A Heresia do Movimento Inter-religioso


 

Um movimento inter-religioso está se enraizando em todo o mundo

Johan Malan

A Bíblia é muito clara sobre o facto de que, durante a tribulação que se aproxima, os apoiantes de todas as religiões seguirão e adorarão o mesmo messias mundial. No livro do Apocalipse, João o descreve como a besta que terá domínio sobre toda a terra:

“E todo o mundo maravilhou-se e seguiu a besta. Assim adoraram o dragão que deu autoridade à besta; e adoraram a besta, dizendo: Quem é semelhante à besta? … E foi-lhe concedido fazer guerra aos santos e vencê-los. E foi-lhe dada autoridade sobre toda tribo, língua e nação. E todos os que habitam na terra o adorarão” (Ap 13:3-4,7-8).

O mundo inteiro está caminhando inflexivelmente para uma dispensação multi-religiosa na qual todas as nações serão espiritualmente unidas sob a liderança suprema do Anticristo e do falso profeta. Eles venerarão abertamente a besta, uma vez que ela conseguirá unir a humanidade dividida, colmatando todas as diferenças religiosas e políticas entre eles. Isto será o culminar de um espírito de globalismo que já vem trabalhando há algum tempo para mudar as percepções das pessoas, induzindo-as a aceitar uma nova ordem mundial de globalismo em todas as esferas da vida.

Esta primeira década do século XXI tem sido caracterizada por uma tendência crescente para um pensamento multi-religioso que é apoiado por um grande número de líderes de todas as religiões. Mencionarei alguns dos exemplos mais proeminentes deste movimento ecumênico inter-religioso, pois todos eles preparam o caminho para o vindouro messias mundial:

Nos círculos cristãos , há um grande número de teólogos pós-modernos que, em conjunto, lançam as bases para a igreja emergente do século XXI . Nesta igreja moderna, chamada de iluminada, são construídas pontes ecuménicas não só entre várias igrejas cristãs, mas também entre o cristianismo e as religiões não-cristãs. Apoiam abertamente o ponto de vista de que a religião cristã não é tão única como sempre pensamos, uma vez que, segundo eles, todos adoramos o mesmo Deus universal de todas as religiões. Este Deus Criador comum é apenas conhecido por nomes diferentes em outras religiões.

Supõe-se ainda que, uma vez que todos adoramos o mesmo Deus que se revelou à humanidade através de todas as fés, todos nós agora aguardamos a revelação do messias comum de todas as fés. É sobre este messias universal que lemos em Apocalipse 13. Ele será de facto aceite e também adorado globalmente. Sob a sua orientação, todas as religiões acabarão por dar as mãos!

Mas o Senhor Jesus impede esta unidade, pois é exaltado acima de todos os ídolos. Por causa disso, os pensadores ecumênicos privam Jesus Cristo de Sua posição exaltada de Deus e Filho de Deus, e também de Seu nascimento virginal, que é prova de que Ele não foi concebido por um homem pecador. Jesus é descrito como um profeta humano comum que está no mesmo nível dos messias de outras religiões, por exemplo, Krishna, Buda e outros. Eles são agora considerados mensageiros co-iguais de Deus que, durante diferentes tempos da história, prepararam o caminho para o messias mundial do fim dos tempos que introduzirá uma utopia na terra.

Há muitas igrejas cristãs que se afastaram tanto da fé bíblica que aceitarão um Jesus Cristo que não nasceu de uma virgem e que também não é verdadeiramente o Filho de Deus. O Anticristo falará a língua deles e atenderá às suas expectativas. Ele surgirá da terra e oferecerá um reino terreno a todos. Este outro Jesus que é proclamado na igreja liberal emergente é claramente o falso Cristo do fim dos tempos, ou seja, o Anticristo. Ele fará a sua aparição inicial como um príncipe da paz e enganará todas as nações e religiões fazendo-as pensar que ele é um mensageiro especial de Deus que veio para trazer a paz à terra. Muito poucas pessoas serão capazes de ver através do seu engano habilmente escondido.

