Exercita-te a ti Mesmo em Piedade


Exercita-te a ti mesmo em piedade

 

HT Spencer

 

 

“Mas rejeita as fabulas profanas e de velhas, e exercita-te a ti mesmo em piedade, porque o exercício corporal para pouco aproveita, mas a piedade para tudo é proveitosa, tendo a promessa da vida presente e da que há de vir”. ( 1 Timóteo 4: 7-8)

O apelos das Escrituras aparecem em vários contextos peculiares e específicos e abrangem toda a vida útil do cristão. Existe o chamado da consciência de Deus que surge na tenra idade de uma criança, ecoando suavemente através de uma variedade de circunstâncias apontadas pelo Senhor. 

Um chamado definitivo: "Vinde a Mim" é aquele chamado que leva a alma ao limiar do Novo Nascimento. Enquanto o cristão continua em sua caminhada com Deus, haverá o chamado obrigatório "Porque Deus não nos chamou para a imundícia, mas para a santificação" (1 Tessalonicenses 4: 7). As Escrituras também declaram chamadas para ministérios específicos na vida de alguém; Alguns deles podem ser chamados para pastor, pregador, professor, missionário ou evangelista.

Fortemente entrelaçados através da Palavra de Deus, também existem mandatos expressos no chamado pela graça, especificamente sobre a vida de alguém em Cristo. É um mandato de chamado sobre como a vida deve ser vivida diante do Senhor. Um exemplo de ordem e chamada como esse é encontrado em 1 Timóteo 4: 7 e resume toda a vida em um único padrão espiritual em relação ao modo de vida.

Mas recuse fábulas profanas e velhas. Treinar-se para a piedade.

No contexto de 1 Timóteo 4: 7, o apóstolo Paulo chama Timóteo longe das coisas triviais que tende a envolver uma religião e chama-o a esta convocação crucial:  "Exercício na piedade." A palavra exercício é uma palavra grega delicada que significa "remover ou retirar". É uma metáfora para corredores, lutadores, para aqueles que praticam esportes em cujos corações e mentes deve haver uma solução para remover todas as coisas que possam diminuir ou atrapalhar as forças e o poder da competição ou corrida. É deixar de lado qualquer constrição que possa prejudicar o propósito da pessoa e que facilite na disputa. Nesta passagem, Paulo diz a Timóteo: "Você deve permitir que a piedade seja o objeto de todos os seus cuidados; deve, a todo custo, ser o objetivo de sua vida, a pratica da piedade. Você deve deixar de lado tudo o que o impede a ser mais santo. Isso deve se tornar o começo de destaque da sua vida. Para chegar lá, exorto-o a se desfazer de qualquer coisa que possa impedi-lo de alcançar esse objetivo; você terá que focar sua mente e atenção nesse aspecto da piedade para sua vida. ”

A segunda palavra que encontramos aqui é a frase “A ti mesmo” . Minha primeira preocupação espiritual como cristão deve ser eu mesmo. Talvez eu tenha sido chamado para pregar e ensinar a Palavra de Deus como ministro do Evangelho. Talvez tenha sido chamado para derramar minha vida preparando jovens para enfrentar o ataque desta era maligna, corrupta e apóstata. Mas, acima das muitas horas por dia - nas quais eu dedico minha vida física e mentalmente a esse apelo -, há algo mais alto ou de maior natureza: o cuidado urgente de minha alma. O evangelismo não se compara ao valor dessa necessidade; a visita regular nunca será um substituto válido para ela; o consumo de tempo em estudos nunca pode substituir o cuidado diário do cuidado da alma em seu relacionamento com Deus.

 Minha prioridade na vida é minha espiritualidade pessoal diante de Deus. Tenho um fardo espiritual para minha esposa e filhos, mas uma coisa que deve consumir minha vida a cada momento do dia é a consciência de que devo me preparar pessoalmente e em particular constantemente para o meu encontro com Deus. Não posso investir minha vida para inspirar outras pessoas em Cristo se eu mesmo não tiver inspiração dentro de mim. Essa inspiração de Deus deve estar controlando minha vida no momento em que imploro que o mesmo seja realizado nos outros. O chamado do céu e o mandato para que eu busque intensamente a exaltação de Deus e Sua santidade em meu próprio coração.

