AS RAIZES OCULTISTAS DA PSICOLOGIA JUNGUIANA



                         AS RAIZES OCULTISTAS DA PSICOLOGIA JUNGUIANA

A psicologia junguiana está intimamente associada com o ocultismo, o conhecido pesquisador cristão Peter Jones, falando sobre a crescente onda de ocultismo no mundo, percebeu que a psicologia junguiana contribui muito para esse processo “A psicologia junguiana é, agora, uma fonte inesgotável de ocultismo” (Bruxaria Global Pagina 13).  Encontramos declarações explicitas da ligação de Jung com o espiritualismo e os demônios:
“Filemon foi substituído, mais tarde, por um outro personagem que Jung denominou de Ka. Ele a percebe como subindo de um poço profundo. Inclusive pintou esse personagem como o deus Hermes, com uma asa de Martim-pescador no alto e outras representações simbólicas...
...Filemon tem um pé paralisado, mas é um espírito alado, enquanto o Ka é uma espécie de demônio da terra ou dos metais. Filemon encarna o aspecto espiritual, o “sentido”. O Ka, pelo contrário, é um gênio da natureza como o anthroparion 33 da alquimia grega, que eu desconhecia nessa época. O Ka é aquele que torna tudo real, mas que vela o espírito do Martim pescador, o sentido, ou que o substitui pela beleza, pelo “eterno reflexo” (Jung e a mediunidade.  Pagina. 164).
Submerso em experiências místicas, Jung envolveu-se totalmente no mundo ocultista:
“A conclusão dessas visões é que, pelo menos em sua maior parte, constituíam fenômenos paranormais, ou mediúnicos, onde espíritos desencarnados tinham uma participação ativa no esclarecimento de Jung, quanto aos conteúdos da psique em geral, e dos inconscientes pessoal e coletivo em particular. Alguns filhos de Jung” (Jung e a Mediunidade Pagina 79)
Seu envolvimento com a mística oriental de fonte pagã pode ser descrito nessas palavras:
“”Jung contribuiu de forma importante na interpretação dos textos religiosos orientais para o publico ocidental. Idéias hindus, budistas e taxistas permeiam  seus escritos e encontram-se inseridas na estrutura mais profunda de seu pensamento” (Bruxaria Global Pagina 147)

“Jung se tornou desde então o guru do mundo ocidental, um oráculo universal que se situa ao lado de Gandhi e de Albert Schweitzer. Mais do que qualquer um, ele foi provavelmente o responsável pelo intenso interesse pelo “ocultismo” – em matéria de paranormal e de religiões orientais – que se desenvolve pouco tempo depois de seu decesso em 1961” (Wilson, 1985, p. 10. Citado em Jung e Mediunidade  Pagina 20)

O mundo paranormal de Jung foi uma marca que vai tingir todo o tecido do sistema de crenças que desenvolveu a partir de suas experiências esotéricas ocultistas:
“Esse interessante fenômeno acontecia com Jung com muita freqüência, (Mediunidade auditiva)ele o descreve como uma conversa interior, quando, então, mantinha diálogos com uma voz interna. A mim me parece um caso claro de audiência, ou seja, escutar vozes de espíritos. Como descrito por Allan Kardec, muitas vezes acontece o médium manter uma conversa efetiva, onde o espírito é o interlocutor invisível, e suas respostas e/ ou inquirições, bem como esclarecimentos são extremamente claros. Outras vezes apenas se escutam frases ou conselhos, sem interlocução.” (Jung e a Mediunidade. Pagina 80)

“Durante a crise que Jung passou, depois do rompimento com Freud – a qual lhe deu condições de elaborar seu notável sistema psicológico –, além de vários fenômenos mediúnicos, aconteceu um que pode ser enquadrado na categoria de percepção sensitiva, acompanhada de um fenômeno de audiência mediúnica:  A atmosfera era: terrivelmente opressiva. Percebi que algo ia acontecer. A casa parecia repleta de uma multidão, como se estivesse cheia de espíritos! Estavam por toda a parte, até mesmo debaixo da porta, mal se podia respirar. Naturalmente, uma pergunta ardia em mim: “Em nome do céu, o que quer isto dizer?” Houve então uma resposta uníssona e vibrante: “Nós voltamos de Jerusalém, onde não encontramos o que buscávamos”.
( Estas palavras correspondem as primeiras linhas dos Sete Sermões aos Mortos (Citado em Jung e a Mediunidade Pagina 81)
Sobre esses aspectos podemos ainda acrescentar o avivamento do espiritualismo devido aos escritos de Jung que muito contribuíram para o reaparecimento da astrologia e o gnosticismo (Veja Bruxaria Global Pagina 149)

“Ressalto o fato de que Jung apresenta as comunicações, como tendo uma influência psicológica importante: pois a conscientização dos conteúdos do inconsciente, produz um acréscimo de força à consciência. E, junto a isto, toca no assunto da doutrinação dos espíritos, como uma ação benéfica” (Jung e Mediunidade. Página 135)
“Uma nota de gnosticismo com ares de budismo fica evidente aqui e ressoa em todos os escritos de Jung” (Bruxaria Global Pagina 148)
Que os leitores fiquem cientes, Paulo profetizou sobre o aparecimento de espíritos enganadores (I Timóteo 4:1) esse espíritos tiveram contato com Jung e ajudaram ele a desenvolver seu sistema de psicologia
“Pelo que se vê, espíritos tiveram uma importante ação no trabalho de Jung, colocando questões que ele se via impelido a responder, e inclusive urgindo-o a continuar seu trabalho, que não podia sofrer atrasos” (Jung e Mediunidade Pagina 145)

“A genialidade de Jung consistia em sua capacidade de parecer ao mesmo tempo, cientifico e simpatizante de experiências espirituais e paranormais de todas as espécies. Além de ter conferido credibilidade semi-cientificas as praticas pagãs de grande popularidade...” (Bruxaria Global Pagina 151)
Assim vimos como por trás da cortina de fumaça da psicologia junguiana, se esconde o ocultismo nas suas mais variadas formas esotéricas e espiritualistas.  Concluindo; Jung ajudou a pavimentar o anticristianismo da nossa era, atribui a existência de Deus não como um ser Pessoal Criador e Transcendente , mas como uma simples projeção da psique humana.

“Quem percorre o caminho junguiano em qualquer uma de suas varias formas espirituais dos dias de hoje deve ter consciência de quão profundamente ele difere do cristianismo clássico” (Bruxaria Global Pagina 157)

Bibliografia:
Jung e a Mediunidade- Djalma argollo
FUNDAÇÃO LAR HARMONIA – Salvador – Bahia – Brasil  2004

Bruxaria Global Tecnicas da Espiritualidade Pagã e a Resposta Cristã. Capitulo 10 Jung e as novas espiritualidades. Randall Verarde. 2011. Editora Cultura Cristã


Autor: Clavio J. Jacinto


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