Testemunhas de Jeová e o Desequilíbrio Psicológico


 



 

 Como as Seitas Causam doenças Mentais


 

FONTE E DESEQUILÍBRIO MENTAL

 

As Testemunhas de Jeová são conhecidas por pregar de porta em porta, recusar transfusões de sangue e participar de aniversários e feriados religiosos ou patrióticos. Eles querem ser politicamente neutros e se recusam a prestar serviço militar. Eles acreditam que a intervenção de Deus nos assuntos humanos no Armagedom é iminente e que o estabelecimento do Reino de Deus na Terra é a única solução para os males da humanidade. No nível do cristianismo em geral, eles são conhecidos por negar a divindade do Senhor Jesus Cristo, bem como a certeza da graça da salvação que vem do sacrifício da cruz. Por esses fatos, eles são os inimigos da verdade e do cristianismo autêntico. Embora verdadeiramente anticristão, eles estão, no entanto, indiretamente ligados ao movimento evangélico, ambos sustentando várias falsas doutrinas semelhantes. Na verdade, muitas vezes podemos comparar um com o outro para ver seus desvios doutrinários.

 

As Testemunhas de Jeová vêm de um movimento fundado em 1870 sob o nome de "Estudantes da Bíblia" por Charles Taze Russell, um pastor evangélico americano associado à seita dos "Adventistas do Sétimo Dia", na verdade há muito pouca diferença entre esses dois grupos . Fortemente influenciado pelos adventistas Georges Storrs, Jonas Wendell e depois Nelson Barbour, ele retoma suas teorias insanas anunciando o fim dos tempos: Cristo tendo voltado invisivelmente desde 1874, e a batalha do Armagedom que já começou desde aquela data, terminará em 1914 .

 

A Sociedade de Tratados da Torre de Vigia de Sião foi fundada em 1881 para divulgar sua doutrina perversa, principalmente em uma série de seis livros intitulados "Dawn of the Millennium", mais tarde renomeados como "Studies in the Scriptures", mas também por meio do periódico "The Watchtower". Uma editora na época, a Sociedade Torre de Vigia agora se tornou a entidade legal central das Testemunhas de Jeová.

 

Russell interpreta a eclosão da Primeira Guerra Mundial em 1914 como o início do cumprimento das previsões sobre o Armagedom. Ele morreu em 1916, e Joseph Franklin Rutherford tornou-se então o novo presidente do movimento, contra a vontade de seu falecido predecessor, que legou a Sociedade Torre de Vigia a cinco outros administradores.

 

Vários estudos têm sido realizados para determinar com precisão a saúde mental dos membros das Testemunhas de Jeová, principalmente desde 1975, data em que deveria ter ocorrido o Armagedom segundo o movimento religioso. Como resultado, a questão da saúde mental dos fiéis foi examinada por muitos pesquisadores. No entanto, embora a Sociedade Torre de Vigia afirme que seus seguidores são as pessoas mais felizes que existem, os especialistas em saúde mental acreditam que eles sofrem de problemas mentais mais do que o normal.

 

Atitude da Sociedade Torre de Vigia e dos fiéis.

Baseando-se em especial no Salmo 128:1,2, a direção do movimento religioso afirma que seus membros constituem “o povo mais feliz da terra”, o que resultaria das boas relações que mantêm com Deus. Parece que a Sociedade Torre de Vigia não leva em consideração os problemas de saúde mental de seus membros, assim como fazem os evangélicos, e afirma que a melhor maneira de encontrar a felicidade é se tornar uma Testemunha de Jeová, enquanto alguns deles não são realmente felizes. Além disso, a organização permanece geralmente hostil à medicina psiquiátrica e à maioria das terapias profissionais não médicas e condena formalmente qualquer prática ligada ao ocultismo, como a hipnose. EU' o ensino oficial é que a decisão de consultar um psiquiatra é uma questão de consciência; no entanto, sua literatura geralmente se opõe a qualquer tipo de ajuda profissional de saúde psicológica e, geralmente, o uso de um terapeuta de saúde mental há muito é considerado ridículo pelos seguidores. Agora, a organização não proíbe consultar um especialista em saúde mental, mas afirma que os problemas associados à doença só vão desaparecer com a chegada do paraíso.

