Igreja Tal Como Deve Ser

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 A igreja é o número de pessoas redimidas em torno de Cristo, que vivem na esperança do evangelho, e que descansam na obra consumada de Cristo e se apropriam da nova vida que Deus concede na regeneração, adoram a Deus e pregam a Sua Palavra. Esse conjunto de pessoas será igreja na sala de uma casa, dentro de um salão alugado, debaixo de uma árvore, no cume de um monte ou dentro de templo....a realidade da igreja são pessoas reunidas estabelecidas num local para serem membros do corpo de Cristo....Não existe como ser igreja sendo um só, isso é amputação espiritual, é uma anomalia....eclesia é reunião de pessoas....ai o termo ovelha e rebanho....



C. J. Jacinto

AMAR A DEUS ACIMA DE TUDO

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Jesus ensinou que o maior dos mandamentos é “amar ao Senhor teu Deus de todo o teu coração e de toda a tua alma e de todo o teu pensamento” Lemos essa declaração em Mateus 22:37. Esse princípio espiritual vai além de uma vida de sentimentos superficiais, pois atinge o centro do nosso ser, a essência da existência do homem criado a imagem e semelhança de Deus é amá-lo, a totalidade da expressão do amor é que determina a plenitude da vida espiritual. Nossa existência terrena deve ser sinalizada por esse sentimento de amor cuja características devem ser de proporções enormes, ou melhor, não deve haver limites para se amar a Deus.

Jesus tomou a ordem de Deuteronômio 6:5. A declaração é o ápice da vida cristã, amar a Deus constitui a ação mais elevada do homem e deve ocupar sempre a atitude fundamental do homem transformado pelo evangelho.

Devemos ter essa verdade em mente, o remanescente fiel terá a marca distintiva de um amor enorme pelo Senhor e pela Sua Palavra. Aqui vale a pena ressaltar que deve ser a doutrina central da igreja local e bíblica, deve ser o estandarte e o selo devocional de cada redimido. Aqui está a ênfase, o centro do labor da pregação e a estrutura doutrinaria na proclamação da igreja Fiel: Amar o Senhor de todo coração alma e pensamento. Eis o grande e o maior de todos os mandamentos. Os judeus podiam ter uma relação direta com os escritos de Moisés, aliás tinham uma relação muito estreita com a lei, mas não tinham com o Deus que se fez carne. Havia um zelo sem entendimento, não havia a relação de paternidade divina, não havia uma aceitação do Messias como Verbo que se fez carne, não podiam expressar amor verdadeiro por Deus, pois não reconheceram a Cristo como o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Assim  a teologia morta vela pela dureza de coração frio, todo o legalismo  exteriorizado é desproporcional á ênfase em um assunto fora do mandamento supremo: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, alma e pensamento. O amor nos leva a ação desde o interior, é o poder central no coração que se manifesta em atos de afeições e atitudes para com Deus de forma vertical e ao próximo na sua forma horizontal. Em seu livro “Afeições Espirituais” Jonathan Edwards afirmou: “A religião verdadeira é de natureza pratica, e Deus constituiu a natureza humana de modo que as afeições sejam a mola mestra das ações dos homens, isso também mostra que a religião verdadeira tem de consistir em grande medida nas afeições”. O cristianismo verdadeiro e espiritual tem esse caráter central, o amor profundo por Deus de todo o coração, alma e pensamento. Este deve ser o assunto central do púlpito, a teologia central da igreja bíblica e dos redimidos é uma resposta reação ao amor de Deus que se manifestou ao dar Cristo para morrer pelos nossos pecados. Assim, amar a Deus é antes de tudo o núcleo de toda a realidade teológica. Sem um amor verdadeiro por Deus não pode existir verdadeira pregação e verdadeiro evangelismo, nem verdadeira devoção e muito menos verdadeiro amor ao próximo. Uma religião sem esses aspectos funcionais é outro evangelho.

O cerne da teologia de Mateus 22:37 e 38 é amar a Deus acima de todas as coisas, ou seja o Eterno acima do temporário, o Criador acima de toda as criaturas, O mais Precioso na sua qualidade exata de pureza e riqueza ao invés das coisas que se corrompem. Amar a Deus de todo o coração alma e pensamento é colocar nossos sentimentos mais elevados e preciosos na Eternidade onde Deus está e no Deus de toda a Eternidade. Eis um absoluto que jamais devemos abrir mão. Ame ao Senhor, declare não somente a doutrina, mas o sentimento faça isso diante de todos os homens, em qualquer hora e lugar, estando sozinho ou na multidão, seja um adorador constante, declare que você ama a Deus e ao Seu Cristo ressurreto e glorioso.