A maior responsabilidade que tenho é a minha vida. Talvez eu possa trabalhar desordenadamente a semana toda no ministério do Senhor; Mas há algo que se eleva acima de toda pessoa que eu amo, acima de todo aluno que ensino e acima de toda alma que ministro. Essa é a prioridade da minha preocupação e carga espiritual para mim e para minha caminhada com Deus.  É não é egoísmo? Ou essa atitude é para que Cristo reine dentro de mim? O Apóstolo Paulo declarou: "Porque para mim o viver é Cristo". (Filipenses 1:21) Tal afirmação se referia ao fato de que Cristo era a manifestação constante de seu momento de vida a cada momento, em cada dia. Este fato espiritual é uma realidade quando cada momento do dia é vivido em comunhão com Deus. Esta é a melhor maneira de exaltar a Cristo em nossa vida .

O Novo Nascimento Bíblico e Sua Vida

Para o que deve o cristão deve exercitar-se?  É para a "piedade". Esse mandamento exige que eu me prive diante de Deus de tudo que me corrompe ou atrapalha meu crescimento espiritual, o exercitar-se é para que essa piedade possa controlar minha vida. Essa vida é encontrada em outro reino, um reino espiritual. Nenhuma carne pode reinar ou aspirar este reino, porque nenhuma carne deseja a glória da presença do Senhor. Jesus Cristo veio reinar dentro de mim e Ele é a vida eterna dentro de mim. A filosofia contemporânea que controla a igreja moderna hoje destruiu o entendimento total sobre esse assunto da vida eterna. Parece que a única coisa com a qual muitos estão preocupados é que, uma vez que morram, eles entrarão no âmbito da eternidade, ou viverão uma vida futura na eternidade. Esta é basicamente a mensagem do evangelismo moderno. A famosa pergunta é : "Se você morresse hoje, onde passaria a eternidade?" Portanto, o futuro se torna um fardo espiritual maior no evangelismo moderno do que a própria verdade de uma vida em Cristo que pode ser vivida no presente aqui na terra.

A frase "vida eterna" na Bíblia simplesmente não se refere ao comprimento da vida ou o fato de que vamos viver para sempre. A vida eterna é uma qualidade de vida que deve ser vivida no tempo presente nesta vida. Não é simplesmente o fato de que terei vida eterna no futuro, implicando que, para possuir tal vida eterna, devo primeiro morrer fisicamente. Eu devo ter vida eterna neste exato momento. Não se refere apenas a uma vida futura após a sepultura, mas também a uma vida no presente que tem uma qualidade que não é deste reino terrestre. Esta vida do cristão deve transcender tanto no pensamento como na vida cotidiana, para o reino real e espiritual em que Deus reina e existe. A vida deve, então, ser visto a partir da perspectiva de Deus, não do ponto de vista de Adão. Este é o dilema de um verdadeiro cristão que se afasta do Senhor.

- ele se afastou da qualidade de vida em Cristo e voltou a e vida temporal, terrena, carnal, mundana. Este cristão deixou a esfera da vida eterna e está envolvido na vida temporal e mundana.

 

O que é um  cristão?

 

O entendimento adequado do termo cristão caiu em situações difíceis. A igreja contemporânea tem sua própria definição do que é um cristão; no entanto, é uma definição falsa que permitiu a quase todo mundo que freqüenta algum tipo de igreja usar esse título. Existe apenas uma revelação infalível e definitiva do que é um cristão, e isso é encontrado na Bíblia.

As passagens nas quais seções envolvem a definição de Deus sobre o que deve ser um cristão ou o que está "nascendo de novo" são encontradas na Primeira Epístola de João. Cada uma das passagens que lemos tem uma voz passiva e perfeita. O tempo perfeito é uma combinação do tempo aoristo (o verbo cujo tempo está na forma de uma crise) e o tempo presente (o verbo cujo tempo é contínuo). Então, houve uma crise no passado no novo nascimento (João 3: 3), mas o trabalho de que a crise continua no tempo presente. O evangelismo moderno está contente apenas com a crise, e não com a continuação desse trabalho divino na vida.

primeira das seis marcas de um cristão nascido de novo é encontrada em 1 João 2:29:

“Se sabeis que ele é justo, sabeis que todo aquele que pratica a justiça é nascido de Dele”

Oh, isso é de grande importância. Não é o fato de termos professado ou o que temos feito para Cristo. O poder do nascimento em Deus deve ser evidente em nossa vida. Tal poder de nascimento dá a evidência da justiça de Deus  continuamente em nossas vidas.

segunda marca de um verdadeiro cristão é encontrada em 1 João 3: 8-9:

Quem pratica o pecado é do diabo; porque o diabo pecou [tempo presente; essa é sua vida cotidiana / sua prática] desde o início. Por isso apareceu o Filho de Deus, para desfazer as obras do diabo. Todo aquele que é nascido de Deus não pratica o pecado, porque a semente de Deus permanece nele; e ele não pode pecar, porque ele nasceu de Deus.

