A NOVA ERA E
O MOVIMENTO CARISMÁTICO
Clavio J.
Jacinto
“E ainda
assim, algumas pessoas realmente imaginam que a revelação na Palavra de Deus
não é suficiente para atender às nossas necessidades. Eles acham que Deus de
vez em quando mantém uma conversa real com eles, conversando com eles,
esclarecendo suas dúvidas, testificando Seu amor por eles, prometendo-lhes
apoio e bênçãos. Como resultado, suas emoções aumentam; eles estão cheios de
uma alegria borbulhante que se mistura com autoconfiança e uma opinião elevada
de si mesmos. A base para esses sentimentos, entretanto, não está na própria
Bíblia, mas sim nas criações repentinas de sua imaginação. Essas pessoas estão
claramente iludidas. A Palavra de Deus é para todos nós e cada um de nós; Ele
não precisa dar mensagens específicas a pessoas específicas. ”
- Jonathan
Edwards
“Não é que
eu quisesse me tornar um adepto da Nova Era, eu só queria descobrir se talvez
eles tivessem descoberto algumas verdades que a igreja não tinha.” (Livro: The
Physics of Heaven. Autor Ellyn Davis. A obra Apresenta contribuições
de Bill e Beni Johnson, Larry Randolph, Jonathan Welton, Bob Jones, Cal Pierce,
David Van Koevering e Ray Hughes)
O escritor
evangélico carismático Gary L Greenwald faz uma declaração surpreendente no
livro “Desmascarando as Seduções” (Editora Atos) ele admite que há praticas de
feitiçaria dentro das igrejas carismáticas em todo o mundo (Pagina 91) ele
admite que muitos ficariam horrorizados com esse fato, mas que há
(supostamente) filhos de Deus agindo por meio de feitiçaria. Ora, o
apologista Dave Hunt, já na década de 1990 advertia os cristãos bíblicos sobre
a influência do ocultismo na cristandade. Seu Livro “A Sedução do Cristianismo”
foi um brado de alerta para todos nós. Os livros “A Sedução do
Cristianismo” e “Escapando da Sedução” deveriam estar presente na
biblioteca de todo bom líder e qualquer que esteja comprometido com a sã
doutrina e a ortodoxia.
O movimento
carismático amadureceu, e agora expõe seu engano de forma mais clara, os frutos
dessa arvore podem ser visto por qualquer um, não quero que o leitor creia em
minhas palavras, mas busque a verdade por si mesmo e pesquise sobre o assunto
abordado aqui. Vá e consulte as fontes que apresento, pois não desejo ser muito
longo no assunto aqui tratado, apenas desejo ressaltar que o bom senso nos
manda prosseguir avante, para encontrar a realidade por si mesmo, o que é um
grande mérito de causa, para aplicar o discernimento espiritual e evitar
qualquer herege (Tito 3:10)
A nova era
teosófica se infiltrou no movimento carismático, isso vem ocorrendo de modo
claro, como veremos mais a frente. A base pelo qual a maioria dos carismáticos
se orientam é o pragmatismo, e experiência como aferidor de verdades é pura
mística gnóstica. Essa tendência da experiência além da razão, como
autoridade aplicada para testar se algo é ou não verdadeiro, é uma tendência
hinduísta como podemos observar:
“As reformas
na espiritualidade religiosa hinduístas, valorizam mais a experiência pessoal
do que qualquer autoridade escrita”(1)
Os gnósticos
antigos também pendiam para a experiência, o sentir como um meio de salvação e
iluminação, a libertação pelo conhecimento como podemos ver na seguinte
declaração:
“Para os
gnósticos, era a compreensão da origem da alma, sua condição neste mundo e a
saída desta condição. Segundo afirmavam, esse conhecimento não pode ser apenas
intelectual, mas precisa passar pelo sentir...”(2)
A nova era
ergue-se dos escombros de uma mentira esfacelada desde o Jardim do Eden, a
velha mentira se renova e engana o mundo e a igreja, sem duvida, o carismatismo
não apenas abre as portas do ecumenismo mas escancara as portas do ocultismo,
das bizarrices espirituais e por fim naufraga num falso evangelho que na
verdade é por natureza um anátema (Galatas 1:8 e 9)
No Livro
“Deus Uma Presença” organizado por Jonathan Robinson e publicado pela Editora
