Guerra de Palavras


GUERRA DAS PALAVRAS

“Mitos, mentiras e meias-verdades”

"Você é o sal da terra... Você é a luz do mundo." Mateus 5:13-14

A fé nessas palavras de Jesus capacitou a igreja primitiva a "cristianizar" culturas e nações. Mas a fé em mitos, mentiras e meias-verdades deixou a igreja moderna de lado enquanto a batalha pela alma de nossa nação continua. Vamos conhecer uma verdade que nos libertará.

I. Introdução

A. Uma Breve História da Igreja Primitiva

1.   Os seguidores de Jesus Cristo no primeiro século tinham poucas evidências de que o evangelho teria algum impacto real na palavra como era em seus dias.

• O poderoso Império Romano governou o mundo, incluindo Israel, a terra que eles viveram.

• A religião de Israel estava uma bagunça; conseqüência da atividade dos escribas, fariseus e hipócritas.

2.   A igreja primitiva tinha pouco a seu favor.

• O Líder do movimento foi crucificado • Os líderes que Ele deixou para trás eram homens muito comuns; entre eles, um pescador (Pedro)  um fabricante de tendas (Paulo); um ex-coletor de impostos (Mateus); um ex-médico (Lucas)

• Aqueles que seguiram esses líderes foram perseguidos e dispersos de suas casas e todos, exceto um dos discípulos originais, (João) os outros morreram como mártires

3.   Mas o que aconteceu? O Evangelho que eles pregaram mudou o mundo!

• O poderoso Império Romano cairia • A fé cristã se expandiria por todo o mundo

• E quando terminaram, os calendários humanos os calendários das nações seriam contadas com base no nascimento de Cristo! B. Compare isso com a Igreja Americana Hoje

1.   A igreja primitiva “cristianizou” uma cultura pagã. Estamos a caminho de paganizar uma cultura cristã!

A. Eles sobreviveram com poucos e terminaram com muitos; começou com muitos e agora temos poucos - a freqüência à igreja continua baixa

B. Quanto mais eles eram perseguidos, mais eles cometiam. Mas pelo Para nós, mais paixão levou a menos comprometimento - a ponto de 80% dos púlpitos americanos evitarem totalmente a controvérsia.

2.   Neste artigo', mostramos que...

A cultura cristã atual está em declínio porque a maioria dos cristãos não possui uma cosmovisão bíblica

3.   O freqüentador de igreja médio não possui um sistema abrangente de crença que possa aplicar a Bíblia às grandes questões e decisões da vida.

4.   Sofremos de “analfabetismo bíblico”; acreditando em mitos, mentiras e meias verdades a ponto de se tornar uma crise espiritual sem precedentes.

II. Temos uma crise de analfabetismo bíblico

A.   Desinformação e Citação Incorreta

1.   A introdução do livro contém uma série de perguntas destinadas a testar um conhecimento da Bíblia por uma pessoa. Aqui estão alguns exemplos do que muitos acreditam:

• O fruto proibido era uma maçã. (A fruta específica não é mencionada).

• Dalila cortou o cabelo de Sansão. (Ela não o fez; ela chamou um homem para fazer isso enquanto Sansão dormia em seu colo.)

• Elias foi arrebatado ao céu em uma carruagem de fogo. (ele foi levado por um redemoinho) •

Jonas foi engolido por uma baleia. (Não sabemos se era uma baleia; a bíblia apenas diz 'O Senhor preparou um 'grande peixe') •

3 reis magos foram à manjedoura para ver o menino Jesus. (Não há registro de que nenhum homem sábio teve ido à manjedoura em Belém; eles realmente vieram vê-lo em Jerusalém.  disso, não sabemos se havia 3 deles; havia mais de 1; eles trouxeram 3 presentes; então nós supomos que eram 3, mas a Bíblia não diz quantos)

• Jesus alimentou a multidão. (Ele não o fez. Ele multiplicou os pães e peixes e deu aos Seus discípulos que alimentaram a multidão)

2.    Outro sinal de analfabetismo bíblico é como tantas pessoas afirmam citar a Bíblia com coisas que não estão na Bíblia. Exemplos:

• “Deus move de maneiras misteriosas Suas maravilhas para realizar” (não está lá)

• “Deus ajuda aqueles que se ajudam” (não está lá)

• “A limpeza está próxima da piedade” (não está lá) • “Isso também passará” (não está lá)

• “Os tolos correm para onde os anjos temem pisar” (não lá); a verdade é que os tolos se apressam em citar a Bíblia com versículos que não estão na Bíblia.

