A VOZ DE DEUS E A VOZ DO ENGANO






É comum nas religiões, ouvirmos pessoas que alegam “ouvir” a voz de Deus, para muitos, Deus se comunica por intuição, voz interior, canalização, etc.  Sem dúvida é assunto bem complicado, porque encontramos essa experiência mística no catolicismo, pentecostalismo, esoterismo, espiritualismo etc. Que o assunto gera polemica se dá ao fato de muitos crerem e outros não crerem. Como Deus se comunica hoje? Será que um homem pode ouvir a voz de Deus dentro do seu coração? De certa forma, claro que isso é possível. Porem creio que Deus não faz uso desse processo hoje em dia por razões claras, primeiro, pela falta de discernimento, o problema de distinguir se algo é verdadeiro ou não pelo coração enganoso é perigoso. Depois, temos a subjetividade, quase sempre os homens não estão aptos para resolver a questão de quem está por trás de um fenômeno espiritual, se o seu coração, um espírito de mentira ou o próprio Deus.  Embora creia que Deus possa falar diretamente com o homem, na verdade isso só vai ocorrer de forma a não existir os meios pelo qual Ele fala de modo usual: Pela Palavra de Deus, as Escrituras, e os pregadores que fazem uso dela. Tomando a Bíblia e interpretando corretamente de modo a falar sobre todos os conselhos de Deus, o Espírito Santo sempre atuará no mundo para conduzir as pessoas para a verdade da encarnação do Verbo, Sua morte vicária e sua ressurreição e retorno literal. Quase sempre as pessoas ficarão na escuridão e na cegueira espiritual, caso o evangelho não seja pregado dentro das condições propostas pelo Novo Testamento (Romanos 10:8 a 11 com Gálatas 1:8 e 9) Isso é um fato atestado pela palavra do Apostolo Paulo (II coríntios 4:4). A forma padrão da voz de Deus na atual dispensação na economia divina é a pregação e a leitura da Palavra de Deus. Não afirmo que Deus limitou-se pelas Escrituras, mas o meio pelo qual Ele se revela e nos fala é através dela, seu desejo maior é revelar Cristo aos homens, daí entendemos declarações como Hebreus 1:1. As Escrituras possuem um poder que revela uma magnífica profundidade, de modo que ela é inesgotável nos conselhos e verdades que podem ser descobertas durante toda uma vida de estudo dedicado a ela. Essas descobertas podem ser distribuídas em estudos e sermões, enriquecer a igreja de Cristo e alimentar cada cristão, e isso já vem ocorrendo por muitos séculos. Formas místicas e subjetivas de ouvir a voz de Deus, nos levam para um terreno perigoso. Tendo em vista que eu mesmo já ouvi pessoalmente o relato de cristãos maduros, com uma boa dose de entendimento bíblico, serem enganados por “vozes suaves” que se identificaram com a voz de Cristo, e que se mostrou á longo prazo tratar-se de engano espiritual. Um Exemplo pode também ser visto no livro “Terror em nome de Deus” de Jessica Stern. Por se tratar de uma obra que trata do fanatismo e o terrorismo religioso,  vimos que muitas pessoas podem “ouvir a voz de Deus” de modo a praticarem toda sorte de crimes, o livro narra a historia de Kerry Noble, ex adepto de uma seita fanática que incitava o terrorismo como uma forma de promover o “armagedom” Noble “Acredita que Deus fala com indivíduos e fornece instruções, embora eles possam interpretar erroneamente o que ouviram. Ele me faz lembrar instantaneamente da famosa advertência de que as pessoas que acreditam que Deus lhes fala diretamente devem ter cuidado. A voz pode ser do demônio” (1)

 A maneira como devemos entender todo esse assunto, é através de um conceito correto. Deus fala ao homem pela consciência. (Romanos 9:1 I Pedro 3:16 I Timóteo 1:5 e 19) É pela consciência que podemos ter um entendimento equilibrado da vontade de Deus, e ela deve ser iluminada pela Palavra de Deus (Salmos 119:105) a pregação e a exposição das Escrituras leva todo o conselho de Deus para dentro dela(Atos 20:27). Por isso somos chamados a evitar a corrupção da consciência (Hebreus 10:22)

Também há outro fato de suma importância, o testemunho do Espírito Santo, sua missão é convencer a todos (João 16:7 a 11) de modo que haverá sempre aquele mover do homem para dentro das Escrituras, para uma cristologia ortodoxa, assim o falar divino no coração humano se dá de forma usual pelo que o Espírito Santo inspirou e age pelo que Ele já revelou nas Escrituras, agindo nos homens usando outros homens. A maneira do falar divino no coração humano se processa de modo convencional como vimos em Atos 8:25 a 40, Felipe usa as Escrituras para levar o eunuco etíope a fé em Cristo. Deus fala através do profeta Isaias à consciência do eunuco.

Conclusão: embora seja possível que Deus fale aos homens de maneira não convencional, isso não é a regra e sim a exceção, e a credito ser muito raro hoje em dia. Dado a vários fatores que contam na minha experiência pessoal. A primeira é que geralmente e quase sempre é assim, pessoas que se dizem “ouvir” a voz de Deus, menosprezam a autoridade das Escrituras e da mesma forma leva os que crêem nisso a mesma reação quanto as Escrituras.  Certo dia, um amigo me falou sobre um “profeta” que levou uma mensagem tipo “Assim diz o Senhor” para ele, então assustado disse que “Deus” tinha falado com ele, pelo que lhe perguntei: “E quando você lê a bíblia? Deus não fala com você? Não há nenhum impacto no seu coração quando ouve a exposição das Escrituras ou quando você estuda as Escrituras”? de modo que ele admitiu essa divergência. Outro fato ocorreu de maneira quase idêntica, certo pregador meu conhecido fez uma exposição das Escrituras em um culto e no dia seguinte, outro “pregador avivado” falou que estava vendo anjos e recebendo a mensagem “direta do céu” o primeiro, preparou o sermão, estudou, pesquisou, fez anotações, procedeu através de uma boa exegese e explicou o texto sagrado, mas o povo reagiu de forma positiva ao “pregador místico” e ignorou de forma preconceituosa o meu amigo que procedeu de modo coerente quanto ao assunto de preparo e entrega de sermão. Esse menosprezo as Escrituras é algo sério partindo de alguém que se diz cristão, e que de certa forma confessa que a Bíblia é Palavra de Deus, mas menospreza e a rebaixa quando o assunto é a experiência mística. Discordo completamente dessa espiritualidade deformada.

Assim as Escrituras nos tornam sábios para a salvação e através dela vem o perfeito conhecimento da vontade de Deus, e devemos prezar por seus conselhos e princípios pois uma vida toda ainda não é suficiente para conhecermos todos os tesouros espirituais escondidos em suas preciosas páginas.

 

(1)           Terror em Nome de Deus. Jessica Stern. Barcarolla Editora. Pagina 11



Autor: Clavio J. Jacinto

0 comentários:

Postar um comentário