Nova Era (Seção Esotérica da Editora Record) lemos a declaração de uma mística
da Nova Era, a narrativa é esta: “Eu poderia dizer que a maneira pela qual
encontro Deus é fazendo sexo com Ele”. A explicação é prática de princípios
taoístas, assim os principios do Ying e Yang, são formulas básicas de um
esoterismo que aplica pólos opostos dentro do ser como vertentes do sexo
masculino e feminino, produzindo assim um “auto-coito’ de acordo com a
narradora da experiência. “Eu encontro Deus unindo meu próprio
espírito imortal com o Espírito Santo. Pode-se dizer que eu me caso ou faço
sexo com Deus, e fazendo isso chegou a experimentar o céu” (3)
A
experiência de um êxtase “sexual” uma experiência inefável por um caminho
místico numinoso, parece não ser uma característica distinta dos adeptos da
Nova Era, mas está de forma implícita, na experiência de alguns carismáticos
também. Paul Gowdy, que depois de perceber a decepção da “bênção de Toronto”
saiu do movimento, em seu testemunho afirma que A esposa do Pastor dôo
movimento carismático em que estava envolvido, Carol Arnott, afirmava ser
levada para a presença de Jesus, e que o amor que experimentou nesse êxtase
místico era ainda melhor do que o sexo (4)
Essa
tendência a uma relação erotica com Deus parece refletir em algumas músicas
cristãs contemporâneas, é notável também que do erótico vem outras tendências
bizarras, como a teoria de uma “pastora’ carismática norte americana Jennifer
Givaz (Harvest Church Center) segundo Jennifer, um cristão com discernimento
espiritual pode sentir o odor corporal exalado por Cristo, segundo essa
“pastora” Jesus tem um cheiro de gás...” (5)
Portanto
vimos que a questão da espiritualidade carismática é o experimentar algo,
sentir alguma coisa, eis o motivo da procura por novas experiências
de êxtases, sentimentos numinosos, busca por “encontros de poder” a essência
desse modo de vivenciar a fé pelo experimentalismo é denominado de pragmatismo
religioso, a base pelo qual se sustenta essa teoria apóstata é “sinto logo
creio” ao invés de “Está escrito, portanto é a verdade”. O modo como um cristão
argumenta que a bíblia é a autoridade final em questões de fé e prática para
logo em seguida na práxis desenvolver toda uma espiritualidade fundamentada no
sentir é uma atitude desonesta
O movimento
carismático começou em meados de 1960, ela alcançou até mesmo o catolicismo
romano, constitui-se por a força promotora de um ecumenismo, é de
fato notável que desde então um dialogo inter-religioso se
intensifica, fazendo com que a renovação carismática católica torne-se muito
parecida com o movimento carismático protestante, tanto na forma litúrgica
quanto na musica, e isso é apenas um meio de unir todos debaixo de uma idéia de
que todos sentimentos a mesma experiência espiritual, glossolalia, milagres ,
sinais e maravilhas, dom de profecias falíveis, arrebatamentos, êxtases,
revelações e visões, escrita automática, tudo isso pode ser encontrado dentro
do movimento carismático tanto protestante quanto católico, essa unidade de
experiências espirituais e místicas pavimenta a unidade ecumênica, acelera a
instituição de uma religião mundial que será um dos tentáculos do anticristo.
Lideres carismáticos como o americano John Crowder vem promovendo essas
experiências de êxtases, arrebatamentos de sentidos, embriaguez espiritual e
outras experiências espirituais místicas que eram comuns aos santos católicos
da era medieval.
Espiritismo
protestante?
“Quando
fomos agraciados nesta terra com a princesa do povo, Lady, Diana, o mundo era
um lugar mais brilhante. O mundo parecia muito mais esperançoso quando ela
estava aqui. A tragédia aconteceu naquele dia fatídico em que ela foi tirada de
nós tão cedo em sua vida.”
A
notícia então toma a direção espiritualista:
“Nos últimos
anos, Matthew Robert Payne tem recebido visitas de Diana em visões espirituais.
