Alguns Fatos Sobre Profecias Faliveis





Profecias falíveis  são os fundamentos do espiritualismo  antigo e moderno. Uma pesquisa sobre o assunto nos levará a concluir que os místicos, esotéricos, espiritualistas e ocultistas acertam e erram com a mesma intensidade.  Essa é a base sobre o qual repousa o misticismo esotérico. É  verdade que há casos de prognósticos acertados, mas de outra forma também há muitos erros. Uma mistura de verdades e mentiras torna o espiritualismo em todas as suas formas, como dotado de certos aspectos premonitórios completamente falíveis. Acertos e equívocos são comuns. Esse não é um dom bíblico, não é genuíno na sua fonte por razões claras, de uma mesma fonte não podem fluir realidades e equívocos, verdades e mentiras.  Deus não é Deus de confusão,  Ele é perfeito e tudo o que procede do Espírito Santo é sempre 100% verdadeiro.
Vejamos alguns exemplos de predições e experiências místicas que revelam como muitas vezes existem acertos, em predições espiritualistas.
 “Na adivinhação dos búzios, segundo o testemunho de Helena Brandão, os guias entram no vidente e dizem tudo, pois estão ao lado do vidente.” (1)
Os seguidores de Padmasambhava, mestre místico budista tibetano “Quando os pássaros de ferro voarem pelos céus, meus  ensinos  irão ao ocidente”.  Essas palavras foram ditas muito antes da invenção do avião, e os devotos budistas acreditam que essa foi uma grande profecia de seu mestre espiritual
Helena Petrovna Blavatsky previu claramente - e descreveu com detalhes preciosos - não apenas a Primeira Guerra Mundial, mas também a Segunda Guerra Mundial. Ela o fez em 1888, 26 anos antes do primeiro conflito e 51 anos antes do início do segundo.Ela descreve eventos passados, presentes e futuros em forma de história convincente em seu artigo intitulado “Visões cármicas” que foi publicado na revista Theosophical britânica “Lúcifer” em junho de 1888. Não é realmente conhecido por definitivo como ela chegou a estar na posse de uma visão profundamente profética das guerras vindouras.(3)

Na primavera de 1914, ele (Carl Gustav Jung) tivera um sonho repetido de "uma onda de frio ártico". causando morte e desolação. Jung mais tarde considerou estas premonições da eclosão da Primeira Guerra Mundial.  Às vezes, ele sentia que estava à beira de uma psicose, no entanto, ele conscientemente se rendeu ao fluxo de imagens e simbolismos que o inundaram durante a maré alta de Netuno. Ele cedeu ao inconsciente e decidiu segui-lo onde quer que o levasse.(4)
Diz-se que Baba Vanga previu o 11 de setembro alegando que “dois pássaros de aço” atacariam os “irmãos americanos”.(5)
Edgard Cayce acredita ter previsto o início e o fim de ambas as Guerras Mundiais, a Grande Depressão, as mortes dos Presidentes Kennedy e Roosevelt, mudança dos pólos da Terra e a ascensão de Hitler - para citar apenas alguns. (6)
Victor Ernest ex-espirita afirma “Duas pessoas em nosso grupo espírita entravam no estado de desdobramento de quando em quando. Durante esses períodos elas podiam ler as manchetes do New York Times á medida que saía do prelo e antes que o jornal chegasse as ruas da cidade” (7). Ernest também afirma sobre as previsões: “Algumas sessões pretendem proporcionar o que os espíritas chamam de ‘nova revelação’. Certas pessoas ‘psíquicas’, tendo desenvolvido seus poderes, podem muito bem ser capazes de fazer revelações precisas ou parcialmente precisas acerca de acontecimentos vindouros. Esses clarividentes, místicos, astrólogos ou adivinhos usam de vários meios para predizer o futuro dos indivíduos. Geralmente a revelação será em termos muito gerais, mas ás vezes é bastante especifica “(8) 
Homer Lea viveu entre 1876 até 1912, era um americano corcunda e magricela que tinha uma paixão por guerras e revoluções, Lea previu com antecedência a invasão do Afeganistão pela Russia em 1980, previu o ataque de Pearl Harbor pelos japoneses e ainda que a Alemanha não  ganharia as duas grandes guerras (Primeira e Segunda guerra mundial). Homer Lea acertou, e esses acertos deram-lhe posteriormente fama (9)
Evangeline Adams era uma conhecida astróloga norte americana, ficou famosa por acertar muitos de suas predições, as seguintes informações são tiradas do Livro das Previsões: “Evangeline previu corretamente a morte do rei inglês Eduardo VII em 1910, e previu igualmente o seu próprio fim. Em 1932, em 1932, anunciou que não veria o ano seguinte. Fiel ao seu prenuncio astrológico, Evangeline Adams morreu do coração em seu estúdio do Carnegie Hall em 10 de novembro de 1932”(10)

