:5, é claro que Jesus estava repreendendo HIPÓCRITAS que condenam publicamente as pessoas por fazerem algo que elas mesmas estão fazendo em segredo. Levantar-se e condenar alguém por adultério enquanto está envolvido em um caso adúltero é o que Jesus estava condenando. Assim, a passagem não tem nada a ver com o relativismo sem julgamento e pensamento positivo de hoje.

Mais adiante, na mesma passagem, Jesus nos diz para julgar certos tipos de pessoas como cães e porcos selvagens (v.6). Ele até nos ordena a julgar certas pessoas como sendo falsos profetas (v.15).

Em João 7:24, Jesus nos diz para “julgar com justiça”. De fato, ninguém poderia ser batizado a menos que fosse “julgado” convertido. Ninguém poderia filiar-se a uma igreja a menos que fosse “julgado” qualificado. Tampouco poderia haver oficiais da igreja sem que alguém fosse “julgado” como satisfazendo os requisitos estabelecidos nas Epístolas Pastorais.

2. Um entendimento errado de “amor”.

O “luv” moderno não pode ser comparado à riqueza do amor bíblico. O sentimentalismo sentimental e um espírito crédulo não constituem amor verdadeiro. Não é amoroso afirmar doutrinas ou estilos de vida desviantes.

O amor bíblico às vezes é conflituoso e significa que diremos a verdade a alguém mesmo que isso o torne nosso inimigo (Efésios 4:25; Gálatas 4:16). A verdade muitas vezes ofenderá as pessoas (I Cor. 1:18). Não pode ser evitado.

3. Assumir que algo é verdade se você acredita nisso.

A verdade é feita para se conformar ao que queremos que seja. É subjetivado e relativizado até deixar de ser verdade. Este é o tema da Nova Era. Cada um tem sua verdade!

Mas a Bíblia nos diz para acreditar em algo se for verdade. Por exemplo, Lucas pede para acreditar na ressurreição corporal de Cristo porque há evidências convincentes para demonstrar que é verdade (Atos 1:3).

4. Assumir que a piedade pessoal garante a pureza doutrinal.

Enquanto eu estava fazendo um programa em uma importante rede de TV cristã, descobri que eles estavam pensando em receber um convidado que eu sabia ser membro de um grande culto. Quando apontei as doutrinas desviantes do homem, o anfitrião respondeu: “Você deve estar enganado! Ele é bom demais para ser um herege!” “Simpatia” não garante veracidade!

5. Eles nunca foram treinados para verificar as Escrituras para ver se algo é verdade antes de acreditarem (Atos 17:11).

É trabalho do pastor treinar seu povo para ter discernimento (Efésios 4:12; Hebreus 5:14). Adoro pregar em igrejas onde posso ouvir as páginas das Bíblias sendo viradas enquanto as pessoas procuram nas Escrituras para ver se o que estou dizendo é verdade. Adoro ver as pessoas anotando. Seu pastor os treinou bem.

Assim como os cultos são as contas não pagas da igreja, a falta de discernimento hoje deve ser colocada aos pés do clero. Mas também são vítimas.

As faculdades e seminários bíblicos que os treinaram devem compartilhar a culpa. Embora existam algumas exceções, a maioria dos pastores nunca foi treinada para ter discernimento. Eles nunca foram encorajados a fazer perguntas. Algum tipo de fé existencial foi empurrado sobre eles. Uma base mística para a fé não pode sobreviver na apologética. É de admirar que eles mesmos não possam discernir a verdade do erro?

 

Conclusão
O custo do discernimento é alto. Você não será o cara mais popular da cidade. Você terá que tomar seus caroços ao expor a heresia. Você terá que suportar a ira resultante de
pessoas que não querem ser “julgadas”.

Mas o custo de ser crédulo é ainda maior, pois empurra as pessoas pensantes para fora da igreja! Pela causa de Deus e da Verdade e das almas imortais dos homens, devemos discernir independentemente do custo.

 

0 comentários:

Postar um comentário