A Heresia do Sacrifício de resgate


 


Termo usado no sistema de ensino das Testemunhas de Jeová para descrever a obra de Jesus Cristo, que ele executou na estaca de tortura (não na cruz).

Na opinião das Testemunhas de Jeová, Jesus Cristo não poderia trazer a salvação completa para o homem. De acordo com a Torre de Vigia, sua primeira e real tarefa não era morrer para o perdão dos nossos pecados, mas defender o nome de Jeová, confirmar sua soberania e estabelecer seu reino. Jesus é considerado - e aqui a Sociedade Torre de Vigia gostaria de se relacionar com Romanos 5: 12-21 - como o segundo Adão. O primeiro Adão foi criado como um ser humano perfeito (no sentido de uma "perfeição relativa"), mas ele havia perdido essa perfeição como resultado dos sussurros de Lúcifer aos quais ele cedeu. Cristo agora apareceu como o segundo Adão que não sucumbiu aos sussurros de Lúcifer. Ele deu seu corpo e vida humana perfeita como resgate ou L. a Jeová, para expiar o pecado de Adão, que por meio da hereditariedade se espalhou por toda a raça humana. De acordo com as Testemunhas de Jeová, Jesus, não o Filho de Deus, mas uma criatura, ou seja, o arcanjo Miguel encarnado, é considerado o segundo Adão perfeito que permaneceu sem pecado. Como resultado de seu L, agora todas as pessoas que reivindicam isso para si mesmas recebem a oportunidade de também ascender à perfeição. O L. Christi não é suficiente para isso. Isso apenas compensou a transgressão de Adão. O ser humano deve compensar seus próprios erros e pecados, ainda que usando este L, ele mesmo através de suas realizações. Portanto, a salvação não vem somente pela fé, mas por meio da fé e das obras. Essas obras incluem: proclamar o Reino de Jeová, viver de acordo com as ordenanças de Jeová e submissão à Sociedade Teocrática. Aqueles que não realizaram essas obras durante sua vida e não aceitaram o L. Christi, podem ter uma (última) oportunidade de provar a si mesmos após sua nova criação no milênio.

Julgamento:

É um exemplo típico de sinergismo :

Deus faz uma parte, o homem faz uma parte, e ambas as partes trabalham juntas para trazer a salvação. Mas essa visão está em contradição irreconciliável com o evangelho da salvação do pecador somente pela graça. É completamente ignorado que Jesus não está no mesmo nível dos anjos ou das pessoas, mas pertence inteiramente ao lado de Deus. Sua encarnação temporária não deve ser mal interpretada como se ele fosse um mero homem, mas um verdadeiro homem e um verdadeiro Deus ao mesmo tempo. Durante sua atividade terrena, ele não renunciou ao seu "ser angélico", mas à sua forma divina sem perder sua natureza divina (ver Trinity) As Testemunhas de Jeová, por outro lado, desvalorizam Jesus Cristo. Eles concedem a seu L. uma posição central, mas em sua opinião isso não é suficiente para a salvação.