 

Antigamente era comum que o devoto que sofria de depressão fosse visto como alguém atacado por demônios. Hoje em dia encontramos esta mentalidade aberrante especialmente entre os pentecostais e carismáticos, e particularmente entre a seita da neurótica Michelle d'Astier, também chamada bruxa de Vigerie, onde abundam os distúrbios de consciência. Se o fiel tivesse procurado conselho dos anciãos de sua congregação, era provável que eles tivessem perguntado se ele havia cometido um pecado secreto, como a masturbação, ou concluído que o estado de saúde do fiel certamente se devia a um relaxamento em sua adoração. práticas. No entanto, atualmente, a Sociedade Torre de Vigia reconhece o esgotamento nervoso como uma doença muito real e dedica artigos a ela em suas publicações. Além disso, a Sociedade Torre de Vigia ensina que qualquer objeto relacionado à adoração de outras religiões, como um crucifixo, bem como qualquer objeto possuído por uma pessoa sob influência espiritualista, pode ter uma influência demoníaca naqueles que os possuem. Portanto, recomenda-se livrar-se dessas coisas destruindo-as, e às vezes são mencionados testemunhos de fiéis nas publicações do movimento religioso em relação a essa questão. qualquer objeto possuído por uma pessoa sob influência espiritualista, pode ter uma influência demoníaca sobre aqueles que o possuem. Portanto, recomenda-se livrar-se dessas coisas destruindo-as, e às vezes são mencionados testemunhos de fiéis nas publicações do movimento religioso em relação a essa questão. qualquer objeto possuído por uma pessoa sob influência espiritualista, pode ter uma influência demoníaca sobre aqueles que o possuem. Portanto, recomenda-se livrar-se dessas coisas destruindo-as, e às vezes são mencionados testemunhos de fiéis nas publicações do movimento religioso em relação a essa questão.

 

As Testemunhas de Jeová que, como os pentecostais e carismáticos, têm dificuldades mentais geralmente se envergonham deles, temendo tanto ser vistos como maus adoradores quanto manchar a imagem da organização a que pertencem. Freqüentemente, eles preferem sofrer em segredo para proteger a reputação da Sociedade Torre de Vigia. Os fiéis muitas vezes acreditam que os problemas mentais são consequência de imperfeições pessoais. Anteriormente, falta de alegria, depressão ou tentativa de suicídio eram considerados sinais de fraqueza espiritual: a alegria sendo um fruto do espírito de Deus de acordo com Gálatas 5:22,23, era provável que tivesse chateado Deus por suas imperfeições na ausência de alegria; No entanto, o movimento religioso já não sustenta esse ponto de vista de forma tão clara e reconhece que pode faltar alegria sem necessariamente ter um problema espiritual. Essa crença às vezes intensificava a culpa e muitas vezes o devoto procurava resolver seu desequilíbrio emocional aumentando sua participação nas atividades de adoração do grupo. Freqüentemente, o raciocínio é: “A organização é verdadeira; então devo estar errado." Via de regra, os fiéis negam a validade das pesquisas feitas sobre sua saúde mental. Eles consideram as alegações da Sociedade Torre de Vigia - que as Testemunhas são muito felizes - como verdadeiras, embora sua própria experiência refute essa ideia frequentemente repetida. Isso se chama manipulação psicológica. emocional e textual. Sobre o assunto, o sociólogo Andrew Holden relatou que, como parte de sua tese de pesquisa, entrevistou muitas Testemunhas de Jeová que diziam que sua conversão religiosa as havia tornado mais felizes e melhores consigo mesmas. , afirmações que, segundo ele, contrastam fortemente com a apresentação negativa feita pela mídia.