Para marcar o vigésimo aniversário de sua morte, Jesus Cristo o encarregou de
entrevistá-la e levar suas respostas às pessoas neste pequeno livro.”
O resultado
são dois livros:
1)Princess
Diana Speaks from Heaven: A Divine Revelation
2)Michael
Jackson Speak From Heaven (6)
O autor dos
livros, dos contatos com a princesa Diana e com Michael Jackson e o “profeta”
carismático Matthew Robert Payne. Carismáticas como Sarah Young, ganhou fama
com a série “Jesus Calling” onde tomando caneta e papel recebia as mensagens
“quentinhas” diretas de “Jesus”, e lançando em forma de livro, lucrando como
com a nova modalidade de escrita automática evangélica carismática. Porém
receber mensagens de mortos “salvos” e transmiti-los ao mundo dos vivos é de
fato algo que deveria causar horror em quem conhece a bíblia. Mas os tempos são
outros, então temos um número enorme de outros falsos mestres e
pseudo pastores, com títulos possantes de eruditos, que nunca denunciam essas
coisas, pelo contrario endossam, através do silencio, pois comprometem a verdade
pela omissão em defendê-la denunciando a mentira e o engano. Matthew Robert
Payne, tem um ministério carismático/pentecostal voltado para novas revelações,
conversas com “Jesus” (7) e também oferece viagens ao céu a quem se interessar
(8) note porém que a passagem não é de graça, você precisa apagar 50 dólares
pela viagem! É claro que a passagem para o céu através de Cristo e
tão somente por Ele é de graça (João 14:6) r que o Espírito Santo nada cobrou
para levar Paulo ao terceiro céu, não resta dúvida nenhuma, mas se tratando de
outro evangelho, é notável que a simonia é uma prática variável e tolerável.
Outra
prática variável no meio carismático é a prática de supostamente receber unção
de falecidas, indo até a sepultura de líderes pentecostais ou carismáticos
falecidos, e respirar o ar próximo a sepultura do falecido para receber a unção
do morto, acreditam que dos ossos do cadáver do falecido “santo’ são liberados
unção espiritual. John Crowder, líder carismático americano é um exemplo
notável dessa heresia.
Alguns
pesquisadores como Bernard Bastian propõe que o movimento Nova Era e o
movimento carismático, ambos cresceram no mesmo solo cultural (9)
No livro
“Entre Nova Era e Cristianismo’ a autora faz uma abordagem “cristã” de pessoas
que se envolveram com o espiritualismo da nova era e (algumas) retornaram ao
catolicismo pela renovação carismática católica. Bernard Ranquin, uns dos
entrevistados afirma: “Nova Era e Renovação (N.A. Carismática Católica) são
primas-irmãs....e irmãs inimigas!” (10) Outro entrevistado, Bernard Bastian (Já
citado no presente artigo) que envolveu-se com o ocultismo durante muitos anos,
quando questionado se existe algum parentesco entre o movimento carismático e a
Nova Era, responde: “Enorme! Historicamente a Renovação Carismática e o
ocultismo nasceram e cresceram no mesmo terreno, exatamente na busca de
experiências místicas...” (11)
Essa
percepção em observar similaridades pode ser vista hoje em dia pelo tipo de
experiências promovidas pelos carismáticos, há um vício por sentimentos, uma
dependência por experiências místicas; bilocação, viagens astrais, libertação
de energias (kundalini no conceito ocultista) visões, levitação, prognósticos
do futuro, contatos com anjos, este ultimo marcou muito a vida de diversos lideres
carismáticos desde o inicio da década de 1980 até nossos dias passando por Bob
Jones até Todd Bentley, um anjo (Do sexo feminino?) chamado Emma tem sido
contatado por muitos pastores, “profetas” e “apóstolos” carismáticos. (12)
Hoje em dia,
algumas experiências místicas levam as pessoas a ficarem como sob efeito de
drogas, a mais comum é chamada de embriaguez espiritual
(intoxicação mística) efeito de experiência comum entre muitos carismáticos
evangélicos, Jacques Verlinde afirma que quando se envolveu com a Meditação
