As Fontes das Versões Modernas da Biblia (Sobre Wescott & Hort)


Das suas próprias bocas:
Westcott e Hort
Uma seleção de declarações que revelam as atitudes de dois dos mais famosos críticos textuais

 


Devemos sempre relutar em nos envolver em argumentos ad hominem , isto é, aqueles que se concentram em personalidades em vez de questões, mas o caráter e as crenças professadas daqueles envolvidos em questões tão vitais como o texto e a tradução da Bíblia não podem ser ignorados. É necessário que aqueles que lidam com a palavra inspirada de Deus sejam homens espirituais. Este é o ensinamento da própria Escritura (1 Co 2:11-16).

Brooke Foss Westcott (1825-1901) nasceu em Birmingham e Fenton John Anthony Hort (1828-1892) em Dublin. Em 1851, Westcott foi ordenado "sacerdote" anglicano, e Hort, em 1856: suas carreiras foram dedicadas principalmente a cargos acadêmicos, em vez de pastorados. Já em 1853, eles começaram a trabalhar em seu texto grego do Novo Testamento: esse projeto ocuparia a maior parte de suas vidas restantes. Em 1870, a ideia de uma modesta revisão da Versão Moderna foi sancionada pela Convocação do Sul da Igreja da Inglaterra, o que proporcionou a Westcott e Hort a oportunidade de introduzir suas mudanças radicais. Eles defenderam a inclusão de um estudioso unitarista no Comitê de Revisão. "O Novo Testamento no Grego Original" foi publicado em 1881, assim como a Versão Revisada baseada nele: esta última não obteve popularidade duradoura, mas o texto grego e a teoria crítica de Westcott-Hort dominaram o cenário desde então.

A crítica textual não pode ser totalmente dissociada da teologia. Não importa quão grande estudioso do grego alguém seja, ou quão grande seja sua autoridade em evidências textuais, suas conclusões estarão sempre sujeitas à suspeita se ele não aceitar a Bíblia como a própria Palavra de Deus (em FULLER, p. 157).

Crenças

As seguintes citações dos diários e cartas de Westcott e Hort demonstram seus graves afastamentos da ortodoxia, revelando sua oposição ao protestantismo evangélico e simpatias por Roma e pelo ritualismo. Muitas outras poderiam ser citadas. Suas visões sobre as Escrituras e o Texto são destacadas.

25 de outubro de 1846 – Westcott: "Não há algo nos princípios da escola "Evangélica" que deve levar à exaltação do ministro individual, e isso não ajuda a provar sua inconsistência? Se a pregação é o principal meio de graça, ela deve emanar não da igreja, mas do pregador, e além de colocá-lo em uma posição falsa, o coloca em uma posição terrivelmente perigosa." ( Vida , Vol. I, pp. 44, 45).

Outubro, 22 após o Domingo da Trindade – Westcott: "Você não entende o significado de 'Desenvolvimento' Teológico? Resumidamente, é isto: que em tempos remotos alguma doutrina é proposta de forma simples ou obscura, ou mesmo apenas obscuramente insinuada, que em eras subsequentes, à medida que as necessidades da mente humana crescem, cresce com eles – de fato, o Cristianismo é sempre progressista em seus princípios e doutrinas" ( Vida , Vol. I, p. 78).

23 de dezembro – Westcott: "Minha fé ainda está vacilante. Não consigo determinar o quanto devemos crer; o quanto, de fato, é necessariamente exigido de um membro da Igreja." ( Vida , Vol.I, p.46).

1847, janeiro, 2º domingo após a Epifania – Westcott: "Depois de deixar o mosteiro, mudamos nosso curso para um pequeno oratório... É bem pequeno, com um único lugar para nos ajoelharmos; e atrás de uma tela havia uma 'Pietà' do tamanho de uma pessoa (isto é, uma Virgem e Cristo morto). Não pude deixar de pensar na grandeza da Igreja Romana, em seu zelo mesmo no erro, em sua seriedade e autodevoção, que poderíamos, com visões mais nobres e um propósito mais puro, nos esforçar para imitar. Se eu estivesse sozinho, poderia ter me ajoelhado ali por horas." ( Vida , Vol. I, p. 81).

