FALSO CRISTO VERSÃO NEW AGE. Parte III


 

 

 

 

O surgimento de falsos cristos tem o objetivo de disseminar o engano (Marcos 13:22) desde que se mencione o seu nome, isso parece ser a norma suficiente como prova da verdade, quando na realidade o ensino do Bendito Salvador e Senhor Jesus Cristo é oposto, Ele afirmou: “Nem todo o que Ame diz Senhor Senhor, entra no reino dos céus...”(Mateus 7:21) o simples fato de crer deve estar vinculado a revelação do novo Testamento, ali está o perfil do verdadeiro Cristo “Tu crês que há um só Deus, fazes bem, também os demônios crêem e estremecem”(Tiago 2:19) Onde se processa a diminuição do caráter  de Cristo como pessoa divina e da sua obra consumada na cruz, abre caminho para uma cristologia falsa e para o engano espiritual. A norma é dada pelo próprio Cristo nosso Senhor: “Quem crê em mim como diz a Escritura” (João 8:38). Nas ultimas décadas surgiram muitos falsos cristos, quase sempre podemos seguir a regra bíblica de discernimento e concluirmos que são falsos Cristos porque não se trata do Filho de Deus o Verbo encarnado, o único Salvador, mas de uma outra personagem que toma emprestado o nome do Senhor. No movimento Nova era por exemplo, são apresentados muitos falsos cristos, vários seres espirituais tem se apresentado com este nome ou tem pelo menos ensinado aos homens sobre um cristo falso, um desses cristos falsos podem ser obsrevados nos Escritos do escritor da Nova Era, JJ Hurtak. Seu livro mais popular foi escrito em 1973: “O Livro do Conhecimento: As Chaves de Enoch” Hurtak recebeu os ensinos desse livro por meio de revelações, e trata-se de uma mistura de gnose, kabala escatologia e cristianismo. Hurtak apresenta um cristo como figura central das revelações

 

 

“Sejamos verdadeiramente unos com ‘o Cristo’, que revela a glória do Messianismo coletivo para toda a humanidade, que está no retorno de Moisés, Jesus e Elias tal como deixaram esta Terra. A "transfiguração coletiva" mostra que Jesus não trabalhou sozinho, mas dentro de uma "Irmandade de Luz", que tem seu significado superior, de acordo com Enoch, na entrega tríplice do código estelar do plano do Pai à evolução humana. Moisés dá ao homem a "Torah Or", o projeto do Reino de Deus na terra; Elias mostra unidade com o "Veículo de Luz", que liga nosso universo físico a outros universos; Jesus mostra como o corpo carnal pode ser transfigurado de modo que o eu humano e o corpo do Eu Superior se unifiquem no corpo Crístico de vida eterna. A história do Cristo dentro do Israel espiritual vem mostrar como todos terão um nascimento Crístico na Nova Era, quando o verdadeiro amor do Pai prevalecerá.(1)

Como podemos observar a linguagem é basicamente a mesma da Nova Era e suas múltiplas ramificações sectárias que apresentam sempre um cristo não revelado nas Escrituras, mas outro cristo, quase sempre apresentado por novas revelações (Veja I Timóteo 4:1)

Hurtak em seu livro sugere que cada ser humano pode se tornar um Cristo, tal ensino quebra a singularidade do Senhor, Ele passa a ser apenas um entre muitos, nesse caso, entra em estagio progressivo, a doutrina da divinização do homem:

 

“Os ‘seres de Luz integral’ marcarão o próximo estágio da transição quântica que o Homem atravessará, de modo que o Homem não será capaz apenas de trocar "vestimentas conscienciais" dentro da realidade deste mundo, mas também trocar vestimentas conscienciais em outros mundos planetários, de modo que os veículos da humanidade espiritual (o Eu Superior, o Atman, o corpo Búdico, o corpo Zohar...) possam ascender ao Ofício de Cristo (2)

 

Com uma linguagem quase hermética, o livro apresenta a velha tradição esotérico do cristo planetário, algo muito familiar entre os místicos da Nova Era, como vimos a seguir no livro Hurtak:

“Kesil (Órion) emana a Gnose, o Conhecimento que cria os Pneumatikoi, os poderes espirituais do Cristo. Contudo, o manto de Luz pré-físico que é necessário para corporificar esta consciência superior de Luz vem das Plêiades. As Plêiades também nos dão os mantos de luz de massa-negativa que formam os Xoikoi, o espectro físico dos muitos que são chamados. Entre os dois, estão os Psychekoi, as mentes racionais que derivam suas energias mentais dos céus inferiores e chamam poder sobre si mesmos. Eles impedem que os Xoikoi recebam a Gnosis espiritual dos Pneumatikoi.” (3)

Por se tratar de um outro Cristo, nega-se a obra consumada da cruz, bem como a perfeição desse sacrifico vicário e em lugar disso vemos uma mistificação da linguagem biblica com uma linguagem esotérica

“Porque das Plêiades virá a cruz da Redenção por meio da imagem do Cordeiro de Deus. E o Cordeiro se sentará sobre o Trono de Deus e portará a espada de Luz, que degolará as energias dos sóis caídos e todos aqueles que gritam blasfêmias contra o Pai, os Filhos-Paraíso e o Shekinah-Espírito Santo.” (4)

Assim como a salvação está associada aos “mestres ascensos” do qual o cristo da nova era está subordinado:

“O Homem precisa compreender que ele é libertado da forma material e salvo somente através do Ofício do Cristo, sincronizado com o nome de Metatron” (5)

 

A maior parte dos leitores talvez não estejam muito familiarizados com JJ Hurtak e seus livros e ensinos, mas o fato é que suas idéias tem sido amplamente disseminados e seus livros fizeram enorme sucesso dentro do movimento Nova Era e ainda são bem populares hoje em dia. Hurtak afirmou que suas revelações vem de outra fonte, e não das Escrituras, ele teve acesso a essas supostas revelações através do merkabah e com contato direto com Enoch

“Enoch explicou a mim, Jacob, como as escrituras de Luz são dadas em termos da redenção de uma determinada espécie. Não se pode pensar na vinda do Pai sem as energias redentoras do Messias - no plano de salvação revelado para guiar o Homem através de sua zona temporal consciencial de modo que ele possa conectar sua divindade com os reinos de Luz pluralistas.”(6)

Assim, as ideias espirituais revelados pelos espíritos enganadores a JJ Hurtak tem um teor de universalismo como podemos ver na conclusão desse estudo, citando suas palavras no livro citado:

“Ajuda-me, ó Pai, a reunir os filhos de Abraão, Isaías, João, Amem-Ptah, Buddha, Hare, Satyasena, Krishna e inúmeros outros Mestres, no "Ofício de Cristo", para que todos os seres vivos divinos, que são eternos e associados a TI em planos espirituais diversos, sejam unos na unidade Divina que permeará a Terra de modo que nenhum homem no Oriente e no Ocidente ouse ignorar Teu Reino assim na terra como no céu.”(7)

 

(1) O Livro do Conhecimento: As Chaves de Enoc. Academia para Ciencia Futura 1996.  Pagina 3

(2) Idem pagina 7

(3) Idem  Pagina 30

(4) Idem Pagina 31

(5) Idem Pagina 36

(6) Idem Pagina 8

(7) Idem Pagina 3


0 comentários:

Postar um comentário