A Idolatria da Confiança nas Instituições Religiosas


 

A Idolatria da Confiança nas Instituições Religiosas

Colocar a confiança que deveria ser depositada unicamente em Cristo em uma organização humana é, em essência, idolatria.

Instituições religiosas e denominações não foram fundadas por Cristo. Ele nunca nomeou nem delegou autoridade salvífica a nenhuma delas. É verdade que muitas denominações pregam corretamente o Evangelho da salvação unicamente por meio de Cristo, e isso é algo positivo. No entanto, quando líderes dessas instituições declaram que fora de sua organização não há salvação, estão assumindo um papel que pertence exclusivamente a Cristo — e, assim, se revelam falsos profetas.

A verdadeira igreja, fundada por Jesus Cristo, não é uma instituição ou estrutura visível, mas um grupo de pessoas redimidas por Ele. São aqueles que confiaram exclusivamente na graça de Deus para sua salvação, que creram na obra perfeita e consumada de Cristo na cruz. Essas pessoas foram seladas com o Espírito Santo da promessa e, conforme suas possibilidades e circunstâncias, observam os mandamentos do Senhor, como o batismo e a Ceia do Senhor — não como meios de salvação, mas como obediência e memorial.

Na oferta da salvação eterna, não há qualquer menção à adesão a uma igreja institucional:

"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna."
— João 3:16

A salvação é uma dádiva de Deus concedida somente por meio de Jesus Cristo, independente de qualquer afiliação organizacional. A salvação não está ligada a uma estrutura religiosa, mas a uma pessoa divina:

"Mas este (Jesus), porque permanece para sempre, tem um sacerdócio imutável. Portanto, pode salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles."
— Hebreus 7:24-25

"E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos."
— Atos 4:12

"Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, em Cristo Jesus, nosso Senhor."
— Romanos 6:23


Comentário Final

As Sagradas Escrituras são absolutamente claras: o ser humano é incapaz de salvar-se a si mesmo (Mateus 19:26). Nenhuma religião, sacramento ou poder humano tem autoridade para oferecer salvação. A vida eterna é uma dádiva soberana de Deus, concedida exclusivamente por meio de Jesus Cristo.

"Mas a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus: aos que crêem no seu nome, os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus."

 

C. J. Jacinto

0 comentários:

Postar um comentário