Vários judeus ortodoxos foram apanhados na mesma teia de pensamento multi-religioso. Em 13 de Outubro de 2004, depois de quase dois milénios, um Sinédrio foi novamente instituído no Israel moderno. Este órgão, no entanto, tem poderes limitados e só é reconhecido pelos judeus ortodoxos. O novo Sinédrio é composto por 71 rabinos proeminentes e outros estudiosos judeus. Nas reuniões do atual concílio, a possibilidade da reconstrução do templo em Jerusalém é um assunto importante para discussão. A notícia sensacional do Sinédrio em Jerusalém é que o Terceiro Templo será uma casa de oração para todas as religiões monoteístas, das quais o Judaísmo, o Cristianismo e o Islamismo são as mais importantes. As palavras do Senhor em Isaías 56:7 são citadas como justificativa para este anúncio: “Porque a minha casa será chamada casa de oração para todas as nações”. Esta declaração é interpretada erroneamente de uma forma multi-religiosa, a fim de também dar reconhecimento a religiões não-bíblicas, como o Islão.

Um site judaico, www.godsholymountain.org/ , promove a ideia da “montanha sagrada de Deus” como sendo aberta a todas as religiões. De acordo com o planeamento actual, as actividades religiosas nas mesquitas islâmicas próximas, bem como nos santuários católicos romanos, serão integradas no serviço do templo. O diretor executivo do Instituto do Templo, Jehuda Glick, diz que estão aguardando a vinda do Messias, pois só ele pode autorizar a construção do templo. O Sinédrio não reconhece o actual governo democrático de Israel e comprometeu-se a eleger um rei para o país. Este é um caminho perigoso no qual os líderes ortodoxos embarcaram, uma vez que o falso messias fingirá ser um descendente de David e reivindicará o trono real de Israel. O Sinédrio acolherá o falso messias quando ele aparecer em cena, pois obviamente ele fingirá ser o verdadeiro Messias que falará aos seus corações, permitindo que Israel reconstrua o templo. Uma grande desilusão seguir-se-á em breve. Esta tragédia confirma uma profecia do Senhor Jesus na qual Ele disse há 2.000 anos que Israel cometeria um enorme erro de julgamento ao aceitar o messias errado. Ele disse: “Eu vim em nome de Meu Pai, e vocês não Me recebem; se outro vier em seu próprio nome, vocês o receberão” (João 5:43).

Israel está claramente caminhando para uma aliança com o falso messias. No entanto, eles serão persuadidos de que ele é o verdadeiro Messias, pois virá em socorro de Israel durante uma grande guerra e também lhes concederá o direito de reconstruir o templo. O Sinédrio também promove o projeto do templo como uma chave para a paz mundial. No início de 2007, escreveram cartas a todos os governos, insistindo que o mundo se encontrava num rumo desastroso. Nos termos de Isaías 2:2-4, eles propuseram que o templo fosse reconstruído em Jerusalém, a fim de experimentar novamente a presença de Deus na busca da paz na terra. De acordo com esta profecia, a lei do Senhor sairá de Jerusalém para toda a terra, as nações a honrarão e, por causa disso, transformarão suas espadas em relhas de arado e suas lanças em foices. Eles não aprenderão mais a guerra.

O erro grave que os líderes religiosos judeus modernos cometem é ver o terceiro templo como um local de culto para todas as religiões, partilhando assim também o seu Messias prometido com outras religiões. Este é o “outro messias” contra quem o Senhor Jesus os advertiu.

O mesmo erro de julgamento é cometido pelos líderes das outras grandes religiões. Os muçulmanos também esperam que a segunda vinda de Jesus estabeleça um reinado de paz na terra. Há referências frequentes a Jesus no Alcorão, mas nunca à Sua divindade ou ao valor redentor da Sua crucificação. Ele é descrito apenas como filho de Maria, e eles afirmam que Maomé foi o Consolador que Jesus prometeu que viria durante o período após o Seu ministério terreno. Espera-se que o Jesus Islâmico regresse ao mundo para unir forças com o Imam Mahdi nas suas guerras apocalípticas para submeter os seus inimigos e islamizar o mundo. Um cenário desta natureza é altamente possível durante o reinado do Anticristo na primeira metade da tribulação, pois ele conseguirá estabelecer os cristãos enganados, os sionistas enganados e o Islão como religiões irmãs, ao mesmo tempo que relaciona todas as outras religiões com eles. Todos eles darão as mãos.

