A HISTÓRIA CONTADA PELOS VENCEDORES



A HISTÓRIA CONTADA PELOS VENCEDORES.


Eu fico muito admirado com certas pessoas que lamentam a história por que ela é sempre escrita pelos vencedores, argumentam esses que tudo foi escrito de forma errada justamente por causa disso, a versão dos vencedores é um equívoco, porque foi vista somente de um ponto de vista, e que talvez seja apenas um lado só da moeda. Ora, esse argumento é muito usado por teóricos da conspiração, e do ponto de vista bíblico é uma falácia, e vou provar porque é.
A narrativa bíblica é verdadeira e ela é um modelo fiel como as coisas devem proceder, e então se aplicarmos tal raciocínio a vida, não perderemos nunca o bom senso. Não quero dizer com isso que a historia seja totalmente correta, mas a regra de que ela deve ser escrita pelos vencedores tem um embasamento completamente bíblico como podemos observar.
Não quero ser prolongado, apenas citar alguns exemplos que são suficientes para provar a minha posição.
Mas começamos por Moisés, que confronta o Faraó egípcio, há um conflito na história, Deus chama Moises para liderar o êxodo, a libertação do povo hebreu das mãos de ferro da tirania faraônica. O confronto se deu a nível pessoal, mas o drama do êxodo conta com o triunfo do povo de deus contra o exército egípcio, a vitória foi de Moisés e ele escreve o Pentateuco, aqui temos a historia contada pelo vencedor. Então temos Davi, o homem das batalhas, mas há uma batalha que sobressai das outras que foi contra o filisteu Golias. Confronto épico, mas a vitória foi para o homem de Deus, o registro bíblico narra a história sendo que os vencedores escreveram esse conflito colossal e contam como o futuro rei foi corajoso e enfrentou o terrível Golias, assim temos mais um exemplo da história escrita pelos vencedores. Outro exemplo é Neemias, o devoto que queria reconstruir Jerusalém, essa se achava em ruínas, mas o Senhor colocou no coração daquele homem piedoso, a reconstrução da vida e dos seus muros protetores. Neemias levou a missão a sério e reconstruiu a santa cidade, mesmo diante dos conflitos e de todos os inimigos que se opuseram a obra ele levou até o fim o empreendimento e então temos o livro de Neemias para narrar esse triunfo sobre os inimigos, assim a história foi escrita pelos vencedores.
Assim também temos a história de Abraão que vai batalhar contra o rei de Sodoma e outros, e no conflito vence aquela guerra e se apodera da vitória sobre os inimigos e quem registrou tal grandioso conflito? Moisés, pois aqui temos a história sendo escrita pelos vencedores.
Também temos Elias o grande profeta que vai confrontar os profetas de Baal e Aserá, quão tremendo foi aquele conflito onde fogo caiu do céu para consumir os falsos profetas e dar a vitoria absoluta para o profeta Elias, o livro sagrado, A Biblia, segundo o autor daquele fabuloso evento narra os pormenores desse terrível conflito, a mais uma vez vimos a história sendo narrada pelos vencedores.
Podemos ir além da vida ordinária e entrar nas coisas extraordinárias, pois o Novo Testamento narra que Jesus teve um conflito com o diabo, lá no deserto, grande foi a tentação, uma guerra de palavras e idéias, mas Jesus venceu o diabo, e quem narra isso é o próprio Mateus, que foi discípulo de Jesus. Também vimos que adiante segue novamente outro conflito colossal em que dois endemoninhados gadarenos vieram até Cristo e no confronto os demônios foram expulsos e entraram nos porcos que estavam ali naquelas paragens, sendo que os dois homens receberam uma libertação maravilhosa e o escritor sacro narra esse triunfo de Cristo sobre as potencias do mal e a historia continua sendo escrita pelos vencedores.
Chegamos a cruz onde ali o Filho de Deus, cordeiro imaculado que tira o pecado do mundo, morre no ato de expiação, a redenção perfeita, substituição agradável, aceita por Deus Pai, os discípulos estavam lá, João é testemunha ocular, mas a morte leva um cadáver para o sepulcro, ali jaz o corpo por três dias, mas finalmente ressurge dos mortos, a ressurreição triunfante narrada por João, vitoria de Cristo sobre o pecado, o inferno, o diabo e a morte, e quem escreve essa história? Os discípulos! A história sendo narrada pelos vencedores.
Então chegamos na era da igreja, debaixo de ferrenha perseguição, a tirania dos imperadores a intolerância dos religiosos e a igreja está sob fogo cruzado, Antipas é morto, Tiago transpassado pela espada, Estevão é apedrejado, a guerra é intensa, cruel e dramática, a extinção da igreja é objeto de desejo dos demônios, mas a igreja triunfa sobre as lâminas do arado da perseguição, o sangue dos mártires germina e homens mais corajosos pela causa do evangelho se levantam e a igreja marcha triunfante, e quem conta a história do livro de Atos? Lucas, seguidor de Cristo e testemunha dessa vitória decisiva sobre todo o poder do espírito do anticristo que já soprava com fúria naquela época. A história sendo escrita pelos vencedores.
Que o Senhor abra nossos olhos e que nosso entendimento frutifique para a verdade que transcende o engano que tenta prevalecer no mundo.

Clavio J. Jacinto

0 comentários:

Postar um comentário