Testemunhas de Jeová e o Desequilíbrio Psicológico

0 comentários

 



 

 Como as Seitas Causam doenças Mentais


 

FONTE E DESEQUILÍBRIO MENTAL

 

As Testemunhas de Jeová são conhecidas por pregar de porta em porta, recusar transfusões de sangue e participar de aniversários e feriados religiosos ou patrióticos. Eles querem ser politicamente neutros e se recusam a prestar serviço militar. Eles acreditam que a intervenção de Deus nos assuntos humanos no Armagedom é iminente e que o estabelecimento do Reino de Deus na Terra é a única solução para os males da humanidade. No nível do cristianismo em geral, eles são conhecidos por negar a divindade do Senhor Jesus Cristo, bem como a certeza da graça da salvação que vem do sacrifício da cruz. Por esses fatos, eles são os inimigos da verdade e do cristianismo autêntico. Embora verdadeiramente anticristão, eles estão, no entanto, indiretamente ligados ao movimento evangélico, ambos sustentando várias falsas doutrinas semelhantes. Na verdade, muitas vezes podemos comparar um com o outro para ver seus desvios doutrinários.

 

As Testemunhas de Jeová vêm de um movimento fundado em 1870 sob o nome de "Estudantes da Bíblia" por Charles Taze Russell, um pastor evangélico americano associado à seita dos "Adventistas do Sétimo Dia", na verdade há muito pouca diferença entre esses dois grupos . Fortemente influenciado pelos adventistas Georges Storrs, Jonas Wendell e depois Nelson Barbour, ele retoma suas teorias insanas anunciando o fim dos tempos: Cristo tendo voltado invisivelmente desde 1874, e a batalha do Armagedom que já começou desde aquela data, terminará em 1914 .

 

A Sociedade de Tratados da Torre de Vigia de Sião foi fundada em 1881 para divulgar sua doutrina perversa, principalmente em uma série de seis livros intitulados "Dawn of the Millennium", mais tarde renomeados como "Studies in the Scriptures", mas também por meio do periódico "The Watchtower". Uma editora na época, a Sociedade Torre de Vigia agora se tornou a entidade legal central das Testemunhas de Jeová.

 

Russell interpreta a eclosão da Primeira Guerra Mundial em 1914 como o início do cumprimento das previsões sobre o Armagedom. Ele morreu em 1916, e Joseph Franklin Rutherford tornou-se então o novo presidente do movimento, contra a vontade de seu falecido predecessor, que legou a Sociedade Torre de Vigia a cinco outros administradores.

 

Vários estudos têm sido realizados para determinar com precisão a saúde mental dos membros das Testemunhas de Jeová, principalmente desde 1975, data em que deveria ter ocorrido o Armagedom segundo o movimento religioso. Como resultado, a questão da saúde mental dos fiéis foi examinada por muitos pesquisadores. No entanto, embora a Sociedade Torre de Vigia afirme que seus seguidores são as pessoas mais felizes que existem, os especialistas em saúde mental acreditam que eles sofrem de problemas mentais mais do que o normal.

 

Atitude da Sociedade Torre de Vigia e dos fiéis.

Baseando-se em especial no Salmo 128:1,2, a direção do movimento religioso afirma que seus membros constituem “o povo mais feliz da terra”, o que resultaria das boas relações que mantêm com Deus. Parece que a Sociedade Torre de Vigia não leva em consideração os problemas de saúde mental de seus membros, assim como fazem os evangélicos, e afirma que a melhor maneira de encontrar a felicidade é se tornar uma Testemunha de Jeová, enquanto alguns deles não são realmente felizes. Além disso, a organização permanece geralmente hostil à medicina psiquiátrica e à maioria das terapias profissionais não médicas e condena formalmente qualquer prática ligada ao ocultismo, como a hipnose. EU' o ensino oficial é que a decisão de consultar um psiquiatra é uma questão de consciência; no entanto, sua literatura geralmente se opõe a qualquer tipo de ajuda profissional de saúde psicológica e, geralmente, o uso de um terapeuta de saúde mental há muito é considerado ridículo pelos seguidores. Agora, a organização não proíbe consultar um especialista em saúde mental, mas afirma que os problemas associados à doença só vão desaparecer com a chegada do paraíso.

 

Antigamente era comum que o devoto que sofria de depressão fosse visto como alguém atacado por demônios. Hoje em dia encontramos esta mentalidade aberrante especialmente entre os pentecostais e carismáticos, e particularmente entre a seita da neurótica Michelle d'Astier, também chamada bruxa de Vigerie, onde abundam os distúrbios de consciência. Se o fiel tivesse procurado conselho dos anciãos de sua congregação, era provável que eles tivessem perguntado se ele havia cometido um pecado secreto, como a masturbação, ou concluído que o estado de saúde do fiel certamente se devia a um relaxamento em sua adoração. práticas. No entanto, atualmente, a Sociedade Torre de Vigia reconhece o esgotamento nervoso como uma doença muito real e dedica artigos a ela em suas publicações. Além disso, a Sociedade Torre de Vigia ensina que qualquer objeto relacionado à adoração de outras religiões, como um crucifixo, bem como qualquer objeto possuído por uma pessoa sob influência espiritualista, pode ter uma influência demoníaca naqueles que os possuem. Portanto, recomenda-se livrar-se dessas coisas destruindo-as, e às vezes são mencionados testemunhos de fiéis nas publicações do movimento religioso em relação a essa questão. qualquer objeto possuído por uma pessoa sob influência espiritualista, pode ter uma influência demoníaca sobre aqueles que o possuem. Portanto, recomenda-se livrar-se dessas coisas destruindo-as, e às vezes são mencionados testemunhos de fiéis nas publicações do movimento religioso em relação a essa questão. qualquer objeto possuído por uma pessoa sob influência espiritualista, pode ter uma influência demoníaca sobre aqueles que o possuem. Portanto, recomenda-se livrar-se dessas coisas destruindo-as, e às vezes são mencionados testemunhos de fiéis nas publicações do movimento religioso em relação a essa questão.

