Estados alterados de consciência,
são estados mentais incomuns, na maioria dos casos a mente fica consciente mas
não em vigília, trata-se de um estado ordinário, o termo foi muito popularizado
por Charles Tart, e é caracterizado por visões com padrões geométricos, pontos
luminosos e experiências espirituais. Não é admirável pois que um agente que
induz a um estado alterado de consciência, o DMT, seja chamado de “A molécula
do espírito”. Estados alterados de
consciência também tendem a produzir fenômenos espiritualistas, e muitos contatos com seres supostamente
espirituais, como anjos, divindades e espíritos. Nesse artigo gostaria de dar ênfase sobre
essa experiência de forma induzida por agentes psicodélicos ou substâncias
psicoativas. Na década de 60, Thimoty
Leary ficou famoso por promover o LSD,
droga psicoativa que altera o estado da consciência, produzindo percepções não
convencionais. Leary tornou-se uma
espécie de sumo sacerdote das experiências psicodélicas. Teve forte influencia
de um satanista e também arauto de uso de drogas para fins místicos: Aleister
Crowley, este também teve suas experiências espirituais e contato com seres
“dimensionais” através do uso de drogas.
As drogas psicodélicas e as substâncias psicoativas ou alucinógenas abrem
uma espécie de portal na mente humana para receber influencias espirituais ou
demoníacas. Qualquer pesquisa sobre o assunto nos leva a concluir com
facilidade que essas drogas psicoativas
provocam uma abertura na mente humana para perceber e ser influenciado por
outros níveis de realidade. A historia do uso de psicoativos para contatos com
um mundo sobrenatural tendo a mente como a ponte para esse contato remonta ao
xamanismo e o uso de cogumelos ou plantas com substancias como o DMT, o xamã é
uma espécie de médium nas tradições indígenas siberianas e amazônicas, e em
alguns casos os intermediários entre o mundo real e o mundo espiritual, a
mediunidade xamanica difere da convencional, pois na maioria das vezes é o xamã
que vai ao encontro de um espírito para receber instruções e revelações.
Frederick Drouot explica “Inúmeras
provas confirmam que uma tradição xamânica desenvolveu-se em todos os pontos do
globo terrestre. Essa tradição implica a coexistência entre um mundo de
espíritos dinâmico e onipresente e o mundo material. Tais espíritos,
manifestações das forças da Natureza, são invisíveis para a maioria dos seres
humanos, mas não para os xamãs, seres dotados de paranormalidade.”(1) O uso de drogas alucinógenas influenciou até
mesmo a psicologia, desde a década de 1960 com a contra revolução cultural e
psicodélica, desenvolveu-se a psicologia transpessoal, tendo como principal
“profeta” Abraham Maslow. A psicologia transpessoal sustenta a tese que há
outros realidades muito além da realidade convencional, promove assim uma visão
mais holística, algo muito parecido com a
visão cartesiana da consciência como separada da mente somado a tese de que pode ter contato com outros níveis de
realidade e existência. Essa modalidade de psicologia também sofreu outras
influencias como de Fritjop Capra, autor do livro “O Tao da Fisica” que tenta
traçar paralelos entre o misticismo oriental e a física moderna. A tendência
atual, com a popularização da física quântica, é entender e aceitar tudo no
universo como uma unidade indivisível, um abandono ao conceito mecanicista e
fechado do universo, para um conceito não dualista mas uno, idéia que parece
retornar ao conceito de Spinoza que entendia uma unidade substancial de todas
as coisas, a criação seria apenas uma emanação do criador, se não estou
equivocado, Albert Einstein parece que aceitava essa visão espiritual do
universo. É fato que, nosso mundo está
sofrendo uma mudança de paradigmas espirituais, e um cristã bíblico precisa
perceber as implicações bíblicas relativas a esse assunto. O que a bíblia fala
sobre estados alterados de consciência induzidos por substancias psicoativas e
agentes alucinógenos? Nós não encontramos muitas abordagens sobre esse assunto
nas Escrituras, porém no livro de Gálatas, quando Paulo faz a catalogação das
obras da carne, lemos a inclusão da feitiçaria, no grego é pharmakeia, e
segundo a definição do dicionário Vine era “o uso de drogas quer simples ou
fortes, era geralmente acompanhada por encantamentos e invocação de poderes
ocultos...”. No paganismo e nas religiões xamanicas, era comum o uso de
beberagens e consumo de drogas
psicoativas com fins místicos, para ser alcançar um êxtase e manter contato com
o sobrenatural. Essas são na verdade as
formas mais rudimentares do espiritismo, a associação entre Crowley suas idéias
e ensinos e as drogas são exemplos clássicos dessa conexão do ocultismo com
substancias psicoativas e alucinógenas. Mas a bíblia faz serias advertências
sobre o mundo espiritual caído e o perigo latente por trás do envolvimento com
o espiritualismo, a começar que o mundo caído está infestado de entidades
espirituais malignas que se transfiguram em seres de luz para enganar (Efésios
6:12 II Coríntios 4;4 etc.) as
Escrituras também esclarecem que todo o mundo é enganado pelo diabo (Apocalipse
12:9) ao contrario do paradigma materialista, a fé cristã acredita em um mundo
espiritual,o cristão bíblico entende que esse mundo espiritual de alguma forma
se conecta com o mundo físico, mas que a há o lado obscuro e demoníaco que
está associado ao pecado e que tem
domínio e influencia em diversos setores da existência atual.(Veja Genesis 3:1
a 17, I Samuel 28:1 a 25, Jó 1:6 a 12, Mateus 4:1 a 11, Apocalipse 9:1 a 12 etc.)
