O RESGATE


 

A DOUTRINA RESGATE

 

 

Uma Das passagens mais profundas das Escrituras é Efésios 3:8 que fala sobre a s insondáveis riquezas de Cristo. Todas as vezes que leio Efésios, meu coração mergulha na obra que Cristo realizou através de  Sua morte na cruz. Como insondáveis riquezas de Cristo, entendo tudo o que se relaciona a essa obra sejam as aplicações praticas no campo da redenção quanto aos frutos que  apareceram depois que ela foi consumada. Há entre os cristãos alguns debates com relação a natureza da obra da cruz. Quando Jesus morreu, Ele como cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo foi sacrifício e sacerdote ao mesmo tempo, sob essa demanda de riquezas de graças, procede que a obra da cruz envolve muitos aspectos numa riqueza muito grande de detalhes que se expressam no Novo Testamento de forma muito formidável. De modo que podemos envolver vários aspectos soteriológicos na obra de Cristo na cruz.  Alguns com base nas Escrituras defendem que foi uma substituição penal ou tros como uma expiação vicária, e ambas as coisas estão certas, a obra da cruz inclui vários aspectos elementares de forma,a que é muito rica em detalhes e formas como se manifestou e produziu seus efeitos nos corações do homem e na criação de um modo geral. Alguns dias atrás eu li um pequeno  artigo, não conheço o autor e o que abordava era o assunto da redenção, o cerne da discussão e da negativa era antiescrituristica e herética, pois envolve uma negação de algo que a s Escrituras ensinam com muita clareza a respeito da obra de Cristo. A morte e o derramamento de sangue no Calvário foi um resgate, uma compra, mas o artigo citado tentava argumentar que a redenção não inclui uma compra, com efeito, tal argumento é falso e herético, como vamos ver.

 

Primeiro gostaria de dar uma ênfase sobre o modo como foi efetuado essa obra redentora, ela foi única, uma morte literal do Verbo de Deus seguida de uma ressurreição literal e uma ascensão até a destra de Deus nas alturas, tudo de modo literal. Hebreus 4:5 diz que foi “uma vez por todas” ou seja uma consumação perfeita (no grego, ephapaz denota exatamente isso) ela não pode ser repetida, tudo o mais não passa de meras falsificações espirituais. A morte de Cristo foi única e completamente eficaz, todo o pecador deve descansar nesse fato e crer com toda a firmeza do coração nessa obra perfeita.

 

Segundo, lemos em Tito 2:14 que Ele deu a si mesmo por nós para nos remir de toda a iniqüidade. Aqui a palavra grega usada é “lutrosetai” e significa um resgate feito por pagamento. Está claro nas Escrituras que a obra da cruz envolve um pagamento. Eu não desejo abordar aqui o assunto que envolve a quem foi pago esse resgate. Deixarei para um estudo posterior esse assunto. Quero me deter no fato de que Cristo pagou o preço necessário para efetura uma eterna redenção.

 

Terceiro, em todo o Novo testamento vimos essa idéia da compra dos homens pecadores por remissão  “Os cento e quarenta e quatro mil que foram comprados da terra” (apocalipse 14:3) “Estes são os que dentre os homens foram comprados como primícias”(apocalipse 14:4). Está calro que a ideia está fixa na teologia do Novo Testamento

 

Quarto, Em I Coríntios 6:20 lemos “Porque fostes comprados por bom preço” e em i Coríntios 7:23 Paulo repete a verdade “Fostes comprados por bom preço; não vos façais servos dos homens”.  Essas palavras foram dirigidas aos cristãos de Corinto. O original é ēgorasthēte, que vem do verbo agorazó (Strong 59) em varias passagens do Novo Testamento é usada para a compra, a compra de um campo (Mateus 13;44) a compra de comida (Mateus 14:15) o comercio do templo (Mateus 21;12) compra realizada com dinheiro (Mateus 27:7) ou seja; transferência de propriedade do vendedor para o comprador

Sabemos que esse resgate custou um preço, desde a antiga aliança a idéia da redenção por resgate já era de certa forma usada como um complemento social e cultural (Salmos 107:2 Isaias 35:9 etc.)

Quinto, aceitando essa doutrina bíblica como verdadeira, na mentalidade do apostolo Pedro inspirado pelo Espirito Santo, temos a idéia do resgate como um pagamento: “Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes de vossos pais, mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado”(I Pedro 1:18 e 19) A idéia central do texto é que o valor desse resgate não foi com algo corruptível como prata e ouro, mas com o precioso sangue de Cristo. O grego traduzido como resgate é “elutrōthēte” e significa libertar pagando um resgate (Strong 3084) assim sabemos que a justificação gratuita teve um preço, alguém pagou para que a salvação fosse gratuita (Romanos 3:24 Gálatas 3:13 I Pedro 2:24) o sangue divino foi o preço do resgate (Atos 20:28) temos a redenção pelo seu sangue, a remissão de nossos pecados (Efesios 1:7)

 

Finalmente posso concluir: Constitui-se a negação da doutrina da redenção por um preço pago, uma heresia de perdição, pois o apostolo Pedro advertiu sobre os falsos mestres que introduziriam doutrinas de perdição (II Pedro 2:1) e a heresia evidente desses falsos mestres trazem a ruína espiritual aos que crêem em suas mentiras.. Eles seriam conhecidos por negar o resgate do Senhor  e o Senhor que resgata os pecadores. ”E negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição” a negação do resgate como compra pelo preço do sangue de Cristo conduz o homem a blasfêmia, Pedro ainda adverte: “E muitos seguirão as suas dissoluções, pelos quais será blasfemado o caminho da verdade”( II Pedro 2:2)

 

 

 

0 comentários:

Postar um comentário