Nosso sumo bem é Deus, Ele é o nosso tudo, em Colossenses 2:3 Paulo fala que no Senhor encontramos as fontes da sabedoria e conhecimento que são as colunas da verdadeira riqueza (Provérbios 16:16). Concordo com Peter Kreeft quando afirma: “somente desejar a Deus é melhor do que possuir o mundo inteiro. Essa ausência é melhor do que todas as presenças; esse desejo é melhor do que qualquer satisfação” Que o amor á Deus de todo o coração, alma e pensamento seja a nossa realidade espiritual pratica e permanente. Amém.

 

 

Clavio J. Jacinto

Comunhão Biblica Bereiana

Paulo Lopes SC

CHAMADOS PARA A RESSURREIÇÃO ESPIRITUAL

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Por causa disso há entre vós muitos fracos e doentes e muitos que dormem (II Coríntios 11:30)

O contexto da afirmativa de Paulo envolve pessoas que se diziam cristãos, mas não viviam em verdadeira piedade e zelo, tal como as Escrituras ensinam.(Romanos 12:11) Quase sempre, o problema segue a falta de discernimento para enxergar a condição de ruína em que os fracos são submetidos. Eles, os coríntios, não conseguiam discernir o corpo do Senhor. Hoje vimos que certas cristãos não conseguem discernir o corpo do Senhor na igreja local, onde precisavam estar ligados para serem membros do corpo de Cristo.(I Corintios 11:29 12:27 e Hebreus 5:14) A Bíblia não ensina a vida espiritual ambígua, mas encerra o principio do absoluto. Sim, sim e não não, o que procede disso tem uma natureza maligna.(Mateus 5:37) Seja frio ou quente, o ambíguo é morno, e torna-se vomito na boca do Senhor.(Apocalipse 3:16) Deus nos convida para a duas coisas, primeiro a profundidade no relacionamento espiritual e segundo; para a fecundidade na questão prática da fé cristã. A vida supérflua enfraquece, a falta de fervor debilita o coração do cristão, e o texto mostra o processo dessa apostasia; fraco doente e morto; entendemos que dormir é uma linguagem figurada para morrer (João 11:11 a 14).
É lógico que Paulo está fazendo sua narrativa com uma abordagem literal. Era grave a situação de alguns coríntios e também é gravíssima a situação de muitos cristãos hoje em dia. O texto é interessante, revela uma decadência gradual, fraqueza, enfermidade e óbito. É um declínio por etapas, e quase sempre, imperceptível, pois é estratégia do diabo, primeiro cegar o entendimento, para depois agir livremente sobre sua vítima (II Coríntios 4:4) É claro que o versículo se encaixa muito bem para uma aplicação espiritual, pois há um paralelo entre as coisas físicas e espirituais, o Senhor usou muito esse tipo de comparação. Vamos prosseguir no assunto, pois uma alma que começou a entrar em processo de apostasia, primeiro torna-se um cristão fraco. De certa forma a apostasia começa quando existe uma aceitação de uma doutrina de perdição (II Pedro 2:1 e 2). Vou fazer uma pequena abordagem sobre as etapas desse declínio, desde a debilidade até a morte.
Repito, tal como ocorre no âmbito das coisas físicas, tal também ocorre de modo espiritual, seguindo o seu curso de decadência por etapas: fraqueza, enfermidade e morte.
Primeira: Fraqueza. Há um tipo de fraqueza que é sadia, ela denota a dependência de Deus e a humildade em reconhecer as limitações humanas. Não é esta fraqueza que causa enfermidade espiritual. Pois essa fraqueza nos leva para perto do Senhor e uma busca incessante por Sua ajuda. Paulo fala sobre essa fraqueza: “Porque quando estou fraco então sou forte” (II Coríntios 12:10) O Senhor disse a Paulo: “O Meu poder se aperfeiçoa (na tua) fraqueza” (II Coríntios 12:9) Mas há uma fraqueza que vem com o desanimo e com a debilidade das convicções e o apagar do fervor espiritual. Essa fraqueza espiritual é maligna e se caracteriza por certos diagnósticos comportamentais: uma indisposição em ir aos cultos, tal fraco é forte na procrastinação mas fraco em colocar o reino de Deus em primeiro lugar, ele é forte em buscar os interesses pessoais, consegue confrontar todos os obstáculos para isso, mas é incapaz de romper o que obstrui o caminho da vida cristã prática. O fraco pode ir longe para satisfazer o ego e inapto para buscar a presença de Deus, de certo modo quase sempre se aplica as palavras de Paulo quanto a isso: em II Timóteo 2:26: precisa se desprender dos laços do diabo em que a vontade fica presa. Se você tem vontade de ir aos cultos, mas não tem forças, a sua vontade está presa a alguma coisa maligna. Além disso, a fraqueza gera uma indisposição para orar, estudar as Escrituras e se envolver com as coisas sagradas. A fraqueza debilita. Com a falta de poder espiritual vem a fragilidade que é a falta de proteção espiritual, e então vêm as enfermidades espirituais. nessas condições já não há mais disposição em ouvir a sã doutrina (Tito 2:1)
