A fé baseada em experiências tem raízes no gnosticismo, não é meramente
uma fé ortodoxa.(Tito 2:1 Colossenses 2:8 I João 5:19 I Timóteo 4:1 Galatas 1:8 e 9) Tenho visto como certos "cristãos" são conduzidos
por experiências de vozes interiores e locuções internas, a fim de demonstrarem serem espirituais e creem cegamente que estão recebendo orientações diretas de Deus,
sem contudo ter a bíblia como única regra de fé.(Isaías 8:20 II Timóteo 3:16 I Pedro 4:11) Trata-se de um perigo e uma
porta aberta para o engano, quando alguém ao invés de consultar a bíblia para
saber qual a vontade de Deus para a sua vida, busca ouvir vozes internas para
receber orientação, ele está cedendo terreno ao engano.(II Timóteo 4:3) O gnosticismo defendia
a ideia de que não a fé, mas o conhecimento é que leva o homem a experimentar a
salvação, a ideia é que a matéria era má, porem formas mais refinadas de gnosticismo
podem ser vista hoje, através do movimento de renovação carismática por exemplo,
onde busca alicerçar a fé nos sentimentos e em experiências místicas
subjetivas. Certo dia conversando com um certo "pastor " evangélico,
notei sua extrema convicção confiante, ele afirmava "Deus falou comigo,
mandou eu abrir um ministério", logo em seguida notei os desvios
doutrinários e as aberrações promovidas pelo seu "ministério" com sérios erros cristológicos. Isso é
uma espécie de gnosticismo que infectou parte do movimento religioso atual sob
o rotulo de cristianismo. Outro dia fui testemunha ocular e presencial de um
outro "pastor" que apresentou aos obreiros um modelo exclusivo de
oração pelos perdidos, é claro que como subterfúgio usou textos isolados das
Escrituras para dar credibilidade a sua teoria, seriam sete semanas, com sete
domingos de consagração, cada participante teria que orar por sete pessoas.
Como essa ideia surgiu? disse o tal "pastor" que Deus tinha falado
para ele fazer isso. Bem, com certeza, NÃO A BÍBLIA, mas a experiência em si
foi o fator determinante para dar credibilidade aquela experiencia mistica de ouvir vozes internas e atribui-las a Deus. Isso é gnosticismo,
infelizmente isso é comum hoje em dia.
Travers e Jewel van der Merwe, no livro "Fire Strangers, The
rise gnosticism in the church" advertiram: "Infelizmente, as
tendências gnósticas estão se desenvolvendo a um ritmo alarmante dentro da
Igreja. Já no Segundo Século, o gnosticismo infiltrou-se na teologia
cristã. Desde então, gradualmente saturou a Igreja e é agora, nestes
últimos dias, explodindo não só dentro da Igreja, mas também nas instituições
seculares. O mundo está sendo preparado para uma forma religiosa gnóstica
predominante, uma Nova Ordem que governará uma grande parte do mundo antes de
Cristo retornar."(Apocalipse 12:9 II Pedro 2:1 II Tessalonicenses 2:9 João 8:44 I João 4:1 a 6)
A questão principal nesses últimos dias é que não parece haver relevância nenhuma
ás exortações claras como Judas 3, onde devemos batalhar pela fé que
uma vez foi dada aos santos. ESSA FÉ FOI ENTREGUE, ela não seria entregue
posteriormente ao cânon. A mensagem cristã central está no ensino de
Cristo, ao que está escrito, como podemos ver na performance de Cristo contra o
diabo, usando a bíblia como arma espiritual contra manifestações
sobrenaturais.(Mateus 4:1 a 11) Essa relevância a bíblia foi primeiramente colocada
como princípio por Cristo em Mateus 4, na tentação ele usa a
bíblia como espada, na ofensiva contra o diabo. O novo Testamento
começa com a importância suprema da Palavra de Deus, como autoridade como
superior as mensagens sobrenaturais do diabo e todas as astucias de um
espiritualismo que se apresentou na tentação, como sedutor.(II Corintios 11:14) A reação de Cristo,
perante essa tentação de ordem sobrenatural pôs fim ao confronto,
fazendo uso eficaz da Palavra escrita. Isso é de suma importância, se
queremos entender essa queda da igreja atual para o espiritualismo gnóstico.
Heat Henning, explica :"Hoje, os profetas e apóstolos modernos oferecem
suas novas revelações como um conhecimento superior de Deus para uma nova
era. Muitas das reivindicações proféticas desses movimentos contemporâneos
estão estabelecendo novas doutrinas que se alinham com os antigos ensinamentos
do gnosticismo antigo"(1)
O espiritualismo cativa, o gnosticismo dava ênfase a experiência
porque elas traziam "status" aos seus seguidores, eles teriam acesso
a conhecimento sobrenatural, seriam superiores aos demais.(Filipenses 2:3) Não apenas um livro
era suficiente, a bíblia não era suficiente para eles, algo mais era
necessário, e então cediam a busca de experiências do conhecimento sobrenatural
extra-bíblico.(II Timóteo 3:13) Devemos entender que parte do movimento gnóstico
professava a fé cristã, eles não negavam o cristianismo mas misturavam a fé
cristã com o esoterismo, essa mistura era fatal. (Levítico 10:10, Provérbios 20:10) Uma abertura para experiências
sobrenaturais levou os gnósticos ao naufrágio da fé e um caminho rápido para o
lamaçal do ocultismo.(I Timóteo 1:19 e II João 1:7) Creio que é exatamente isso o que ocorre hoje, é complexo
lidar com esse assunto. Quando lemos livros espiritualmente ortodoxos como
"Genuína Experiência Espiritual" de Jonathan Edwards, sabemos que a
religião cristã apresenta suas doçuras e nos remete para experiências, mas elas
são objetivas, claramente bíblicas e que servem para sustentar a mais ferrenha
ortodoxia, tudo o que nos afasta da sacra ortodoxia, que induz a renuncia da suficiência das Escrituras, que obscurece a compreensão da obra consumada e perfeita de Cristo na cruz e nos afasta do caminho sagrado da sã doutrina não tem procedência divina, não é promovido pelo Espírito Santo mas é uma ação do espirito do erro, imitando o Espirito Santo. A
ação central do Espírito Santo é conduzir o cristão a verdade (João 16:13) então sua missão
é para nos levar para dentro das Escrituras(Tiago 1:23) porque Cristo já determinou que
elas são a verdade (João 17:17)
(1) veja o artigo sobre Gnose e Novos Profetas em:
Autor Clavio J. Jacinto
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