Antroposofia e o Mundo dos espiritos



 

Antroposofia e o Mundo dos espiritos

 

 

 

 

Rudolf Steiner (1861-1925), o fundador da antroposofia , leu clarividentemente em uma "Crônica Akáshica" invisível, penetrou nos "mundos superiores" e recebeu um "Quinto Evangelho" com uma imagem profundamente oculta de Jesus.

 

 

Conhecimento de mundos superiores

Clicar na bússola abre o índiceTermo central dos ensinos de Rudolf  Steiner (Antroposofia) , que indica a penetração para o domínio dos reinos espirituais (espiritualismo).

1. Requisitos:

A "ciência oculta" de Steiner é baseada em dois pré-requisitos básicos, com a presença ou ausência dos quais permanece ou cai:

"Esses dois pensamentos são que por trás do mundo visível existe um mundo invisível, um mundo que está inicialmente oculto para os sentidos e o pensamento ligado a esses sentidos, e que é possível para as pessoas se desenvolverem para penetrar neste mundo oculto" (Steiner -TA 601,33).

Como Steiner admite, significa

“Para muitas pessoas ... mesmo esses pensamentos são afirmações altamente contestáveis, sobre as quais há muitos argumentos, senão algo cuja impossibilidade pode ser 'provada'” (ibid).

A única forma de controlar esses pensamentos e obter conhecimento de mundos superiores e supersensíveis, portanto, não se baseia em discussões intelectualmente distantes, mas em trilhar existencialmente o "caminho do conhecimento", como ensina Steiner:

".., se for possível desenvolver um tipo diferente de conhecimento [isto é, do que o materialista científico usual], isso pode levar ao mundo supersensível" (601,34f).

“E assim como todo mundo pode aprender a escrever quem escolhe a maneira certa de fazê-lo, assim todos podem se tornar um aluno secreto, até mesmo um professor secreto, que busca as formas adequadas de fazê-lo” (600: 14).

Já o forasteiro, que não está preparado para percorrer esse caminho do conhecimento, nunca atinge a meta e não pode nem tem o direito de julgar a antroposofia. Ele não penetra nos "mundos superiores". A seguir, queremos esclarecer o que isso significa.

2. A natureza dos "mundos superiores"

F. Rittelmeyer resume o conceito de Deus de Steiner da seguinte forma:

"Qualquer pessoa que estuda a ciência espiritual antroposófica vai ouvir muito sobre como o espiritual vive por trás de tudo o que chamamos de natureza, não apenas no sentido de que Deus com sua vontade e sendo continuamente apóia e mantém e guia toda a existência, mas no sentido de que um Deus, por meio de uma abundância de seres espirituais em todos os níveis e em todos os tipos, governa todos os reinos da existência e os conduz a seus objetivos "(Theologie und Anthroposophie, 1930, 81).

A visão de mundo antroposófica é, portanto, baseada em uma estrutura de nível do mundo, que é aproximadamente estruturada da seguinte forma:

·         1. Mundo espiritual = Deus;

·         2. Reinos intermediários = anjos;

·         3. Natureza = terrestre.

O "mundo espiritual" ou o "mundo dos arquétipos" platônico é o mundo ...

“que está acima e no qual nada pode ser apreendido ou mesmo comparado com quaisquer concepções espaço-temporais”.

Existem, no entanto

"um elemento sutil, uma substância sutil na qual a alma se tece e na qual o espiritual deve se vestir, por assim dizer, se quiser chegar aos humanos".

Isso acontece por meio dos chamados domínios intermediários:

"Somente quando os reinos intermediários se tornam claros, nos quais o terreno ainda é semelhante à terra, mas já espiritual, no qual o espiritual já está próximo à terra, mas ainda semelhante ao espírito, começa a compreensão" (ibid., 68s.).

É necessário penetrar nesses reinos intermediários, fazendo contato com os "seres" ou "espíritos" que neles vivem. Isso acontece por meio da "iniciação" ou caminho antroposófico do conhecimento. Desta forma, pode-se chegar passo a passo a "Deus" como o espírito que é "a plenitude de todos os espíritos". Rittelmeyer enfatiza que “não estamos falando de espíritos no sentido do espiritismo ... mas de anjos, de servos divinos no lar mundial”. «E a plenitude de todos os espíritos, não como resumo mental, mas como governante, entrelaçado, é o espírito, é Deus» (ibid., 82).