Existem quatro passagens na Bíblia em particular que as Testemunhas de Jeová usam para afirmar a identidade de Jesus Cristo e do Arcanjo Miguel: Dan 12: 1; 1 Tes 4:16; Juízes 9 e Apocalipse 12: 7-12. Em todos esses lugares, o anjo príncipe Miguel é mencionado. "Michael" significa "quem é como Deus" "- e não" quem é como Deus "(como disse Russell traduzido incorretamente). Que Michael ocupa uma posição privilegiada como o chefe dos anjos e "comandante-chefe" do exército angelical divino fica claro em todas as passagens bíblicas onde seu nome é encontrado, mas em nenhum lugar ele é identificado com Jesus Cristo. Em vez disso, Jesus está acima de Miguel e de todos os anjos (cf. Hb 1, entre outros). Se, por exemplo, em Dan 12: 1 e Ap 12: 7-12, fala-se de uma batalha entre Miguel e Satanás, então Miguel age na autoridade e em nome de Cristo, mas não como Cristo. É enfatizado repetidamente nas Sagradas Escrituras que Cristo não luta contra Satanás e os poderes demoníacos sozinho, mas acompanhado por seus anjos - e entre eles em primeiro plano está Miguel, o arcanjo, cuja voz junto com a trombeta de Deus em a segunda vinda de Jesus ressoa (1. Tes 4.16; ver Mt 24,30f.parr.; 2 Tes 1,7). A voz de Michael soa apenas para julgar o mundo. Quando os mortos são ressuscitados, porém, é apenas a voz de Cristo, o Filho de Deus, que ressoa. Somente Cristo - e não o Arcanjo Miguel - tem o poder de chamar os mortos à vida (Jo 5,25,28s). Pois Cristo não é uma criatura, mas o Filho do Deus vivo.

Na cruz do Gólgota, Jesus Cristo fez tudo pela nossa salvação:

“Está consumado” (Jo 19:30).

Seu sangue “nos purifica de todo pecado”;

é "a expiação pelos nossos pecados, não só pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo" (1 Jo 1: 7; 2: 2).

Ele "entrou no santo de uma vez por todas e adquiriu a redenção eterna".

No final dos tempos, ele "apareceu uma vez para levantar o pecado por meio de seu próprio sacrifício".

Somos "santificados de uma vez por todas pelo sacrifício do corpo de Cristo que" ofereceu um sacrifício pelos pecados ".

“Pois com um só sacrifício ele aperfeiçoou aqueles que são santificados para sempre” (Hb 9:12, 26; 10:12, 14; cf. também Rm 3: 23-28; Ef 2: 8f., Etc.).

Certamente as obras fazem parte do ser cristão, mas sempre apenas como consequência, nunca como condição de salvação. A Sociedade Torre de Vigia deve exigir obras como condição para a salvação porque não conhece nenhum Cristo real que tenha realizado perdão e redenção completos e reais. Mas a Bíblia proclama para nós o verdadeiro Jesus Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro homem, que não apenas cria uma "compensação" para os erros de Adão no mesmo nível, mas muito mais: Ele não é apenas pelo pecado de Adão (e suas consequências), mas morreu pelos pecados do mundo inteiro: pecados passados, presentes e futuros. E ele perdoa todo aquele que vem a ele arrependido e com fé.

Ele só poderia realizar este sacrifício, que vai infinitamente além do fracasso de Adão, porque ele não é apenas verdadeiro homem, mas também verdadeiro Deus desde a eternidade. Em Rm 5: 12-21, Cristo é contrastado com o primeiro Adão como o segundo Adão, mas é enfatizado que ambos não estão no mesmo nível:

"Mas não é o mesmo com o dom que é com o pecado. Porque, se muitos morreram de um pecado, então muito mais (pollo mallon) A graça e o dom de Deus vieram a muitos em abundância, pela graça de uma pessoa Jesus Cristo" (v. 15).

O pecado e a graça não se comportam como duas balanças com pesos iguais, a regra de Talion do Antigo Testamento não se aplica neste contexto, mas a graça de Deus tem uma preponderância gloriosa e enorme. Deus se fez homem em Jesus Cristo porque só assim poderia morrer por nós, humanos, expiar os nossos pecados e superar o nosso abandono por Deus (cf. Hb 2,17; 4,15; Mt 27,46).

Mas ele só pode nos redimir sendo Deus e tendo o poder de redimir.

Veja também: Testemunhas de Jeová ; Sociedade Torre de Vigia ; Trinity ; Tradução do Novo Mundo ; Jesus cristo .

Lit .: L. Gassmann, Testemunhas de Jeová, 2000.

 

Lothar Gassmann

 

https://www.bible-only.org/german/handbuch/Loskaufopfer.html

0 comentários:

Postar um comentário