 

As Testemunhas de Jeová que, como os pentecostais e carismáticos, têm dificuldades mentais geralmente se envergonham deles, temendo tanto ser vistos como maus adoradores quanto manchar a imagem da organização a que pertencem. Freqüentemente, eles preferem sofrer em segredo para proteger a reputação da Sociedade Torre de Vigia. Os fiéis muitas vezes acreditam que os problemas mentais são consequência de imperfeições pessoais. Anteriormente, falta de alegria, depressão ou tentativa de suicídio eram considerados sinais de fraqueza espiritual: a alegria sendo um fruto do espírito de Deus de acordo com Gálatas 5:22,23, era provável que tivesse chateado Deus por suas imperfeições na ausência de alegria; No entanto, o movimento religioso já não sustenta esse ponto de vista de forma tão clara e reconhece que pode faltar alegria sem necessariamente ter um problema espiritual. Essa crença às vezes intensificava a culpa e muitas vezes o devoto procurava resolver seu desequilíbrio emocional aumentando sua participação nas atividades de adoração do grupo. Freqüentemente, o raciocínio é: “A organização é verdadeira; então devo estar errado." Via de regra, os fiéis negam a validade das pesquisas feitas sobre sua saúde mental. Eles consideram as alegações da Sociedade Torre de Vigia - que as Testemunhas são muito felizes - como verdadeiras, embora sua própria experiência refute essa ideia frequentemente repetida. Isso se chama manipulação psicológica. emocional e textual. Sobre o assunto, o sociólogo Andrew Holden relatou que, como parte de sua tese de pesquisa, entrevistou muitas Testemunhas de Jeová que diziam que sua conversão religiosa as havia tornado mais felizes e melhores consigo mesmas. , afirmações que, segundo ele, contrastam fortemente com a apresentação negativa feita pela mídia.

 

ESTUDOS CIENTÍFICOS REALIZADOS SOBRE ESTE ASSUNTO

 

Estudo Pescor:

Pescor conduziu o primeiro estudo americano sobre a saúde mental das Testemunhas de Jeová. De um grupo de 177 jovens presos por recusarem obrigações militares, 7% foram diagnosticados como psicóticos. O nível de psicose entre os fiéis era cerca de 17 vezes maior do que o normal, 4% tinham outras anormalidades mentais e um quarto era classificado como desajustado socialmente.

 

Estudo do Doutor Janner:

Em 1963, o psiquiatra suíço Janner examinou uma amostra aleatória de 100 cidadãos suíços presos por objeção de consciência, 85% dos quais eram Testemunhas de Jeová. O estudo revelou vários pontos: a influência do movimento religioso não era vista como positiva e não havia evidências de que ajudasse quem tinha problemas emocionais quando se convertia; além disso, o psiquiatra observou um nível de ansiedade, medo, neuroticismo grave e tendências ao isolamento social; além disso, os fiéis geralmente estariam afastados da realidade; por fim, 10,4% já tiveram atividades criminosas anteriormente (na maioria das vezes pedofilia e exibicionismo), índice muito superior ao do restante da população.

 

Estudo de Spencer:

Spencer, um psiquiatra australiano, examinou todas as admissões em hospitais psiquiátricos da Austrália Ocidental de janeiro de 1971 a dezembro de 1973, incluindo 50 Testemunhas de Jeová ativas. As estatísticas que este psiquiatra compilou provavelmente estão abaixo da média porque os adoradores geralmente evitam tratamento e hospitais psiquiátricos. Este estudo mostrou que a taxa de doença mental grave entre os últimos era três vezes maior do que o normal, e o diagnóstico de esquizofrenia paranóide quatro vezes maior. Se esse eminente psiquiatra tivesse feito o mesmo estudo com pentecostais e carismáticos, teria descoberto que a taxa de doenças mentais graves é cem vezes maior nesses grupos extáticos onde o frenesi e as ilusões se tornaram normais.

 

Estudo de Rylander:

O psiquiatra sueco Rylander estudou um grupo de 126 objetores de consciência Testemunhas de Jeová presos na Suécia. Destes 126, 51 foram diagnosticados como neuróticos, 42 psicóticos, 32 com retardo mental e 5 com danos cerebrais. O diagnóstico foi feito apenas com base no comportamento claramente patológico (paranóia irracional, depressão severa de longo prazo...), e não no comportamento que resultou da doutrina das Testemunhas de Jeová. A grande maioria dos fiéis era representativa da organização porque estava envolvida nela. Rylander observou que a doutrina das Testemunhas de Jeová ajudou alguns a entender seus problemas e lhes deu satisfação, calma e estabilidade em suas vidas, mas também observou que, se a condição médica de alguns indivíduos não não era evidente antes de sua conversão, a influência da Sociedade Torre de Vigia frequentemente prejudicava a saúde mental. A taxa de Testemunhas consideradas psicologicamente “inaptas” para o serviço militar foi de 21%, cinco vezes mais do que o normal. Rylander concluiu que muitos dos que ele estudou careciam de educação, habilidades de trabalho, estabilidade emocional e relacionamentos sociais de qualidade, e muitos sofriam de deficiências psicológicas, imaturidade, que muitas Testemunhas cometeram um número relativamente grande de pequenos crimes e outros delitos. Os sintomas neuróticos incluíam sentimentos de mal-estar, preocupação, maus hábitos de sono, culpa por erros. influência da Sociedade Torre de Vigia frequentemente era prejudicial à saúde mental. A taxa de Testemunhas consideradas psicologicamente “inaptas” para o serviço militar foi de 21%, cinco vezes mais do que o normal. Rylander concluiu que muitos dos que ele estudou careciam de educação, habilidades de trabalho, estabilidade emocional e relacionamentos sociais de qualidade, e muitos sofriam de deficiências psicológicas, imaturidade, que muitas Testemunhas cometeram um número relativamente grande de pequenos crimes e outros delitos. Os sintomas neuróticos incluíam sentimentos de mal-estar, preocupação, maus hábitos de sono, culpa por erros. influência da Sociedade Torre de Vigia frequentemente era prejudicial à saúde mental. A taxa de Testemunhas consideradas psicologicamente “inaptas” para o serviço militar foi de 21%, cinco vezes mais do que o normal. Rylander concluiu que muitos dos que ele estudou careciam de educação, habilidades de trabalho, estabilidade emocional e relacionamentos sociais de qualidade, e muitos sofriam de deficiências psicológicas, imaturidade, que muitas Testemunhas cometeram um número relativamente grande de pequenos crimes e outros delitos. Os sintomas neuróticos incluíam sentimentos de mal-estar, preocupação, maus hábitos de sono, culpa por erros. A taxa de Testemunhas consideradas psicologicamente “inaptas” para o serviço militar foi de 21%, cinco vezes mais do que o normal. Rylander concluiu que muitos dos que ele estudou careciam de educação, habilidades de trabalho, estabilidade emocional e relacionamentos sociais de qualidade, e muitos sofriam de deficiências psicológicas, imaturidade, que muitas Testemunhas cometeram um número relativamente grande de pequenos crimes e outros delitos. Os sintomas neuróticos incluíam sentimentos de mal-estar, preocupação, maus hábitos de sono, culpa por erros. A taxa de Testemunhas consideradas psicologicamente “inaptas” para o serviço militar foi de 21%, cinco vezes mais do que o normal. Rylander concluiu que muitos dos que ele estudou careciam de educação, habilidades de trabalho, estabilidade emocional e relacionamentos sociais de qualidade, e muitos sofriam de deficiências psicológicas, imaturidade, que muitas Testemunhas cometeram um número relativamente grande de pequenos crimes e outros delitos. Os sintomas neuróticos incluíam sentimentos de mal-estar, preocupação, maus hábitos de sono, culpa por erros. habilidades profissionais, estabilidade emocional e relacionamentos sociais de qualidade, e muitos sofriam de deficiências psicológicas, imaturidade, que muitas Testemunhas cometeram um número relativamente grande de pequenos delitos e outros delitos. Os sintomas neuróticos incluíam sentimentos de mal-estar, preocupação, maus hábitos de sono, culpa por erros. habilidades profissionais, estabilidade emocional e relacionamentos sociais de qualidade, e muitos sofriam de deficiências psicológicas, imaturidade, que muitas Testemunhas cometeram um número relativamente grande de pequenos delitos e outros delitos. Os sintomas neuróticos incluíam sentimentos de mal-estar, preocupação, maus hábitos de sono, culpa por erros.

