O Pragmatismo e a Igreja Moderna


O PRAGMATISMO E A IGREJA MODERNA


 Por Terry Arnold

 

O que é pragmatismo?

 

O pragmatismo diz que os resultados provam a verdade; ou no contexto cristão, se dá resultado, funciona e deve ser do Espírito Santo. O pragmatismo essencialmente deriva conclusões com base em resultados, não importa quão subjetivos sejam os resultados. História: John Dewey (1859-1952) é considerado um dos fundadores da filosofia do pragmatismo. Ele acreditava que a experimentação era o árbitro da verdade. Suas teorias lançaram as bases para homens como Richard Rorty (1931-2007), considerado um dos criadores do 'pós-modernismo'. Esses homens e suas filosofias ensinaram que não existem absolutos e que não podemos conhecer a verdade em nenhum sentido final. O pós-modernismo veio depois do movimento liberal que infligiu muitos danos à igreja no final do século 19 e início do século 20. Friedrich Schleiermacher (1768-1834), é considerado o pai do liberalismo teológico. Daquele momento em diante, quase todas as principais doutrinas foram desafiadas por teólogos liberais, muitos que estavam envolvidos no Racionalismo Alemão e na "Alta Crítica", que reduziram a "inspiração" da Bíblia a um nível mais "humano". As consequências disso ainda podem ser vistas na igreja moderna, onde hoje a vida e a experiência ( ortopraxia ) têm se tornado cada vez mais importantes do que questões de crença (ortodoxia/doutrina). Embora seja verdade que a doutrina deve produzir vida, a vida também deve ser fundamentada na doutrina. Hoje a doutrina foi minimizada na medida em que não é mais essencial... e o resultado ?... portanto, não é mais essencial combater o falso ensino. Hoje o movimento liberal está disfarçado de 'Movimento Emergente' com líderes como Brian McLaren que rejeitam palavras como autoridade, inerrância e infalibilidade como desnecessárias e distrativas. McLaren chegou ao ponto de afirmar: “Não acredito que fazer discípulos deva ser igual a fazer adeptos da religião cristã. Pode ser aconselhável em muitas circunstâncias ajudar as pessoas a se tornarem seguidores de Jesus e permanecerem em seus contextos budistas, hindus ou judaicos'.