Esta ideia de uma estrutura passo a passo no mundo divino-espiritual tem muitos paralelos com os sistemas de pensamento antigos - judeus e gregos, por exemplo, a doutrina angelical do primeiro Livro de Enoque, bem como a cosmologia do uno de Filo e de  Orígenes. Mais impressionante, no entanto, é a semelhança com a filosofia do estóico Poseidônio (século 1 aC):

“Para ele o mundo é uma estrutura habitada por deuses e pessoas; as estrelas são divinas, sobretudo o sol, o coração do mundo, o centro da força vital física e espiritual; o divino também mora no peito humano. Mas tudo o que é individual só é divino porque participa do espírito divino, que preenche, dá forma e governa o universo. Como espírito puro, atua acima na região etérica, hegemônica do mundo; mas Deus se transforma em tudo em que ele, por vontades, permeia o mundo em suas partes mais profundas e mais baixas, dá-lhes a vida e a lei de sua existência. O que vive só vive como um membro deste organismo cheio de vida ... "Nele vivemos, tecemos e somos" é o sentimento básico desse panteísmo "(M. Pohlenz, The Stoa, 1984, 233).

3. O caminho para os "mundos superiores"

Vamos agora delinear como é o caminho antroposófico do conhecimento. Somos guiados pelos "níveis de conhecimento superior" que Steiner descreve em sua "Ciência Secreta" (601,291). Eles "não precisam ser trabalhados ... um após o outro", mas podem fluir um no outro e permear um ao outro (ibid). É notável que quanto mais altos os níveis, mais esparsa se torna a descrição de Steiner.

3.1. Estudo de "humanidades":

No início, há "o estudo da ciência espiritual, por meio do qual a pessoa primeiro faz uso do julgamento que ganhou no mundo físico-sensual" (601,291). O leitor deve tornar "os fatos do mundo superior comunicados a ele pela ciência espiritual a propriedade de seu pensamento" (601,252). Especificamente, isso significa que se deve ler e internalizar os escritos de Steiner: "O leitor deve, antes de tudo, absorver uma quantidade maior de experiências sobrenaturais que ele ainda não experimentou" (601, 38). Se alguém ler os escritos de Steiner, receberá informações sobre os estágios seguintes.

3.2. Imaginação:

O conhecimento imaginativo é o "primeiro nível superior de conhecimento" (601,235). É um conhecimento "que surge por meio de um estado supersensível de consciência da alma", que "é despertado na alma por meio da imersão em símbolos ou 'imaginações"' (ibid). Essas "imaginações" podem ser, por exemplo, uma planta, uma rosa-cruz ou palavras, fórmulas e sensações. O conteúdo do que é apresentado é secundário, porque:

“Não é o que é apresentado que é essencial, mas o que é importante é que o que é apresentado afasta a alma de qualquer dependência de algo físico pela forma como é apresentado” (601, 229).

As idéias devem "exercer uma força de despertar sobre certas habilidades ocultas da alma humana" (601,228). Se os "órgãos físicos" se tornaram "livres", então o estudante espiritual se sente "como um ser próximo àquele" que ele era antes, "Esta é a primeira experiência puramente espiritual: a observação de um ser espiritual-eu-alma" (601.236f). "É como viver em plena prudência em dois 'eus'" (601,240; em outro lugar, Steiner fala de uma desintegração do cérebro "em três membros separados - 600,132).

"O segundo - o recém-nascido - agora posso ser levado a perceber no mundo espiritual."

Em virtude desse ego, o homem "agora perceberá fatos espirituais e seres espirituais ao seu redor" (601,241).

O "desenvolvimento dos órgãos superiores de percepção dentro do corpo astral", as "flor de lótus" (Hindu:> Chakras) (601,255) é útil para isso. Porém, no estágio da imaginação, o ser humano ainda não penetra no interior dos seres, mas recebe uma imagem inicialmente difusa de sua "transformação" e "expressão espiritual" (601,260f). Steiner conhece os perigos que podem estar relacionados ao caminhar no caminho para os mundos superiores: aumento do "senso de identidade" (601,241). "Fantasticismo" (601.243); Abuso do conhecimento adquirido sobre "poder sobre o próximo" e "no interesse do mal" (600,48); "Prejuízo da saúde" (600,129), entre outras coisas. Para combater esses perigos, ele recomenda a estrita observância de suas regras, bem como o pensamento e o treinamento ético que devem acompanhar a aquisição de conhecimento sobrenatural. De acordo com Steiner, a "regra de ouro das verdadeiras ciências secretas" é:

"... se você tentar dar um passo à frente no conhecimento das verdades secretas, dê três passos à frente no aperfeiçoamento de seu caráter para o bem" (600: 48f).