Se esse poder do nascimento espiritual estiver verdadeiramente dentro do cristão, ele não terá habitualmente premeditado o pecado em sua vida. Por quê? "Porque a semente de Deus permanece nele." Esta frase declara que a semente de Deus, permanece nele, ou que a Palavra de Deus, permanece no cristão. Ambas as interpretações estariam corretas. O pecado premeditado é uma exceção à regra na vida do cristão. (leia 1 João 2: 1).

terceira marca de nascer de novo é apresentada em 1 João 4: 7:

“Amado, amemo-nos uns aos outros; porque o amor é de Deus, e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus”

Novamente, tudo isso está no tempo presente.

quarta marca de quem  nasceu de novo, João  declara em 1 João 5: 1:

Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo [Messias, o Ungido] nasceu de Deus.

Uma pessoa nascida de Deus dá evidência de que acredita que Jesus Cristo é quem Ele é.

quinta marca de ser verdadeiramente nascido de novo é encontrada em 1 João 5: 4:

Por tudo o que é [ou quem é] nascido de Deus [no tempo perfeito; o poder de escolha em tal homem] vence o mundo; e esta é a vitória que venceu o mundo, nossa fé.

Essa pessoa vencerá o mundo ao invés de ser atraída de volta àquilo de que foi libertada.

sexta marca é encontrada em 1 João 5:18:

“Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não pratica o pecado [não é sua prática pecar voluntariamente; lemos isso em 3: 9] porque aquele que foi gerado por Deus o guarda, e o maligno não ele toca”

Essa última marca reconhece que somos responsáveis, pelo menos nesse contexto, por nos mantermos. Somos exortados em Provérbios 4:23 "Acima de tudo, guarde seu coração." Porque é a fonte da vida; Em Judas 20-21, lemos: "Mas você, amado, edificando-se na santíssima fé, orando no Espírito Santo, mantenha-se no amor de Deus". Há uma guarda que eu não sou capaz de guardar e que somente Deus pode guardar. Mas, da mesma maneira, há uma guarda que Deus não guarda, porque é minha responsabilidade. Que essas marcas de um verdadeiro cristão sejam sempre evidentes em nosso viver.

 

Piedade

O apóstolo Paulo nos exorta a exercitar-se para a misericórdia. Este termo piedade deve ser acompanhado de um pressuposto bíblico, pois alguns escritores substituíram esse termo pela palavra religião. Normalmente, a grande maioria das pessoas na civilização ocidental poderia prontamente responder à pergunta do cristão: “Oh, eu sou uma pessoa religiosa; Eu acredito em religião.”

Existem duas etimologias para a palavra religião. O primeiro tem o significado de "escolher novamente". A história bíblica revela que a primeira escolha que o homem fez no Jardim do Éden foi à escolha da carne, a escolha longe de Deus. Então, quando o homem abraça a religião, agora está fazendo uma segunda escolha, não  a carne e alienado de Deus, mas com Deus e para Deus.  Uma segunda etimologia para a palavra religião enfatiza "um vínculo ou ligar  novamente". Isaías 59: 1-2 declara que o que rompe a comunhão de Deus com o homem é o pecado do homem: "Eis que não encurtou a mão de Jeová para salvar, nem seu ouvido pesado para ouvir; mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e Deus, e os seus pecados lhe ocultaram o rosto para não ouvir.”  O pecado foi a única coisa no planeta que separou nosso Amado Senhor de Seu Pai. Cristo O chamou de Pai no começo da terrível experiência da cruz e no fim. Mas quando Ele foi feito pecado ao meio - dia, Cristo não pôde usar esse título; o clamor era "Meu Deus, meu Deus" porque nossos pecados o haviam separado do Pai. O pecado tem intrinsecamente o poder de nos separar de Deus. À parte de Cristo, não temos esperança; Cristo se torna a propiciação pelo nosso pecado,  somente se nos voltarmos para Ele em arrependimento.  A verdadeira religião é retornar a Cristo. "Vamos nos aproximar com um coração sincero, com plena certeza da fé , com nossos corações limpos de má consciência e nossos corpos lavados com água pura". Hebreus 10:22 .