Muitos outros exemplos poderiam ser abordados aqui, mas creio que esses já são suficientes, em Atos 16:16 Lucas narra um acontecimento singular na vida de Paulo “E aconteceu que indo nós a oração, nos saiu uma jovem que tinha espírito de adivinhação, a qual, adivinhando, dava grande lucro aos seus senhores” (Atos 16:16) Nessa passagem está claro que realmente havia a capacidade sobrenatural naquela moça, dada pelo espírito que revelava as coisas ocultas no futuro. Sem duvida era um conhecimento extremamente limitado, mas de alguma forma, conseguia prever certos acontecimentos. E isso era suficiente para mover um mercado de prognósticos que sustentava os senhores que faziam uso daquela jovem possessa de um espírito adivinhador. Da mesma forma, no Antigo Testamento, em Deuteronômio 13:1 a 4, Moisés adverte que um sinal verdadeiro pode ser emitido pelo falso profeta para conduzir uma vitima em direção a apostasia. Em todos os casos, devemos entender que aqui é meramente um sistema falível, há erros e acertos. Toda a casuística do espiritualismo se baseia nessa norma, a profecia falível. Tanto pode haver acertos como erros. Muitos prognósticos podem se cumprir cabalmente e outros podem falhar consideravelmente. Vamos citar alguns exemplos.
A médium norte americana Bertie Catchings profetizou que em 1990 seria descoberta uma civilização intraterrena (Um civilização que vivia debaixo da terra) essa civilização teria supostamente um acesso secreto a partir do circulo ártico. (11)
O sensitivo Francie Steiger previu que no ano de 2001 a terra seria admitida na federação interestelar, fazendo uma abordagem da pluralidade de mundos habitados e os respectivos contatos com a humanidade (12)
O astrólogo alemão Johannes Stoefler previu um gigantesco dilúvio para a data de 20 de fevereiro de 1524, o mesmo nunca ocorreu (13)
Astrólogos hindus anunciaram o fim do mundo para o ano de 1962 por conseqüência de uma conjunção de planetas naquele ano.Porém nada aconteceu. (14)

Michael Drosnin, autor de "O Código da Bíblia", encontrou uma mensagem oculta no Pentateuco (os primeiros cinco livros da Bíblia) usando cálculos computadorizados para decifrar supostos códigos da bíblia.previu a Terceira Guerra Mundial, envolvendo um holocausto atômico em escala mundial, começará em 2000 ou talvez 2006.(15)

Marilyn Agee em seu livro "The End of the Age" tem seus olhos postos em 31 de maio de 1998. Esta data irá concluir o ciclo de 6000 anos a partir da época de Adão. Agee procura que o arrebatamento ocorra no Pentecostes, também conhecido como a festa das semanas. Outro indicador é o fato de que o Espírito Santo não desceu sobre os 50 dias da ressurreição de Cristo antes de descer à Igreja. Israel nasceu em 1948, acrescenta os 50 dias e você chegará a 1998. Se essa profecia falhar, a numerologia se definirá como um dos métodos menos confiáveis ​​de predizer e, ainda assim, o mais repetido. Depois que sua data de 31 de maio falhou, Agee, sem a capacidade de enfrentar o erro, continuou seu encontro usando várias referências das escrituras para apontar para os dias 7, 14 e 21 de junho.(16)

O famoso psíquico Edgar Cayce previu que uma câmara subterrânea secreta seria descoberta entre as patas da Grande Esfinge. Dentro, haverá documentos revelando a história da Atlântida. Esta revelação irá desencadear a Segunda Vinda de Cristo. Esta previsão é bastante interessante, porque dois estudos independentes revelaram que há de fato uma estrutura subterrânea exatamente onde Cayce disse que seria! (17)

Charles Criswell King, sensitivo norte americano, previu o fim do mundo para 1999(18)

Os escritores, gurus e adeptos da Nova Era e de ramificações espiritualistas pesquisaram os calendários maias e astecas e concluem que o fim do mundo  será em 21 de dezembro de 2012.