Os hindus também acreditam no aparecimento de um messias mundial conhecido como Krishna ou Jesus Cristo. Embora os hindus não sejam monoteístas, eles servem a três deuses proeminentes – Brahma, Vishnu e Siva. Brahma é considerado o deus criador; Vishnu é adorado como salvador e está em segundo lugar depois de Brahma, enquanto em terceiro lugar está Siva, que está associado à fertilidade e aos poderes de reprodução.

Krishna é a oitava encarnação do deus Vishnu e é um dos avatares especiais, ou mestres, do Hinduísmo. Alega-se que Jesus era uma encarnação de Krishna e levou uma vida muito semelhante. Espera-se que haja uma nova encarnação do avatar que, em diferentes períodos da história, foi conhecido como Vishnu, Krishna e Jesus. Qualquer um desses nomes pode ser usado para ele, mas ele também será conhecido como Kalki Avatar (o Avatar do Cavalo Branco), pois estará montando um cavalo branco. O Avatar Kalki alcançará a vitória final sobre o mal na terra, encerrando assim todas as experiências negativas. Sob o seu governo haverá paz e unidade na terra.

Um artigo na internet foi publicado com o título: Jesus como uma reencarnação de Krishna ( www.near-death.com/ ). Neste artigo é alegado que existe uma grande semelhança entre Jesus e Krishna, e isso é tomado como prova de que Jesus deveria ser considerado uma encarnação de Krishna. Aquilo que Krishna do fim dos tempos fará, ou seja, imitar Jesus e alegar que ele é uma nova encarnação de Jesus, é exatamente o que o Anticristo fará. Jesus disse sobre o tempo pouco antes de Sua segunda vinda: “Cuidado para que ninguém os engane. Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo, e enganarão a muitos” (Mateus 24:4-5).

Os budistas acreditam em Buda, que é o Iluminado. O primeiro Buda, Gautama, viveu cerca de 500 anos antes de Cristo. Alega-se que ele levou uma vida semelhante à de Jesus e também lutou contra uma figura satânica. De acordo com as escrituras budistas, Gautama previu que em algum momento futuro outro Buda virá para ajudar os homens a estabelecer um reino ideal de justiça e paz. Ele será a quinta encarnação de Buda, conhecido como Buda Maitreya.

Os budistas sustentam que a actual raça humana continuará a deteriorar-se; a justiça desaparecerá gradualmente à medida que a injustiça, a crueldade e a luxúria aumentarem. Esta era durará 2.500 anos (desde o primeiro Buda), seguido pelo alvorecer de uma nova era de completa justiça. Durante a próxima idade de ouro não haverá mais matança, roubo, adultério, embriaguez, sujeira ou cabanas de barro. Então, o homem desfrutará do céu na terra.

Na escatologia budista, outros títulos também são atribuídos ao Buda Maitreya, dos quais “o Cristo” é muito significativo. O líder de uma organização budista na Inglaterra, Benjamin Crème, escreveu um livro intitulado: O Reaparecimento do Cristo e dos Mestres da Sabedoria . Neste livro ele diz que em breve aparecerá em cena um messias mundial em quem as expectativas messiânicas de todas as principais religiões serão cumpridas. Para os budistas ele será o Buda Maitreya, para os hindus Krishna, para os judeus o Messias, para os cristãos Jesus Cristo, e para os muçulmanos o Imam Mahdi ou Jesus.

O engano de um messias mundial que, entre outros, se referirá a si mesmo como Jesus está de facto a espalhar-se por todo o mundo – também entre os xintoístas no Japão. No livro Messias, o desejo de todas as nações, EA Gordon diz que se enraizou no Japão e na China a ideia de que existe uma relação estreita entre o Budismo, o Xintoísmo e o Cristianismo. O autor chega à conclusão de que essas religiões são basicamente iguais, mas se manifestam de forma diferente. Todos eles proclamam o despertar espiritual, a autodisciplina, o amor e a simplicidade de vida. Num dos santuários xintoístas há uma imagem de Jesus Cristo e noutro a imagem do deus Susa-no-o que é identificado com Jeová. Estão, portanto, abertos à ideia de um Cristo universal de todas as religiões, que conduzirá o mundo a um reino de paz.

