Remanescentes e Não Apóstatas


 


E não o perceberam  (Mateus 24:39)

 

Jesus comparou a sociedade dos últimos dias com os dias de Noé. O comportamento das pessoas seria idêntico. Chama a atenção o fato de aquela geração ser insensível, estavam anestesiados, com o coração obscurecido, cheios de egoísmo e imersos num dilúvio de materialismo e indiferença, antes de naufragarem nas águas torrenciais do juízo divino. “E não o perceberam” e você está percebendo os perigos do presente século mau?(Gálatas 1:4) A geração atual está espiritualmente vinculada com os dias de Noé, as pessoas daquela época não cuidavam da própria alma. A prioridade eram as coisas passageiras e absolutamente indiferentes á salvação da alma, Pedro afirma que Deus não perdoou o mundo antigo, mas guardou Noé o pregoeiro da justiça. (II Pedro 2:5) Noé e Enoque perceberam o juízo iminente, mas a maioria dos homens, senão quase todos, eram indiferentes com relação aos perigos daquela época, tal também será o comportamento da maioria das almas nos últimos dias.  Quais sinais evidentes de almas descuidadas que não estão percebendo os perigos dos nossos dias? As condições atuais são de cegueira, mesmo as igrejas e a maioria dos pregadores inclinaram-se para o materialismo, há mais pregações de interesses materialistas do que sobre a cruz de Cristo. A religião cristã virou um movimento de lucro e secularização, pastores e pregadores atuam como profissionais da arrecadação monetária, não estão interessados no destino eterno das pessoas, mas nos bens delas.  Como em Laodicéia, há uma cegueira nos cristãos, Cristo disse “És cego” (Apocalipse 3:17) quais os sinais de um cristão nessa mesma situação tão trágica?

Primeiro: São desapercebidos, esses cristãos que em processo de decadência espiritual, não cuidam da própria alma, criaram para si mesmos uma teologia perigosa, pensando que podem viver a fé cristã sem receber alimento espiritual solido, sem ser membro do corpo de Cristo, sem ler as Escrituras e beber das suas fontes, sem relacionar-se na comunhão com outros cristãos e sem prestarem culto e adoração numa assembléia cristã local verdadeiramente bíblica e teocentrica. A igreja de Filadélfia era uma igreja modelo e é notável que o nome já diz tudo sobre o caráter espiritual de seus membros. A palavra “Filadélfia” é a junção de Filos e Adelphos, que significa confraternização de amigos. Os cristãos devem ser fraternos, amando uns aos outros e cuidado uns dos outros. Na esfera espiritual entendemos que o inimigo atua como predador (I Pedro 5:8) e a tática de um predador é isolar a presa do rebanho para depois tragá-la. O diabo primeiro isola e depois devora. Aqueles que não se cuidam em se congregarem em uma assembléia bíblica, não recebendo verdadeiro alimento, leite espiritual não falsificado, mas tão somente do Pão celestial,a Palavra de Deus, tornam-se fracos frágeis e desprotegidos, presas em potencial do inimigo que as quer devorar.

Segundo: O caminho da apostasia pessoal começa por nutrir a idéia de que não é importante assistir os cultos numa comunhão de cristãos e receber verdadeiro alimento espiritual. Tal idéia é potencialmente perigosa em nossos dias. O evangelho tem um princípio espiritual funcional; A vida cristã se idealiza pelo conceito de rebanho e aprisco e também pela regência e liderança suprema do bom pastor, pois Cristo é o bom Pastor que deu a vida pelas ovelhas, ele é líder supremo da universal assembléia dos santos. Quando alguém pensa de outra forma, está fora dos padrões estabelecidos pelo Novo Testamento. Há em nossos dias, aqueles que entronizam no coração, a opinião pessoal ao invés de sujeitarem-se á voz do Espírito Santo expressa de forma muito clara no Novo Testamento, e acabam desenvolvendo para si mesmos outro evangelho que é claramente anatemizado pelo apostolo Paulo em Gálatas 1:8 e 9. Cristo deve ser o centro sempre, nossa comunhão é com o Pai e com o Filho pela liderança do Espírito Santo, cantores, pregadores e lideres não podem disputar o centro da igreja, o pragmatismo, o maquiavelismo e o relativismo estão fora do cardápio espiritual da igreja do Senhor, o remanescente terá Cristo como o Centro e a Palavra de Deus como verdadeiro Pão para o sustento do novo homem.

Terceiro: O conceito de estar apercebido está vinculado aos cuidados com a vida espiritual de forma completamente bíblica. Isso inclui vigilância, oração, sobriedade, estudo das Escrituras, fervor espiritual, comunhão fraterna, adoração, comunhão e á pratica dos ensinamentos de Cristo (João 14:15 e 21)  enfim, tudo o que abrange a área da vida cristã da nossa vida. A exortação de Paulo é que sejamos firmes e constantes no Senhor, atentos quanto às tendências sociais e alertas quanto à multiplicação da iniqüidade. Somos peregrinos e por esse motivo não nos conformamos com o presente século, mas aguardamos as bênçãos do mundo vindouro.

Quarto: Não há um interesse em desenvolver o discernimento espiritual, mas de permanecer adormecido nas coisas que promovem uma espécie de torpor espiritual. Os sinais são claros, pois a escola bíblica dominical perdeu a sua força enquanto o entretenimento dentro dos cultos, bem como mensagens de otimismo e auto-estima ganharam espaço desproporcional nos cultos. Gera-se um ambiente de clube, de uma associação fraterna secular, um lugar de passa-tempo, de show musical, a Palavra de Deus é reduzida a alguns momentos e muitas vezes numa exposição meramente superficial. De fato conheço pessoas que não  se importam com a exposição das Escrituras, não valorizam nem priorizam o conhecimento da vontade de Deus, são indiferentes quanto ao fato de aprenderem para desenvolverem o discernimento e a sobriedade espiritual.

 

 Sigamos a voz do Espirito Santo em I Tessalonicenses 5:6 “Não durmamos pois como os demais, mas vigiemos e sejamos sóbrios”

 

0 comentários:

Postar um comentário