Segundo: Enfermidade espiritual. Uma doença é uma disfunção, é um ataque contra a vida, nesse caso, contra a vida espiritual. A situação agora é mais grave, porque a doença compromete o paladar e a visão e provoca delírios. É um delírio, quando um desviado pensa que está tudo bem com a sua alma. A doença espiritual provoca fastio, não há mais prazer em buscar o pão que procede da boca de Deus, ele não sente fome de pregação e de louvor, não sente prazer em buscar fartura na mesa espiritual de uma igreja bíblica que é púlpito dela, onde se prega as verdades fundamentais da vida e da fé cristã. A enfermidade espiritual é um ensino bíblico (Marcos 2:17) que muitas vezes é comparada com a lepra (Isaias 1:6 e 7) é próprio do enfermo se isolar do rebanho e tentar sobreviver as custas de uma falsa esperança. O doente está agora com os sentidos mais comprometidos, sua inclinação ás coisas espirituais decai mais ainda, seu estado é mais grave. A falta de apetite das coisas espirituais o conduz para a busca de paliativos frágeis e artificiais, como um anestésico que pode tirar a dor de um ferimento mais não curá-lo. Ele passa a sofrer da síndrome do esconderijo, como Adão e Eva, se esconderam do evangelho e geralmente busca tecer vestes de justiça própria para cobrir sua condição de ruína.
Terceiro: Morte. Dormir espiritualmente é padecer falência, e sair da realidade da verdade e entrar na esfera da decomposição, ou seja, da ruína espiritual. A morte é o estágio final primeiro a fraqueza e depois a enfermidade e então a morte. A morte espiritual é um ensino bíblico (Efésios 2:1 e 2) Não há morto que reconheça sua condição de falência absoluta, ele não tem capacidade de reconhecer o estado precário de devastação da própria alma, todo o morto precisa receber a luz da gl´ria do evangelho e em seguida uma chamada para a ressurreição. Só o Senhor pode dar essa vida de ressurreição. Muitos vezes Deus usa um pregador para dar vida de ressurreição pela pregação, pois está escrito que a Palavra de Deus é viva e eficaz (Hebreus 4:12) assim, o sopro divino de vida é conduzido pela boca do pregador que transmite a palavra de Deus que foi literalmente soprada pelo Espírito de Deus (II Timóteo 3:16) Aqui temos um principio que rege todo o universo: só vida pode gerar vida. Se você está sendo tocado na alma através dessa mensagem, é uma prova de que está recebendo da vida de ressurreição pelo poder da Palavra de Deus pregada. Se você está desanimado, fracassado, arruinado, morto e em ruínas, você está sendo tocado pelo poder da vida que há em Cristo Jesus, está sendo encorajado pelo Espírito Santo, para começar a freqüentar uma igreja bíblica. Essa foi à ordem dada ao morto na sua condição sepulcral: “Lazaro! sai para fora!” (João 11:43) esse é o clamor que o Espírito do Senhor faz a ti agora. Saia do estado de morte espiritual em que se encontra, e venha para Cristo, pois ele afirmou: “Eu vim para que tenham vida, e atenham em abundancia” (João 10:10)

Pr Clavio J. Jacinto
Comunhão Biblica Bereiana
Paulo Lopes SC Brasil

Não negue a Suficiencia das Escrituras

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A heresia que ensina ser a Biblia um livro que contém a Palavra de Deus é um engano perigoso




“… a Bíblia nada mais é do que a voz dAquele que está assentado no Trono! Cada livro, cada capítulo, cada verso, cada palavra, cada sílaba (onde devemos parar?) Cada letra, é a expressão direta do Altíssimo! … Bem falou o ESPÍRITO SANTO pela boca de muitos homens abençoados que o escreveram. A Bíblia nada mais é do que a Palavra de Deus: nenhuma parte dela a mais, nenhuma parte a menos; mas todos iguais a expressão dAquele que se assenta no Trono, absoluto, perfeito, infalível, supremo. ”

John William Burgon (1813-1888)

Colheita e Semeadura

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Há no universo uma lei de colheita e semeadura, ela é divina, e radicalmente funcional, não importa, de que maneira ocorre suas funcionalidades, a curto ou longo prazo, no presente século ou no mundo vindouro, a questão perdura como um fundamento inabalável: toda a injustiça praticada traz sérias consequências para quem a praticou. Eis a questão da vida, pratique a justiça superior, a justiça do Reino de Deus, pois por ser de origem divina, capacita o homem a se comportar conforme o propósito original pelo qual foi criado: refletir a imagem de Deus.

