A Importância da Fé Cristã Ortodoxa e da Cosmovisão Cristã
Princípios espirituais para firmar nossas convicções
“Se desejamos ficar firmes frente a apostasia que tenta prevalecer na cristandade, teremos que abrir mão de muitas concessões e aprender a caminharmos muitas vezes em solidão”
Em várias passagens das Escrituras, somos convocados a ter crenças firmes e definitivas (veja Hebreus 2:1-3, Tito 1:9, Efésios 6:14, II Tessalonicenses 2:15 etc.). Assim, a firmeza de nossas convicções é determinada pelo conjunto de crenças ortodoxas que identificam o cristianismo bíblico, os fundamentos da fé do teísmo cristão. Desejo me expressar dessa maneira para identificá-lo de forma mais coerente. Assim, desejo esclarecer que a fé cristã ortodoxa tem sua base sobre o que chamo de teísmo cristão fundamental, para salientar que dentro da cosmovisão cristã bíblica deve sobressair os fundamentos da fé cristã, tal como pode ser observado na obra idealizada por R. A. Torrey.
O que é uma Cosmovisão?
Nancy Pearcey, no seu livro "Verdade Absoluta", define: "A cosmovisão é como um mapa mental que nos diz como navegar de modo eficaz no mundo. É a impressão da verdade objetiva de Deus em nossa vida interior." Portanto, uma cosmovisão é um conjunto de crenças que sustenta nossas convicções e orienta nossas ações e comportamentos.
A Fé Cristã como Baluarte das Nossas Convicções
A fé cristã precisa ser muito bem estabelecida na nossa vida interior. Ela deve ser o baluarte das nossas convicções espirituais. Sabemos que a fé cristã tem sido mais atacada do que nunca, e é uma verdade indiscutível que a fortaleza da verdade torna-se resistente na medida em que fortalecemos seus fundamentos dentro de nós.
A Urgência de Estar Preparados
É uma medida de urgência que estejamos capacitados a responder a todos que pedirem a razão da nossa esperança. Mas isso não ocorre se tivermos convicções fracas e deixarmos nossa alma vagando na superfluidade da ignorância. Assim, se faz necessário que tenhamos uma visão coerente e forte do teísmo cristão fundamental, pois essa é a maneira correta de tomarmos medidas contra os ataques contra a fé cristã, ao mesmo tempo em que tecemos uma proteção segura e favorável às verdades do evangelho que abraçamos e confiamos.
A Cosmovisão Cristã e Seus Fundamentos
A cosmovisão cristã é um conjunto de pressupostos básicos e fundamentais. Suas crenças são objetivas e servem para orientar todo o campo onde se encontra a jornada cristã, construindo toda a visão mais ampla que dá um significado coerente para a vida.
As Consequências da Perda de uma Cosmovisão Coerente
A perda de uma cosmovisão coerente, como é o caso da cosmovisão cristã, pode resultar em perdas irreparáveis. James Sire disse: "A lacuna deixada pela perda do centro na vida é como o abismo no coração de uma criança que perdeu seu pai." Assim, todo o conjunto de crenças que sustentam uma cosmovisão precisa estar fortemente fixado no coração. E quando se trata do teísmo cristão, isso é uma solidificação da base pelo qual se sustenta o verdadeiro sentido da vida.
Fortalecendo as Convicções através do Estudo
Sempre entendi que todos os pontos de um conjunto de crenças que identificam o teísmo cristão precisam ser fortalecidos pelo exercício intelectual da razão e da lógica. Isso ocorre quando estudamos as doutrinas cristãs, a Bíblia, as evidências que corroboram a fé cristã e os valores morais de acordo com a revelação das Escrituras. Há uma necessidade constante de fortalecimento das convicções mediante o exercício do estudo e pesquisas sobre esse assunto.
A Responsabilidade do Cristão
Com base nessa perspectiva, o cristão firma suas crenças e dá um sentido muito objetivo para a sua vida. Ele se encarrega de responder com mansidão e temor a todos os que pedem razão da nossa esperança. Cada pessoa tem uma cosmovisão, ainda que seja com tendências completamente seculares para dar suporte a todo o sistema da própria incredulidade. No entanto, ainda assim precisa dar suporte a todo um sistema de crenças que perdura dentro de seus pontos de vista.
A Descrença como um Ato de Fé
Tim Keller com acerto escreveu: "A descrença em Deus é um ato de fé, pois não há como provar que o mundo e tudo o que há dentro dele, sua profunda ordenação matemática e a própria matéria, que tudo isso simplesmente existe por si mesmo como fatos brutos sem fonte alguma que lhes seja exterior. Se a teoria de que Deus existe nos leva a esperar o que encontramos, ao passo que a crença de que Deus não existe não o faz, por que não seguir em frente, ao menos a título de experiência, adotando a teoria de que Deus existe?" (Extraído de: Deus na Era Secular. Como os Céticos podem Encontrar Sentido no Cristianismo)
“Em um sentido geral, o caminho da ortodoxia não é confuso, mas desafiador, a ênfase no racionalismo incrédulo tende a contradições extremas, porém para um cristão bíblico, toda a verdade se encontra em Cristo”
0 comentários:
Postar um comentário