Sobre a Mentira




A mentira tem um pai, o diabo. Ele é o autor e seus correspondentes e associados estão do lado dele. (João 8:44) Há muitos mentirosos no mundo, estatísticas mentem, falsos profetas mentem, heresiarcas mentem, falsos cristos mentem, políticos mentem, o mundo está debaixo da mentira porque jaz no maligno que é o pai da mentira.(I João 5:19 I Reis 22:22) A mentira é um problema difícil de lidar. Nós não gostamos da verdade que nos incomoda,  mesmo o homem mais santo ainda assim tem problemas com ela.(Atos 5;3) Esse vicio moral e espiritual tem devastado o mundo.(Proverbios 12:22) A mentira move as coisas dentro desse sistema adâmico e caído.(Salmos 7:14 II Tesalonicenses 2:9) As propagandas, a mídia, lideres mundiais, é enorme o contingente de mentirosos. A mentira é um pecado, aliás, também é a máscara que encobre todos os pecados. Quando o diabo quis enganar Eva  pregou mentiras, mentiras convincentes.(Genesis 3:4) É que foi prometido a ela que a desobediência lhe daria imortalidade e deificação.(Genesis 3:1 a 10 com II Coríntios 11:3) Ela seria uma deusa imortal se desobedecesse ao Senhor. E ela creu na mentira, porque era uma mentira “boa’ aos seus ouvidos. A coisa mais difícil que temos que lidar é com a verdade que nos incomoda, e com relação aos ímpios, o problema se acentua infinitamente. As pessoas não querem ouvir a verdade. (Provérbios 17:4) Nem mesmo as pessoas mais santas gostam de ouvir a verdade que lhes causam inconveniências. Essa semana preguei em uma pequena congregação, e eu lhes recomendei que amassem sempre aqueles que falam a verdade que não gostamos de ouvir, e que devemos tomar muita  precaução com aqueles que falam somente o que lhes agradam. Os últimos dias será caracterizado por aquele tipo de gente que amontoarão para si doutores conforme suas próprias concupiscências, e desviarão os ouvidos da verdade, voltando ás fabulas”(II Timóteo 4:3 e 4) A verdade machuca corações fragilizados por mentiras e ilusões. Entender isso é essencial. A verdade muitas vezes ofende, ela dissipa as fantasias nebulosas do engano, desmascara o ídolo da falsidade que se ergue dentro do coração, aliás, a pregação vigorosa da verdade quebra o ídolo da mentira que fica alojado no altar do coração do enganado. O escritor “distópico” George Orwell, escreveu que “Falar a verdade em uma era de mentiras universais é um ato revolucionário”.  E é! a verdade ofende, divide as pessoas, poucas pessoas estão dispostas a ouvir as coisas certas. Assim na pos-modernidade ela é evitada a todo custo, pois a verdade exige o sacrifício de sofrer e morrer por ela se possível.
Há absolutos nas Escrituras que são inegociáveis, creio que jamais devemos abrir mão delas. (Tito 2:1) Mas esses absolutos são ofensas ao mundo e até mesmo no sistema de religiões que orbitam em torno do cristianismo, elas são verdades não convenientes. Não devem ser pregadas, porque são verdades ofensivas, desconfortáveis, impopulares, cito alguns exemplos: A doutrina do inferno eterno, a avareza que é idolatria, inerrância, inspiração verbal e suficiência da autoridade das Escrituras, salvação exclusivamente pela obra consumada e perfeita de Jesus Cristo, enfim, são esses apenas alguns exemplos.
Procure provar por si mesmo que a maioria das pessoas a sua volta não querem ouvir  a verdade que lhes ofende todavia estarão prontas para ouvirem tudo o que é  agradável mas não é verdadeiro. E isso não somente é observável no mundo, mas também dentro das igrejas. A maioria prefere ouvir mentiras confortáveis que sirvam de paliativos para a vida superficial do que ouvirem verdades que despertem a  condição espiritual que se encontram. Sendo o diabo o pai da mentira, ele investirá potencialmente no engano confortável que leva a humanidade a uma ilusão profunda. (Apocalipse 12:9 e 20:2) mas a verdade é que a mentira lançará todos os seus seguidores e praticantes no fogo do inferno (Apocalipse 21:8)

Um artigo interessante que lhe ajudará muito pode ser lido em:

https://heresiolandia.blogspot.com/2019/05/fugindo-do-espirito-do-erro.html




Clavio J. Jacinto

0 comentários:

Postar um comentário