 

ESTUDOS CIENTÍFICOS REALIZADOS SOBRE ESTE ASSUNTO

 

Estudo Pescor:

Pescor conduziu o primeiro estudo americano sobre a saúde mental das Testemunhas de Jeová. De um grupo de 177 jovens presos por recusarem obrigações militares, 7% foram diagnosticados como psicóticos. O nível de psicose entre os fiéis era cerca de 17 vezes maior do que o normal, 4% tinham outras anormalidades mentais e um quarto era classificado como desajustado socialmente.

 

Estudo do Doutor Janner:

Em 1963, o psiquiatra suíço Janner examinou uma amostra aleatória de 100 cidadãos suíços presos por objeção de consciência, 85% dos quais eram Testemunhas de Jeová. O estudo revelou vários pontos: a influência do movimento religioso não era vista como positiva e não havia evidências de que ajudasse quem tinha problemas emocionais quando se convertia; além disso, o psiquiatra observou um nível de ansiedade, medo, neuroticismo grave e tendências ao isolamento social; além disso, os fiéis geralmente estariam afastados da realidade; por fim, 10,4% já tiveram atividades criminosas anteriormente (na maioria das vezes pedofilia e exibicionismo), índice muito superior ao do restante da população.

 

Estudo de Spencer:

Spencer, um psiquiatra australiano, examinou todas as admissões em hospitais psiquiátricos da Austrália Ocidental de janeiro de 1971 a dezembro de 1973, incluindo 50 Testemunhas de Jeová ativas. As estatísticas que este psiquiatra compilou provavelmente estão abaixo da média porque os adoradores geralmente evitam tratamento e hospitais psiquiátricos. Este estudo mostrou que a taxa de doença mental grave entre os últimos era três vezes maior do que o normal, e o diagnóstico de esquizofrenia paranóide quatro vezes maior. Se esse eminente psiquiatra tivesse feito o mesmo estudo com pentecostais e carismáticos, teria descoberto que a taxa de doenças mentais graves é cem vezes maior nesses grupos extáticos onde o frenesi e as ilusões se tornaram normais.

 

Estudo de Rylander:

