ELEIÇÃO PARTICULAR OU REDENÇÃO UNIVERSAL?


  


O EFEITO DA OBRA CONSUMADA E PERFEITA DE CRISTO NA CRUZ

 

 

Cristo morreu por todos os homens ou morreu pelos escolhidos? eis o debate que perdura por muitos séculos, cada escola teológica se adéqua a um ponto de vista porém ninguém chega a um acordo, apenas disputas e mais disputas acirradas, isso porque ambos usam versículos bíblicos para provarem sua tese. Mas afinal, a lei da contradição determina que opostos não podem ser verdadeiros então alguém deve estar com razão. Essa é a forma de começarmos a discutir o assunto. É correto apresentar alguns versículos que parecem supor que o efeito universal da expiação, porquanto há quem pense que a expiação é particular. Textos como João 3:16 e I João 2:2 são exemplos clássicos sobre uma expiação universal. Porem aqui temos um problema, se cristo morreu por todos então todos serão salvos. Falar de uma expiação universal sem um efeito universal é uma contradição lógica. A menos que perdure outro problema, o sangue de Cristo não é todo suficiente para salvar a todos, é necessário que o homem intervenha sobre isso para que ele seja suficiente e tenha efeitos sobre cadáveres espirituais adâmicos. Abre-se um caminho para o pelagianismo ou o semi-pelagianismo. Então devemos por um limite num problema, a fim de que não venhamos cair no precipício da heresia. Mas afinal, como resolver esse problema? Vejamos: Ora sabemos que a maior parte das pessoas que vivem e (também as que já viveram) estão no caminho largo e lá permanecem até o fim, que a maioria está perdida, vem do calculo de quem não pode errar: Cristo Jesus declara isso em Mateus 7:13 e 14. Então é muito correto chegarmos a uma conclusão decisiva: A obra consumada e perfeita de Cristo na cruz não tem efeito salvifico á todos os homens. Neste ponto concordam calvinistas e arminianos. Então de certa forma, a salvação é somente para os que crêem, pois Cristo mesmo declarou isso: Quem crer é salvo e quem não crer já está condenado (João 3:18) assim o efeito da obra de Cristo é universal, pois pelas palavras de Cristo todos os ímpios serão condenados (João 12:48) a obra da cruz tem efeito universal, e alcança todos os homens, alguns receberão os benefícios salvificos e outros  expõem a obra de Cristo ao vitupério e então serão condenados , a aliança eterna ou a nova aliança coloca os perdidos numa situação extremamente sensível,  quem tiver por profano o sangue de Cristo e fizer agravo ao Espírito da graça (Hebreus 10:29) esses sofrerão dura condenação. O efeito da cruz é universal, a obra de Cristo na cruz alcança todos os homens, mas não é verdade que todos os homens serão salvos. Por essa razão, o efeito da morte de Cristo alcança somente os que crêem e foram convencidos pelo Espírito Santo, a prerrogativa salvifica cabe somente ao Santo e Bom Consolador que convence o mundo do pecado da justiça e do juízo, de outra forma, o ímpio se encontra cego, espiritualmente e por ser natural não entende as coisas espirituais. (II Coríntios 4:4 I Coríntios 2:15 Efésios 2:1 e 2 João 16;7 a 11) Muito bem! sabemos agora que o alcance da obra de Cristo tem duas realidades distintas, ela tem efeito salvador para os que crêem e tem efeito condensativo aos que permanecem na impiedade.

Nós vamos ir adiante, quero que o leitor imagine o mundo vindouro. novos céus e nova terra, as coisas antigas já passaram, as profecias foram cumpridas cabalmente, então estamos no estado eterno, a Nova Jerusalém está ocupada pelos santos, o novo estado de coisas agora perdura para sempre, os condenados, depois que enfrentarem o juízo do grande  trono branco como descrito em Apocalipse 20:11 a 15 foram lnçados no lago de fogo, essa é a segunda morte. Haverá duas classes distintas de ressuscitados, uns foram para glória da vida eterna e outros para a vergonha e o desprezo eterno como predisse o profeta Daniel (Daniel 12:2). Nesse novo estado de coisas, uma realidade futura que todos irão contemplar, o mundo vindouro e a consumação dos séculos, para sempre, cada homem estará vinculado e selado no destino eterno, salvo ou perdido. Quando chegar essa grandiosa realidade, será indiscutível a doutrina de que Cristo morreu pelos salvos, que a Sua morte na cruz teve efeito redentor exclusivamente para quem creu e não para quem rejeitou a Ele. Então será o momento exato para uma conclusão definitiva de que se Cristo não salvou a todos os homens, então a sua morte e ressurreição foi limitado aos salvos que creram, pois todos os demais homens que não tinham o nome escrito no livro da vida foram lançados no lago de fogo. A morte de Cristo na cruz teve efeito redentor limitado, porem teve efeito condenatório aos demais que pereceram, segundo a regra que Ele mesmo estabeleceu em João 12:48. Assim a morte de Cristo alcançou a todos por méritos de redenção ou por efeito de condenação. Verdade absolutamente indiscutível, porém, bíblica e mui sensata.

 

Clavio J. Jacinto

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