Entretanto, teólogos apóstatas de todo o mundo estão a fazer tudo o que podem para privar Jesus da Sua divindade, num esforço para torná-Lo apenas um profeta comum que funciona ao mesmo nível que os mestres da sabedoria de outras religiões. Para fazer isso, negam todas as referências aos aspectos sobrenaturais do nascimento, ministério público, ressurreição e ascensão de Jesus. Eles negam absolutamente o Seu nascimento virginal, afirmando que não é científico acreditar em tal mito. Eles não O veem como o Cordeiro perfeito de Deus que foi concebido pelo Espírito Santo. Eles também se opõem fortemente à Sua ressurreição corporal dentre os mortos. No que diz respeito aos Seus milagres, alguns deles alegam que Ele era um xamã, assim como havia muitos xamãs em Israel e também entre as nações vizinhas. Um xamã é um adivinho e curandeiro tradicional – também conhecido como feiticeiro – que transmite conhecimento divino a outras pessoas e também é capaz de curar pessoas e realizar atos mágicos.

Os teólogos apóstatas obviamente já não acreditam na singularidade, na inerrância e na inspiração divina da Bíblia. Esta é a razão pela qual eles não hesitam em espiritualizar e distorcer à vontade. Quando perguntaram a um deles o que ele pensava de João 14:6, onde Jesus diz que Ele é o caminho, a verdade e a vida, e que ninguém vem ao Pai senão por meio dele, a reação deste homem foi: “Este versículo tem ou foi traduzido incorretamente, ou Jesus se enganou quando fez esta afirmação, porque certamente existem muitos outros deuses no mundo através dos quais alguém pode chegar a Deus.” Para eles, Jesus é um dos vários mestres de sabedoria e são da opinião que Ele tem um papel integrado a desempenhar com outros mestres conhecidos, como Maomé, Buda e Krishna.

Segundo estes teólogos, Jesus não é um Deus-homem único, exaltado muito acima de todos os ídolos dos gentios. Para eles, Ele desempenhou um papel suplementar às outras religiões e, juntas, todas essas religiões constituem o todo maior das revelações de Deus à humanidade. A Bíblia de fato se refere a um falso Cristo que será adorado por todas as religiões. Ele é descrito como o Anticristo, ou besta, e virá em nome de todas as religiões na terra para unir a humanidade e fazê-la viver em harmonia. Depois que ele tiver estabelecido sua forma satânica de unidade e for admirado por isso por todo o mundo, ele prosseguirá para o próximo passo, forçando todas as pessoas a adorarem a si mesmo e a seu pai, Lúcifer: “E todo o mundo maravilhou-se e seguiu a besta. . Então eles adoraram o dragão [Lúcifer] que deu autoridade à besta; e adoraram a besta [o Anticristo], dizendo: Quem é semelhante à besta?” (Apocalipse 13:3-4).

Que exercício fútil será esse! A humanidade unida ainda exclamará: “Paz e segurança! então lhes sobrevirá repentina destruição... E não escaparão” (1 Tessalonicenses 5:3). No meio da tribulação, o Anticristo declarar-se-á Deus no templo reconstruído em Jerusalém, atacará os seus adversários com grande fúria e instituirá uma ditadura militar. De acordo com Apocalipse 13:15, a recusa em adorá-lo e à sua imagem, juntamente com o recebimento de seu número, será punível com a morte.

O reinado de terror da besta e do dragão será de curta duração, pois ambos serão destruídos quando o verdadeiro Cristo vier. João diz: “E vi a besta, os reis da terra e os seus exércitos reunidos para fazerem guerra àquele que estava montado no cavalo e ao seu exército. Então a besta foi capturada, e com ela o falso profeta que operava sinais diante dela, com os quais enganou os que receberam o sinal da besta e os que adoraram a sua imagem. Estes dois foram lançados vivos no lago de fogo que arde com enxofre” (Apocalipse 19:19-20). Imediatamente depois, o diabo ficará preso numa cova por 1000 anos (Ap 20:1-3).

Esse será o fim trágico de todos aqueles que adoraram outro Jesus sob a influência de um deus estrangeiro. Ainda existem pregadores fiéis que se levantarão para alertar as multidões enganadas contra a vinda do Anticristo? Ou estarão eles também, à meia-noite, dormindo com as virgens néscias? O Senhor Jesus disse no fim dos tempos: “E porque a iniqüidade se multiplicará, o amor de muitos esfriará” (Mateus 24:12). Existem homens e mulheres que têm uma paixão ardente pela causa do Senhor? Podem eles dizer com Paulo: “Não deixei de vos anunciar todo o conselho de Deus” (Atos 20:27)?