As Escrituras vem abordando sobre esse assunto desde a queda e advertindo sobre
essa realidade espiritual. Há um perigo emergente, partindo do lado
sobrenatural do mundo caído e a bíblia tem advertido sobre isso (I João 4:1 a 6
I Timóteo 4:1, Lucas 4:33 etc) Desde a revolução de 60, com o uso de drogas psicodélicas
promovidas por uma geração insatisfeita com a visão tradicional do mundo, e
numa busca insaciável por experiências novas, nossa sociedade vem sofrendo as
conseqüências nefastas, pois caiu nas masmorras de um problema que vem
destruindo vidas e almas: o uso indiscriminado de drogas. É preocupante que
homens inteligentes estejam associando a ciência com o misticismo. Charles
Tart, que está vinculado a psicologia transpessoal, e um incansável pesquisador
de fenômenos paranormais, acabam caindo nas premissas metafísicas de que o
misticismo oriental e fenômenos de natureza psíquicas, como estados alterados
de consciência, estão todos associados a um paradigma quântico, essa é a teoria
de que a matéria é uma espécie de ilusão, que tudo na verdade é energia e consciência
(Por isso é quântico) para os físicos que pesquisam a associação do misticismo
com a física quântica, tudo está interconectado, essa parece ser a também a cosmovisão
xamãnica, Patrick Drouot afirma: “As plantas psicoativas abrem as portas da
comunicação entre o espírito e o astral, uma dimensão paralela inerente ao
homem e ao cosmos. Quando tomamos consciência da realidade de nosso universo
interior, percebemos que somos ao mesmo tempo o conjunto do universo e cada uma
de suas partes. Por- tanto, o universo inteiro comunica-se com o nosso corpo e
o nosso espírito, uma noção presente nas tradições esotéricas há muitos
milhares de anos. Os iniciados sabem que, quando começam a trabalhar, têm a
responsabilidade de se tornarem seres perfeitos e fundir-se com Deus” (2). Na
época em que o novo testamento foi escrito, a visão geral da medicina era quase mística, desde cedo o homem caído
associou a doença com influências espirituais, ao descrever a phamakeia como um
pecado associado a carnalidade, Paulo apenas
associa as poções supostamente mágicas, e outros elementos alucinógenos
com a natureza do homem caído porque tinham efeitos psicodélicos como acreditavam
os pagãos, e essa era metodologia vigente no paganismo. O portal para um mundo
estranho, para uma comunicação com seres de outras dimensões em busca da
cura,Citando mais uma vez Patrick Drouot, ele afirma : “O xamanismo não é um
estágio primitivo de religião, mas um estado extremamente elaborado de
consciência que se encontra em todas as épocas, uma chave preciosa que os seres
humanos desenvolveram para compreender o meio ambiente e viver harmonicamente
com ele. Mais que dominar a natureza, o xamã procura entrar em comunhão com
ela. Estabelece um contato com as forças cósmicas e com as energias
intrapsíquicas e capta as mensagens dos povos mineral, vegetal, animal e
humano. Percebe a unidade sagrada da realidade nas múltiplas dimensões que vão
além das três conhecidas pela nossa experiência empírica” (3) e quase sempre o
propósito dessa comunicação é a busca de uma cura ou diagnostico de doenças, e
o meio pelo qual se dá esse contato é através de um estado ordinário da
consciência. O misticismo psicodélico e suas múltiplas formas de espiritualismo
abrem a percepção humana para o mundo espiritual e o deixa completamente
indefeso diante do vasto e complexo universo de enganos que ocorre em larga
escala por trás da cortina do ocultismo. Tem sido assim desde as civilizações
mais primitivas, onde estes sempre associavam plantas e raízes com substâncias alucinógenas
(Peiote, iboga, cogumelos mágicos etc.) com suas divindades. Era pelo consumo de substancias que expandiam
a consciência e alteravam o seu estado, que eles recebiam as revelações
espirituais para desenvolver seus mitos e crenças. Paulo adverte sobre o cálice
dos demônios. Vivendo em um ambiente onde conhecia muito bem o paganismo, de
alguma forma este cálice dos demônios que os pagãos bebiam parece ter alguma
ligação com o consumo de poções mágicas a base de plantas alucinógenas. (I
Coríntios 10:14 a 24) As drogas com efeitos psicodélicos e toda espécie de
alucinógenos apenas abrem a mente para o sobrenatural proibido, são vias
perigosas abertas para o mundo do engano, e mesmo diante desses novos conceitos
chamados de “quânticos” para robustecer
o termo e torná-lo mais cientifico, na verdade o que está ocorrendo é um
avivamento da ocultismo para cimentar uma religião única mundial. É um belo
termo, bem universalista e ecumênico colocar todas as crenças dentro de um só
fenômeno espiritual, mas há um perigo escondido por trás desse casamento da
física quântica com o ocultismo, desde que tenho lembrança, li a respeito de
pessoas que com o uso do LSD tiveram experiências de contatos com divindades
semelhante aos dos hindus em suas viagens espirituais. Rabi Maharaj também
conta suas experiências de contatos com divindades hindus em planetas
distantes, ele narra sua experiência de alcançar uma consciência cósmica (O
sentimento de ser uno com o universo,) o mesmo tipo de experiência xamânica dos
promotores do paradigma holístico, que promovem a união das tradições místicas
com a física quântica. (4)
(1) O
Fisico, o Xamã e o Mistico. Frederick Drouot Editora Nova Era. 1999 Pagina 6
(2) Idem
Pagina 41
(3) Idem
Pagina 9
(4) Veja
mais sobre este assunto fazendo o download do seguinte documento: fcog1.com/1/download-file/2013/07/Drugs-Demons-Part-2.pdf
Autor: Clavio J. Jacinto
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