Clavio J. Jacinto.

Pulpito e Apostasia

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 Um púlpito ocupado por um pregador bíblico é uma lâmpada que está acesa diante dos membros de uma igreja local, e mais ainda é um farol que orienta as almas que navegam pela vida, para adverti-las a não naufragarem nas profundezas do pecado. Extraido do livreto:

A LUZ NECESSÁRIA PARA VIVERMOS SÓBRIOS ANTE A CONFUSÃO QUE PREVALECE NO MUNDO, a ser publicado gratuitamente em breve. Autor: Clavio J. Jacinto.

A LUZ NECESSARIA PARA VIVERMOS SOBRIOS ANTE A CONFUSÃO QUE PREVALECE NO MUNDO.

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C. J. Jacinto

 

Paulo advertiu que chegaria o tempo em que a sã doutrina não seria suportada (II Timóteo 4:3) no capitulo anterior ele já esclarecia que os últimos tempos seriam dias trabalhosos (II Timóteo 3:1). Há uma escuridão espiritual que prevalece no mundo, e isso ocorre por causa da ação continua do deus deste século, que cega o entendimento dos incrédulos (II Coríntios 4:4), mas seu sistema operacional vai além, pois ele consegue enganar todo o mundo, e de certa forma consegue mover pessoas esclarecidas para a apostasia. Sabemos que a escuridão espiritual aliena as pessoas (João 1:13). As trevas do presente século se expandem por causa do pecado, e isso afeta o coração de todos, é necessário que um salvo permaneça completamente dentro de uma igreja bíblica, pois somente quando ele está debaixo de um intenso mover de pregação bíblica, ele estará em condições de obter discernimento espiritual, pois o Espírito do Senhor assim expressa a condição de um remanescente “Lâmpada para os meus pés é a tua Palavra e luz para o meu caminho” (Salmos 119:105) é fundamental que quem deseja receber luz suficiente para permanecer sóbrio durante esse tempo de trevas espirituais, tenha em mente esse fator: deve permanecer numa assembléia cristã, a igreja local  que prega a Palavra com fidelidade e a põe na seqüência de prioridade sempre, pois a palavra é viva e eficaz (Hebreus 4:12). O cristão não tem outra escolha, ou ele se submete a esse principio ou corre um grande risco de ser enganado.