Infelizmente, não restam muitos pregadores que possam dizer isto com a consciência limpa, porque já não respeitam estritamente a Bíblia. Na sua última carta, que Paulo escreveu a Timóteo pouco antes da sua morte, ele diz: “Prega a palavra! Estejam prontos a tempo e fora de tempo… Porque chegará o tempo em que não suportarão a sã doutrina, mas segundo os seus próprios desejos, porque têm comichão nos ouvidos, amontoarão para si mestres; e desviarão os ouvidos da verdade e se desviarão para as fábulas” (2 Timóteo 4:2-4).

Vivemos agora numa época em que os ouvidos da maioria das pessoas foram desviados para fábulas ou mitos, ou seja, mentiras disfarçadas. Uma das fábulas mais sérias é a do Jesus histórico, que supostamente não é Deus, mas um homem mortal que nunca ressuscitou dos mortos. Seus seguidores, portanto, não adoram um Cristo vivo e por essa razão tomam a liberdade de substituir a oração pela chamada meditação cristã e também desconsideram outras doutrinas cristãs à vontade. Eles, por exemplo, não consideram seriamente a advertência do Senhor Jesus de que no fim dos tempos haverá uma grande tribulação como nunca houve na terra. Eles preferem o cenário de domínio de um reavivamento mundial no qual os seguidores de todas as religiões possam participar.

Mas os pregadores evangélicos estão empenhados em pregar todas as doutrinas da Bíblia, particularmente as doutrinas sobre a justificação, a santificação e a segunda vinda de Cristo. No que diz respeito à escatologia, eles também deveriam proclamar a bendita esperança do arrebatamento, uma vez que os verdadeiros crentes não estão destinados à ira de Deus durante o próximo período da tribulação. Os cristãos que têm esta expectativa estão se preparando para encontrar o Noivo celestial nos ares. Eles não esperam que o falso Cristo que será revelado logo após o arrebatamento una o mundo e também os enganem para adorá-lo como Deus.

Aqueles que não entendem o chamado celestial da igreja de Cristo esforçam-se pelo estabelecimento de um reino terreno antes da segunda vinda do Senhor Jesus. Colaboram agora na instituição de uma nova ordem mundial de unidade política, religiosa e económica. Nos seus esforços febris para transformar o mundo num lugar melhor, esperam grandes reavivamentos que mudarão o mundo inteiro. Eles tornam o mais fácil possível para as pessoas se tornarem parte do movimento, e só por esta razão não é um verdadeiro reavivamento.

Será que os seus sonhos de um reino serão realizados? Infelizmente, de uma forma enganosa, após o arrebatamento, quando o Anticristo apareceu em cena como um príncipe da paz e cavaleiro num cavalo branco. Ele unirá o mundo e todas as religiões, convencendo-as assim a adorá-lo. Os preparativos para esta dispensação vindoura não são descritos como um grande reavivamento na Bíblia, mas como a grande apostasia dos últimos dias. Paulo diz: “A apostasia vem primeiro, e é revelado o homem do pecado, o filho da perdição, que se opõe e se exalta acima de tudo o que se chama Deus ou é adorado, de modo que se assenta como Deus no templo de Deus”. , mostrando-se que é Deus” (2 Tessalonicenses 2:3-4).

No entanto, devemos permanecer fiéis ao verdadeiro Cristo durante este tempo de provação, para que possamos ser dignos de escapar de todas essas coisas que acontecerão e de estar diante do Filho do homem (Lucas 21:36). Embora aqueles que estão imundos se tornem ainda mais imundos, os santos devem se esforçar para serem santos ainda (Ap 22:11). Pedro diz: “Portanto, visto que todas estas coisas serão dissolvidas, que tipo de pessoas deveis ser vós, em conduta santa e piedade, aguardando e apressando a vinda do dia de Deus… Portanto, amados, aguardando estas coisas, procurem ser encontrados por Ele em paz, sem mácula e irrepreensíveis” (2 Pedro 3:11-12,14).

 

 

0 comentários:

Postar um comentário