A palavra grega para piedade em 1 Timóteo 4: 7 é eusebea , que significa "ter uma vida muito devota a Deus". A piedade é uma consciência de Deus em tudo o que fazemos e dizemos. Como uma pessoa pode estar ciente de Deus em todas as decisões que pode tomar durante o dia? Todos nós tendemos a tomar decisões simplesmente através do eu, e essas decisões às vezes são muito caras de longo alcance. Portanto, deve-se cultivar tal coisa em sua vida em todas as decisões que se pode tomar durante o dia  - sempre deve haver uma consciência em Deus durante todos os momentos da nossa vida (Provérbios 3: 5-6). Como os cristãos professos de hoje desconhecem a Pessoa de Deus em tais assuntos, a piedade não é mais uma marca consistente no caráter de suas vidas. Isso não significa que esse cristão blasfema ou amaldiçoa a Deus; significa simplesmente que não vive na consciência de Deus no tempo contínuo presente. O passado se foi; o futuro ainda não foi vivido. Nós só temos o tempo presente em que vivemos; atualmente, é que devemos viver para Cristo. Nós devemos tomar nossas decisões por Cristo; Devemos orar para que Ele esteja conosco naquele exato momento.

Se esta verdade é não parte da nossa vida, viver momento a momento, então devemos cultivá-lo ao longo do dia. Como alguém pode cultivar uma coisa dessas? A revelação clássica vem depois naquela ocasião, quando um homem recolheu lenha no Sabbath (sábado) (Números 15). O julgamento foi apedrejá-lo até que ele morresse de acordo com a Palavra de Deus. O Senhor imediatamente revelou aos filhos de Israel (Números 15:37 -41) a necessidade de costurar um "cordão azul" nas listras nas bordas de suas vestes.

Por que uma renda azul nas bordas dos seus vestidos? O pecado desse jovem envolveu fazer o que Deus não ordenou fazer no sábado, isso acabou sendo uma blasfêmia, a quebra da lei de Deus. Assim, na próxima vez que alguém fosse tentado a se inclinar e recolher lenha, essa pessoa poderia ver o cordão azul como um lembrete de um chamado à piedade. Três coisas devem a mente”, de modo que quando alguém visse poderia se lembrar de todos os mandamentos do Senhor, alição era que cada  homem deveria ser santo para o seu Deus ” (Números 15: 39,40). Como poderia um "cordão azul" cultivar a piedade hoje? Isso pode se referir à colocação de versículos das escrituras na porta da geladeira, nos blocos de notas ou nos espelhos e até no painel do carro. Esses pequenos lembretes estrategicamente colocados no caminho de nossa vida nos chamam e nos lembram: Você incluiu Deus em suas decisões hoje? Chegará o dia em que esses "laços azuis" nos ajudarão a estabelecer uma mente que permanece sobre o Senhor.  Eusebea é uma consciência de Deus em tudo, "muito devotada" em todos os momentos. 

conclusão

O cristão que está com fome de piedade deve orar a Deus para que ele seja despojado de tudo e qualquer coisa que afete essa piedade.

Será que a procura do coração é por dinheiro, honra, fama e status? Ou talvez apenas você se importe com o seu eu?

Qual é a minha busca diária na minha vida? Uma variedade de coisas poderia atrapalhar a vida cristã, evitando o exercício da piedade: orgulho, egocentrismo, preguiça, conformismo com o mundo, mornidão, prevaricação desejos por motivos errados ou estudo por motivos errados. O dia deve vir quando Deus começa a nos despojar de tudo o que nos atrapalha o progresso da  piedade. Podemos responder que não restará nada de si mesmo se Deus tirar a nossa alma. Bem, é neste lugar que Deus quer nos levar: de modo que aos Seus olhos, “nu e aberto aos olhos daquele a quem devemos prestar contas” (Hebreus 4:13).

