As Silenciosas Conquistas de Deus



As Silenciosas Conquistas de Deus


Autor desconhecido, publicado na revista "A Witness and A Testimony", 1937
Não por força, nem por violência mas pelo Meu Espírito, diz o Senhor. "(Zacarias 4:6)
As operações silenciosas de Deus são como Ele mesmo, são profundas e silenciosas, e parecem ser lentas, tortuosas e precisam ser pesquisadas para serem apreciadas.
Quando ficamos na margem de um rio veloz, muitas vezes acontece que existem redemoinhos rodopiantes perto da costa, onde a água corre de volta pelo riacho, que parece como se o rio estivesse indo na direção errada, mas quando olhamos para dentro no canal, encontramos a corrente correndo em direção ao oceano. Esta é uma figura da maneira como Deus trabalha. Em muitas coisas na igreja, na sociedade e na experiência religiosa, parece que Deus estava sendo derrotado e que os movimentos de Sua graça e providência estavam fracassando e que todos os Seus propósitos estavam seguindo na direção errada. Somente quando levantamos os olhos e nos afastamos da margem do momento presente e levamos em consideração toda a corrente do governo de Deus entre os homens - é que vemos. Ele está constantemente obtendo a vitória, por assim dizer, por estratégia, e de maneira silenciosa, secreta e imperceptível aos olhos comuns.
Ele trabalha de maneira oculta, como se estivesse com mãos enluvadas, sob o que chamamos de segunda causa, e por forças espirituais e não mecânicas. Suas grandes operações na graça, subjugando a alma, são realizadas pelo poder invisível e quase irreconhecível dos pensamentos sérios, anseios gentis do coração, atrações celestiais na oração, apreensões secretas de grande perigo ou aberturas repentinas na mente da esperança, e brilhantes possibilidades, ou pelas alternâncias de um sentimento de total desamparo, por um lado, e depois de grande coragem e determinação, por outro.
Você já reparou que grandes pecadores velhos e impenitentes são geralmente capturados e conquistados das maneiras mais inesperadas e por alguma circunstância patética cheia de gentileza silenciosa, exatamente o oposto do que achamos essencial para produzir tais resultados? Os infiéis não são convertidos por grandes sermões, mas mais freqüentemente pela confiança silenciosa de algum pobre santo velho ou pela sussurrada oração de uma criança pequena. Tudo o que é feito por Satanás ou pela carne é com grande demonstração, barulho e evidências externas; e você pensaria que eles estavam perturbando o universo a todo momento. As igrejas carnais funcionam da mesma maneira que o mundo, e quando planejam um reavivamento, deve haver uma grande combinação de igrejas, multidões de pessoas, um coro gigantesco, com trombetas e tambores, e um exército de pregadores elitizados e eloquentes, e uma grande alarde de águia e, quando o barulho e o chocalho terminarem, é quase impossível encontrar almas verdadeiramente convertidas a Deus. Ao mesmo tempo, um humilde santo em um beco ou em um milharal está silenciosamente chorando e orando pela salvação de uma criança, que se tornará um grande profeta, ou reformador, no poder do Espírito Santo. e valem dez mil vezes mais em resultados de longo alcance do que o trovão eclesiástico do enorme falso reavivamento controlado pelo poder do homem.
Deus trabalha através de pessoas, almas individuais, em vez de comitês, grupos federados ou grandes organizações. A força espiritual mais forte da terra é a alma individual. Deus conquista o coração de alguém, e através dele ele derrama Seus propósitos como um rio poderoso.
Quanto mais nos aproximamos de Deus, mais valorizamos a alma individual. Quando os homens se afastam do Senhor, o homem individual conta pouco, e a confiança é depositada em grandes maiorias e exércitos pesados, instituições para-eclesiasticas e sistemas conjecturados na confiança da força humana. A torre de Babel foi construída por um comitê nacional que disse: "Vamos construir uma cidade e uma torre".