Em particular, o "julgamento saudável" deve ser usado: "Qualquer um que não tenha o cuidado de fazer um julgamento saudável a base de seu treinamento espiritual desde o início desenvolverá tais habilidades supersensíveis em si mesmo, que percebem o mundo espiritual de forma imprecisa e incorreta" ( 601.251).

3.3. Inspiração:

A inspiração é o próximo nível. Ele marca a respiração das conexões do mundo espiritual no estudante espiritual. Enquanto o mundo imaginativo era "uma área inquieta" com "mobilidade, transformação", na qual se reconhecia apenas "a expressão espiritual dos seres", aprende-se por inspiração "a conhecer as propriedades internas dos seres que estão em mudança" (601,260f):

«Pela imaginação, reconhece-se a expressão espiritual dos seres; pela inspiração, penetra-se no seu interior espiritual. Reconhece-se sobretudo uma multiplicidade de seres espirituais e das relações entre uns e outros» (601, 261).

A inspiração é alcançada removendo todo o conteúdo simbólico (que deveria ser apenas um auxílio para o desligamento da alma do físico) da consciência e "mergulhando apenas na atividade da própria alma, que formou o símbolo" (601,286):

"O que eu fiz (meu próprio processo de alma) eu quero registrar; mas deixe a própria imagem desaparecer da consciência" (601, 266).

Enquanto a imaginação apenas forneceu impressões individuais externas e incoerentes dos "mundos espirituais", que Steiner compara com "letras" ou "sons", a inspiração leva a um reconhecimento de conexões espirituais, a uma "leitura" contínua de um mundo supersensível e oculto. "Escritura" (601, 261 f).

Este "escrito", chamado de regidtro Akashico  , fornece ao estudante espiritual ou clarividente todo o conhecimento sobre o desenvolvimento do mundo (ibid). Claro, não queremos dizer "escrever" ou "ler" no sentido tradicional, mas ...

“os seres neste mundo [inspirado] no observador como personagens que ele deve conhecer e cujas relações devem ser reveladas a ele como uma escrita supersensível 'chamada de escrituras ocultas' (601,261).

3.4. Intuição:

A inspiração (inspiração) das conexões do mundo espiritual é seguida pela imersão, o "estabelecimento no ambiente espiritual" (601,291): a intuição.

“Reconhecer um ser espiritual pela intuição significa ter-se tornado totalmente um com ele, ter se unido ao seu ser interior” (601,264).

No nível da imaginação, o estudante espiritual mergulhou nos símbolos, enquanto no nível da inspiração ele recebeu apenas a atividade da sua própria alma na consciência.

"Mas agora o estudante espiritual também remove da consciência essa própria atividade da alma. Se algo permanece, nada se fixa nele que não possa ser esquecido" (601,286).

O conhecimento intuitivo é, portanto, "um conhecimento da clareza mais elevada e luminosa" (601,264) - não nublado pelo "mundo físico-sensual" e "protegido" do "engano no mundo supersensível" (601,286). O "pequeno guardião do umbral" representa uma correção final contra enganos antes de entrar no mundo espiritual, um exemplo de "vergonha" ou autoconhecimento no homem que ocorre "para negar a entrada àqueles que entram ainda não são adequados" ( 601.282). Os enganos acontecem quando "alguém colore a realidade por meio da própria alma" ou quando "interpreta incorretamente uma impressão que recebe" (601,283). Sob a pressão de aumentar a autoconsciência e o fato que há "níveis ainda mais elevados" que poderiam "esmorecer e recuar diante do que está por vir" (601,287f). Para contrariar este perigo surge o "grande guardião do umbral", que informa o estudante espiritual. “que ele não precisa ficar parado nesta fase, mas continuar a trabalhar com energia” (601,289). Steiner equipara o "grande guardião do umbral" à "figura de Cristo": "Transforma ... esse guardião na percepção do estudante espiritual na figura de Cristo ... O Cristo se mostra a ele como o 'grande humano um modelo terrestre "'(601, 292). O impulso deste “Cristo” é decisivo para o avanço da vida individual e coletiva quem se comunica com o estudante espiritual. “que ele não precisa ficar parado nesta fase, mas continuar a trabalhar com energia” (601,289).  O impulso deste “Cristo” é decisivo para o avanço da vida individual e coletiva Evolução para a espiritualização.

