A CONSTRUÇÃO DA VIDA ESPIRITUAL DO REGENERADO


 



 

Texto: II Coríntios 5:17

 

Ser uma nova criatura só é possível através do novo nascimento, para entendermos que essa nossa criatura é ainda criatura, sendo por adoção filho de Deus, porém ainda continua sendo criatura, para que não seja confundida com o criador, homem algum pode igualar-se a uma divindade, pode ser participante da natureza divina porque leva dentro de si a imagem do filho de Deus conforme Romanos 8:29 porém é criatura distinta do Criador, O novo homem culmina na glorificação do coirpo, pois será tanto material quanto espiritual, mas ele continua sendo criatura, como são os anjos, Não é uma expansão do próprio Deus, mas ainda é criatura. Alguns argumentam que os não regenerados são criaturas enquanto os regenerados são filhos, mas II Coríntios 5;17 nega isso, ainda continuamos criaturas, mesmo depois de regenerados, e somos filhos por adoção. O novo Homem que é criado segundo Deus em verdadeira justiça e santidade passa a receber as coisas celestiais que vem por intermédio do Espírito Santo, o regenerado é batizado no Espírito santo no momento da sua conversão.

A bíblia é muito enfática a respeito da nova Criatura que é o homem regenerado (II Coríntios 5:17, Gálatas 6:5 Efésios 2:10 a 16)

Nos temos duas passagens chaves no novo Testamento que deve ser estudada com mais relevância, um estudo pessoal será de grande beneficio para o leitor, que sendo salvo pela graça de Deus e regenerado segundo a operação poderosa do Espírito Santo, precisa crescer na graça e no conhecimento, as passagens são I Coríntios 13 s II Pedro 1:5 a 12.

O homem transformado pelo Evangelho segundo a operação do Espírito da Verdade, é guiado pelo mesmo Espírito que o transformou. Assim, ele anda de acordo com os padrões da vida espiritual que é a expressão da sua própria natureza nova, ele está em Cristo, nova criatura é, quando tudo se fez novo, isso significa nova visão, novas motivações, novos interesses e um novo foco, único, pois todo o regenerado move-se para o centro da vida em toda a sua totalidade que é Cristo (Efésios 1:10) todo o mover-se para fora de Cristo é apostasia, a Ele devemos toda a nossa devoção e atenção, nosso olhar deve estar fixo e nosso coração absolutamente centrado nEle. Todas as epistolas e todo o evangelho apontam para esse absoluto irremovível: tudo em Cristo e Cristo em tudo.

Agora desejo expressar que além dos frutos do Espirito (Galatas 5:22) que produzem os verdadeiros regenerados, pois esse de fato  estão ligados a Videira Verdadeira, reitero que as etapas do progresso na cosntrução do homem espiritual seguem a ordem que percebemos na leitura de  II Pedro 1:5 a 12. e aqui estão elas, segundo a ordem do Espírito da verdade:

Virtude

Ciência

Temperança

Paciência

Piedade

Amor Fraternal

Caridade

Nós temos um alvo nobre, chegar a uma espiritualidade de alto nível, não se trata de dividir os cristãos em super-espirituais, espirituais e carnais. Não é essa a mina intenção, apenas estou me movimentando de acordo com textos que definem que há uma lei natural de crescimento, não podemos permanecer numa infância espiritual, não devemos ser meninos inconstantes que são levados por todo vento de doutrina, não devemos ser imaturos como descreve Hebreus 5:13, mas devemos alcançar um nível de maturidade de acordo com Hebreus 5:14, e é lógico que aqui estou lidando com uma doutrina bíblica, pois há crescimento na vida espiritual, há frutificação, há processos e se alcança alvos, o mover da vida do regenerado não é para uma ambigüidade e nem mesmo para a subjetividade, a regeneração nos projeta para plenitudes, isso é fato “Mas o mantimento solido é para os perfeitos, os quais em razão do costume, tem os sentidos exercitados para discernir tanto o bem como o mal” Hebreus 4:12 fala sobre a eficácia da palavra dentro do coração do regenerado, nossa meta é ter a possibilidade de discernimento amplo, profundo e de longo alcance (Ezequiel 44:23)

O processo de crescimento se dá em Cristo, essa é uma posição majestosa, abençoada e gratificante, pois quanto mais Cristo se revela a nós, mas temos vida abundante, e o manifestar da vida é ação, é movimento é frutificação. Nosso ápice é a caridade, o amor pela verdade, não uma caridade relativa, pautada em conceitos ambíguos, mas o amor pela verdade que envolve absolutos bíblicos e a coragem de defende-los ao custo da nossa própria vida se for possível, note que os cristãos do Novo testamento alcançaram esse nível, Viver é Cristo e morrer é ganho (Atos 1:8 e Filipenses 1:21) Há um nível baixo e raso, não espiritual, só terrenal, pode existir uma mística nessa posição terrena, mas ela é enganosa, o proceder do homem regenerado é uam saída da vida natural para uma verdadeira vida espiritual, agora veja que Paulo fala sobre essa realidade, a realidade do homem espiritual, é a regeneração, o estar em Cristo que nos possibilita viver dentro de uma verdadeira espiritualidade “Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura, e não pode entende-las, porque elas se discernem espiritualmente” (I Coríntios 2:14) mas note que com relação ao homem espiritual, há um outro nível, mais elevado de compreensão como vimos no versículo posterior (I Coríntios 2:15) Há um agir de Deus no coração transformado pela graça de Deus (Hebreus 10:16) o homem  que é nova criatura em Cristo Jesus, anda segundo a bussola celestial que sempre aponta para a vontade de Deus como única direção certa e segura (II Timoteo 3:16 e 17) de modo que, na eficácia dessa Palavra viva e eficaz, tenhamos paciência e consolação para obtermos esperança de vida eterna (Romanos 15:4) A grandeza da vida transformada é algo extraordinário e os méritos pertencem a Cristo e não a nós mesmos, o “estar em Cristo, nova criatura é” é uma posição espiritual para dentro das realidades obtidas através da Cristo e Sua obra consumada e perfeita que foi realizada na cruz do calvário, é um relacionamento e uma participação com a Pessoa do Salvador.

A limpeza espiritual que ocorre na regeneração (Tito 3:5) precisa de manutenção diária pela Palavra de Deus “Se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis” (Romanos 8;13) buscamos as coisas do Espírito (Romanos 8:5) pois o regenerado é chamado segundo o propósito e a vocação celestial (Romanos 8:28)

Que o Senhor nos conceda graça para entendermos tão preciosas verdades e que os olhos do nosso entendimento sejam iluminados para tão solene fato, se alguém está em Cristo, nova criatura é. Amem



 Clavio J. Jacinto

 

0 comentários:

Postar um comentário