Mas Deus escolheu um homem, Abraão, e o chamou para ser um peregrino e fundador de uma raça, daqueles que tinham fé. O rei da Síria organizou um exército para capturar o profeta Eliseu, mas esse profeta solitário rezou, e o exército ficou cego, e ele os levou para Samaria. Esta é uma amostra da história universal.
Os homens dependem para sempre de exércitos, comitês e uma demonstração de força: e da maneira mais silenciosa, simples e inesperada, Deus inspira gentil e secretamente uma alma que ultrapassa os sábios e os potencialmente fortes e realiza os propósitos de Deus de maneira que não imaginamos ser possível.
O Senhor sustenta Seu argumento e realiza Suas conquistas, mantendo Seus santos em uma condição desamparada de várias maneiras, de modo a fazê-los viver pela fé e depender somente de Deus.
Se o Senhor desse ao Seu povo o que os homens chamam de sucesso, como muito dinheiro e prosperidade pessoal, isso seria um fracasso total do ponto de vista de Deus. Deus consegue fazer o homem falhar. Para ler a Bíblia e depois olhar para a vida humana, parece que Deus está sendo derrotado. O que parece ser um fracasso aos nossos olhos é um sucesso com o Senhor. O Todo-Poderoso não está trabalhando de acordo com os planos humanos; nem de acordo com as potencias estratégicas da sabedoria terrena. As pessoas que o mundo chama de bem-sucedidas são, na realidade, são perfeitamente falhas na perspectiva espiritual.
Aqueles que são vistos como inúteis desamparados ou extremamente fracos, muitas vezes são bem-sucedidos no caminho de Deus.
Homens de grande fé nunca podem ir além de ter sua fé provada. O plano de Deus é: não haverá nada do Eu e tudo de Cristo. As mesmas pessoas que estão fazendo mais por Deus na salvação de almas, no trabalho missionário, no cuidado de órfãos, são aquelas que estão trabalhando em escassos suprimentos de força, dinheiro, talentos, vantagens e são mantidas em uma posição de vivendo pela fé e tirando de Deus, dia após dia, suprimentos físicos e espirituais. É assim que Deus consegue dar preciosas conquistas  para Seu próprio povo, e sobre a incredulidade daqueles que olham para Suas providências.
Nossa verdadeira conquista é formar uma aliança secreta com Deus e tomar o seu lado contra nós mesmos. Conseguimos concordar em ser o que outras pessoas chamariam de um fracasso miserável. Obtemos tesouros ao deixá-los desaparecer de vista nas mãos de Deus.
Conquistamos nossos inimigos amando-os e deixando silenciosamente o Senhor controlá-los, recebendo seu tratamento como parte da vontade de Deus para nós. Deus sempre sai na frente e está sempre no ápice da historia. Ele parece dar a Satanás e aos pecadores e ao velho Eu toda a vantagem, e então Ele mesmo fere o escolhido de modo a expressar uma fraqueza, uma limitação, e como Jacó, anda com uma perna coxa e caminha enquanto todo o mundo, como Esaú, monta a cavalo e faz um grande show, mas no final, como Jacó coxo, Deus conquista e sustenta seu argumento de maneira tão silenciosa que parece não estar fazendo nada; contudo, o tempo todo,  está moldando as circunstancias, ele está fazendo milagres fora da vista dos homens comuns e seculares, porém suas maravilhas podem ser percebidas pelo coração consagrado que acredita no poder Soberano e providencial do Senhor.
“Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra, aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo” (Filipenses 1:6)

Notas finais:

O autor desse magnífico texto é desconhecido,ele foi publicado muitos anos atrás,  eu fiz adaptações para responder aos anseios do tempo presente, porém a primazia do texto deve ser dada ao autor anônimo.
Extraido de: 
A tradução foi feita pelo Google, a correção e adaptações feitas por

C. J. Jacinto

0 comentários:

Postar um comentário