As Bençãos do Senhor, Uma Definição Correta


O que é ser uma pessoa abençoada? Durante todo o tempo, ouvimos as pessoas falarem sobre  "bençãos". Constitui-se o termo num sinônimo de materialismo e coisas que  trazem satisfação pessoal. Assim, é comum ouvimos de alguém falar que recebeu uma "benção" apresentando seu carro novo, seu emprego com um salario invejável ou seu novo par de sapatos. Na mentalidade da maioria das pessoas, as bençãos do Senhor constitui-se em coisas basicamente terrenas, aquelas que fomentam a nossa satisfação egoísta, como a avareza e o orgulho pessoa. Alguns anos atrás, passei por um problema financeiro, com prejuízos enormes, e na mentalidade de muitos, isso era sinal de que a benção de Deus não estava sobre mim. Algo estava errado na minha vida, porque tal coisa jamais poderia acontecer comigo. Naquela época, pastoreava uma pequena igreja na minha cidade, e para muitos irmãos, era inaceitável que tal coisa acontecesse comigo.  A mentalidade de ser um "cristão abençoado" era para esses, uma pessoa isenta de problemas e completamente invulnerável ás tragedias da vida. Olhando nessa perspectiva, João Batista como profeta foi um fracasso, Estevão como pregador foi uma tragedia do destino, Tiago transpassado pela espada um fracasso espiritual, Noé como anunciador do juízo divino, teve um ministério falido, poderíamos prosseguir adiante, mas creio que esses exemplos são suficientes. R. C. Sproul, com muito acerto afirmou: "A palavra 'benção' tem sido quase totalmente esvaziada de seu sentido bíblico. Depreciamos a expressão quando nos referimos a ela simplesmente como uma experiencia de felicidade. Ser abençoado na mentalidade hebraica, significa ter a alma cheia da capacidade de experimentar o encanto, a excelência e a doçura do próprio Deus. A palavra felicidade expressa menos que isso. Até mesmo completitude, ou plena satisfação, não alcança o objetivo. Certamente, ela envolve um preenchimento, uma plenitude, uma abundancia de alegria, paz e estabilidade" 
No salmo 23, Davi expressa muito bem que a benção não são as coisas em si mesmas, ainda que dada por Deus, mas a o refrigério da presença do Senhor, e a amplitude do seu amparo em todas as circunstancias da vida cristã, por isso no mesmo capitulo onde encontramos o "deitar me faz em pastos verdejantes" também encontramos o oposto radical em "Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, Tu estás comigo". Note que em essência, o relacionamento com o Senhor,a presença de Deus faz toda a diferença, ainda que seja numa situação extremamente dramática, como um "vale da sombra da morte" 



Clavio J. Jacinto

0 comentários:

Postar um comentário