Como Estudar a Biblia e Determinar Uma Verdade



 

 

 

Como Determinar os Verdadeiros Fatos Bíblicos

Examinar o Explícito, Implícito e inferências.

 

Timothy S. Morton




Há uma confusão considerável entre os crentes na Bíblia sobre o que é um fato bíblico verdadeiro. Nos últimos anos, alguns crentes começaram a chamar doutrinas que são "fatos" reais não comprovados. Uma dessas doutrinas proeminentes é chamada de "Fato da Lacuna", referindo-se à suposta lacuna entre Gênesis 1:1 e 1:2 . Mesmo que essa doutrina não seja explicitamente declarada nas Escrituras e seja de fato uma crença inferida baseada em outras crenças inferidas, muitos de seus proponentes ainda insistem em chamá-la de “fato”.

Neste estudo, examinaremos a questão de como determinar fatos bíblicos verdadeiros e mostraremos como declarações explícitas ou diretas têm prioridade sobre declarações implícitas ou crenças inferidas. Veremos também a relação entre os termos linguísticos “implicar” e “inferir”. Usaremos algumas afirmações daqueles que promovem a doutrina do Genesis “Gap” ou a doutrina da lacuna, como exemplo.

Definindo os termos

A palavra "explícito" refere-se a uma declaração clara e direta.   Não deixa margem para dúvidas. "Implícito" é exatamente o oposto. Refere-se a uma declaração indireta que pode ser vaga ou pouco clara. Aqui estão alguns exemplos.

Suponha que um homem esteja segurando uma faca e diga: "Vou esfaqueá-lo com esta faca". Essa é uma declaração explícita e direta. Diz claramente o que vai acontecer. (Se isso realmente acontece é irrelevante. O que importa é que a declaração diz explicitamente que vai acontecer.)

Agora suponha que, em vez disso, o homem diga de maneira ameaçadora enquanto segura uma faca: "Seria uma pena se algo acontecesse com você". Esta é uma afirmação implícita. Indica indiretamente algo que pode não estar claro. Neste caso, pode - se inferir que algo ruim pode acontecer à pessoa pelo homem com a faca. É fácil ver como a declaração implícita pode ser ambígua. Somente o falante sabe com certeza o que ele quer dizer.

"Implicar" e "inferir" são, na verdade, opostos. Insinuar algo significa que o falante ou escritor insinua ou sugere algo sem declará-lo explicitamente, como demonstrado acima. Inferir significa para o ouvinte supor ou adivinhar o significado do que foi dito ou escrito. Implicar refere-se às palavras do orador; inferir refere-se às conclusões do ouvinte. Aqui está outro exemplo de ambos.

Suponha que um homem e sua namorada estejam na entrada de um estádio de futebol e o homem se vira para a mulher na frente de todos e diz: "Você pode caminhar até a ilha comigo?" A namorada emocionada diz em lágrimas: "Sim, sim, eu me caso com você!" Mas o problema é que o homem estava apenas insinuando que eles desciam a ilha até seus assentos para assistir ao jogo! No entanto, a mulher deduziu de suas palavras que ele queria dizer caminhar pela ilha em uma igreja para se casar! Veja a confusão e incerteza que declarações implícitas e crenças inferidas podem trazer? O homem sabia o que estava insinuando com sua declaração, mas a mulher deduziu tudo errado.

Alguns exemplos bíblicos

Existem alguns exemplos clássicos de declarações explícitas e inferidas na Bíblia. A primeira trata de algo que o Senhor disse,

Disse-lhe Jesus: Se quero que fique até que eu venha que te importa? Siga-me. Então se espalhou entre os irmãos esta palavra,  que aquele discípulo não morreria; mas Jesus não lhe disse: Não morrerá; mas, se eu quero que ele fique até que eu venha, o que é isso para você? ( João 21:22-23 )

Os "irmãos" inferiram erroneamente das palavras do Senhor que Pedro não morreria, mas Pedro os corrige lembrando a todos que era uma declaração condicional que começava com "Se eu quiser..." Infelizmente, esta não é a última vez que os crentes tendem a lerem significados não intencionais nas declarações do Senhor. Essa tendência esta desenfreada hoje em dia. Muito provavelmente, uma razão pela qual esse detalhe peculiar da vida de Pedro foi registrado nas Escrituras foi para mostrar aos leitores da Bíblia, posteriormente, como nós, como não interpretar as coisas de modo equivocado!

Para um exemplo de alguém que NÃO atende a uma declaração explícita do Senhor, há muitos nas Escrituras. Uma das mais conhecidas é a recusa de Saul em seguir a ordem explícita dada por Samuel para destruir Amaleque,

“Agora vá eferir Amaleque, e destruir totalmente tudo o que eles têm, e não poupá-los; mas mate homem e mulher, criança e lactante, boi e ovelha, camelo e jumento.” ( 1Sa 15:3 )

Saul ouviu as palavras explícitas, mas não as tratou como tal. Ele assumiu que seria adequado poupar o melhor para o sacrifício ( 1Sm 15:15 ). O Senhor discordou,

“Então veio a palavra do Senhor a Samuel, dizendo: Arrependo-me de ter constituído Saul rei (I Sm 10-11 )

Saul tratou uma declaração explícita como implícita e inferiu que seria correto fazer o que ele fez. Ele mesmo disse: "Eu cumpri o mandamento do Senhor." Ele não o fez, e isso lhe custou caro ( 1Sm 15:23 ).