3,5. Estágios posteriores:

Embora Steiner observe que existem "níveis ainda mais elevados", independentemente do "nível que alguém possa ter escalado" (601,287), ele tenta, no entanto, encerrar o caminho do conhecimento descrito por ele na forma de três níveis adicionais. Estas são apenas descritas por ele em algumas frases e, portanto, apenas resumidas aqui em blocos:

·         A. Conhecimento das relações entre o microcosmo e o macrocosmo;

·         B. Tornando-se um com o macrocosmo;

·         C. Experiência total de experiências anteriores como um humor básico da alma (cf. 601, 291).

Enquanto o primeiro estágio mencionado designa um ato de cognição, o segundo nome inclui o próprio processo. O estudante espiritual primeiro reconhece a correspondência entre "o 'pequeno mundo', o microcosmo, ou seja, o próprio homem, e o 'grande mundo' , o macrocosmo ", e então realizar plenamente o" tornar-se um com o macrocosmo "(601,290f). O "conhecimento dos mundos superiores" deve experimentar seu clímax e conclusão em um ato existencial. Conhecimento e ser devem se fundir. Em meio a esses pensamentos de solidão de aparência hindu, Steiner se sente obrigado à tradição mística ocidental com sua ênfase mais forte no valor da alma individual quando escreve:

"Não se deve confundir isso como se tornar numa personalidade com a vida espiritual abrangente com sua aniquilação da personalidade no 'espírito universal"' (615,150).

4. Crítica empírica ao "conhecimento dos mundos superiores":

4.1. A falta de verificabilidade e rastreabilidade das "descobertas":

A antroposofia afirma ser "ciência" - não no sentido científico natural, mas análoga à ciência natural: "Ela quer falar sobre o não sensual da mesma forma que a ciência natural fala sobre o sensual" (601, 29). A verificabilidade e compreensibilidade de suas descobertas fazem parte da essência de toda ciência. Nas ciências naturais, isso acontece por meio de observação e experimento, ou seja, empiricamente - no nível da experiência sensual. A experiência confirma ou refuta o conhecimento. Isso também é possível de forma análoga - em um nível diferente, "superior" - na "ciência espiritual" antroposófica? Existem experiências sobrenaturais de antroposofistas que confirmam os pontos de vista de Steiner? Rittelmeyer escreve: " Para o desenvolvimento imediato do livro `Como você obtém conhecimento dos mundos superiores? ' Rudolf Steiner dava conselhos a algumas pessoas muito raramente e apenas sob estritas condições morais ... Essas pessoas não foram longe o suficiente para verificar Rudolf Steiner em todas as suas pesquisas. Sem exceção, você percebeu que o caminho é mais longo e mais rigoroso do que você pensava no início. Mas entre eles e ao lado deles ainda existem alguns antroposofistas que, nos mais diversos campos, começaram por concluir: Tive experiência e posso dizer com razão: o mundo de que fala Rudolf Steiner existe; sabemos por nossas próprias impressões em que medida a verdade acaba sendo verdadeira. o que ele disse; uma prova,

a) O caminho antroposófico do conhecimento não é geralmente verificável e compreensível:
Steiner apenas deu conselhos a "algumas pessoas" sobre o "desenvolvimento imediato" dos órgãos cognitivos clarividentes - nomeadamente pessoas que ele "considerou adequadas devido ao seu talento e destino, mais perto de ser apresentado às revelações do mundo espiritual "(os outros só receberam" meditações "semelhantes a mantras," provérbios "e semelhantes para a" formação do ser ").

b) Mesmo esses poucos particularmente "talentosos" não foram capazes de verificar Steiner "em todas as suas pesquisas".
Apesar de todos os seus esforços, "não conquistaram muito", mas apenas ganharam "impressões" e "começos de experiências" que, segundo Rittelmeyer, confirmaram a existência do mundo de Steiner. Mas "começos de experiências" - se elas existem - não podem de forma alguma ser equiparados a resultados confiáveis. Isso também não garante a verificabilidade e a compreensibilidade das opiniões de Steiner.

