RESSURREIÇÃO


 



 

A doutrina da ressurreição é ensinada tanto no Antigo quanto no Novo Testamento (Jó 19:26 I Coríntios 15:13 e 14) é uma doutrina de esperança, para o homem redimido, que está em Cristo e coloca NELE a sua esperança, o cristão enfrentará a ultima batalha, o ultimo inimigo a ser vencido é a morte, e a morte será vencida pela ressurreição em um corpo glorioso conforme o corpo de Cristo, esse corpo será distinto do corpo dos ressuscitados para a condenação, (Daniel 12:2) pois haverá uma ressurreição universal, porém a salvação será somente dos redimidos através da obra consumada e perfeita de Cristo na cruz. e só os salvos possuirão corpos glorificados para viverem eternamente no novos céus e na nova terra.

O assunto da ressurreição é pertinente a imortalidade abençoada, a bem aventurança da visão beatífica na sua plenitude experimentará somente o salvo, aquele que foi redimido pelo sangue de Cristo. Daniel fala sobre a ressurreição de salvos e perdidos (Daniel 12:2) Cristo reitera a doutrina (João 5:28 e 29) Paulo coloca as coisas em ordem: Os que morreram em Cristo, primeiro (I Tessalonicenses 4:16) e o livro de Apocalipse 20 estabelece a doutrina da ressurreição em duas fases, uma para os salvos e uma para os perdidos. Podemos negar esses pormenores, mas eles estão nas Escrituras, e seguem o progresso da revelação.  Hoje em dia, a questão da importância da ressurreição e do corpo glorificado é ignorada até pela maioria dos conservadores e ortodoxos. Influenciados pela filosofia grega e pelo gnosticismo que via a matéria e o corpo com essencialmente mal, e que a morte com a separação alma e corpo seria uma libertação. Veja que atualmente as experiências espiritualistas de quase morte e as descrições e de almas entrando em lugares celestiais, soam muito próximo com  as experiências de viagens astrais e bilocação. Os que experimentaram EQMs (Experiências de quase morte) sempre aludem a entrada da alma numa bem aventurança, um método de dizer “não precisamos de ressurreição” a morte é a libertação do sofrimento de corpo que carrega uma alma com centelha divina. Também em muitos círculos cristãos não se dá ênfase ao retorno da alma ao corpo glorificado como um estado final de vida eterna. Paulo em I Coríntios 15 fala sobre as três características do corpo glorificado para habitar no novo céu e na nova terra, ele foi semeado em corrupção mas ressuscitará em incorrupção, foi semeado em ignomínia mas ressuscitará em glória, foi semeado em fraqueza mas ressuscitará em vigor, então será um corpo incorruptível, glorioso e poderoso. A vida eterna do salvo tem esses aspectos fundamentais, embora a alma esteja em um estágio de espera, não é pois a morada nem um estado definitivo,  ambos salvos e perdidos viverão a eternidade com corpos ressuscitados, embora diferem absolutamente nos aspectos qualificativos desses corpos, pois só o redimido terá um corpo incorruptível, glorioso e poderoso.

Da mesma forma a heresia mais terrível de nossos dias é a crença de que o homem pode alcançar a imortalidade por si mesmo. O movimento transhumanista tem crescido muito nos últimos anos, a fé na ciência como um modelo criativo que pode conquistar a imortalidade pelo preço do conhecimento tecnológico tem sido defendido por muitos acadêmicos, assim o humanismo Poe a honra no mérito do conhecimento como uma resposta para o dilema da morte e ignora completamente a verdade, a única que transcende a morte: Jesus Cristo, Ele ressuscitou da morte e só Ele tem o poder de conceder a vida, Jesus disse ser a ressurreição  e a vida, por esse motivo, homem algum pode alcançar verdadeira imortalidade num corpo glorificado para viver uma vida eterna. O que oferecem os transhumanistas é uma imortalidade robótica, a fusão da carne corrompida com uma maquinaria sofisticada, criando uma espécie de criatura bizarra e futurista. Não há no homem o gérmen da ressurreição, ele inventa meios de fugir do plano divino, e cai no mesmo erro do princípio, pois o jogo diabólico da queda era propor uma imortalidade independente de Deus, então hoje em dia, se defende uma idéia muito similar com a proposta da antiga serpente ao homem “certamente não morrereis” é irônico como os intelectuais defensores da heresia transhumanista rejeitem Gênesis como lenda e ao mesmo tempo caem na mesma armadilha proposta pelo diabo á Eva.

O homem corrompido  não pode alcançar a imortalidade pelos esforços próprios, esse tipo de salvação é um engano, só Cristo pode dar ao homem vida eterna, ele afirmou ser o caminho a verdade e a vida e só através dele, pela ressurreição dos mortos, homens redimidos podem alcançar essa ressurreição e receber um corpo glorioso poderoso e incorruptível, esse corpo não é uma maquinaria com softwares junto a um aglomerado de carnes, mas um corpo criado pelo próprio Criador, não é uma, invenção da inteligência humana, mas do poder de Deus, não é fruto da engenharia genética de homens adâmicos, mas do Senhor que é o autor e sustentador da vida. “Disse Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto viverá”(João 11:25) Essa nova metafísica transhumanista é uma oposição a proposta e promessas de Cristo com relação ao assunto da imortalidade num corpo ressuscitado e glorificado. Só quando alguém está em Cristo, torna-se nova criatura para poder desfrutar de todas essas promessas maravilhosas do Evangelho, sei que a morte é a geradora da grande crise existencial do homem moderno, o ultimo inimigo a ser vencido, mas não é a engenharia genética e muito menos a robótica quem dará o golpe fatal na morte. É Cristo quem dará esse golpe fatal nela e não o movimento transhumanista.

Além disso, a vida imoral num corpo ressuscitado só é cheia de significados plenos quando tem um adendo escatológico de plenitude “Bem aventurado os puros de coração porque verão a Deus” (Mateus 5:8) essa visão beatífica é a consumação da felicidade mais plena, pois alcança o propósito pelo qual o homem foi criado, e porquanto o transhumanismo e o espiritualismo apenas glorificam as criaturas objetivando a crença de homens falidos em outros homens falidos, a visão beatífica é a essência fundamental da vida cheia de gozo e felicidade que uma pessoa no seu mais completo significado do ser alcançará vivendo no novo céu e na nova terra em um corpo glorificado, incorruptível e glorioso

 

 

Clavio J. Jacinto

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