João 3:16 Uma Breve Exegese


 

João 3:16

 

Uma das passagens mais conhecidas das Escrituras, mas a pergunta é: entendemos de fato, a profundidade dessa declaração?

Nesse pequeno estudo desejo apresentar uma breve explicação.

Deus amou ao mundo – Um Deus justo e Santo manifestou a Sua misericórdia, amando pecadores que amam a iniqüidade, Deus amou um mundo rebelde, o Justo amando o injusto, desde a queda, a historia do homem está debaixo dessa sentença “Porque Deus encerrou todos debaixo da desobediência, para com todos usar de misericórdia” (Romanos 11:32) não há justo nenhum sequer, mas em um Deus bondoso encontramos o verdadeiro amor.

De tal maneira - É inexplicável que um Deus Santo e Justo, não aplique um juízo final antes de demonstrar que ama pecadores miseráveis, todos pecaram e destituídos estão da gloria de Deus, mesmo assim, Deus sendo Perfeito e Santo, vai amar radicalmente o mundo, e vai dar o que mais precioso tinha no céu.

Que deu – Amor é ação, Deus não é um Ser passivo e indiferente, homens são indiferentes! A maioria das pessoas que lerem ou ouvirem essa mensagem ficarão indiferentes quanto ao fato de que Cristo, o eterno Filho de Deus se tornou carne e veio a esse mundo para morrer pelos nossos pecados, tomando sobre si mesmo a podridão de nossas iniqüidades. Paulo escreveu que Deus nem mesmo a seu próprio Filho poupou, mas entregou a todos nós (Romanos 8:32)

 

Seu Filho unigênito – Cristo, o Filho de Deus, Santo, Imaculado, Divino, foi o maior bem que a humanidade recebeu, foi a maior dádiva que o mundo recebeu, tão precioso, incalculável. Através do bendito e Precioso Filho de Deus, pobres pecadores podem receber o perdão dos pecados para não serem condenados pelo pecado, Jesus é a resposta divina á impossibilidade humana. Homem algum jamais pode comprar a sua própria redenção, se não fosse a morte redentora de Cristo na cruz, pecadores estariam incondicionalmente perdido, pois é absolutamente impossível que um pecador maculado e sentenciado conquiste por méritos próprios tão grande salvação.

Para que todo aquele que nEle crê – Eis a condição! crer em Cristo, total e permanente confiança naquele que na cruz realizou uma obra totalmente perfeita para poder perdoar, redimir, justificar, santificar e salvar os pecadores que se arrependem de seus pecados. Crer em Cristo, na Sua obra Consumada e perfeita na cruz! A morte expiatória de Cristo é a providencia divina de salvação. O pecador está debaixo da maldição do pecado, mas pode ir para debaixo da benção que há na redenção oferecida por Cristo. Cristo pela obra da cruz, pode livrar o homem do juízo final e da condenação eterna.  Através da fé, uma confiança incondicional na Pessoa e na obra de Cristo, seremos libertos da maldição e do poder do pecado e livres da ira futura e do lago de fogo.

 

Não pereça, mas tenha a vida eterna – Não o lago de fogo eterno como punição, mas a vida eterna por graça. A condição é crer que Cristo, a providencia divina para a justificação, Ele na cruz fez por nós o que jamais poderíamos fazer por nós mesmos.  Não se deixe enganar, somente em e através de Cristo e Sua obra no Calvário nos dá de graça outras dádivas, Cristo foi um presente gratuito, para que outros pudessem ser dados gratuitamente por Deus, perdão, justificação, santificação, uma ressurreição em corpo glorificado, novos céus e uma nova terra onde habita justiça e a vida eterna. Tudo de graça, para quem cultivar uma vida espiritual de confiança permanente em Cristo. Meu amado irmão e amigo, creia em Cristo, temos nEle e por meio dele todas bênçãos espirituais e celestiais. Tenha confiança total na obra consumada e perfeita de Cristo na cruz através do sangue imaculado que Ele derramou, este é o preço da nossa redenção.  A salvação não se adquire pelo esforço humano que expele o suor fétido do pecado, mas pelo sangue divino que foi derramado pelo Filho Eterno de Deus que foi crucificado na cruz do Calvário e oferece uma vez por todas,  uma eterna salvação.

 

"É unicamente através da justiça redentora de Jesus, um dom divino imaculado, precioso e bendito, que o pecador encontra a sublime salvação,a obra consumada e perfeita de Cristo na cruz ergue-se como um farol de esperança em meio à tempestade e a escuridão provocada pela condenação do pecado."

 

 

C. J. Jacinto



0 comentários:

Postar um comentário