c) Onde se sabe algo "a partir de suas próprias impressões" em que o que se "disse" "prova ser a verdade", a suspeita de "sugestão e auto-sugestão", que Rittelmeyer deseja afastar, é de fato próxima. Seus contra-argumentos não são convincentes. O facto de “não se conseguir muito apesar de todo o esforço” pode ser uma prova não só contra a sugestão, mas ainda mais contra a existência (e portanto especialmente para a sugestão!) Da meta almejada. E a afirmação de que o que foi alcançado "sempre foi diferente" do que se esperava e "não obstante confirmou as comunicações de Rudolf Steiner" soa contraditória. É extremamente improvável que o estreito círculo daqueles particularmente iniciados por Steiner dê suas palestras, Não conhecia as escrituras e visões e, portanto, esperava algo completamente diferente do que ele havia comunicado. O oposto provavelmente é verdade.

4.2. A circularidade da argumentação:

Claro, é impossível para um estranho julgar "visões" subjetivas. Mas uma coisa é certa: enquanto não forem geralmente verificáveis ​​e compreensíveis, não podem servir de prova. De acordo com Steiner, no entanto, eles não serão geralmente verificáveis ​​e compreensíveis em um futuro previsível, porque a maioria das pessoas não tem o "talento" apropriado e o "destino" apropriado para "ser apresentado às revelações do mundo espiritual" - não mesmo dentro da Sociedade Teosófica e Antroposófica.

Steiner dá exemplos:

“Alguém poderia dizer: eu nem sei por que estou nesta sociedade. Sempre há coisas sendo ditas dos mundos superiores; isso é muito bom, mas eu preferia que pudesse ver só um pouco, através da visão clarividente. - Eu conheço um teosofista muito erudito que expressou seu desejo fervoroso de ir além do mero aprender a ver, dizendo: Se eu fosse capaz de fazer isso apenas uma vez, o fim da cauda de um estado elemental! " (Steiner GA 117,77).

Nesse contexto, Steiner desdobra seu motivo de não ser capaz de ver:

"Você vê, todos vocês foram clarividentes uma vez nos tempos antigos. Porque todas as pessoas eram clarividentes, e houve momentos em que as pessoas olharam para trás, muito, muito na virada dos tempos. E agora você pode perguntar: Sim, por que não nos lembramos de nossas encarnações anteriores, se pudéssemos olhar para trás na virada dos tempos? ... A questão é extremamente importante. Muitos não se lembram de suas encarnações anteriores, embora fossem mais ou menos clarividentes em épocas anteriores porque naquela época eles não tinha desenvolvido aquelas faculdades que são precisamente as faculdades do self, do ego "(117.78f).

Vamos dar uma olhada mais de perto neste raciocínio:

Steiner afirma que, apesar do "desejo ardente", muitos são incapazes de obter visões clarividentes. A razão para isso é vista no passado: eles não desenvolveram "as habilidades do self, do ego" (encontramos aqui os ensinamentos de Steiner sobre diferentes corpos e reencarnação) Este argumento anda em círculos. Os ensinamentos de Steiner sobre a reencarnação e os vários corpos são usados ​​para apoiar o caminho de conhecimento de Steiner. Mas esses ensinamentos, por sua vez, foram obtidos no caminho do conhecimento. O caminho do conhecimento fornece a visão do mundo, a visão do mundo apóia o caminho do conhecimento. A argumentação de Steiner é um argumento circular e é inerente ao sistema. É apenas lógico dentro do sistema antroposófico, fora dele não é. O duplo problema que surge, no entanto, é que não apenas a avaliação externa falha, mas também que ninguém (exceto o próprio Steiner) percorreu o caminho do conhecimento até o fim, de modo que a prova da correção de seus pontos de vista é ainda pendente. E quanto ao "julgamento saudável", o "

5. Crítica teológica ao "conhecimento dos mundos superiores":

Friedrich Rittelmeyer escreve:

"Hoje, os teólogos preferem manter a palavra de Paulo de que vivemos na 'fé' e não no 'olhar'. Mas o fato é que o cristianismo histórico em todas as suas principais formas e em todos os seus principais eventos é baseado no 'olhar' baseado" (1930, 9).

Rittelmeyer cita várias experiências vocacionais bíblicas (Moisés, Elias, Paulus), a "visão" de Cristo enviada por Deus por meio de João Batista, a palavra de Jesus como exemplos

"Você vai ver o céu aberto!"