6 de julho de 1848 – Hort: "Uma das coisas, penso eu, que demonstra a falsidade da noção evangélica deste assunto (batismo), é que ela é tão clara e precisa... nenhuma verdade espiritual profunda da Razão é assim logicamente harmoniosa e sistemática... a visão puramente romana parece-me mais próxima e mais propensa a conduzir à verdade do que a evangélica... o fanatismo dos bibliólatras, entre os quais ler tantos 'capítulos' parece corresponder exatamente à superstição romana de contar tantas dezenas de contas em um rosário... ainda assim, não ousamos abandonar os Sacramentos, ou Deus nos abandonará... Estou inclinado a pensar que nenhum estado como o 'Éden' (refiro-me à noção popular) jamais existiu, e que a queda de Adão não diferiu em nenhum grau da queda de cada um de seus descendentes" ( Vida , Vol. I, pp. 76-78).

11 de agosto – Westcott: "Nunca li um relato de milagre (nas Escrituras?), mas instintivamente sinto sua improbabilidade e descubro alguma falta de evidência no relato." ( Vida , Vol.I, p.52).

Novembro, Domingo do Advento – Westcott: "Todos o estigmatizam (o Dr. Hampden) como um 'herege'... Eu mesmo pensava que ele estava gravemente enganado, mas ontem reli as seleções de seus escritos feitas por seus adversários, e nelas encontrei sistematicamente expressas as mesmas linhas de pensamento que venho tentando desvendar nos últimos dois ou três anos. Se ele for condenado, o que será de mim?" ( Vida , Vol. I, p. 94).

12 de maio de 1850 – Hort: "Você me pergunta sobre a liberdade que se deve conceder aos clérigos em suas visões sobre o Batismo. De minha parte, eu admitiria de bom grado no ministério aqueles que defendem a visão de Gorham, e muito mais aqueles que defendem as noções evangélicas confusas e comuns" ( Vida , Vol. I, p. 148).

31 de julho – Hort: "Falei da perspectiva sombria, caso os evangélicos continuassem com sua vitória atual e alterassem os serviços." ( Vida , Vol.I, p.160).

7 de fevereiro de 1851 – Hort: "Westcott acaba de lançar seu Norrisiano sobre 'Os Elementos da Harmonia do Evangelho'. Vi a primeira página sobre Inspiração, o que é um avanço maravilhoso em relação à heresia ortodoxa comum." ( Vida , Vol. I, p. 181).

21 de outubro de 1858 – Westcott: Além disso, concordo com eles em condenar muitas doutrinas específicas da teologia popular como, para dizer o mínimo, contendo muita superstição e imoralidade de um tipo muito pernicioso... As doutrinas positivas, mesmo dos evangélicos, parecem-me pervertidas em vez de falsas... Receio que haja diferenças ainda mais sérias entre nós no que diz respeito à autoridade, e especialmente à autoridade da Bíblia" ( Life , Vol.I, p.400).

3 de abril de 1860 – Hort: "Mas o livro que mais me cativou foi Darwin. Independentemente do que se pense dele, é um livro do qual temos orgulho de ser contemporâneos. Preciso elaborar e examinar o argumento com mais detalhes, mas, no momento, tenho a forte impressão de que a teoria é incontestável." ( Vida , Vol. I, p. 416).

15 de outubro – Hort: "Concordo inteiramente – corrigindo uma palavra – com o que você disse sobre a Expiação, tendo acreditado por muitos anos que "a união absoluta do cristão (ou melhor, do homem) com o próprio Cristo" é a verdade espiritual da qual a doutrina popular da substituição é uma falsificação imoral e material... Certamente nada pode ser mais antibíblico do que a limitação moderna de Cristo levar nossos pecados e sofrimentos até a Sua morte; mas, na verdade, esse é apenas um aspecto de uma heresia quase universal." ( Vida , Vol. I, p. 430).