Pragmatismo no Cristianismo Moderno: Hoje muitas igrejas usarão quase qualquer programa disponível para atingir seus 'objetivos'. Não importa quais sejam os métodos, desde que tragam 'resultados'. Os métodos aparentemente não afetam a mensagem. 'Se funciona, deve ser de Deus' e a bênção externa de Deus torna-se o critério pelo qual eles frequentemente medem a aprovação de Deus. Mas Provérbios 14:12 diz: 'Há caminho que ao homem parece direito, mas o seu fim é o caminho da morte'. O pragmatismo por natureza é ecumênico. Ele atrairá outros de diferentes doutrinas e crenças para alcançar seu objetivo. O pragmatismo moderno não gosta da doutrina da separação. No entanto, o Salmo 1:1 diz: “Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Mas seu prazer está na lei do Senhor; e em sua lei ele medita dia e noite'. O pragmatismo substitui isso pelo conselho do próprio homem porque obtém 'resultados' e é sua 'experiência'. A Declaração de Cambridge em 1996 pediu que as igrejas retornassem às raízes da Reforma do evangelismo. Oitenta teólogos, pastores e líderes de igrejas assinaram uma declaração na conclusão de uma cúpula de quatro dias realizada pela Alliance of Confessing Evangelicals. Robert Godfrey, de Westminster, observou: “Se avaliarmos o pragmatismo dos pragmáticos em uma base pragmática, temos que dizer que, por seus próprios padrões, eles falharam. Por que as estatísticas médicas americanas não refletem as curas dos carismáticos ? Por que nossas estatísticas de crimes não refletem a vida santa dos evangélicos? Por que, após uma geração de metodologia de crescimento da igreja e adoração amigável, a freqüência à igreja caiu significativamente?' A Declaração de Cambridge condenou 'o movimento de crescimento da igreja' por supostamente enfatizar 'que uma compreensão sociológica daqueles que estão no banco é tão importante para o sucesso do Evangelho quanto a verdade bíblica que é proclamada'. A declaração acima em grande parte caiu em ouvidos surdos. As igrejas hoje cada vez mais se contentam com 'o que funciona' e não estão muito preocupadas com a verdade. Pós-modernistas e pragmatistas acreditam que nunca podemos ter certeza da verdade - esse é o grito do recente movimento da 'Igreja Emergente'. No entanto, o cristianismo é uma fé razoável e o estudo do significado dos escritos da Bíblia pode ser analisado e sistematizado . Uma crítica a isso é que o intelectualismo e o foco na doutrina removem a vida e a maravilha de Deus. Mas isso, embora seja uma possibilidade, não precisa ser assim. Os grandes líderes do passado, como Jonathan Edwards, Spurgeon e os puritanos, eram homens intelectuais com grandes mentes de aprendizado. Os maiores avivamentos da história ocorreram sob seus ensinamentos. Jonathan Edwards, em particular, é considerado por muitos como tendo uma mente igual à de Einstein. Basta ler seus diários e diários para ver seu 'intelectualismo' e sua enorme capacidade de pensar questões profundas. (1) Sua vida e a de outros reformadores muitas vezes se desenrolaram em uma fé experiencial sincera que ardia para ver as pessoas chegarem à verdade e acreditarem no Cristo ressurreto. Em contraste, o líder da 'Igreja Emergente' Brian McLaren escreve: 'Colocamos menos ênfase em cuja linhagem, ritos, doutrinas, estruturas e terminologia estão certos e mais ênfase em cujas ações, serviço, alcance, bondade e eficácia são bons'. (2) Isso pode soar como um bom conselho, mas é um erro sutil. Coloca a carroça na frente dos bois. É a sã doutrina que produz 'ações'. A raiz da fé e o que é 'certo' produz o fruto das obras. A santificação segue a justificação, e não vice -versa. O pastor emergente, Rob Bell, concorda com a ênfase de McLaren: 'Talvez uma pergunta melhor do que quem está certo, é quem está vivendo corretamente?' Mas isso inclui os budistas? Em algumas áreas da moralidade eles vivem vidas melhores do que muitos cristãos! Mas não há conexão vital entre o que acreditamos e como vivemos, entre ortodoxia e ortopraxia? Se Mclaren e Bell estiverem corretos, então 'Sua Santidade o Dalai Lama' terá mais a nos oferecer. Mas sem a sã doutrina e o que é 'certo', não recebemos o perdão dos pecados, a justiça imputada de Deus e a vida eterna! As filosofias pragmáticas dos movimentos da igreja moderna estão sutilmente diluindo a palavra de Deus. Eles comprometem absolutos, agradam aos homens e atendem ao mundo. Pragmatismo no evangelismo: Hoje um 'cristão' é qualquer um que 'creia em Jesus'. Isso inclui muitos católicos romanos. Isso me incluía quando eu era um católico romano devoto e antes de nascer Pragmatismo e A Igreja Moderna Novamente, porque eu também 'acreditava em Jesus'! Também inclui muitos grupos de culto e outras religiões. O pragmatismo diz que um número maior de pessoas em qualquer igreja é freqüentemente considerado uma bênção de Deus. O que for preciso para obter esses números justifica os meios. Assim, os empreendimentos evangelísticos tornam-se a base para a unidade da igreja, apesar das diferenças doutrinárias em áreas essenciais. Não é nenhum segredo que as cruzadas evangelísticas ocidentais modernas têm pelo menos uma 'taxa de queda de 80%'. A resposta dada por aqueles que defendem tais empreendimentos é que devemos louvar a Deus pelo ' sucesso' daqueles poucos que são salvos. O pragmatismo diz que se dá resultado, funciona e deve ser do Espírito Santo. No entanto, o verdadeiro teste para tal lógica é levar a premissa ao seu limite. Em outras palavras, apoiamos um campo satanista se alguém for salvo dele? Eu pessoalmente fui salvo enquanto ainda estava na Igreja Católica Carismática - isso significa que a Igreja Católica é bíblica e devemos apoiá-la ou nos unir a ela? Esta é a resposta para os pragmatistas - estender a lógica até sua conclusão para expor