A pratica de uma religião de formas e rituais não é uma garantia de receber luz espiritual, os judeus embora tão severos em suas doutrinas e religião, rejeitaram a Cristo. Quando O Verbo veio em carne, João diz “E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam” (João 1:5) Assim também hoje, muitas pessoas podem afirmar que crêem na bíblia e que possuem uma religião muito tradicional e histórica e está em trevas, o simples fato de não se sujeitarem a buscarem a sã doutrina e a buscarem com diligencia ouvir os pregadores mais bíblicos é uma evidencia contra eles. A grande divergência na questão da vida espiritual é que embora tenhamos tanto critério quanto ao tipo de alimentação que devemos consumir, com relação a pregação, já não há tanto critério, o que sustenta a tese de que a maioria não tem um cuidado severo com relação a sua saúde espiritual, o resultado disso é uma miopia, uma cegueira. Satanás primeiro precisa enfraquecer sua vitima, para em seguida dar o golpe nos olhos, como Sansão, o primeiro ataque do inimigo foi vazar seus olhos, como Eva que viu que a arvore e o fruto era agradável aos olhos, como os judeus quando Jesus falou sobre a condição espiritual da maioria deles “Para que, vendo, veja,m e não perceberam; e ouvindo ouçam, e não entendam, para que não se convertam, e lhes sejam perdoados os pecados” (Marcos 4:12) Assim, a conversão é uma saída da potestades das trevas, porém a apostasia é um retorno para lá, porém nesse retorno, tomando o arado e olhando para trás, a fim de enganar suas vitimas, o diabo se transfigura em anjo de luz, para produzir todo um cenário fraudulento com a falsa luz espiritual a fim de persuadir suas vitimas de que não há nenhum perigo quanto a condição que se encontram. Assim, quando alguém não se preocupa com as coisas fundamentais da graça de Deus, freqüência aos cultos, santa ceia oração, leitura e estudo diligente das Escrituras e seu vinculo a uma igreja local, isso é uma prova de que está debaixo de cegueira espiritual. A estratégia do inimigo é promover uma escuridão confortável, o entendimento fica comprometido, a percepção fica alienada á ilusão, esse é o método do engano sutil. A vitima não se desespera como quando cai numa armadilha, mas é presa pelos encantos de falsos milagres e manifestações sobrenaturais “A esse cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás, com todo o poder, e sinais e prodígios de mentira” (II Tessalonicenses 2:9) e quem serão as presas a caíram na armadilha do engano? Aqueles que estão em trevas, a escuridão espiritual que os faz pensarem que a exposição fiel das Escrituras não é importante, aqueles que não se importam em conhecerem todo o conselho de Deus, aqueles que não amam a verdade, como ela deve ser amada, porém são frouxos, tem uma visão elástica do cristianismo, acham que tese e antítese podem conviver lado a lado, olhe para a tendência da pós-modernidade, a filosofia que mais cresce dentro das igrejas atuais é o relativismo, a perda de verdades fundamentais e dos absolutos levam o mundo religioso para uma grande confusão babélica, mas Deus não é Deus de confusão (I Coríntios 14:33) assim lemos que há um grande perigo no coração dos que não crêem nos absolutos divinos, que estão vivendo numa frouxidão doutrinaria muito grande, que se conformam com o presente século,  “E por isso Deus enviará a operação do erro, para que creiam na mentira; para que sejam julgados todos os que não creram a verdade, antes tiveram prazer na iniqüidade”(II Tessalonicenses 2:11 e 12) e por que Deus enviará essa operação do erro?  O contexto explica a razão: “Não receberam o amor da verdade para se salvarem” (II Tessalonicenses 2:10) sem paixão pela verdade, sem zelo pela verdade. Muitos podem até ter uma qualidade assim, porém ter zelo sem entendimento apenas firma o coração do homem nas coisas equivocadas.

A hora da escuridão que tem chegado sobre o mundo conduz as almas para uma falta de entendimento das coisas espirituais. Quanto menos luz verdadeira, mais falsificação espiritual pode ocorrer com um índice de aceitabilidade maior.  Assim, é lógico compreender a necessidade da exposição das Escrituras com coerência e muita determinação, pois um púlpito ocupado por um pregador bíblico é uma lâmpada que está acesa diante dos membros de uma igreja local, e mais ainda é um farol que orienta as almas que navegam pela vida, para adverti-las a não naufragarem nas profundezas do pecado. Que grande benção quando o homem de verdadeira piedade busca com diligencia ficar debaixo da luz da palavra de Deus, ele sabe que todo o conselho de Deus é a luz que o conduz para dentro da soberana vontade do Senhor, e mais ainda; tendo em vista que a palavra de Deus concede a luz poderosa para a nossa consciência de modo a dar o entendimento eficiente para não sermos levados por todo o vento de doutrina. O cristão bíblico é conhecido por suas virtudes e amor ao Evangelho, ele suporta sã doutrina, ama conhecer a verdade, busca crescer na graça e no conhecimento, ele tem uma fome enorme por alimento sólido, tem zelo com entendimento, a graça ensinadora de Deus lhe convence que é uma urgência permanente ouvir os ensinos das Escrituras de forma pratica e expositiva, o gotejar da doutrina santa é  um  manancial que ele almeja sempre buscar para saciar as ânsias da vida eterna que está dentro dele.

O apostolo Pedro adverte que assim como nos tempos antigos apareceram falsos profetas que enganavam e desviavam o povo da verdade, também nos últimos dias apareceriam falsos doutores introduzindo de forma encoberta, doutrinas de perdição (II Pedro 2:1 e 2) estamos vivendo agora no presente século mau, esse tempo que foi profetizado pelos autores do Novo Testamento. Como permanecer debaixo das sombras da confusão, saiamos para fora do mundo religioso confuso, mesmo a maior parte do evangelicalismo moderno está dentro da confusão babélica que predomina na nossa sociedade “religiosa’ é tempo de abrirmos os olhos, pois precisamos da luz das Escrituras, pois só essa luz espiritual nos capacita ao discernimento necessário para sairmos da confusão e entrarmos na verdadeira igreja, não uma instituição em si, mas um grupo de cristãos que se reúne de forma bíblica em uma assembléia local, ali de fato pode ser encontrada “A igreja do Deus vivo, coluna e firmeza da verdade” (I Timoteo 3:15 ACF)