O psiquiatra sueco Rylander estudou um grupo de 126 objetores de consciência Testemunhas de Jeová presos na Suécia. Destes 126, 51 foram diagnosticados como neuróticos, 42 psicóticos, 32 com retardo mental e 5 com danos cerebrais. O diagnóstico foi feito apenas com base no comportamento claramente patológico (paranóia irracional, depressão severa de longo prazo...), e não no comportamento que resultou da doutrina das Testemunhas de Jeová. A grande maioria dos fiéis era representativa da organização porque estava envolvida nela. Rylander observou que a doutrina das Testemunhas de Jeová ajudou alguns a entender seus problemas e lhes deu satisfação, calma e estabilidade em suas vidas, mas também observou que, se a condição médica de alguns indivíduos não não era evidente antes de sua conversão, a influência da Sociedade Torre de Vigia frequentemente prejudicava a saúde mental. A taxa de Testemunhas consideradas psicologicamente “inaptas” para o serviço militar foi de 21%, cinco vezes mais do que o normal. Rylander concluiu que muitos dos que ele estudou careciam de educação, habilidades de trabalho, estabilidade emocional e relacionamentos sociais de qualidade, e muitos sofriam de deficiências psicológicas, imaturidade, que muitas Testemunhas cometeram um número relativamente grande de pequenos crimes e outros delitos. Os sintomas neuróticos incluíam sentimentos de mal-estar, preocupação, maus hábitos de sono, culpa por erros. influência da Sociedade Torre de Vigia frequentemente era prejudicial à saúde mental. A taxa de Testemunhas consideradas psicologicamente “inaptas” para o serviço militar foi de 21%, cinco vezes mais do que o normal. Rylander concluiu que muitos dos que ele estudou careciam de educação, habilidades de trabalho, estabilidade emocional e relacionamentos sociais de qualidade, e muitos sofriam de deficiências psicológicas, imaturidade, que muitas Testemunhas cometeram um número relativamente grande de pequenos crimes e outros delitos. Os sintomas neuróticos incluíam sentimentos de mal-estar, preocupação, maus hábitos de sono, culpa por erros. influência da Sociedade Torre de Vigia frequentemente era prejudicial à saúde mental. A taxa de Testemunhas consideradas psicologicamente “inaptas” para o serviço militar foi de 21%, cinco vezes mais do que o normal. Rylander concluiu que muitos dos que ele estudou careciam de educação, habilidades de trabalho, estabilidade emocional e relacionamentos sociais de qualidade, e muitos sofriam de deficiências psicológicas, imaturidade, que muitas Testemunhas cometeram um número relativamente grande de pequenos crimes e outros delitos. Os sintomas neuróticos incluíam sentimentos de mal-estar, preocupação, maus hábitos de sono, culpa por erros. A taxa de Testemunhas consideradas psicologicamente “inaptas” para o serviço militar foi de 21%, cinco vezes mais do que o normal. Rylander concluiu que muitos dos que ele estudou careciam de educação, habilidades de trabalho, estabilidade emocional e relacionamentos sociais de qualidade, e muitos sofriam de deficiências psicológicas, imaturidade, que muitas Testemunhas cometeram um número relativamente grande de pequenos crimes e outros delitos. Os sintomas neuróticos incluíam sentimentos de mal-estar, preocupação, maus hábitos de sono, culpa por erros. A taxa de Testemunhas consideradas psicologicamente “inaptas” para o serviço militar foi de 21%, cinco vezes mais do que o normal. Rylander concluiu que muitos dos que ele estudou careciam de educação, habilidades de trabalho, estabilidade emocional e relacionamentos sociais de qualidade, e muitos sofriam de deficiências psicológicas, imaturidade, que muitas Testemunhas cometeram um número relativamente grande de pequenos crimes e outros delitos. Os sintomas neuróticos incluíam sentimentos de mal-estar, preocupação, maus hábitos de sono, culpa por erros. habilidades profissionais, estabilidade emocional e relacionamentos sociais de qualidade, e muitos sofriam de deficiências psicológicas, imaturidade, que muitas Testemunhas cometeram um número relativamente grande de pequenos delitos e outros delitos. Os sintomas neuróticos incluíam sentimentos de mal-estar, preocupação, maus hábitos de sono, culpa por erros. habilidades profissionais, estabilidade emocional e relacionamentos sociais de qualidade, e muitos sofriam de deficiências psicológicas, imaturidade, que muitas Testemunhas cometeram um número relativamente grande de pequenos delitos e outros delitos. Os sintomas neuróticos incluíam sentimentos de mal-estar, preocupação, maus hábitos de sono, culpa por erros.

 

Estudo de Montague:

O terapeuta Montague estudou admissões em hospitais psiquiátricos privados e clínicas locais de saúde mental em Ohio de 1972 a 1986. Ele estimou que a taxa de doença mental entre as Testemunhas de Jeová é aproximadamente 10 a 16 vezes maior do que 'Normalmente, cerca de 10% estão em sérias necessidades de ajuda profissional que muitas vezes escondem de estranhos. Montague sentiu que as pessoas com problemas emocionais eram atraídas pela Sociedade Torre de Vigia, mas também sofriam por dentro, e que muitas ficavam muito mais felizes depois de deixar a organização. Em seu relatório, Montague afirma ter estudado numerosos casos em que a sugestão de uma "influência demoníaca" sobre o adorador produziu nele um estado completamente psicótico. VS'

 

Outros estudos realizados:

Potter conduziu um estudo sobre a saúde mental das Testemunhas de Jeová e concluiu que existe "uma forte correlação positiva entre ser membro das Testemunhas e a esquizofrenia clínica" e tirou conclusões semelhantes a outros estudos sobre o assunto. O estudo do alemão Elmer Koppl e o do psicólogo norueguês Kjell Totland trouxeram os mesmos elementos de análise. O estudo de Bergman concluiu que não apenas a taxa de doença mental, mas também de suicídio, crime e agressão a pessoas era maior do que entre os não-Testemunhas de Jeová. O californiano Dr. Lawrence Onda, por sua vez, acredita que as doutrinas das Testemunhas de Jeová engendram um sentimento de culpa e exigem que os fiéis alcancem uma perfeição infinitamente inatingível que causa doenças mentais.

 

RAZÕES PARA ESTES PROBLEMAS MENTAIS

A Sociedade Torre de Vigia admite abertamente que atrai indivíduos que sofreram de sérios problemas sociais e psicológicos, bem como pervertidos, alcoólatras e viciados em drogas. Muito naturalmente, quando essas pessoas se juntam à comunidade, trazem consigo seus problemas; no entanto, tornar-se e viver como uma Testemunha de Jeová é uma tensão psicológica. Várias razões são dadas para apoiar esta visão:

 

• Sensação de paranóia. Os fiéis devem cultivar o "complexo de mártir", mesmo que não sejam particularmente perseguidos. Isso pode causar danos psicológicos ou agravar gravemente os presentes. Também há muitos casos desse complexo entre pentecostais e carismáticos, podemos citar apenas alguns porque precisaríamos de um livro próprio para nomear todos. Aqueles que, ao longo dos anos, mais do que outros nos chamaram a atenção para este delírio psicótico são, por nível de desequilíbrio mental: Michelle d'Astier, Laurence Vannypen, Edgar Hirschler, Lilianne Clauss, Gilles d'Abitibi, François Grenier, Philippe Dupagne ; todas as pessoas ligadas aos movimentos extáticos em que fervilham como a peste bubônica.

• Mudanças doutrinárias. A organização religiosa mudou suas doutrinas muitas vezes, e isso causou problemas particularmente trágicos no caso de ensinamentos sobre questões médicas (transfusões de sangue, transplantes de órgãos, vacinas...) e questões conjugais (motivos para divórcios).

• Falha profética em relação a datas. Muitos crentes abrigam um medo cuidadosamente enterrado que muitas vezes tentam suprimir ou racionalizar, medo de que seu movimento religioso seja uma organização que não é verdadeira. Essa ideia é tão assustadora para muitas Testemunhas que elas se recusam a explorar seus medos, preferindo ignorar suas dúvidas sobre isso. No entanto, o movimento religioso estava errado em muitas das profecias que afirmava, o que pode ser particularmente traumático para pessoas que sacrificaram muitas coisas em suas vidas para se tornarem Testemunhas de Jeová (renúncia para fundar uma família, por exemplo). A respeito disso,

• Crença de que somente a organização é especificamente dirigida por Deus. Os fiéis acreditam que dentro de sua organização religiosa estão na "verdade", enquanto os não-Testemunhas estão fundamentalmente errados e sofrerão a destruição no Armagedom. No entanto, alguns podem perceber que, por um lado, as não-Testemunhas de Jeová não são tão terríveis quanto a Sociedade Torre de Vigia parece descrevê-las e, por outro lado, há muitos casos de adoradores que fizeram coisas horríveis, como casos de pedofilia entre os seguidores de Jeová. Testemunhas e várias outras seitas.

• Medo de excomunhão. Alguns que gostariam de deixar a organização optam por permanecer nela por medo de serem afastados de sua família e amigos. Isso também é comum entre os evangélicos. Como resultado, eles continuam a praticar o culto das Testemunhas de Jeová de forma formalista enquanto não estão de acordo com as doutrinas e os comportamentos pregados.

 

 

Fonte: https://levigilant.com/documents/source_spirite_temoins_jehovah.html#1

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