A piedade ou a boa devoção também é algo especificamente ligado à palavra  adoração . A adoração deve se tornar a atitude do coração momento a momento. Adoração que inclui tudo sobre o que um homem deve a Deus e o entrega a seu Senhor. A adoração a Deus é interna e externa. Os homens do Antigo Testamento que caíram de cara diante de Deus revelaram uma atitude eusebea de seus corações. No entanto, também deve haver a adoração interior de amar a Deus e confiar nEle em todos os momentos, deleitando-se nele e até sofrendo profundamente quando o ofendemos ou alguém ofende á Ele. Isso também é eusebea . Aqueles que adoram a Deus são aqueles que Lhe dão o amor mais intenso, a maior alegria, a contrição mais profunda, a fé mais forte, o temor mais reverente. Quando Abraão trouxe ao monte Moria o objeto de seu maior amor, seu amado filho, ele disse a seus servos: "Eu e o menino iremos lá, adoraremos  e retornaremos a você" (Gênesis 22: 5).

Essa expressão de vida espiritual também pode ser comparada a uma sentinela que guarda a porta da frente ou a entrada, examinando todos que tentam passar por ela. Por que tanta intensidade de proteção? Porque um rei habita dentro dele! A alguns anos atrás, ao visitar o Castelo de Windsor em um fim de semana quando a rainha Elizabeth II residiu lá, eu fui atraído pela presença de um guarda completamente vestida em vestes como um soldado de sentinela estava perto da porta. Levantou-se impressionantemente com uma metralhadora em suas mãos. A poucos metros além foi desenhado em um pavimento acompanhado por uma linha branca, um aviso,  sinal evidente de que ninguém poderia cruzar a linha branca. Naquele momento, alguns turistas adolescentes começaram a brincar com o soldado como se estivessem ameaçando cruzar a linha. O soldado ficou na fila até que um adolescente a atravessou. Imediatamente, a metralhadora caiu de seus ombros em suas mãos enquanto ele exigia em voz alta que o jovem voltasse à linha.

Pode-se surpreender ao ver que o soldado estava falando sério demais nesse assunto. Bem, a razão é que havia uma rainha atrás da porta, e tinha que ser protegida a todo custo. Oh, que nós, como povo de Deus, podemos ter senão a tenacidade em nossos corações para nunca permitir coisas insignificantes, dolorosas, tristes atingirem a nossa alma ou se alojarem no nosso coração. Quão mais vitoriosa nossa vida seria se fosse controlada por  uma vigilância extrema, atitude de uma sentinela responsável, situando-se a porta do nosso coração. Tal vida clamava com uma voz alta: "Eu me recuso a permitir que qualquer coisa perturbe meu rei ". Essa é a eusebea bíblica. É o culto ao meu Deus nos movimentos internos do meu coração e nas ações externas da minha vida. É onde todos os surtos de meus afetos e conversas são realizados com clareza; isso é verdadeira piedade. Sou eu vivendo momento a momento em Sua presença - para agradá-lo.

Um aviso é levantado em Ezequiel 43: 7-8 para nós que vivemos no fim dos tempos dos últimos dias:

E ele me disse: Filho do homem, este é o lugar do meu trono, o lugar onde repousarei a planta dos meus pés, na qual habitarei para sempre entre os filhos de Israel; e a casa de Israel nunca mais profanará meu santo nome, nem eles nem seus reis, com sua fornicação, nem com os cadáveres de seus reis em seus lugares altos. Por colocarem o limiar deles próximo ao meu limiar e o contraforte próximo ao meu, mediando apenas uma parede entre mim e eles, contaminaram meu santo nome com as abominações que fizeram; por isso os consumi na minha ira.

Este é o engano do tempo presente! A Igreja Institucional acredita que pode construir outro limiar para entrar no reino de Deus, outro posto da Cruz erigido ou outro muro que nos proteja da total santidade de nossas vidas. Paredes de separação bíblicas precisam estabelecidas no Cristianismo hoje, mas temos a tendência de fazer nossa própria parede e colocá-la ao lado de Deus.

A chamada é "Exercíta-te em piedade”. Que a piedade seja o precedente de todas as nossas ações. Mesmo quando atingimos a velhice, quando o corpo se enfraquecendo, podemos sempre perseguir a piedade até o último momento de nossa vida na Terra, quando mesmo nessas últimas horas de nossa vida, Deus continua a despir-nos dos últimos obstáculos que conduza-nos à plena realidade de Cristo na vida.

 

Extraido de: www.straightwayonline.org/es

 

 

 


0 comentários:

Postar um comentário