O Outro Evangelho do Mormonismo




"Eis que nisto há sabedoria; portanto, não vos maravilheis, porque virá a hora em que, na Terra, beberei do fruto da vide convosco e com Morôni, a quem enviei para vos revelar o Livro de Mórmon, que contém a plenitude do meu evangelho eterno, e a quem confiei as chaves do registro da vara de Efraim."
(Doutrina e Convênios, 27.5 - Um dos principais livros dos mórmons)


Aqui está um exemplo típico de um outro evangelho revelado por um ser espiritual que se passou por Morôni.  Tendo em vista a advertência do Apostolo Paulo:

"Mas ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho ensinado anunciado, seja anátema." (Galatas 1:8)

Por favor, note que ao contrario de I Timóteo 4:1, aqui não é mencionado "doutrina de demônios" ou "espíritos  enganadores" nem mesmo é mencionado o "espírito do erro" de I João 4:6. Mas um anjo do céu. O que entendemos pelo simples contexto que o ser espiritual será identificado pela mensagem que anuncia. Ora, assim, a apresentação no livro de mórmon é "Outro evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo" anunciada por Morôni, na lógica se não fosse outro evangelho, desnecessário seria dizer que seria uma revelação. Portanto é uma nova revelação, e  é dada por um anjo, se encaixando na advertência e na condenação de Galatas 1:8.
 Porque o evangelho de Cristo já foi revelado e completado nos 27 livros do Novo testamento, como bem atesta Paulo no contexto de Galatas 1:8, vejamos "Porque não o recebi, nem aprendi de homem algum, mas pela revelação de Jesus Cristo" (Galatas 1:12)  O fundamento do Novo Testamento é a soma do que Cristo revelou "Revelação de Jesus Cristo, a qual Deus lhe deu..."(Apocalipse 1;1) assim o mormonismo é um nova revelação, um acréscimo, e não somente isso, é outro evangelho, porque se fosse o mesmo, teríamos um anjo plagiando o que já era revelado, ou repetindo sem necessidade alguma, o que já estava revelado. Assim um "anjo se passando por Morôni, recorreu num pecado grave : "E, eu, irmãos, apliquei estas coisas, por semelhança, a mim e a Apolo, por amor de vós; para que em nós aprendais a não ir além do que está escrito..."(I Coríntios 4;6) e promoveu um anátema.

O anátema de Galatas 1:8 é ἀνάθεμα , (Strong 331) tem um significado amplo e muito sério, é algo abominável e detestável, algo maldito (O equivalente hebraico pode ser visto em Deuteronômio 7:6) recorrendo aos mais terríveis juízos descritos na Bíblia sagrada. 

Como pode ocorrer que pessoas de boas intenções caírem na armadilha do mundo espiritual caído, e serem enganadas com tanta facilidade? justamente pelo fato de caírem em outra armadilha fatal: a descrença das Escrituras. Quando o diabo consegue convencer alguém de que a Bíblia foi adulterada, de que não é a Palavra de Deus, mas apenas "contém" a Palavra de Deus. Quando consegue convencer que ela não é suficiente, então está preparado o terreno para o cumprimento de II Coríntios 11:14: "E não é maravilha, porque o próprio satanás se transfigura em anjo de luz"




Autor: Clavio J. Jacinto

0 comentários:

Postar um comentário