CHAMADOS PARA A RESSURREIÇÃO ESPIRITUAL







Por causa disso há entre vós muitos fracos e doentes e muitos que dormem (II Coríntios 11:30)

O contexto da afirmativa de Paulo envolve pessoas que se diziam cristãos, mas não viviam em verdadeira piedade e zelo, tal como as Escrituras ensinam.(Romanos 12:11) Quase sempre, o problema segue a falta de discernimento para enxergar a condição de ruína em que os fracos são submetidos. Eles, os coríntios, não conseguiam discernir o corpo do Senhor. Hoje vimos que certas cristãos não conseguem discernir o corpo do Senhor na igreja local, onde precisavam estar ligados para serem membros do corpo de Cristo.(I Corintios 11:29 12:27 e Hebreus 5:14) A Bíblia não ensina a vida espiritual ambígua, mas encerra o principio do absoluto. Sim, sim e não não, o que procede disso tem uma natureza maligna.(Mateus 5:37) Seja frio ou quente, o ambíguo é morno, e torna-se vomito na boca do Senhor.(Apocalipse 3:16) Deus nos convida para a duas coisas, primeiro a profundidade no relacionamento espiritual e segundo; para a fecundidade na questão prática da fé cristã. A vida supérflua enfraquece, a falta de fervor debilita o coração do cristão, e o texto mostra o processo dessa apostasia; fraco doente e morto; entendemos que dormir é uma linguagem figurada para morrer (João 11:11 a 14).
É lógico que Paulo está fazendo sua narrativa com uma abordagem literal. Era grave a situação de alguns coríntios e também é gravíssima a situação de muitos cristãos hoje em dia. O texto é interessante, revela uma decadência gradual, fraqueza, enfermidade e óbito. É um declínio por etapas, e quase sempre, imperceptível, pois é estratégia do diabo, primeiro cegar o entendimento, para depois agir livremente sobre sua vítima (II Coríntios 4:4) É claro que o versículo se encaixa muito bem para uma aplicação espiritual, pois há um paralelo entre as coisas físicas e espirituais, o Senhor usou muito esse tipo de comparação. Vamos prosseguir no assunto, pois uma alma que começou a entrar em processo de apostasia, primeiro torna-se um cristão fraco. De certa forma a apostasia começa quando existe uma aceitação de uma doutrina de perdição (II Pedro 2:1 e 2). Vou fazer uma pequena abordagem sobre as etapas desse declínio, desde a debilidade até a morte.
Repito, tal como ocorre no âmbito das coisas físicas, tal também ocorre de modo espiritual, seguindo o seu curso de decadência por etapas: fraqueza, enfermidade e morte.
Primeira: Fraqueza. Há um tipo de fraqueza que é sadia, ela denota a dependência de Deus e a humildade em reconhecer as limitações humanas. Não é esta fraqueza que causa enfermidade espiritual. Pois essa fraqueza nos leva para perto do Senhor e uma busca incessante por Sua ajuda. Paulo fala sobre essa fraqueza: “Porque quando estou fraco então sou forte” (II Coríntios 12:10) O Senhor disse a Paulo: “O Meu poder se aperfeiçoa (na tua) fraqueza” (II Coríntios 12:9) Mas há uma fraqueza que vem com o desanimo e com a debilidade das convicções e o apagar do fervor espiritual. Essa fraqueza espiritual é maligna e se caracteriza por certos diagnósticos comportamentais: uma indisposição em ir aos cultos, tal fraco é forte na procrastinação mas fraco em colocar o reino de Deus em primeiro lugar, ele é forte em buscar os interesses pessoais, consegue confrontar todos os obstáculos para isso, mas é incapaz de romper o que obstrui o caminho da vida cristã prática. O fraco pode ir longe para satisfazer o ego e inapto para buscar a presença de Deus, de certo modo quase sempre se aplica as palavras de Paulo quanto a isso: em II Timóteo 2:26: precisa se desprender dos laços do diabo em que a vontade fica presa. Se você tem vontade de ir aos cultos, mas não tem forças, a sua vontade está presa a alguma coisa maligna. Além disso, a fraqueza gera uma indisposição para orar, estudar as Escrituras e se envolver com as coisas sagradas. A fraqueza debilita. Com a falta de poder espiritual vem a fragilidade que é a falta de proteção espiritual, e então vêm as enfermidades espirituais. nessas condições já não há mais disposição em ouvir a sã doutrina (Tito 2:1)
Segundo: Enfermidade espiritual. Uma doença é uma disfunção, é um ataque contra a vida, nesse caso, contra a vida espiritual. A situação agora é mais grave, porque a doença compromete o paladar e a visão e provoca delírios. É um delírio, quando um desviado pensa que está tudo bem com a sua alma. A doença espiritual provoca fastio, não há mais prazer em buscar o pão que procede da boca de Deus, ele não sente fome de pregação e de louvor, não sente prazer em buscar fartura na mesa espiritual de uma igreja bíblica que é púlpito dela, onde se prega as verdades fundamentais da vida e da fé cristã. A enfermidade espiritual é um ensino bíblico (Marcos 2:17) que muitas vezes é comparada com a lepra (Isaias 1:6 e 7) é próprio do enfermo se isolar do rebanho e tentar sobreviver as custas de uma falsa esperança. O doente está agora com os sentidos mais comprometidos, sua inclinação ás coisas espirituais decai mais ainda, seu estado é mais grave. A falta de apetite das coisas espirituais o conduz para a busca de paliativos frágeis e artificiais, como um anestésico que pode tirar a dor de um ferimento mais não curá-lo. Ele passa a sofrer da síndrome do esconderijo, como Adão e Eva, se esconderam do evangelho e geralmente busca tecer vestes de justiça própria para cobrir sua condição de ruína.
Terceiro: Morte. Dormir espiritualmente é padecer falência, e sair da realidade da verdade e entrar na esfera da decomposição, ou seja, da ruína espiritual. A morte é o estágio final primeiro a fraqueza e depois a enfermidade e então a morte. A morte espiritual é um ensino bíblico (Efésios 2:1 e 2) Não há morto que reconheça sua condição de falência absoluta, ele não tem capacidade de reconhecer o estado precário de devastação da própria alma, todo o morto precisa receber a luz da gl´ria do evangelho e em seguida uma chamada para a ressurreição. Só o Senhor pode dar essa vida de ressurreição. Muitos vezes Deus usa um pregador para dar vida de ressurreição pela pregação, pois está escrito que a Palavra de Deus é viva e eficaz (Hebreus 4:12) assim, o sopro divino de vida é conduzido pela boca do pregador que transmite a palavra de Deus que foi literalmente soprada pelo Espírito de Deus (II Timóteo 3:16) Aqui temos um principio que rege todo o universo: só vida pode gerar vida. Se você está sendo tocado na alma através dessa mensagem, é uma prova de que está recebendo da vida de ressurreição pelo poder da Palavra de Deus pregada. Se você está desanimado, fracassado, arruinado, morto e em ruínas, você está sendo tocado pelo poder da vida que há em Cristo Jesus, está sendo encorajado pelo Espírito Santo, para começar a freqüentar uma igreja bíblica. Essa foi à ordem dada ao morto na sua condição sepulcral: “Lazaro! sai para fora!” (João 11:43) esse é o clamor que o Espírito do Senhor faz a ti agora. Saia do estado de morte espiritual em que se encontra, e venha para Cristo, pois ele afirmou: “Eu vim para que tenham vida, e atenham em abundancia” (João 10:10)

Pr Clavio J. Jacinto
Comunhão Biblica Bereiana
Paulo Lopes SC Brasil

0 comentários:

Postar um comentário