 

Estudo de Montague:

O terapeuta Montague estudou admissões em hospitais psiquiátricos privados e clínicas locais de saúde mental em Ohio de 1972 a 1986. Ele estimou que a taxa de doença mental entre as Testemunhas de Jeová é aproximadamente 10 a 16 vezes maior do que 'Normalmente, cerca de 10% estão em sérias necessidades de ajuda profissional que muitas vezes escondem de estranhos. Montague sentiu que as pessoas com problemas emocionais eram atraídas pela Sociedade Torre de Vigia, mas também sofriam por dentro, e que muitas ficavam muito mais felizes depois de deixar a organização. Em seu relatório, Montague afirma ter estudado numerosos casos em que a sugestão de uma "influência demoníaca" sobre o adorador produziu nele um estado completamente psicótico. VS'

 

Outros estudos realizados:

Potter conduziu um estudo sobre a saúde mental das Testemunhas de Jeová e concluiu que existe "uma forte correlação positiva entre ser membro das Testemunhas e a esquizofrenia clínica" e tirou conclusões semelhantes a outros estudos sobre o assunto. O estudo do alemão Elmer Koppl e o do psicólogo norueguês Kjell Totland trouxeram os mesmos elementos de análise. O estudo de Bergman concluiu que não apenas a taxa de doença mental, mas também de suicídio, crime e agressão a pessoas era maior do que entre os não-Testemunhas de Jeová. O californiano Dr. Lawrence Onda, por sua vez, acredita que as doutrinas das Testemunhas de Jeová engendram um sentimento de culpa e exigem que os fiéis alcancem uma perfeição infinitamente inatingível que causa doenças mentais.

 

RAZÕES PARA ESTES PROBLEMAS MENTAIS

A Sociedade Torre de Vigia admite abertamente que atrai indivíduos que sofreram de sérios problemas sociais e psicológicos, bem como pervertidos, alcoólatras e viciados em drogas. Muito naturalmente, quando essas pessoas se juntam à comunidade, trazem consigo seus problemas; no entanto, tornar-se e viver como uma Testemunha de Jeová é uma tensão psicológica. Várias razões são dadas para apoiar esta visão:

 

• Sensação de paranóia. Os fiéis devem cultivar o "complexo de mártir", mesmo que não sejam particularmente perseguidos. Isso pode causar danos psicológicos ou agravar gravemente os presentes. Também há muitos casos desse complexo entre pentecostais e carismáticos, podemos citar apenas alguns porque precisaríamos de um livro próprio para nomear todos. Aqueles que, ao longo dos anos, mais do que outros nos chamaram a atenção para este delírio psicótico são, por nível de desequilíbrio mental: Michelle d'Astier, Laurence Vannypen, Edgar Hirschler, Lilianne Clauss, Gilles d'Abitibi, François Grenier, Philippe Dupagne ; todas as pessoas ligadas aos movimentos extáticos em que fervilham como a peste bubônica.

• Mudanças doutrinárias. A organização religiosa mudou suas doutrinas muitas vezes, e isso causou problemas particularmente trágicos no caso de ensinamentos sobre questões médicas (transfusões de sangue, transplantes de órgãos, vacinas...) e questões conjugais (motivos para divórcios).

• Falha profética em relação a datas. Muitos crentes abrigam um medo cuidadosamente enterrado que muitas vezes tentam suprimir ou racionalizar, medo de que seu movimento religioso seja uma organização que não é verdadeira. Essa ideia é tão assustadora para muitas Testemunhas que elas se recusam a explorar seus medos, preferindo ignorar suas dúvidas sobre isso. No entanto, o movimento religioso estava errado em muitas das profecias que afirmava, o que pode ser particularmente traumático para pessoas que sacrificaram muitas coisas em suas vidas para se tornarem Testemunhas de Jeová (renúncia para fundar uma família, por exemplo). A respeito disso,

• Crença de que somente a organização é especificamente dirigida por Deus. Os fiéis acreditam que dentro de sua organização religiosa estão na "verdade", enquanto os não-Testemunhas estão fundamentalmente errados e sofrerão a destruição no Armagedom. No entanto, alguns podem perceber que, por um lado, as não-Testemunhas de Jeová não são tão terríveis quanto a Sociedade Torre de Vigia parece descrevê-las e, por outro lado, há muitos casos de adoradores que fizeram coisas horríveis, como casos de pedofilia entre os seguidores de Jeová. Testemunhas e várias outras seitas.