 Os Exemplos de profecias falidas poderiam ir muito mais além, apenas faço um pequeno contraste para que o leitor tenha uma noção de que no espiritualismo,  um “dom de profecia” como Jeanne Dixon afirma ter, é falível, tanto há acertos como muitos erros. Da mesma forma, dentro da cristandade, aqueles que se aventuram em cálculos proféticos, fazendo cálculos numa espécie de numerologia bíblica, acabam cometendo erros, Harold Camping foi um exemplo desse  falso profetismo. Eu pessoalmente cataloguei muitas profecias falhas, oriundas do movimento carismático.  Certo pescador de nossa região, líder de certa igreja, recebeu a revelação de que Jesus viria numa data especifica, muitos acreditaram em suas revelações, mas na data revelada, Cristo não voltou. “profecias” de cataclismos também falharam, presenciei muitas “profecias de curas” que nunca se cumpriram, outras envolvendo figuras publicas em disputas a cargos públicos que também falharam. Recentemente assisti a um vídeo, onde um suposto profeta entregou uma profecia para certo líder evangélico de renome, cujas palavras era que tal líder teria muitos anos de vida, e o mesmo faleceu no mesmo ano.

O famoso pregador carismático Benny hinn no final da década de 80 profetizou a destruição da comunidade homossexual norte americana e o arrebatamento da igreja para os meados da década seguinte, 1990.  Além disso, afirmou que o Senhor também tinha revelado a ele que os Estados Unidos teriam um colapso econômico e a costa leste deste país seria devastada por terremotos, tudo para a mesma época (19). Aqui temos exemplos de profecias falíveis, sem duvida acontecem prognósticos corretos, mas há uma mistura de verdades com mentiras.  Sabemos que o Espírito Santo não pode inspirar profecias falíveis, de outra forma, seria uma contradição. Sabemos que a bíblia é inspirada por Deus (II Timóteo 3:16). As profecias bíblicas, por serem inspiradas pelo Espírito Santo são infalíveis.  Veja o Antigo Testamento predisse que Cristo nasceria em Belém (Miquéias 5:2) Seria adorado por gentios (Isaias 60:6) Teria um percursos (Isaias 40:3) seria abandonado (Zacarias 13:7) seria cuspido (Isaias 1:6) Dar-lhe-iam vinagre para beber (Salmos 69:21) suas vestes seriam repartidas (Salmos 22:18) nenhum de seus osso seria quebrado (Salmos 53:9) ressuscitaria dentre os mortos (Salmos 16:10) etc. Tudo se cumpriu, essas profecias foram infalível.  Da mesma forma, o próprio Senhor Jesus fez predições pessoais que se cumpriram integralmente, porque eram infalíveis. Vejamos algumas: Jesus previu a sua traição (Marcos 18) previu a negação de Pedro (Marcos 14:30) previu que seria entregue aos pecadores (Marcos 14:41) previu sua morte (Mateus 16:21) sua ressurreição (Marcos 14:28) etc. A forma como as coisas se cumpriram, demonstra claramente que as profecias inspiradas pelo Espírito Santo sempre serão infalíveis. Por quê?

Primeiro: porque o Espírito é a verdade (I João 5:6)


Segundo: Porque mentira nenhum procede da Verdade (I João 2:21)


Terceiro: Porque está Escrito e Deus mesmo declarou: “A palavra que eu falar se cumprirá” (Ezequiel 12:25)


Quarto: Porque Deus não é homem para que minta (Números 23:19)


Quinto: Porque o conhecimento das coisas verdadeiras não nos pode induzir para as coisas erradas (Mateus 22:39)


Sexto: Porque Cristo ensinou, seja, porém, o vosso falar: sim, sim, não, não; porque o que passa disto é procedente do mal (Mateus 5;37)


Sétimo: Porque Deus não é Deus de confusão (I Corintios 14;33)


Oitavo: Porque a linguagem espiritual precisa ser incorruptível na sua forma doutrinaria e acima de tudo, precisa ser sã, sincera e irrepreensível (Tito 2:7 e 8)


Nono: Quando alguém profetiza em nome do Senhor, e não se cumpre, então não foi o Senhor que falou, e é lógico que esse princípio é perpetuo, não se deve temer ou ter considerações por tais profetas falíveis (Deuteronômio 18:22)


Décimo: Porque todo o dom que vem de Deus é perfeito (Tiago 1:17)







(1)    Minha Experiencias com espiritos – Helena Brandão CPAD- 1981
(2)    Estudio del Libro Tibetano de los Muertos. Pag 3. Livro acessível em: http://budismo.org.mx
(7)     Eu Falei com Espiritos Victor Ernest Editora Mundo CristãoPagina 18
(8)    Idem pagina 36
(9)     O Livro das Previsões. David Wallechinsky, Amy e Irving Wallace. Franscisco Alves. 1983.Pagina 526-529
(10) Idem Pagina 522
(11) Idem pagina 401
(12) Idem Pagina 416
(13) Idem Pagina 625
(14) Idem pagina 636
(17) Idem
(18) Idem
(19) https://www.gty.org/library/Blog/B140108/ignorance-is-not-an-option


Autor: Clavio J. Jacinto

0 comentários:

Postar um comentário