Firmeza



Ha uma exortação de Paulo em II Tessalonicenses 2:2 onde ele ensina que não devemos nos mover facilmente de nosso entendimento. Paulo fala em firmeza de convicções, para não ser levado por vento de doutrinas e não naufragar na fé. (Efésios 4:14 com II Timóteo 1:19) Tenho visto e presenciado como a grande maioria dos cristãos, não tem uma firmeza, talvez não fosse assim no passado, mas hoje vimos quantos mudaram de mal pra pior, em questões de princípios e doutrinas.(II Pedro 2:20 com I Coríntios 11:17)
 Você pode ver como as pessoas no mundo secular mudam, de forma rápida, suas convicções são baseadas ou no relativismo moral ou na corrente ética vigente na cultura. Como o mundo não crê em absolutos, e fácil fazer com que sejam removidos de um entendimento para um falso entendimento, ou  saem de uma suposta verdade para um equivoco, tudo de acordo com a conveniência (Romanos 3:4 II Timóteo 3:1 a 7).
 Mas cristãos mudarem de opinião com relação às coisas essenciais é outro problema. (II Tessalonicenses 2:2) Não estou falando em questões doutrinarias tipo mudar de opinião sobre a escatologia,  já que existe uma variante bem grande entre os evangélicos sobre o assunto, podemos conviver facilmente com mudanças assim. Mas a questão maior são os princípios, aquilo que considerávamos pecado ontem, e que agora não é mais. (Levítico 10:10 Isaías 8:20) Vejamos por exemplo questões fundamentais, como divorcio e separação do mundo. Qual era a posição das Igrejas e seus lideres algumas décadas atrás? E hoje? Houve uma mudança, os velhos conceitos foram colocados de lado, assim, uma mudança ocorre aos poucos, e muitos cristãos, que na verdade nunca tiveram convicções firmes, são removidos do entendimento, porque o que creem, suas convicções são basicamente superficiais, há só uma capa fina de verniz de evangelho, o relativismo e a cultura secular falam muito alto, para muitos ouvidos, bem mais alto do que as sagradas escrituras. (Salmos 110:5 João 17:17)
 Um cristão deve ter convicções firmes, a base de uma convicção firme não a experiência, mas a verdade contida nas escrituras.(Efesios 6:10 Romanos 12:1 e 2) A experiência pode ser contraria as escrituras, a razão pode ser contraria as Escrituras, mas verdadeira doutrina é sustentada pela bíblia em todos os sentidos.
 Ainda recentemente, estava conversando com um irmão, que contava sobre o testemunho de alguém que tinha ido inúmeras vezes ao “inferno” todas as suas incursões ao inferno, como experiência, superando a narração das escrituras, que fala do Rico na descrição do rico e do Lazaro, já que no texto, o rico foi, e queria voltar, mas a resposta que teve lá no inferno, é que sua família tinha os profetas (Uma clara descrição da existência do Pentateuco como livro de revelação) notamos que essa resposta é delineada sobre uma circunstância clara de que os profetas do Antigo Testamento não falaram muito sobre o inferno, mas o que tem escrito lá era suficiente para uma advertência sobre a existência da maldição eterna.(Lucas 16:23 I Corintios 15:55 Tiago 3:6 II Pedro 2;4 Apocalipse 1:18, 20:13,14) Com o advento do Novo Testamento, a doutrina da danação eterna tornou-se mais clara, Cristo mesmo ensinou muito sobre isso.(Mateus 5:22 10:28 11:23 16:18 18:9 23:15,33 Marcos 9:47 Lucas 10:15 12:5 16:23 Apocalipse 6:8) Com tantas experiências de arrebatamentos até as profundezas do inferno, cada qual contando a sua versão, com requintes de contradições na experiência, acabei optando por crer somente na Bíblia, porque uma experiência que nos leva a ter revelações de elementos não contido nas escrituras leva sempre em direção de novas doutrinas, doutrinas estranhas, e conceitos espirituais errados, promovendo a contradição.(II Timóteo 3:16 e 17) Quando se tem uma convicção firme, o discernimento espiritual é uma atitude urgente, quando a questão é: Experiência, revelações, sonhos, a Bíblia deve ser a autoridade final a decidir tudo o que diz respeito a doutrina e ela é a revelação perfeita, a autoridade e suficiência das Escrituras devem ser a base sobre a qual repousa o cristianismo ortodoxo, qualquer outro meio de revelação pode ser um caminho para o adultério espiritual
 Não mover facilmente do entendimento, é ter uma firmeza na fé, isso só é possível quando se analisa, quando se estuda, quando cultivamos uma vida de pesquisas e estudos de maneira contínua e exaustiva, isso com relação as Escrituras Sagradas. (II Timóteo 2:15 Romanos 16:26 I Corintios 15:4 II Pedro 3:16)
 A firmeza é própria de quem tem como fundamento a pessoa, a obra e o ensino de Cristo, Convicções firmes, geram cristãos fortes, equilibrados, amadurecidos, que não amam o presente século, mas estão firmes, esperando o grande dia da Vinda de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

 Clavio J. Jacinto

0 comentários:

Postar um comentário