• Medo de excomunhão. Alguns que gostariam de deixar a organização optam por permanecer nela por medo de serem afastados de sua família e amigos. Isso também é comum entre os evangélicos. Como resultado, eles continuam a praticar o culto das Testemunhas de Jeová de forma formalista enquanto não estão de acordo com as doutrinas e os comportamentos pregados.

 

 

Fonte: https://levigilant.com/documents/source_spirite_temoins_jehovah.html#1

Como Estudar a Biblia e Determinar Uma Verdade

0 comentários


 

 

 

Como Determinar os Verdadeiros Fatos Bíblicos

Examinar o Explícito, Implícito e inferências.

 

Timothy S. Morton




Há uma confusão considerável entre os crentes na Bíblia sobre o que é um fato bíblico verdadeiro. Nos últimos anos, alguns crentes começaram a chamar doutrinas que são "fatos" reais não comprovados. Uma dessas doutrinas proeminentes é chamada de "Fato da Lacuna", referindo-se à suposta lacuna entre Gênesis 1:1 e 1:2 . Mesmo que essa doutrina não seja explicitamente declarada nas Escrituras e seja de fato uma crença inferida baseada em outras crenças inferidas, muitos de seus proponentes ainda insistem em chamá-la de “fato”.

Neste estudo, examinaremos a questão de como determinar fatos bíblicos verdadeiros e mostraremos como declarações explícitas ou diretas têm prioridade sobre declarações implícitas ou crenças inferidas. Veremos também a relação entre os termos linguísticos “implicar” e “inferir”. Usaremos algumas afirmações daqueles que promovem a doutrina do Genesis “Gap” ou a doutrina da lacuna, como exemplo.

Definindo os termos

A palavra "explícito" refere-se a uma declaração clara e direta.   Não deixa margem para dúvidas. "Implícito" é exatamente o oposto. Refere-se a uma declaração indireta que pode ser vaga ou pouco clara. Aqui estão alguns exemplos.

Suponha que um homem esteja segurando uma faca e diga: "Vou esfaqueá-lo com esta faca". Essa é uma declaração explícita e direta. Diz claramente o que vai acontecer. (Se isso realmente acontece é irrelevante. O que importa é que a declaração diz explicitamente que vai acontecer.)

Agora suponha que, em vez disso, o homem diga de maneira ameaçadora enquanto segura uma faca: "Seria uma pena se algo acontecesse com você". Esta é uma afirmação implícita. Indica indiretamente algo que pode não estar claro. Neste caso, pode - se inferir que algo ruim pode acontecer à pessoa pelo homem com a faca. É fácil ver como a declaração implícita pode ser ambígua. Somente o falante sabe com certeza o que ele quer dizer.

"Implicar" e "inferir" são, na verdade, opostos. Insinuar algo significa que o falante ou escritor insinua ou sugere algo sem declará-lo explicitamente, como demonstrado acima. Inferir significa para o ouvinte supor ou adivinhar o significado do que foi dito ou escrito. Implicar refere-se às palavras do orador; inferir refere-se às conclusões do ouvinte. Aqui está outro exemplo de ambos.

Suponha que um homem e sua namorada estejam na entrada de um estádio de futebol e o homem se vira para a mulher na frente de todos e diz: "Você pode caminhar até a ilha comigo?" A namorada emocionada diz em lágrimas: "Sim, sim, eu me caso com você!" Mas o problema é que o homem estava apenas insinuando que eles desciam a ilha até seus assentos para assistir ao jogo! No entanto, a mulher deduziu de suas palavras que ele queria dizer caminhar pela ilha em uma igreja para se casar! Veja a confusão e incerteza que declarações implícitas e crenças inferidas podem trazer? O homem sabia o que estava insinuando com sua declaração, mas a mulher deduziu tudo errado.

Alguns exemplos bíblicos

Existem alguns exemplos clássicos de declarações explícitas e inferidas na Bíblia. A primeira trata de algo que o Senhor disse,

Disse-lhe Jesus: Se quero que fique até que eu venha que te importa? Siga-me. Então se espalhou entre os irmãos esta palavra,  que aquele discípulo não morreria; mas Jesus não lhe disse: Não morrerá; mas, se eu quero que ele fique até que eu venha, o que é isso para você? ( João 21:22-23 )

Os "irmãos" inferiram erroneamente das palavras do Senhor que Pedro não morreria, mas Pedro os corrige lembrando a todos que era uma declaração condicional que começava com "Se eu quiser..." Infelizmente, esta não é a última vez que os crentes tendem a lerem significados não intencionais nas declarações do Senhor. Essa tendência esta desenfreada hoje em dia. Muito provavelmente, uma razão pela qual esse detalhe peculiar da vida de Pedro foi registrado nas Escrituras foi para mostrar aos leitores da Bíblia, posteriormente, como nós, como não interpretar as coisas de modo equivocado!

Para um exemplo de alguém que NÃO atende a uma declaração explícita do Senhor, há muitos nas Escrituras. Uma das mais conhecidas é a recusa de Saul em seguir a ordem explícita dada por Samuel para destruir Amaleque,

“Agora vá eferir Amaleque, e destruir totalmente tudo o que eles têm, e não poupá-los; mas mate homem e mulher, criança e lactante, boi e ovelha, camelo e jumento.” ( 1Sa 15:3 )

Saul ouviu as palavras explícitas, mas não as tratou como tal. Ele assumiu que seria adequado poupar o melhor para o sacrifício ( 1Sm 15:15 ). O Senhor discordou,

“Então veio a palavra do Senhor a Samuel, dizendo: Arrependo-me de ter constituído Saul rei (I Sm 10-11 )

Saul tratou uma declaração explícita como implícita e inferiu que seria correto fazer o que ele fez. Ele mesmo disse: "Eu cumpri o mandamento do Senhor." Ele não o fez, e isso lhe custou caro ( 1Sm 15:23 ).