3.   Então você pode estar pensando: “Que diferença faz quem cortou o cabelo de Sansão?” Ou se o fruto proibido era uma maçã ou um figo?”É verdade, a maioria dessas coisas são assuntos menores, erros inofensivos.

4.    Mas a questão é que descuidamos da palavra de Deus sobre as pequenas coisas, acabamos acreditando em mitos, mentiras e meias verdades sobre as grandes coisas que realmente importam.

Robert Govett afirmou: “ Uma noção errada de uma verdade, afetará outro verdade” então um conhecimento superficial das Escrituras leva pra um desastre espiritual. Uma igreja fraca abunda em escândalos e desvios morais. Uma chamada para os cirstãos de hoje é para uma firmeza de convicções doutrinarias, para o fundamento da fé não fique sobre a areia movediça das crenças superficiais que não afetam a conduta e não norteiam nosso comportamento social.

5.   Isso é o que aconteceu nos dias de Jesus; a verdadeira religião havia sido seqüestrada pelos escribas e fariseus que substituíram a Palavra de Deus pelas tradições de homens. Mais adiante surgiram os gnósticos, que buscaram a verdade dentro deles ao invés das Escrituras, a experiência mística estava acima da autoridade das Escrituras.

A. Assim, 5 vezes no Sermão da Montanha, Ele repete: “Você ouviu dizer... mas eu vos digo.”

B. Em cada caso, Jesus corrigiu como o Antigo Testamento havia sido ensinado ou citado incorretamente.

6. Enfrentamos o mesmo problema hoje; Temos que corrigir as falsas interpretadas da Palavra que praticamente ANIQUILA O TESTEMUNHO de sermos o sal e o efeito de luz que o mundo tanto precisa.

7. Então, quais são as declarações do tipo “você já ouviu falar” de nossos dias?

III. Uma lista de mentiras, mitos e meias-verdades

A. Como sua cosmovisão responde?

1.   O mundo não importa. O mundo está cheio de pecado. Um dia, Deus vai queimar o mundo e criar um novo.

A. O mundo importa. Deus criou o mundo e o chamou de bom.

B. O mundo ESTÁ cheio de pecado. Mas Deus amou tanto o mundo que deu o Seu Filho para nós salvar de nossos pecados.

C. como referências a Deus “queimando o mundo” referem-se à purificação do julgamento; o “novo céu” e a “nova terra”  são referências ao mundo vindouro!

 2.   O envolvimento com este mundo não é apenas 'espiritual'. A Bíblia não está preocupada somente com a salvação mas a pratica da justiça, a pregação do evangelho, a sermos testemunhas para um mundo que jaz no pecado e a sermos luz para essa era de escuridão, sabemos que a nossa verdadeira cidadania está no céu, que será nosso lar eterno. (Novos céus e nova terra a ressurreição literal do corpo e o retorno físico e literal de Cristo) Mas o evangelho tem implicações terrenas e imediatas, lembre-se que Cristo se fez carne, entrou no mundo e deixou uma igreja peregrinando aqui.

A. Não devemos cair na armadilha pagã do dualismo grego clássico; o erro do gnosticismo; a compartimentalização do cristianismo que produz pessoas “tão voltadas para o céu que não são boas para a terra.

3.   O reino de Deus não é deste mundo. Os cristãos devem ser politicamente neutros. Afinal, você não pode legislar moralidade.

A. A verdade é que tudo o que você PODE legislar é moralidade! Toda lei é passada com base na moral de alguém! Você pode julgar a moralidade de uma nação examinando as leis de uma nação! O aborto era ilegal. Agora é legal. O que mudou?

A resposta obvia e a moral dos legisladores!

B. A neutralidade é impossível! Se o povo de Deus acreditar na mentira e permanecer neutros, serão neutralizados! Alguém fará as leis. E esse “alguém” terá uma visão de mundo; um padrão moral. Deus nos livre de deixar isso nas mãos daqueles que odeiam a Deus. A neutralidade é a longo prazo um tiro pela culatra, se um sistema anticristão redigir leis, então isso significa morte para os cristãos!