23 de setembro de 1864 – Hort: "Acredito que Coleridge estava certo ao dizer que o cristianismo sem uma Igreja substancial é vaidade e dissolução; e lembro-me de chocar você e Lightfoot há pouco tempo ao expressar a crença de que o 'protestantismo' é apenas um parêntesis e temporário. Em suma, o credo irvingita (sem a crença nas reivindicações superiores da comunhão irvingita) parece-me inatacável em questões eclesiásticas." ( Vida , Vol. II, p. 30, 31).

27 de setembro de 1865 – Westcott: "Tenho tentado relembrar minhas impressões sobre La Salette (um santuário mariano). Gostaria de poder ver que verdade esquecida a Mariolatria testemunha; e como podemos expor na prática o ensinamento dos milagres" ( Vida , Vol.I, p.

17 de novembro – Westcott: "Até onde pude julgar, a 'ideia' de La Salette era a de Deus se revelando agora, e não de uma forma, mas de muitas." ( Life , Vol.I. pp.251,252).

17 de outubro – Hort: "Há muitos anos estou convencido de que a adoração a Maria e a adoração a 'Jesus' têm muito em comum em suas causas e resultados." ( Vida , Vol.II, p.50).

17 de outubro de 1867 – Hort: "Gostaria que estivéssemos mais de acordo na parte doutrinária; mas você sabe que sou um sacerdotalista convicto, e não há muito proveito em discutir sobre princípios básicos." ( Vida , Vol.II, p.86).

4 de março de 1890 – Westcott: "Ninguém hoje, suponho, sustenta que os três primeiros capítulos de Gênesis, por exemplo, contam uma história literal — nunca consegui entender como alguém que os lê com os olhos abertos poderia pensar que contavam —, mas eles nos revelam um Evangelho. Portanto, provavelmente está em outro lugar."

Cronologia da Revisão

12 de janeiro de 1825: Brooke Foss Westcott nasce em Birmingham.

1828 23 de abril: Fenton John Anthony Hort nasce em Dublin.

21 de dezembro de 1851: Westcott é ordenado "padre" na Igreja da Inglaterra.

1851 29/12/30 – Hort: "Eu não tinha ideia até as últimas semanas da importância dos textos, tendo lido tão pouco Testamento grego e me arrastado com o vil Textus Receptus. Pense naquele vil Textus Receptus se apoiando inteiramente em manuscritos posteriores; é uma bênção que existam manuscritos tão antigos" ( Vida , Vol.I, p.211).

1853 Jan.-Mar.: Westcott e Hort concordam com o plano de uma revisão conjunta do texto do Testamento Grego.

19 de abril – Hort: "Ele (Westcott) e eu vamos editar um texto grego do Novo Testamento daqui a dois ou três anos, se possível." ( Life , Vol.I, p.250).

Junho: O Sr. Daniel Macmillan sugere a Hort que ele participe de um interessante e abrangente "Plano do Novo Testamento". Hort deveria editar o texto em conjunto com o Sr. Westcott; este último seria responsável por um comentário, e Lightfoot contribuiria com uma Gramática e Léxico do Novo Testamento. ( Vida , Vol. I, pp. 240, 241).

29 de setembro – Westcott para Hort: "Quanto à nossa proposta de recensão do texto do Novo Testamento, nosso objetivo seria, suponho, preparar um texto para uso comum e geral... Com tal objetivo em vista, não seria melhor introduzir apenas certas emendas no texto recebido e anotar na margem aquelas que parecerem prováveis ​​ou perceptíveis – à maneira de Griesbach?... Sinto profundamente a vergonha de circular o que considero serem cópias falsificadas da Sagrada Escritura (uma referência à AV?), e estou muito ansioso para fornecer algo para substituí-las. Este não pode ser um texto baseado apenas em nosso próprio julgamento, mesmo que não sejamos inexperientes o suficiente para fazê-lo; mas deve ser apoiado por uma clara e óbvia preponderância de evidências. A margem dará amplo espaço para nossa própria engenhosidade ou princípios... meu desejo seria deixar o texto popular recebido, exceto onde estiver claramente errado." ( Vida , Vol. I, pp. 228, 229).