Sempre há um preço a pagar quando alguém ignora, rejeita ou desafia uma verdade explícita encontrada nas Escrituras.

Um cenário atual

Suponha que você esteja no júri em um julgamento de um homem acusado de esfaquear outro homem com uma faca. Há dez testemunhas de eventos relativos ao acusado e cada testemunha está dizendo a verdade como a conhece. Uma testemunha afirma que pode ter visto o acusado do outro lado da cidade quando o crime foi cometido. Outro diz que sabe que o acusado não possui uma faca. Um terceiro diz não acreditar que o acusado seja fisicamente capaz de esfaquear a vítima. As seis testemunhas seguintes deram depoimentos semelhantes, afirmando por que não achavam que o acusado pudesse ter cometido o crime, mas então chegou à hora da última testemunha falar.

A testemunha final depõe e afirma inequivocamente que viu o acusado esfaquear a vítima com a própria faca da vítima.

Agora, qual é o fato real? O que realmente aconteceu? Nove testemunhas contam por que acham que o acusado não cometeu o crime e uma testemunha diz que certamente cometeu. Lembre-se, todos estão dizendo a verdade, assim como cada palavra da Bíblia é verdadeira, e nenhuma testemunha pode contradizer a outra, assim como a Bíblia não se contradiz verdadeiramente. A resposta é óbvia. A testemunha que viu o ato explícito anula todas as outras inferências, implicações e especulações implícitas. Não faz diferença se a proporção de evidências é nove para um ou noventa e nove para um, declarações explícitas sempre têm precedência.

Declarando as regras

Em vista do que aprendemos sobre implicar, inferir, explícito e implícito , vamos considerar algumas regras básicas de compreensão que nos ajudarão a determinar fatos bíblicos a partir de mera teoria e especulação.

Declarações explícitas SEMPRE têm precedência sobre declarações implícitas.

As declarações da Bíblia no contexto SEMPRE têm precedência sobre as declarações fora do contexto.

Declarações bíblicas explícitas no contexto são o ápice do fato indiscutível entre aqueles que acreditam na Bíblia.

Declarações bíblicas claras SEMPRE têm precedência sobre declarações pouco claras, ambíguas ou inferidas que tratam do mesmo assunto.

A doutrina baseada em declarações inferidas NÃO PODE ser considerada um fato indiscutível devido à própria natureza da inferência.

A doutrina baseada em inferência pode ser aceitável se não for contrariada por declarações explícitas ou declarações mais fortemente inferidas, mas ainda não pode ser considerada um fato comprovado.

Qualquer aparente conflito ou contradição entre as declarações deve ser considerado dispensacionalmente.

Colocando tudo em prática

Agora vamos usar esses princípios básicos e bem estabelecidos para examinar algumas afirmações-chave que alguns fazem sobre a criação. Primeiro, precisamos entender o fato de que Deus criou tudo,

Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades; todas as coisas foram criadas por ele e para ele: ( Col. 1:16 )

Isso se correlaciona com Gênesis capítulo 1, onde diz que Deus criou o céu ( Gn 1:1 ), a terra ( Gn 1:1 ), a luz ( Gn 1:3 ), as trevas ( Gn 1:2, 5 ; Is 45:7 ) , plantas ( Gn 1:11 ), animais ( Gn 1:24 ), homem ( Gn 1:26 ), o anfitrião (habitantes) do céu ( Gn 2:1 ), e então diz que Deus terminou Sua criação no final de o sexto dia. ( Gn 1:31 )

Estas são todas declarações explícitas e, portanto, fatos bíblicos indiscutíveis para um crente na Bíblia.

Agora considere outra declaração que Deus fez no mesmo contexto imediato sobre Sua criação.

"E Deus viu tudo o que tinha feito, e eis que era muito bom. E foi a tarde e a manhã o sexto dia." ( Gn 1:31 )

Esta é uma declaração explícita feita dentro do escopo e contexto imediatos de todas as atividades da criação de Deus. Agora observe as conclusões claras e diretas de fato que se pode tirar disso e dos fatos anteriores,  céu, terra, luz, escuridão, plantas, animais, homem e as hostes do céu são todos "muito bons".

Não há indícios de corrupção, julgamento ou negatividade em toda a criação. Não há diabo, nem maldição, nem julgamento, nem pecado, nem mesmo os resquícios do pecado. "Todas as coisas" são consideradas "muito boas" pelo Santo e Justo Criador no céu.

Esta declaração simples e explícita como está, que pode ser entendida por uma criança do ensino fundamental, dizima a alegação de que Lúcifer foi derrubado e o mundo destruído antes de Gen 1.2 . Se houvesse um diabo caído e seu tesouro maligno em qualquer lugar no céu ou na terra, então o Senhor não poderia chamar "tudo" que ele fez de "muito bom". Se a escuridão envolve o universo como resultado do pecado e do julgamento, como Deus poderia olhar para isso e chamá-lo de "muito bom"?. Qualquer um que afirme que Lúcifer e outros caíram em pecado durante um "Génesis Gap" tem o ônus de provar explicitamente como reconciliar esse versículo claro com sua doutrina. Para mitigar o significado de qualquer forma, eles devem produzir declarações bíblicas explícitas que limitem o escopo do contexto ou das palavras. Esse é apenas um exemplo, de como não devemos construir doutrinas fundamentais sob passagens que não apresentam doutrinas explicitas.

