Quando a Superficialidade se Torna uma Heresia


 

As vezes a filosofia nos leva para as profundezas de uma reflexão que nos permite perceber o âmago da mensagem do evangelho na sua essência. Nessas três frases do filósofo Miguel de  Unamuno, há algo que nos impele para uma vida radical, nada de superficialidade há nos conceitos. Como ele mesmo descreve, ser inatingível a perfeição, (É claro que os perfeccionistas discordam!) todavia o alvo é o aprimoramento. A perfeição cristã se consuma na glorificação e nos novos céus e nova terra, mas o alvo já é visto desde a jornada da terra. E seguida temos a questão do mistério, que tempera a vida e então a suma de uma declaração que é extremamente cristã, ser atalaia em um mundo adormecido pela indiferença. Tres frases do filosofo Unamuno que me levam para os jardins floridos da ortodoxia espiritual:

 

 “Sede perfeitos como o vosso Pai que está nos céus é perfeito”, disse-nos Cristo, e semelhante ideal de perfeição é, sem dúvida, inatingível. Mas propôs-nos o inatingível como meta e termo dos nossos esforços.”

 “Passarei a vida a lutar com o mistério e, ainda por cima, sem esperança de o penetrar, porque esta luta é o meu alimento e a minha consolação. Sim, a minha consolação. Habituei-me a extrair esperança do próprio desespero. E não gritem “Paradoxo!” os mentecaptos e os superficiais."

“É obra de suprema misericórdia despertar o adormecido e sacudir o parado; e é obra de suprema piedade religiosa buscar a verdade em tudo e descobrir, seja onde for, o embuste, a parvoíce e a inépcia."

Miguel de Unamuno


-----

Clavio J. Jacinto

0 comentários:

Postar um comentário