A regeneração batismal é a doutrina de que o batismo nas águas tem
efeito salvífico e regenerativo, alguns apelam para textos como Atos 2:38 João
3:5, Marcos 3:21 etc. Embora essas passagens pareçam apoiar tal doutrina,
devemos sempre respeitar todo o contexto das escrituras com relação a doutrina
da regeneração. O batismo não salva ninguém, porque a salvação não vem por
obras humanas, mas através do salvador Jesus Cristo.(João 14:6 com Atos 4:29)
essa declaração é uma ortodoxia pura e por si só já refuta a teoria doutrinal
da regeneração batismal. Toda a economia da redenção está fundamentada no
derramamento de sangue, não na imersão em águas ou meritos humanos titos e cerimonias(Veja Tito 3:5). É o cordeiro de Deus que tira o
pecado do mundo (João 1:29) É Cristo quem leva nossos pecados no madeiro (I
Pedro 2:24) Sem derramamento de sangue, não há remissão de pecados (Hebreus
9:22 com Levítico 17;11 ) O sangue de Jesus Cristo nos purifica de todo o
pecado (I João 1:7). Todo o Novo Testamento apoia-se na
inauguração de uma Nova Aliança cujo fundamento é o sangue de Cristo que foi
derramado no Calvário. Pedro ensina-nos em I Pedro 1:18 e 19 que não foi com
coisas corruptíveis como prata ou ouro (matéria maculada pela queda) que fomos
resgatados da nossa vã maneira de viver, mas com o precioso sangue de Cristo,
como de um cordeiro imaculado e incontaminado(Corpo e sangue não maculados pela
queda e pelo pecado). Constitui-se um erro forçar certos
textos das escrituras relacionados ao batismo nas águas, para minimizar a obra
de Cristo na cruz. Ora o batismo tem um efeito
posterior a redenção, uma identificação com a morte e a ressurreição de Cristo.(Colossenses 2:12) As águas batismais de nada valem, se elas mesmos não estiverem debaixo do poder
e da autoridade do sangue redentor do Senhor Jesus Cristo."Com seu sangue nos lavou dos nossos pecados"(Apocalipse 1:5) A realidade de todas
as coisas espirituais é a pessoa de Cristo e a sua obra redentora, não os ritos
e os processos litúrgicos. Esses últimos devem estar
debaixo dessa realidade que dá vitalidade e substancia a elas. Um salvo é visto
no céu com os efeitos da redenção realizado pelo sangue de Cristo, a macula do
pecado é purificada por esse sangue imaculado e santo (Apocalipse 7:14) Que as águas do
batismo apenas simbolizam o que Cristo fez na cruz, e que essa ordenança está
sob os efeitos e os méritos do sangue do Cordeiro de Deus, o nosso Salvador
Jesus Cristo, pode ser visto de forma clara em passagens como esta Apocalipse 1:5, já citada nesse artigo “...Aquele que nos amou, e em seu sangue nos lavou de nossos pecados”. Ainda em Efésios 1:7 lemos “Temos a redenção pelo seu sangue, a
remissão dos pecados”. Esse é o testemunho universal das escrituras. O batismo
por sua vez cumpre apenas o papel de simbolizar as realidades da redenção, e é
dentro dessa cosmovisão que precisamos entender todas as ordenanças do novo
testamento, Cristo é a realidade que dá vida a todas as coisas relacionadas a
fé cristã.
Clavio J. Jacinto
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