4 de novembro – Hort: "Fui e passei um domingo com Westcott... Chegamos a um entendimento claro e positivo sobre o nosso Teste de Gk. e seus detalhes. Ainda não queremos que se fale sobre isso, mas vamos trabalhar imediatamente e esperamos que possamos resolvê-lo em pouco mais de um ano." ( Vida , Vol. I, p. 264).

Westcott e Hort começam a trabalhar em seu texto grego.

Fev. de 1856 (?): Hort ordenado "padre" na Igreja da Inglaterra.

20 de março – Hort: "Acho que já mencionei a você o livro de Campbell sobre a Expiação, que é inestimável até certo ponto; mas infelizmente ele não sabe nada além de teologia protestante" ( Vida , Vol.I, p.322).

23 de fevereiro de 1857 – Hort para Westcott: "Espero continuar com o texto do Novo Testamento de forma mais incessante" ( Life , Vol.I, p.355).

Primeiros esforços para garantir a revisão da Versão Autorizada por cinco clérigos da Igreja da Inglaterra.

21 de outubro de 1858 – Hort: "A principal obra literária daqueles anos foi a revisão do texto grego do Novo Testamento. Todas as horas vagas eram dedicadas a ela." ( Vida , Vol. I, p. 399).

1º de maio de 1860 – Hort para Lightfoot: "Se você fizer da convicção firme da infalibilidade absoluta do NT uma condição praticamente sine qua non para a cooperação, temo que não poderia me juntar a você, mesmo que estivesse disposto a esquecer seus medos sobre a origem dos Evangelhos." ( Vida , Vol. I, p.420).

4 de maio – Hort para Lightfoot: "Também estou feliz que você tome a mesma posição provisória quanto à infalibilidade que eu." ( Life , Vol.I, p.424).

5 de maio – Westcott para Hort: "no momento, considero a presunção em favor da verdade absoluta – rejeito a palavra infalibilidade – da Sagrada Escritura avassaladora." ( Vida , Vol.I, p.207).

18 de maio – Hort para Lightfoot: "Parece arrogante dizer isso, mas há muitos casos em que eu não admitiria a competência de alguém para julgar uma decisão minha sobre uma questão textual, sendo apenas um amador e sem experiência considerável na formulação de um texto." ( Life , Vol.I, p.425).

12 de abril de 1861 – Hort para Westcott: "Além disso – mas isso pode ser covardia – tenho uma espécie de desejo de que nosso texto seja lançado ao mundo antes de lidarmos com assuntos que possam nos marcar com suspeita. Quero dizer, um texto, publicado por homens já conhecidos pelo que, sem dúvida, será tratado como heresia perigosa, terá grandes dificuldades em encontrar seu caminho para regiões que, de outra forma, poderia esperar alcançar, e de onde não seria facilmente banido por alarmes subsequentes" ( Vida , Vol. I, p. 445).

1862, 30 de abril, 1º de maio – Hort: "Parece clara e amplamente direcionado a sustentar que o clero inglês não é obrigado a sustentar a infalibilidade absoluta da Bíblia. E, seja qual for a verdade, esta parece ser a liberdade necessária no momento presente, se qualquer crença viva quiser sobreviver na terra" ( Vida , Vol. I, p. 454).

1870: Westcott e Hort imprimem uma edição provisória de seu NT grego apenas para distribuição privada. (Posteriormente, eles a distribuíram sob compromisso de sigilo dentro do grupo de revisores do NT, do qual eram membros).

10 de fevereiro: A Convocação do Sul da Igreja da Inglaterra decide sobre a conveniência da revisão da AV. A Convocação do Norte se recusa a cooperar.

Maio: Comitê de 18 eleitos para produzir uma Versão Revisada.

Os 7 membros do Comitê do NT convidam outros 18, totalizando 25.