Sempre há um preço a pagar quando alguém ignora, rejeita ou desafia uma verdade explícita encontrada nas Escrituras.

Um cenário atual

Suponha que você esteja no júri em um julgamento de um homem acusado de esfaquear outro homem com uma faca. Há dez testemunhas de eventos relativos ao acusado e cada testemunha está dizendo a verdade como a conhece. Uma testemunha afirma que pode ter visto o acusado do outro lado da cidade quando o crime foi cometido. Outro diz que sabe que o acusado não possui uma faca. Um terceiro diz não acreditar que o acusado seja fisicamente capaz de esfaquear a vítima. As seis testemunhas seguintes deram depoimentos semelhantes, afirmando por que não achavam que o acusado pudesse ter cometido o crime, mas então chegou à hora da última testemunha falar.

A testemunha final depõe e afirma inequivocamente que viu o acusado esfaquear a vítima com a própria faca da vítima.

Agora, qual é o fato real? O que realmente aconteceu? Nove testemunhas contam por que acham que o acusado não cometeu o crime e uma testemunha diz que certamente cometeu. Lembre-se, todos estão dizendo a verdade, assim como cada palavra da Bíblia é verdadeira, e nenhuma testemunha pode contradizer a outra, assim como a Bíblia não se contradiz verdadeiramente. A resposta é óbvia. A testemunha que viu o ato explícito anula todas as outras inferências, implicações e especulações implícitas. Não faz diferença se a proporção de evidências é nove para um ou noventa e nove para um, declarações explícitas sempre têm precedência.

Declarando as regras

Em vista do que aprendemos sobre implicar, inferir, explícito e implícito , vamos considerar algumas regras básicas de compreensão que nos ajudarão a determinar fatos bíblicos a partir de mera teoria e especulação.

Declarações explícitas SEMPRE têm precedência sobre declarações implícitas.

As declarações da Bíblia no contexto SEMPRE têm precedência sobre as declarações fora do contexto.

Declarações bíblicas explícitas no contexto são o ápice do fato indiscutível entre aqueles que acreditam na Bíblia.

Declarações bíblicas claras SEMPRE têm precedência sobre declarações pouco claras, ambíguas ou inferidas que tratam do mesmo assunto.

A doutrina baseada em declarações inferidas NÃO PODE ser considerada um fato indiscutível devido à própria natureza da inferência.

A doutrina baseada em inferência pode ser aceitável se não for contrariada por declarações explícitas ou declarações mais fortemente inferidas, mas ainda não pode ser considerada um fato comprovado.

Qualquer aparente conflito ou contradição entre as declarações deve ser considerado dispensacionalmente.

Colocando tudo em prática

Agora vamos usar esses princípios básicos e bem estabelecidos para examinar algumas afirmações-chave que alguns fazem sobre a criação. Primeiro, precisamos entender o fato de que Deus criou tudo,

Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades; todas as coisas foram criadas por ele e para ele: ( Col. 1:16 )

Isso se correlaciona com Gênesis capítulo 1, onde diz que Deus criou o céu ( Gn 1:1 ), a terra ( Gn 1:1 ), a luz ( Gn 1:3 ), as trevas ( Gn 1:2, 5 ; Is 45:7 ) , plantas ( Gn 1:11 ), animais ( Gn 1:24 ), homem ( Gn 1:26 ), o anfitrião (habitantes) do céu ( Gn 2:1 ), e então diz que Deus terminou Sua criação no final de o sexto dia. ( Gn 1:31 )

Estas são todas declarações explícitas e, portanto, fatos bíblicos indiscutíveis para um crente na Bíblia.

Agora considere outra declaração que Deus fez no mesmo contexto imediato sobre Sua criação.

"E Deus viu tudo o que tinha feito, e eis que era muito bom. E foi a tarde e a manhã o sexto dia." ( Gn 1:31 )

Esta é uma declaração explícita feita dentro do escopo e contexto imediatos de todas as atividades da criação de Deus. Agora observe as conclusões claras e diretas de fato que se pode tirar disso e dos fatos anteriores,  céu, terra, luz, escuridão, plantas, animais, homem e as hostes do céu são todos "muito bons".

Não há indícios de corrupção, julgamento ou negatividade em toda a criação. Não há diabo, nem maldição, nem julgamento, nem pecado, nem mesmo os resquícios do pecado. "Todas as coisas" são consideradas "muito boas" pelo Santo e Justo Criador no céu.