 Outros exemplos bíblicos

Compreender como a Bíblia usa declarações explícitas e implícitas é fundamental para um estudo bíblico sólido e para determinar os fatos bíblicos verdadeiros.  Com palavras escritas, provar algo que está sendo alegado geralmente requer uma declaração explícita de fato ou declarações circunstanciais altamente implícitas. Tome Satanás, por exemplo. A Bíblia afirma explicitamente que Satanás existe e também é conhecido como o Diabo ( Ap 12:9 , 20:2, 7 , etc.), mas apenas afirma implicitamente que ele é o "deus" ou "príncipe deste mundo" ( João 12:31 , 14:30 , 16:11 ; 2Co 4:4 ). No entanto, que Satanás é o "deus deste mundo" é muito fortemente implícito por causa de outros versículos circunstanciais que o ligam ao mundo ( Mt 4:8 , Lc 4:5 ; Ap 12:9).), mais o contexto em que as passagens são encontradas. A evidência é tão forte que é quase universalmente aceito que Satanás é esse "deus" e "príncipe". Seria justo dizer que em um tribunal de justiça essa determinação seria verdadeira.

Por outro lado, em relação a Lúcifer, não há passagem que afirme ou mesmo implique que Satanás é (ou foi) Lúcifer pelo nome. As passagens em Isaías 14 e Ezequiel 28 que são frequentemente ligadas a Satanás apenas sugerem que ele é/foi Lúcifer porque algumas das declarações não podem se aplicar literalmente a um ser humano, e Satanás é o único ser que muitas pessoas razoáveis ​​supõem que poderiam aplicar. No entanto, pode-se também argumentar que as passagens NÃO se aplicam a Satanás. Como consequência, a inferência de que Satanás é/foi Lúcifer é muito mais fraca do que a crença de que ele é o "deus deste mundo".

Obviamente, a única afirmação mencionada acima que pode ser considerada um fato comprovado são as declarações explícitas dizendo que Satanás também é o Diabo e a Serpente. Que ele também é um deus e príncipe deste mundo não pode ser provado conclusivamente, embora a evidência seja muito forte. A afirmação de que Satanás também é Lúcifer tem algumas evidências circunstanciais, mas é consideravelmente mais fraca. Esses vários níveis de expressão devem ser considerados ao determinar o que a Bíblia realmente diz sobre qualquer assunto.

As Doutrinas Bíblicas Implícitas Podem Ser Válidas?

Pelo que examinamos até agora, alguns podem ter a impressão de que a doutrina inferida de declarações implícitas pode não ser doutrina bíblica legítima, mas esse não é o caso. Existem várias doutrinas sustentadas por muitos que são baseadas em crenças inferidas. Um exemplo é a doutrina do arrebatamento e a sua real ocasião e quando irá ocorrer. Que há um arrebatamento (1Ts 4:12-18 , 1Co 15:52 ) é explicitamente descrito nas Escrituras e é reconhecido por quase todos. No entanto, o tempo em que esse arrebatamento ocorre no esquema de Deus dos eventos do fim dos tempos não é explicitamente declarado. Uma razão pela qual o arrebatamento pré-tribulacional é fortemente inferido porque o período da Tribulação é um tempo da ira de Deus e a Igreja do Novo Testamento "não é designada para a ira" ( 1Ts 5:9 ).

No entanto, mesmo que uma doutrina possa ter evidências fortes, mas implícitas, para apoiá-la (como o arrebatamento pré-tribulacional), isso ainda não significa que seja um fato comprovado. Devido à própria natureza da inferência, nenhuma doutrina baseada somente nela pode ser considerada fato indiscutível, mas com evidência suficiente pode ser considerada uma doutrina válida.

Conclusão

Quando um crente faz uma afirmação de fato para uma doutrina que a Bíblia não declara explicitamente, ele abre a si mesmo, sua Bíblia e seu Salvador ao ridículo e à reprovação. Na verdade, ele está deturpando ou mesmo dando falso testemunho das Escrituras ao insistir que estão dizendo algo que na verdade não dizem. É nosso dever como crentes e embaixadores de Cristo representá-Lo fiel e verdadeiramente, especialmente com as Escrituras. Visto que o Senhor engrandeceu Sua palavra até acima de seu próprio nome ( Sl 138:2 ), faríamos bem em ser cuidadosos em como a tratamos.

https://www.preservedwords.com/study-facts.html


Tradução e adaptação C. J. Jacinto

 

 

 

 

A Putrefação da Política

0 comentários

 


Por Paul Derengowski

Seria um eufemismo dizer o quanto eu odeio política – política de qualquer tipo.

Enquanto outrora, e em um mundo ideal, a política e os líderes políticos serviam àqueles que deveriam representar, hoje em dia muitas vezes significa empurrar uma agenda pessoal, que inclui o avanço individual por meio de mentiras, trapaças e roubos.

Longe vão os princípios de honestidade e integridade a serem buscados, a serem substituídos por viver o momento e fazer o que é emocionalmente conveniente.

Claro, muitos daqueles que elegem os políticos são tipicamente tão superficiais em caráter, e é por isso que vemos repetidamente os mesmos tipos de candidatos perdedores vendendo suas promessas vãs para o público narcisista.

Então, quando aqueles com pontos de vista divergentes se reúnem sobre quem é melhor para paliar suas concepções egoístas de uma sociedade utópica, vemos o resultado final através do recurso vicioso à força na palavra ou na violência física.

É um sonho tirânico em espera do ditador se tornando realidade!

Infelizmente, todos os bajuladores que acreditam irrefletidamente que este ou aquele candidato os conduzirá ao paraíso continuam cometendo os mesmos erros.

O primeiro erro é desconsiderar a importância do que seu candidato favorito acredita sobre Deus, particularmente no que se refere a Jesus Cristo.

Jesus disse que ele era a luz do mundo e aqueles que o seguiam não andariam nas trevas (João 8:12).

Mas quantos dos candidatos são verdadeiramente seguidores de Jesus? E se não forem, então quanta luz esse candidato pode lançar sobre os problemas que afligem a sociedade?

O segundo erro é ignorar a posição do candidato em defender a Constituição dos Estados Unidos.

Você vê, a Constituição é o documento de sustentação estabelecido desde o início do país para todas as nossas leis.

Se o candidato não está absolutamente comprometido em defendê-lo, então o que isso diz sobre o compromisso do candidato em fazer valer a lei, defender o país, ou mesmo nomear juízes que farão o mesmo?

América, você está cheio de erros, perdeu seu caminho, e a podridão da política está contribuindo para sua morte.