29 de maio – Westcott para Hort: "Embora eu ache que a Convocação não seja competente para iniciar tal medida, sinto que, como 'nós três' estamos juntos, seria errado não 'tirar o melhor proveito disso', como diz Lightfoot. De fato, há uma perspectiva muito boa de um bom trabalho, embora nem com este corpo nem com qualquer corpo que provavelmente seja formado agora seja possível uma revisão textual completa. Há alguma esperança de que leituras alternativas possam encontrar espaço na margem" ( Vida , Vol. I, p. 390).

4 de junho – Westcott para Lightfoot: "Não deveríamos ter uma conferência antes da primeira reunião de Revisão? Há muitos pontos sobre os quais é importante concordarmos. As regras, embora liberais, são vagas, e sua interpretação dependerá de uma ação inicialmente decidida" ( Vida , Vol. I, p. 391).

1º de julho – Westcott para Hort: "A Revisão, no geral, me surpreendeu com perspectivas de esperança. Sugeri a Ellicott um plano de tabulação e circulação de emendas antes de nossa reunião, o que pode ser valioso" ( Life , Vol.I, pp.392,393).

7 de julho – Hort: "O Dr. Westcott e eu estamos há mais de dezessete anos preparando um texto grego do Novo Testamento. Ele está no prelo há alguns anos e esperamos lançá-lo no início do próximo ano" ( Life , Vol. II, p. 137).

Agosto (?) – Hort para Lightfoot: "É, eu acho, difícil mensurar o peso da aceitação conquistada de antemão para a Revisão pelo simples fato de acolhermos um Unitarista, se apenas a Companhia perseverar em seu atual espírito sério e fiel." ( Life , Vol.II, p.140).

(O Dr. G. Vance Smith, um estudioso unitarista, era membro do Comitê de Revisão. Por sugestão de Westcott, uma celebração da Sagrada Comunhão foi realizada em 22 de junho, antes da primeira reunião da Companhia de Revisão do NT. O Dr. Smith comunicou-se, mas disse depois que não participou da recitação do Credo Niceno e não comprometeu seus princípios como unitarista. A tempestade de indignação pública que se seguiu quase destruiu a Revisão desde o início. No entanto, por fim, o Dr. Smith permaneceu no Comitê.)

1881 O bispo Ellicott submete a versão revisada à Convocação do Sul.

12 de maio: Publicação de O Novo Testamento no Grego Original, Vol. I, de Westcott e Hort (Texto e breve introdução).

17 de maio: a Versão Revisada é publicada na Inglaterra, vendendo dois milhões de cópias em quatro dias. No entanto, não consegue conquistar um apelo popular duradouro.

4 de setembro: O Novo Testamento no Grego Original, Vol. II, de Westcott e Hort, é publicado (com Introdução e Apêndice).

Outubro: aparece o primeiro dos três artigos do reitor Burgon na Quarterly Review contra a versão revisada .

Maio de 1882: Ellicott publica um panfleto em resposta a Burgon, defendendo o texto grego de Westcott e Hort.

1883: Burgon publica The Revision Revised , incluindo uma resposta a Ellicott.

1º de maio de 1890: Westcott é consagrado bispo de Durham.

30 de novembro de 1892: morte de Hort.

27 de julho de 1901: morte de Westcott.

1908: A Nova Enciclopédia Schaff-Herzog discute a teoria de Westcott-Hort: "A concordância consciente com ela ou a discordância consciente e as qualificações marcam todo o trabalho neste campo desde 1881."

Isso ainda é quase literalmente verdade.

Referências

Hort, AF, Vida e cartas de Fenton JA Hort, vols.I,II . MacMillan and Co., Londres, 1896.

Westcott, A., Vida e cartas de Brooke Foss Westcott, vols.I,II . MacMillan and Co., Londres, 1903.

 

Fonte:

https://www.nesherchristianresources.org/JBS/TTS/TTS5.html

 

Artigo complete do presbiteriano James Begg a favor do Texto Traddicional pode ser lido no site acima, impedivel!!!

 

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