Esta declaração simples e explícita como está, que pode ser entendida por uma criança do ensino fundamental, dizima a alegação de que Lúcifer foi derrubado e o mundo destruído antes de Gen 1.2 . Se houvesse um diabo caído e seu tesouro maligno em qualquer lugar no céu ou na terra, então o Senhor não poderia chamar "tudo" que ele fez de "muito bom". Se a escuridão envolve o universo como resultado do pecado e do julgamento, como Deus poderia olhar para isso e chamá-lo de "muito bom"?. Qualquer um que afirme que Lúcifer e outros caíram em pecado durante um "Génesis Gap" tem o ônus de provar explicitamente como reconciliar esse versículo claro com sua doutrina. Para mitigar o significado de qualquer forma, eles devem produzir declarações bíblicas explícitas que limitem o escopo do contexto ou das palavras. Esse é apenas um exemplo, de como não devemos construir doutrinas fundamentais sob passagens que não apresentam doutrinas explicitas.

 Outros exemplos bíblicos

Compreender como a Bíblia usa declarações explícitas e implícitas é fundamental para um estudo bíblico sólido e para determinar os fatos bíblicos verdadeiros.  Com palavras escritas, provar algo que está sendo alegado geralmente requer uma declaração explícita de fato ou declarações circunstanciais altamente implícitas. Tome Satanás, por exemplo. A Bíblia afirma explicitamente que Satanás existe e também é conhecido como o Diabo ( Ap 12:9 , 20:2, 7 , etc.), mas apenas afirma implicitamente que ele é o "deus" ou "príncipe deste mundo" ( João 12:31 , 14:30 , 16:11 ; 2Co 4:4 ). No entanto, que Satanás é o "deus deste mundo" é muito fortemente implícito por causa de outros versículos circunstanciais que o ligam ao mundo ( Mt 4:8 , Lc 4:5 ; Ap 12:9).), mais o contexto em que as passagens são encontradas. A evidência é tão forte que é quase universalmente aceito que Satanás é esse "deus" e "príncipe". Seria justo dizer que em um tribunal de justiça essa determinação seria verdadeira.

Por outro lado, em relação a Lúcifer, não há passagem que afirme ou mesmo implique que Satanás é (ou foi) Lúcifer pelo nome. As passagens em Isaías 14 e Ezequiel 28 que são frequentemente ligadas a Satanás apenas sugerem que ele é/foi Lúcifer porque algumas das declarações não podem se aplicar literalmente a um ser humano, e Satanás é o único ser que muitas pessoas razoáveis ​​supõem que poderiam aplicar. No entanto, pode-se também argumentar que as passagens NÃO se aplicam a Satanás. Como consequência, a inferência de que Satanás é/foi Lúcifer é muito mais fraca do que a crença de que ele é o "deus deste mundo".

Obviamente, a única afirmação mencionada acima que pode ser considerada um fato comprovado são as declarações explícitas dizendo que Satanás também é o Diabo e a Serpente. Que ele também é um deus e príncipe deste mundo não pode ser provado conclusivamente, embora a evidência seja muito forte. A afirmação de que Satanás também é Lúcifer tem algumas evidências circunstanciais, mas é consideravelmente mais fraca. Esses vários níveis de expressão devem ser considerados ao determinar o que a Bíblia realmente diz sobre qualquer assunto.

As Doutrinas Bíblicas Implícitas Podem Ser Válidas?

Pelo que examinamos até agora, alguns podem ter a impressão de que a doutrina inferida de declarações implícitas pode não ser doutrina bíblica legítima, mas esse não é o caso. Existem várias doutrinas sustentadas por muitos que são baseadas em crenças inferidas. Um exemplo é a doutrina do arrebatamento e a sua real ocasião e quando irá ocorrer. Que há um arrebatamento (1Ts 4:12-18 , 1Co 15:52 ) é explicitamente descrito nas Escrituras e é reconhecido por quase todos. No entanto, o tempo em que esse arrebatamento ocorre no esquema de Deus dos eventos do fim dos tempos não é explicitamente declarado. Uma razão pela qual o arrebatamento pré-tribulacional é fortemente inferido porque o período da Tribulação é um tempo da ira de Deus e a Igreja do Novo Testamento "não é designada para a ira" ( 1Ts 5:9 ).

No entanto, mesmo que uma doutrina possa ter evidências fortes, mas implícitas, para apoiá-la (como o arrebatamento pré-tribulacional), isso ainda não significa que seja um fato comprovado. Devido à própria natureza da inferência, nenhuma doutrina baseada somente nela pode ser considerada fato indiscutível, mas com evidência suficiente pode ser considerada uma doutrina válida.

Conclusão

Quando um crente faz uma afirmação de fato para uma doutrina que a Bíblia não declara explicitamente, ele abre a si mesmo, sua Bíblia e seu Salvador ao ridículo e à reprovação. Na verdade, ele está deturpando ou mesmo dando falso testemunho das Escrituras ao insistir que estão dizendo algo que na verdade não dizem. É nosso dever como crentes e embaixadores de Cristo representá-Lo fiel e verdadeiramente, especialmente com as Escrituras. Visto que o Senhor engrandeceu Sua palavra até acima de seu próprio nome ( Sl 138:2 ), faríamos bem em ser cuidadosos em como a tratamos.

https://www.preservedwords.com/study-facts.html


Tradução e adaptação C. J. Jacinto

 

 

 

 

0 comentários:

Postar um comentário