A "visão" do Cristo ressuscitado pelos discípulos e as "visões do vidente João". Então ele continua:

"Seria um golpe de sorte se aparecesse uma pessoa que conhece as experiências de visualização por sua própria experiência, mas que, como uma pessoa de hoje, é capaz de penetrá-las com uma crítica consciente."

De acordo com o relato de Rittelmeyer, essa pessoa é Rudolf Steiner (ibid., 14ss.). A visão de Steiner pode realmente ser baseada em relatos bíblicos? Para responder a essas perguntas, usamos os exemplos dados por Rittelmeyer e os examinamos mais de perto:

A. De acordo com o relato do segundo livro de Moisés (Exodo), a revelação divina e a invocação da sarça ardente vieram repentina e surpreendentemente para Moisés (Exodo 3.1). Está relacionado com uma falta de compreensão inicial (Ex 3.3) e resulta em medo e falta de vontade da parte de Moisés (Ex 3.6.11-4.10). O texto não deixa espaço para a ideia de uma preparação específica de Moisés para esse evento, como afirma a antroposofia.

B. Mesmo na história da revelação a Elias, a preparação só pode ser assumida em uma extensão limitada. O novo comissionamento de Elias (1 Reis 19) ocorre em um momento em que, em um estado de grande medo e depressão, ele deseja a morte (v. 3f) - em uma situação em que todos os seus próprios poderes - incluindo poderes hipotéticos de conhecimento - estão falhando. No máximo, o jejum (v. 8) poderia ser interpretado como uma espécie de preparação, que, no entanto, não corresponde de forma alguma ao caminho do conhecimento de Steiner.

C. Quando João Batista reconhece Jesus como o Filho de Deus segundo o relato do quarto Evangelho (Jo 1, 29-34), isso não acontece por esforço humano ("Eu não o conhecia"; vv. 31 e 33) , mas por meio de revelação , que o Batista só pode ver e testemunhar com espanto (v. 34).

D. O mesmo se aplica à promessa de Jesus: "Verás o céu aberto" (Jo 1, 51). Isso significa um dom extraordinário e gracioso de Deus aos discípulos e à comunidade.

E. Com as aparições de Cristo ressuscitado aos discípulos, especialmente os Evangelhos de Lucas e João não falam de uma "visão" no sentido de uma visão inata, mas enfatizam o encontro físico várias vezes (Lucas 24: 39ss; João 20:27 e assim por diante).). As aparições não são sonhos, mas eventos de revelação. Acontecem de forma totalmente surpreendente e sem qualquer preparação dos discípulos, o que fica claro pelo facto de não terem compreendido as predições de Jesus sobre a sua ressurreição (Lc 18,34; Jo 2 (1,19)) e que não são os primeiros mensageiros da ressurreição a crerem (Lc 24,11; Jo 20,25). A razão desse comportamento está no rompimento com as palavras e ordens anteriores, Jesus Cristo).

F) Cristo também "repentinamente" aparece a Saulo antes de Damasco (Atos 9: 3) e causa uma reviravolta total em sua vida: o perseguidor cristão torna-se o missionário cristão. Essas observações falam contra qualquer preparação das testemunhas da ressurreição e de Saul para esses eventos. Eles falam pela soberania do Cristo revelador.

Esses exemplos muito diferentes mostram que a visão de Steiner não pode ser baseada nos relatos bíblicos de "visões". As "visões" no Antigo e no Novo Testamento são surpreendentemente dadas a pessoas escolhidas pela livre soberania e graça de Deus e sem sua preparação especial. Eles surgem por meio da revelação, por meio de um ato indisponível da autocomunicação de Deus ("de cima"). Clarividentes, como postula Steiner, precisamente não é pressuposto nos textos do Antigo e do Novo Testamento. Uma penetração não autorizada no reino dos segredos divinos através da luta humana pelo conhecimento ("de baixo") não é mencionada aqui em nenhum caso. Este caminho de penetração não autorizada em áreas espirituais supersensíveis, por outro lado, surge do caminho Do Ocultismo e Espiritismo , que o verdadeiro Deus da Bíblia rejeita estritamente. Também contradiz a natureza dos anjos como mensageiros do Deus soberano para transmitir conhecimento do mundo espiritual aos humanos por iniciativa própria. Os seres que fazem isso são apenas os anjos apóstatas, os demônios . 

 

Lothar Gassmann

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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