Sobre o Logos (Defesa da Cristologia Ortodoxa)


 Os vários nomes de Jesus nos dizem muito sobre quem Ele é e o que Ele veio fazer. Até agora vimos três títulos diferentes usados ​​para Jesus no Novo Testamento: “Cristo”, “Senhor” e “Filho do Homem”. Hoje veremos o título dado a Jesus no prólogo do evangelho de João: “Logos”.

Nas traduções para o inglês, João 1:1 diz: “no princípio era o Verbo”. O termo grego traduzido por “Palavra” neste versículo é a palavra logos . Vemos essa palavra incorporada a uma variedade de termos técnicos, como biologia (uma palavra sobre coisas vivas) e teologia (uma palavra sobre Deus).

Embora a tradução do termo logos seja a palavra simples , deve-se notar que logos carregava muita bagagem filosófica no mundo grego antigo. A filosofia grega antiga estava preocupada em responder às questões últimas da realidade. Eles estavam procurando encontrar a verdade suprema. Eles queriam encontrar a realidade última que está por trás de todas as outras coisas.

Com o tempo, à medida que os antigos filósofos ponderavam sobre essas questões, eles criaram um termo para descrever essa realidade última, e o termo que criaram foi logos . logos passou a ser entendido como aquilo que dava vida e sentido ao universo. No âmbito da filosofia grega, no entanto, esse logos era amplamente entendido como uma força impessoal, não um ser pessoal.

Quando chegamos a João 1 , vemos que o apóstolo fez duas coisas com o termo que seriam impensáveis ​​para os filósofos gregos. Em vez de uma força impessoal, o logos do evangelho de João é um ser pessoal que pode ser recebido ou rejeitado por outras pessoas (vv. 11-12). Este logos também se encarnou como ser humano e manifestou a glória de Deus (v. 14).

logos é o Deus pessoal revelado a nós no Antigo Testamento. João, movido pelo Espírito Santo, nos diz isso indiretamente começando 1:1 com “no princípio”, assim como Gênesis 1:1 começa. Ele também nos diz isso mais diretamente quando em 1:1 ele escreve: “o Verbo era Deus”. Esse logos , que dá sentido e propósito a todas as coisas, está longe de ser um princípio impessoal. Em vez disso, este logos é Jesus Cristo, o próprio Deus do universo.


FONTE: https://www.ligonier.org/learn/devotionals/logos

0 comentários:

Postar um comentário