E todo americano de sangue vermelho deveria odiar até mesmo a ideia disso!

https://capro.info/the-putridness-of-politics/

                

Genesis e Mitologia

0 comentários

 

AS CHAMADAS "TABULETAS DE CRIAÇÃO".

 E. W. Bullinger


 

A cosmogonia do Gênesis está em total contradição com a das chamadas "Tábuas da Criação", preservadas em um poema épico em homenagem a Merodaque, o deus patrono da Babilônia. Se o Gênesis olha para trás, para a Criação, é para registrar o profundo contraste entre eles e dar, em vez da corrupção da verdade primitiva, que foi transmitida pela tradição, o relato divino por Aquele que criou todas as coisas, por a mão e a pena de Moisés.

  A palavra "sem forma" (hebraico tohu ) é usada para um evento subsequente que, não sabemos quanto tempo depois da Criação, aconteceu com a criação primitiva de Gênesis 1: 1 . Ocorre em Gênesis 1: 2 . Deuteronômio 32: 10 . 1 Samuel 12: 21 (duas vezes). Trabalho 6: 18 ; 12: 24 ; 26: 7 . Salmo 107: 40 . Isaías 24: 10 ; 29: 21 ; 34: 11 ; 40: 17, 23 ; 41: 29 ; 44: 9; 45: 18 , 19 ; 49: 4 ; 59: 4 . Jeremias 4: 23 .

 O hebraico bohu , traduzido como "vazio", significa desolado e ocorre em Gênesis 1: 2 . Isaías 34:11 . Jeremias 4: 23 .
  As duas palavras juntas ocorrem em 
Gênesis 1: 2 . Isaías 34:11 . Jeremias 4: 23 .

1.     As Tábuas começam com o caos.
A Bíblia com perfeição ( Gn 1: 
1 ).

2.     As Tábuas fazem os corpos celestes serem deuses.
Gênesis os torna matéria criada.

3.     As Tábuas são todas mitologia politeísta.
Gênesis é a verdade monoteísta.

4.     As Tábuas fazem todo o trabalho de um artesão.
Em Gênesis, Deus fala, e é feito.

5.     Nas Tábuas encontramos por toda parte as puerilidades de uma superstição grotesca.
Em Gênesis encontramos as grandes e solenes realidades de justiça e santidade.

Uma Heresia Chamada Quebra de Maldições

0 comentários

 

 A crença de que Cristãos que nasceram de novo possuem maldições que precisam ser quebradas não é uma doutrina verdadeira. A superstição não resiste a um exame sério das Escrituras. A maldição está intimamente ligada a economia da antiga aliança e a lei (Deuteronômio 27:1 a 16). Na nova aliança e na obra consumada e perfeita que Cristo realizou na cruz do Calvário, efetuando uma vez por todas uma eterna redenção, põe fim a tudo o que se diz respeito ao passado do convertido, como podemos ler claramente em II Coríntios 5:17. Cristo é o resgatador da lei, Paulo foi muito enfático sobre esse assunto e encerra-o dentro de uma sentença: Cristo nos resgatou da maldição da lei (Gálatas 3:13 e 4:5)

A leitura do livro de Romanos com o seu ápice no capítulo 8 oferecem uma garantia de bênçãos bem como o livro de Efésios, o tratamento divino aos regenerados é definitivo, ninguém precisa de um tratamento espiritual com rituais intricados para quebrarem supostas maldições que ficaram na vida pós-conversão, pois nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus e que andam de acordo com o poder regenerador do Espírito Santo (Romanos 8:1) Ser uma nova criatura é receber o poder transformador do Senhor, é uma ruptura espiritual com as coisas adâmicas pois se alguém está em Cristo, de fato é uma nova Criatura e as coisas antigas se passaram.

 

C. J. Jacinto

 

Inteligencia Artificial e o Anticristo

0 comentários

 


Criador do computador quântico D-Wave A inteligência artificial é o “altar de um deus alienígena” – a ciência está criando o sistema do anticristo.

 

Enquanto todos estavam ocupados discutindo sobre as eleições de pão e circo, a CIA estava ocupada financiando um computador tão poderoso que é descrito como “batendo no tecido fundamental da realidade” e o dono da empresa diz que estar perto de um  ser  como  “de pé no altar de um Deus estranho”.

O que é física teórica? Agora é o começo da era da Inteligência Artificial, esta é a era da computação quântica; este é o período em que a humanidade “fica no altar de um deus estranho”. Essa estranha divindade está sendo construída em nossa realidade por meio de inteligência artificial. A humanidade está sucumbindo à vontade da elite, não por meio da guerra – mas pelo poder da conveniência. O criador da D-Wave, a empresa de computação quântica apoiada pela CIA, afirma que estar perto de um computador quântico (QC) é como “estar no altar de um Deus alienígena”.

“A física teórica é um ramo da física que emprega modelos matemáticos e abstrações de objetos e sistemas físicos para racionalizar, explicar e prever fenômenos naturais. Isso contrasta com a física experimental, que usa ferramentas experimentais para investigar esses fenômenos.

O avanço da ciência depende, em geral, da interação entre os estudos experimentais e a teoria. Em alguns casos, a física teórica adere a padrões de rigor matemático enquanto dá pouco peso a experimentos e observações. no experimento de Michelson-Morley sobre a deriva da Terra através de um éter luminífero. Por outro lado, Einstein recebeu o Prêmio Nobel por explicar o efeito fotoelétrico, anteriormente um resultado experimental sem uma formulação teórica.”  (Fonte: Wikipédia)

 

Computação Quântica – Física Teórica

O que é Computação Quântica?

A computação quântica estuda sistemas de computação teórica (computadores quânticos) que fazem uso direto de fenômenos mecânicos quânticos, como superposição e emaranhamento, para realizar operações em dados. Os computadores quânticos são diferentes dos computadores eletrônicos digitais binários baseados em transistores. Considerando que a computação digital comum exige que os dados sejam codificados em dígitos binários (bits), cada um dos quais está sempre em um dos dois estados definidos (0 ou 1), a computação quântica usa bits quânticos, que podem estar em superposições de estados. Uma máquina quântica de Turing é um modelo teórico de tal computador e também é conhecida como computador quântico universal. Computadores quânticos compartilham semelhanças teóricas com computadores não determinísticos e probabilísticos. O campo da computação quântica foi iniciado pelo trabalho de Paul Benioff e Yuri Manin em 1980,

A partir de 2016, o desenvolvimento de computadores quânticos reais ainda está em sua infância, mas experimentos foram realizados nos quais as operações computacionais quânticas foram executadas em um número muito pequeno de bits quânticos. A pesquisa prática e teórica continua, e muitos governos nacionais e agências militares estão financiando pesquisas de computação quântica em um esforço para desenvolver computadores quânticos para fins civis, comerciais, comerciais, ambientais e de segurança nacional, como criptoanálise.

