Sobre a Autoridade das Escrituras


 

A Razão Humana denota duas coisas. Por um lado, designa o intelecto do homem, aquela faculdade da alma racional que deve ser exercida em todo tipo de conhecimento, pois é somente pela razão ou intelecto que o homem pode compreender.  Sem o uso da razão não podemos compreender ou provar doutrinas teológicas, ou defendê-las contra as objeções engenhosas dos oponentes. Certamente não aos brutos, mas aos homens que usam sua sã razão, Deus revelou o conhecimento da salvação eterna em Sua Palavra, e sobre eles Ele impôs a sincera injunção de ler, ouvir e meditar em Sua Palavra. O intelecto é, portanto, necessário, como sujeito receptor ou instrumento de apreensão. Assim como não podemos ver nada sem olhos e nada ouvir sem ouvidos, também não entendemos nada sem razão. (Doctrinal Theology -  Heinrich Schmid)

 

“'Por que Deus desejou que Sua Palavra, inicialmente promulgada oralmente, fosse escrita?  As principais causas parecem ter sido as seguintes:  1. A brevidade da vida humana 2. O grande número de homens. 3. A infidelidade que se espera da tutela da tradição. 4. A fraqueza da memória humana. 5. A estabilidade da verdade celestial, Lucas 1:4. 6. A maldade do homem. 7. No Novo Testamento, a perversidade dos hereges, que deveria ser controlada.” (Doctrinal Theology -  Heinrich Schmid)

Se as Sagradas Escrituras são realmente a Palavra de Deus, segue-se que somos obrigados a ceder-lhes fé e obediência implícitas. Como são a única fonte da verdade, devem contê-la inteira e tão claramente que possamos realmente aprender com eles. E eles são, finalmente, como a Palavra de Deus, o único meio pelo qual podemos alcançar a fé e, portanto, também devem ser capazes de despertar essa fé em nós. Atribuímos-lhes, portanto, os atributos de autoridade, perfeição ou suficiência, perspicuidade e eficácia (Doctrinal Theology -  Heinrich Schmid)

“A autoridade canônica da Escritura é a sua dignidade suprema, pela qual, em virtude do seu significado, bem como do seu estilo divinamente inspirado, é a regra infalível e suficiente, pela qual tudo o que deve ser acreditado e feito pelo homem a fim de assegurar a salvação eterna, deve ser examinado, todas as controvérsias em relação a questões de fé decididas, e todos os outros escritos julgados.” [12] Conseqüentemente, devemos reconhecer as Sagradas Escrituras como a única regra e guia de nossa vida, pela qual somente todas as controvérsias em relação às coisas divinas devem ser resolvidas. (Doctrinal Theology -  Heinrich Schmid)

 

 

“As escrituras têm sua designação a partir do ato formal e externo, a saber, o da escrita, pelo qual a Palavra de Deus, a princípio promulgada oralmente, foi, por ordem de Deus, registrada. O próprio Deus deu o início grandioso e majestoso desta obra quando inscreveu Sua lei no Monte Sinai, em tábuas de pedra, que, por esse motivo, são chamadas de “a escrita de Deus.' Ex. 32:16. Para distingui-los de todos os outros escritos, eles são chamados de Sagradas Escrituras, uma denominação derivada de Rom. 1:2 e 2Tm. 3:15. As razões desta designação são extraídas: 1. De sua causa eficiente original, seu Grande Autor, que é o Deus santíssimo, sim, a própria santidade, É. 6:3; Dan. 9:24. 2. Da sua causa instrumental, isto é, homens santos, 2 Ped. 1:21. 3. Da sua matéria, pois contêm mistérios santos e divinos, preceitos para uma vida santa, Sal. 105:42. 4. Pelo seu desígnio e efeitos, pois o Espírito Santo santifica os homens através da leitura e estudo das Escrituras, João 17:17. 5. Da circunstância adicional de que são amplamente diferentes de todos os outros escritos, tanto eclesiásticos como profanos, na medida em que estão revestidos do sublime atributo da autoridade canônica, à qual toda mente crente e piedosa presta a devida deferência.” (Doctrinal Theology by Heinrich Schmid)

0 comentários:

Postar um comentário