lições Tiradas do Sermão do Monte


 Oswald Chambers Trechos do livro “O Sermão da Montanha”

 

 

“Cuidado para não colocar nosso Senhor como Mestre em primeiro lugar, em vez de Salvador. Essa tendência prevalece hoje, e é uma tendência perigosa. Devemos conhecê-lo primeiro como Salvador antes que Seu ensinamento possa ter qualquer significado para nós, ou antes que possa ter outro significado que não seja o de um ideal que leva ao desespero. (…) Se Jesus é apenas um Mestre, tudo o que Ele pode fazer é nos atormentar, erguendo um padrão do qual não podemos chegar nem perto. Mas se ao nascer de novo do alto O conhecemos primeiro como Salvador, sabemos que Ele não veio apenas para nos ensinar: Ele veio para nos fazer o que Ele ensina que devemos ser . O Sermão da Montanha é uma declaração da vida que viveremos quando o Espírito Santo estiver conosco”. 

“A desvantagem de um santo na ordem atual das coisas é que sua confissão de Jesus Cristo não deve ser em segredo, mas flagrantemente pública. Sem dúvida, seria vantajoso para nós do ponto de vista da auto-realização ficar quieto, e hoje em dia a tendência de dizer: 'Seja cristão, viva uma vida santa, mas não fale sobre isso' - é cada vez mais forte. Nosso Senhor usa como ilustração as coisas mais notáveis ​​conhecidas pelos homens - sal, luz e uma cidade situada sobre uma colina - e Ele diz: 'Seja assim em sua casa, em seu negócio, em sua igreja; seja conspicuamente um cristão para ridicularização ou respeito de acordo com o humor das pessoas com quem você está.'” 

“Nosso Senhor vai à raiz da questão todas as vezes sem desculpas. Sórdido? Freneticamente sórdido, mas o pecado é freneticamente sórdido, e não há desculpa em falsa modéstia ou em recusar-se a enfrentar a música da obra do diabo nesta vida. Jesus Cristo enfrentou e nos faz enfrentar também. Nossa ideia natural de pureza é que significa de acordo com a obediência a certas leis e regulamentos, mas isso tende a ser puritano. Não há nada pudico na Bíblia. A Bíblia insiste na pureza, não no puritanismo.” 

“Toda a nossa justiça é 'como trapo de imundícia', a menos que seja a ardente santidade de Jesus em nos unir a Ele até que não vejamos nada além de Jesus primeiro, Jesus segundo e Jesus terceiro. Então, quando os homens tiverem conhecimento de nós, eles não dirão que somos bons homens, que temos uma brancura maravilhosa, mas que Jesus Cristo fez algo maravilhoso em nós”. 

“O Espírito de Deus vem através de diferentes escritores com a insistência constante de despertar nossas mentes (Filipenses 2:5; 2 Pedro 1:12-13). (…) A menos que aprendamos a pensar em obediência ao ensinamento do Espírito Santo, iremos vagar em nossa experiência espiritual sem pensar. A confusão surge quando tentamos pensar e raciocinar sobre as coisas sem o Espírito de Deus.” 

“Jesus não usa a ilustração dos pássaros e das flores por acidente, Ele a usa de propósito para mostrar a total irracionalidade de Seu ponto de vista de estar tão ansioso com os meios de vida. Imagine os pardais, melros e tordos se preocupando com suas penas! Jesus diz que eles não se preocupam com eles mesmos, o que os torna o que são não é o pensamento deles mesmos, mas o pensamento do Pai no céu. Um pássaro é uma criaturinha trabalhadora, mas não trabalha por suas penas, obedece à lei de sua vida e se torna o que é. O argumento de Jesus Cristo é que se nos concentrarmos na vida que Ele nos dá, seremos perfeitamente livres para todas as outras coisas porque nosso Pai está cuidando da vida interior. Temos que manter a obediência ao Espírito Santo, que é o verdadeiro princípio da nossa vida, 

“Nós entronizamos o bom senso como Deus Todo-Poderoso e tratamos Jesus Cristo como um apêndice espiritual dele.” 

“No tribunal do bom senso, as declarações de Jesus Cristo são as de um tolo; mas traga-os para o tribunal da fé e da Palavra de Deus, e você começará a descobrir com espírito temeroso que eles são as palavras de Deus. 

“Nenhum homem nasce com caráter; fazemos nosso próprio personagem. Quando o homem nasce do alto, uma nova disposição lhe é dada, mas não um novo caráter; nem natural nem sobrenaturalmente nascemos com caráter. Caráter é o que um homem faz de sua disposição ao entrar em contato com as coisas externas. O caráter de um homem não pode ser resumido pelo que ele faz em alguns pontos, mas apenas pelo que ele é na tendência principal de sua existência.” 

“O Espírito Santo revela o que há de errado nos outros, mas Seu discernimento nunca é para fins de crítica, mas para fins de intercessão.” 

“Orar não é apenas pedir, é uma atitude de coração que produz uma atmosfera na qual pedir é perfeitamente natural, e Jesus diz: 'todo aquele que pede, recebe'”. 

“Jejuar é muito mais do que ficar sem comer, isso é o mínimo, é jejuar de tudo que se manifesta – indulgência”. 

“Quando somos salvos pela graça de Deus, Deus coloca em nós a possibilidade de não pecar, e nosso caráter a partir desse momento é valioso para Deus. Antes de sermos salvos, não tínhamos o poder de obedecer, mas agora Ele plantou em nós na base da Redenção a hereditariedade do Filho de Deus, temos o poder de obedecer e, conseqüentemente, o poder de desobedecer. A caminhada de um discípulo é gloriosamente difícil, mas gloriosamente certa. Com base na perfeita redenção de Jesus Cristo, descobrimos que podemos começar agora a andar dignamente”. 

“Nunca confie no melhor homem ou mulher que você já conheceu; confie somente no Senhor Jesus. (…) Nunca somos instruídos a seguir todos os passos dos santos, mas apenas na medida em que eles obedeceram a Deus”

 

 

 

0 comentários:

Postar um comentário