– Wikipédia

Ciência da Computação – Computação Quântica

Existem dois propósitos principais para a construção de computadores quânticos

Um dos propósitos da computação quântica será permitir que tarefas úteis sejam executadas entre realidades paralelas:



“Imagine um mundo onde todas as leis da física como as conhecemos são obedecidas, mas diferentes decisões foram tomadas ao longo do caminho, diferentes decisões no nível de minúsculas partículas microscópicas, diferentes decisões até o que você escolheu comer no almoço , e se você escolheu vir a esta sessão ou não. A Mecânica Quântica faz uma previsão muito específica, de que tudo isso é tão real quanto o que você lembra… Mas a ciência chegou ao ponto agora em que podemos construir máquinas que exploram esses outros mundos.” – Geordie Rose, fundador da D-Wave

O outro propósito é resolver problemas complexos que os computadores convencionais não podem computar.



Entendendo o poder da computação quântica

“Se você pegasse cada átomo de silício do mundo e fabricasse o processador Intel convencional mais sofisticado que pudesse construir; há problemas que conhecemos que eu poderia escrever em uma folha de papel que você nunca, nunca, nunca, resolveria com aquela coisa. Isso você poderia com este tipo de máquina (computador quântico).”

Outro propósito muito grande para a construção de computadores quânticos é construir “máquinas como nós”. Em outras palavras, um verdadeiro terminador artificial poderia ser criado por causa da computação quântica – o “escravo perfeito” das elites satânicas.

 

O computador D-wave “parece um monólito gigante” e, de acordo com Geordie Rose, fundador da D-Wave, a máquina tem um batimento cardíaco que mantém o poder computacional por trás da onda D frio. Em outras palavras, esta máquina tem um “batimento cardíaco”, tornando-a um passo mais perto de um verdadeiro humanóide de inteligência artificial.

O computador quântico planeja “agarrar as sombras” de outros universos paralelos e trazê-los para a nossa realidade. Essas máquinas podem ser usadas para trazer demônios de universos “paralelos” para o nosso mundo e se comunicar com eles.

O campo da computação quântica está implantando ativamente essas máquinas em todas as instalações que podem pagar por elas, como centros de pesquisa disponíveis abertamente. Eles são definidos para remodelar a compreensão das dimensões e universos paralelos. Segundo o fundador da onda D, a inteligência artificial está aqui. Entender o que isso significa é entender que o sistema da besta, mencionado nas revelações, está chegando. O império controlador chamado Nova Ordem Mundial agora pode escravizar a humanidade além do reconhecimento porque não há mais privacidade e, se você pensar errado, você é um criminoso.

Como a Bíblia afirma em Apocalipse 13:17, nenhum homem comprará ou venderá sem a marca da besta – por meio do uso de inteligência artificial e computação quântica, ela está se tornando aplicável. A ciência não está mais tentando refutar Deus, eles estão tentando criar seu próprio deus. A ciência não é mais um assunto, mas uma religião, e essa religião está travando uma guerra contra a Bíblia.

Apocalipse 13:17  DIZ “E para que ninguém comprasse ou vendesse, senão aquele que tivesse a marca, ou o nome da besta, ou o número do seu nome.”

De acordo com Geordie Rose dentro de 15 anos, (até o ano de 2030) a humanidade terá criado uma máquina que supera os humanos em todos os aspectos da vida. A previsão é, em essência, afirmar que até o ano de 2030 existirá uma máquina humanóide muitas vezes mais inteligente que os humanos.

 

Fonte:

https://christianjournal.net/featured/d-wave-artificial-intelligence-alien-new-world-science/

 

Notas Finais:

Embora não creia que o anticristo seja um ser criado pelo transhumanismo com a ajuda de inteligência artificial, de alguma forma haverá uma conexão clara, uma interação entre homens e maquinas com a junção de nanotecnologia e inteligência artificial que ajudará a erguer um super humano, com poderes psicológicos  e sinais e maravilhas tão magníficos que o mundo se curvará perante ele.  Todas as tendências modernas caminham nessa direção. (C. J. Jacinto)

Como a Lei e o Evangelho se confundem:

0 comentários

 



Harry Buls

 

Quando Cristo é apresentado como um novo legislador. O Sermão da Montanha é explicado como uma nova lei.

Quando a Lei é pregada aos pecadores atribulados e o Evangelho aos  pecadores impenitentes   .

Quando as pessoas têm a impressão de que podem viver em pecado conhecido e ainda ser filhos de Deus.

Quando elementos da Lei e do Evangelho se misturam.

Quando uma quantidade de contrição é necessária.

Quando a oração se torna um meio de graça.

Quando obras são exigidas de um crente além do que Cristo fez.

Quando sentimentos e emoções são apresentados como critérios para estar em estado de graça.

Quando a aflição e a tristeza são consideradas indícios de impiedade.

Quando uma pessoa tem a impressão de que sua condição está além da esperança.

Quando a razão humana se torna o critério do cristianismo. Compare a explicação de Lutero com o terceiro artigo do Credo.

Quando a fé é descrita como mero conhecimento de certas verdades.

Quando as pessoas têm a impressão de que a cessação dos vícios é o cristianismo.

Quando é dada a impressão de que não importa no que você acredita, desde que seja sincero, você é um cristão.

Uma compreensão e aplicação adequadas da Lei e do Evangelho é um importante princípio de interpretação. A própria Bíblia explica isso. Não é uma invenção humana. Os sermões do pastor e a vida de um cristão estão muito envolvidos na lei e no Evangelho.

 

http://www.pericope.org/