A comunidade homossexual é menos de 1% da população; mas está tendo um tremendo impacto em nossa cultura e leis. A comunidade cristã renascida representa pelo menos 35% da população, mas parece ter abandonado a cultura e escondido o evangelho debaixo do alqueire”.

C. É popular para certos grupos, como a comunidade gay, protestar que os cristãos estão tentando impor sua visão de mundo sobre eles. Então vamos ficar em silêncio, e eles vão impor a visão deles como modelo contra a moral judaica cristã.

E agora descobrimos que o oposto é verdadeiro; a comunidade gay está impondo sua visão de mundo à Igreja. A questão é que a visão de mundo de alguém legislará a moralidade!

D. O grande William Wilberforce conseguiu acabar com a escravidão na Inglaterra; O reverendo Martin Luther King Jr. desafiou o preconceito racial na América; tomar uma posição é um passo decisivo que mudará a sociedade.

4.   A Bíblia ensina a separação entre igreja e estado.

A. Isso é uma meia-verdade. A Bíblia ensina “esferas” separado de governo e autoridade. Mas uma sociedade governada pelo estado é feita de pessoas que professa uma fé e defendem um sistema moral. Além disso, vimos em nossa nação vários feriados nacionais que pendem para uma religião enquanto outras não possuem esse privilegio. A separação da igreja e estado não significa que o estado deve ser ateu e muito menos que a igreja deve ser neutra. Não há neutralidade no campo moral e espiritual.

B. Deus estabelece todo o governo: Família, Igreja e Estado, e estabelece os limites de cada um.

C. Deus nos ordena a não matar; mas Ele atribuiu autoridade ao Estado para executar criminosos e conduziu a guerra quando a nação está ameaçada. o mesmo cristão que obedece ao mandamento de não matar não viola a lei de Deus quando se torna soldado e mata um inimigo. Há uma separação nesse sentido.

D. Mas você tem que interpretar mal a Bíblia para usar o termo como está sendo usado hoje para enfraquecer o papel da igreja como um grupo de cidadãos que são o sal e a luz do mundo!

5. É sempre errado resistir à autoridade.

A. A Bíblia ensina a submissão à autoridade. Romanos 13 ensina a submissão ao governo civil.

B. Mas há limites! Nunca somos compelidos a obedecer a uma autoridade quando ela exige que quebremos os mandamentos de Deus!

• As parteiras egípcias pouparam Moisés

• Raabe, a prostituta, protegeu os espias

 • Jônatas protegeu Davi de seu pai

• Daniel continuou a orar apesar das ordens do rei

Temos outros exemplos, os amigos de Daniel não se prostraram perante a estátua, mesmo sob as ordens de que a desobediência á autoridade babilônica, seria pena de morte e Pedro quando ouviu sobre as restrições impostas pelo governo romano quanto a pregação, afirmou obedecer a Deus e não aos homens.

Muitas leis começam a surgir no cenário social em que estamos inseridos, proibições de orações nas escolas, retiradas de símbolos cristãos de departamentos públicos, proibições de evangelismo bíblico, limitando a questão do que é pecado e o que não é. A medida que  igreja não reage e os cristãos tornam-se indiferentes, a ameaça vai aumentar contra nós mesmos,

4. Conclusão

A. Atualização de Sal e Luz

1. Se Deus não queria que afetassem o mundo, por que Ele nos faria o “sal da terra” e a “luz do mundo”?

A. O sal deixado sozinho não tem significado; requer um objeto (a terra)

b. A luz não tem significado até que brilhe sobre um objeto (o mundo)  Nós estamos exercendo nosso papel de sal e luz do mundo?


2. O sal que torna-se insípido não serve para nada. Na época de John Wesley por exemplo, a igreja exerceu uma influencia de grande impacto sobre o mundo, a civilização ocidental também experimentou um erguer possante da civilização sob a influencia moral judaica-cristã. A decadência dessa influencia é um retorno ao paganismo e ao ruína da civilização.

Autor: Gary DeMar

O texto passou por uma revisão e atualização com acréscimos de iinformaçoes por C. J. Jacinto.


 

 

0 comentários:

Postar um comentário