o erro invisível. Os grupos de culto também usam esse falso pragmatismo e eles têm melhores 'resultados' (números) no evangelismo do que os cristãos! Outro perigo do pragmatismo no evangelismo é a cegueira para os resultados 'ocultos'. Minha primeira reação agora ao evangelismo em massa e às cruzadas modernas é: eles estão realmente sendo salvos e os 80% que 'recaíram'? Por que não nos importamos com os 80% dos quais muitos foram informados de que estão a caminho do céu, mas eles ouvirão aquelas terríveis palavras de Jesus: 'Eu nunca te conheci; apartai-vos de mim vós que praticais a iniqüidade' (Mt.7:21-23). É o material dos pesadelos e deve fazer os líderes das cruzadas de massa estremecer e examinar os métodos e a mensagem! Quando meus filhos e eu estávamos envolvidos no Youth Alive, muitas vezes ignorei esse 'resultado oculto' da taxa de queda de 80% até questionar a apresentação mundana, o estilo de vida dos líderes, a carnalidade, a exibição carnal da música, as bandas de 'rock cristão', a adoração extática que apelava para a carne, e especialmente as 'decisões' exaltadas. Anos mais tarde, olhei atentamente para alguns daqueles que haviam feito 'decisões' por Cristo e descobri que quase todos haviam 'se desviado' e voltado para o mundo e alguns estavam realmente endurecidos ao Evangelho. Em muitas das cruzadas de hoje, os incrédulos são informados de que se eles 'convidarem Jesus em seus corações', 'o aceitarem como Salvador pessoal ', andarem pelo corredor ou fizerem uma 'oração dos pecadores' para que sejam 'salvos'. Devemos louvar a Deus por aqueles poucos salvos soberanamente por meio de tal ' crença fácil ', mas não perguntar por que a maioria caiu? Se eu alimentasse 1.000 pessoas com veneno e algumas sobrevivessem, isso faria o veneno valer a pena? A evangelização em massa moderna produz resultados rápidos e enganosamente convincentes. Os fundadores da literatura evangelística, os puritanos, diferiam muito em seus métodos do evangelismo moderno. Eles não inventaram métodos destinados a atrair os ímpios. Eles não usavam entretenimento e não tentavam vender a igreja para os desinteressados. Eles foram motivados e bem conscientes do poder das Escrituras. Eles conheciam a verdade de Atos 2:42,47: 'E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações... '. O evangelismo ocidental também está rapidamente se tornando um evangelho de 'amor alegria paz' que falha em pregar o pecado e a lei e suas conseqüências. A isso são acrescentadas atrações para tornar o Evangelho mais palatável para os não salvos. Estes incluem a ênfase em tomar uma 'decisão', andar pelo corredor, truques e manipulação emocional (muitas vezes através da música). O resultado é uma mensagem mista e impura. Conclusão: O pastor John MacArthur escreve: “É tolice pensar que alguém pode ser tanto pragmático quanto bíblico. O pragmático quer saber o que funciona agora. O pensador bíblico se preocupa apenas com o que a Bíblia ordena. As duas filosofias se opõem no nível mais básico.' (3) Charles Spurgeon advertiu profeticamente sobre os perigos do pragmatismo há mais de 100 anos: “Há certos ministros que traem traiçoeiramente nossa santa religião sob o pretexto de adaptá-la a esta era progressiva. O novo plano é assimilar a igreja ao mundo, e assim incluir uma área maior dentro de seus limites. Por meio de performances semi-dramáticas fazem casas de oração para se aproximarem do teatro, transformam seus cultos em espetáculos musicais, e seus sermões em arengas políticas ou ensaios filosóficos; na verdade eles trocam o templo por um teatro e transformam os ministros de Deus em atores, cujo negócio é divertir os homens... Ah, eu! As cercas são derrubadas, as paredes são niveladas , e para muitos não há mais igreja a não ser como uma porção do mundo... Esta é a proposta. Para ganhar o mundo, o Senhor Jesus deve conformar a si mesmo, seu povo e sua palavra ao mundo. Não vou me alongar mais em uma proposta tão repugnante... Os israelitas eram ruins o suficiente, mas era a multidão mista que sempre liderava o caminho na murmuração. Por que há morte espiritual hoje? Por que a falsa doutrina é tão desenfreada nas igrejas? É porque temos pessoas ímpias na igreja e no ministério. A ânsia pelos números, e especialmente a ânsia de incluir pessoas respeitáveis, adulterou muitas igrejas e as tornou frouxas na doutrina e na prática, e gostaram de diversões tolas... o evangelho de Jesus. Nosso serviço é severamente claro... Eu coloquei diante de você por muitos anos, nada além de Cristo crucificado e a simplicidade do evangelho, mas onde você encontrará uma multidão como esta reunida nesta manhã? Onde você encontrará uma multidão como esta reunião sábado após sábado, por trinta e cinco anos? Eu lhes mostrei nada além da cruz, a cruz sem as flores da oratória, a cruz sem as luzes azuis da superstição ou excitação, a cruz sem diamantes de categoria eclesiástica, a cruz sem os contrafortes de uma ciência jactanciosa. Basta atrair os homens primeiro para si e depois para a vida eterna! Nesta casa temos provado com sucesso, nestes muitos anos, esta grande verdade, que o evangelho pregado claramente ganhará uma audiência, converterá pecadores e edificará e sustentará uma igreja. Não há necessidade de descer ao Egito em busca de ajuda. Convidar o diabo para ajudar Cristo é vergonhoso...' *


 

Notas :

(1) 'The Works of Jonathan Edwards' (dois volumes), Banner of Truth. (2) 'Uma Generosa Ortodoxia' por Brian McLaren (3) 'Vergonha do Evangelho' por John MacArthur, P.80 * A questão do Pragmatismo e as advertências de Spurgeon estão documentadas em 'A Verdade Importa Mais' por John MacArthur ( dois DVDs) disponíveis neste ministério.


Traduzido de

TAMMINISTRIES.



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