Transcendental, soube que Maharishi tinha sido censurado por outros gurus, por
ensinar tecnologias sagradas muito poderosas para pessoas inexperientes,
algumas dessas técnicas, como certos tipos de mantras, tinham um poder
vibratório tão grande, que provocavam efeitos devastadores, comparável ao
efeito de drogas (13)
Concluindo:
Alexander Seibel faz uma anotação esclarecedora sobre o assunto ao escrever: “Não
é sem fundamento rotular o Movimento Carismático como a "irmã branca"
da Nova Era. Mesmo nas igrejas evangélicas, tais irmãos "dotados do
Espírito" surgem em todos os lugares para nos dizer o quão importante é
permitirmos que o dom profético floresça novamente” esse dom profético nada tem
a ver com o a função de profeta bíblico, no termo usual, os profetas
denunciavam o erro e não se conformavam com o sistema vigente, Elias, Jeremias
e João Batista são exemplos clássicos da função de um profeta bíblico. Os
profetas carismáticos, são profetas falíveis com uma mensagem ambígua, muito
parecida com as mensagens dos canalizadores (Médiuns da Nova Era) inclusive
adotando a mesma pratica de cobrança por consultas proféticas.(14) A mensagem
de um profeta surge num momento critico da historia, não para agradar
pecadores, mas de certa forma para ofendê-los. O exercício profético dentro da
estrutura espiritual do antigo e novo testamento, era
um ofício laborioso e sofredor, impopular e com um índice muito
grande de perseguição e rejeição social.
Que o
movimento Nova Era e o movimento carismático estão de alguma forma
interligados, nota-se pelas similaridades e tendência do movimento carismático
cada vez mais entregar-se a todas as praticas ocultistas, levando em conta
apenas a cautela de usar outro nome e rotulá-las de experiências com o Espírito
Santo.
Não é minha
intenção persuadir alguém sobre o fato de que o Espírito Santo não atue em
nossos dias, faço porém ressalvas sérias, pois por experiência própria, quase
sempre e quase sem exceção, os defensores do movimento carismático caem
num erro sério, numa heresia terrível: o pragmatismo. O que eles defendem é a
verdade apresentando como evidência, não as Escrituras, mas uma experiência
inefável muitas vezes acompanhada de sinais e maravilhas. Uma experiência de
gozo místico seguido de sinais de poder espiritual tem sido a ferramenta pelo
qual usam para defender o carismatismo. Novamente, então podemos
chegar ao fim do estudo, concluindo que, depois de mais de 25 anos de pesquisas
sobre a Nova Era, não tenho receio de concluir com toda certeza, que emoções,
sentimentos e e experiências tem sido o meio pelo qual os espiritualistas
sustentam suas convicções espirituais, por isso mesmo, o diabo se dispõe a
investir muito nessas coisas, pois elas prendem e viciam as pessoas no
misticismo esotérico.
Notas:
(1) ancient.eu/the_vedas/
(2) Heresia.
O jogo de poder das seitas cristãs nos primeiros séculos depois de Cristo. Joan
O’Grady. Mercuryo. Pagina 31
(3) Deus
Uma Presença. Nova Era. Rio de Janeiro 2004. Pagina 65
(4) http://www.deceptioninthechurch.com/TheTorontoDeception.htm
(5) Piratechristian.com
(6) Veja
a oferta dos livros :
/www.amazon.com/Princess-Diana-Speaks-Heaven-Revelation-ebook/dp/B0758JM2GK/ref=la_B008N9R896_1_36?s=books&ie=UTF8&qid=1504532423&sr=1-36&refinements=p_82%3AB008N9R896
(7) http://matthewrobertpayneministries.net/
(8) http://personal-prophecy-today.com/visiting-heaven-trips/
(9) Entre
Cristianismo e Nova Era. Monique Hébrard. Paulinas. 1996. Pagina 8
(10)Idem
Pagina 22
(11)Idem
Pagina 82
(12)Veja
sobre Emma em: https://www.alexanderseibel.de/who_is_angel_emma.htm
(13)Entre
Cristianismo e Nova Era. Monique Hébrard. Paulinas. 1996. Pagina 60 e 61
(14)30
dólares por uma profecia online: https://personal-prophecy-today.com/request-a-prophecy/
0 comentários:
Postar um comentário