II Co 5.21, !Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por
nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus?.
A obra de
Cristo !por nós? foi penal. Cristo, nos representou e foi !feito pecado por
nós?. Portanto foi necessário que Ele recebesse a sentença divina que a lei
justa anuncia contra o transgressor (Is 53.4-8, !pela transgressão do meu povo
ele foi atingido?; Mt 1.21, !Ele salvará o seu povo dos seus pecados?; Jo 17.9,
Eu rogo por eles; não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são
teus."). Na morte de Cristo foi aplicado o castigo penal em referência dos
nossos pecados. Cristo foi obediente em tudo (Fl 2.7), e, portanto, não deve
ser castigado. Cristo foi sem pecado (II Co 5.21), e, portanto, não deve
morrer. Cristo é justo (I Pe 3.18), e, portanto, não deve ser desamparado pelo
Pai. Todavia, Cristo foi castigado, morto e desamparado por Ele ser !feito
pecado? pelos Seus (Lv 16.21; Is 53.6,12; Hb 9.28). Pela vitória de Cristo
sobre o pecado e a morte, os nEle são feitos justos diante de Deus (Rm 8.1,2).
Portanto,
todos em Cristo são feitos justos diante de Deus. A todos os homens (sem a
exceção de nenhum) deve ser declarado publicamente e zelosamente a mensagem do
Evangelho que Cristo é o Salvador de todos os pecadores arrependidos e crentes
Nele (Jo 3.16). Portanto, se você é convencido dos seus pecados e entenda que
merece a ira e o julgamento de Deus, a mensagem é: Venha a Deus pela fé na obra
completa de Cristo. Por Cristo, Deus é grande em perdoar (Is 55.7). Venham,
tome de graça da água da vida, todos que querem (Ap 22.18), todos que tenham
sede (Is 55.1-3), e, todos que sejam oprimidos e cansados dos seus pecados (Mt
11.28-30).
Na Ceia do Senhor, A Obra Penal de Cristo na Cruz é Lembrada
Para ser
preparado o pão asmo usado na ordenança da ceia, o grão de trigo foi moído,
batido e assado. Se o grão de trigo não passasse por este processo não seria
útil aos outros. Esse pão não é Cristo literalmente. Esse pão também não é a
igreja sendo agora moída e quebrada. O grão de trigo sendo moído, batido e
assado simbolicamente aponta ao sofrimento de Cristo por receber no Seu corpo a
sentença divina que a lei justa pede contra todo transgressor. Toda a punição,
aquela pena infligida pela transgressão nossa, Cristo, em si mesmo, sendo
condenado diante da lei em nosso lugar, realmente recebeu no Seu corpo na cruz.
Essa obra penal de Cristo na cruz é lembrada neste pão.
A uva foi
espremida e assim derramou a sua vida para que haja um cálice nessa Ceia
memorial. Esse cálice não contém o verdadeiro sangue derramado por Cristo. Este
cálice também não contém literalmente o sangue dos membros desta igreja. A uva
dando se o seu suco para encher esse cálice simbolicamente representa a própria
vida de Cristo dada na cruz por Ele ser o Substituto nosso diante da lei. A
sentença exigida pela culpa das nossas transgressões, executada literalmente
sobre Cristo na cruz, é lembrada neste cálice.
I Co
11.23-26, !Porque eu recebi do Senhor o que também vos ensinei: que o Senhor
Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão; E, tendo dado graças, o partiu
e disse: Tomai, comei; isto é o meu corpo que é partido por vós; fazei isto em
memória de mim. Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice,
dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue; fazei isto, todas as
vezes que beberdes, em memória de mim. Porque todas as vezes que comerdes este
pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor, até que venha?.
A Ceia e A Obra Federal de Cristo na Cruz
II
Co 5.21, !Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele
fôssemos feitos justiça de Deus?.
A
obra de Cristo pelos Seus é uma obra federal ou representante. Como na aliança
do Velho Testamento era englobado o povo de Deus pelas promessas, os eleitos
são representados por Cristo na Sua obra de salvação (Gl 2.20, !Já estou
crucificado com Cristo?). Como o primeiro Adão representava todo homem na
humanidade (Rm 5.12; I Co 15.47), assim o Segundo Adão representa todos os
salvos (I Co 15.22,23, !os que são de Cristo?). Por Cristo ser feito
!semelhante aos irmãos? (Hb 2.17) !contado com os transgressores? (Is 53.12)
tendo uma alma, mesmo sendo uma !alma vivificante? (I Co 15.45) e não somente
uma !alma vivente?, Ele, junto com Seu povo, identificou-se uma única unidade
diante da ira de Deus. Por Cristo representar todos os Seus é dito que os Seus
são !crucificados com Cristo? (Gl 2.20), mortos com Ele (Rm 6.8), sepultados
com Ele (Rm 6.4), vivificados com Ele (Cl 2.13), ressuscitados juntamente com
Ele (Ef 2.6) e os fez assentar nos lugares celestiais Nele (Ef 2.6). A obra que
Cristo fez, verdadeiramente representa !nós? (II Co 5.21).
A
Ceia do Senhor representa a obra de Cristo para a nossa salvação, especialmente
a obra consumada pela Sua morte. Como esse pão asmo representa o próprio corpo
de Cristo, pelo qual Ele se deu a si mesmo na cruz, e como esse cálice
representa o próprio sangue de Cristo, derramando qual se deu a Sua própria
vida, a Sua morte representava cada um dos Seus.
Como
este pão é quebrado, o corpo de Cristo foi partido representativamente para
cada um dos Seus ! I Co 11.24, !E, tendo dado graças, o partiu e disse: Tomai,
comei; isto é o meu corpo que é partido por vós; fazei isto em memória de mim?.
Como
o fruto da vide é esmagado para dar o seu suco, a vida do fruto da vide, Cristo
derramou o Seu sangue, a vida da Sua carne (Lv 17.11), representativamente para
cada um dos Seus, Lc 22.20, !Semelhantemente, tomou o cálice, depois da ceia,
dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue, que é derramado por
vós?.
Lembrem-se:
Como o pão e o fruto da vide representam Cristo hoje nesta Ceia, cada um dos
Seus foi representado no próprio corpo e próprio sangue de Cristo na Sua obra
na cruz.
Portanto,
todos em Cristo são feitos justos diante de Deus. A todos os homens (sem a
exceção de nenhum) deve ser declarado publicamente e zelosamente a mensagem do
Evangelho que Cristo é o Salvador de todos os pecadores arrependidos e crentes
Nele (Jo 3.16). Portanto, se você é convencido dos seus pecados e entenda que
merece a ira e o julgamento de Deus, a mensagem é: Venha a Deus pela fé na obra
completa de Cristo. Por Cristo, Deus é grande em perdoar (Is 55.7). Venham,
tome de graça da água da vida, todos que querem (Ap 22.18), todos que tenham
sede (Is 55.1-3), e, todos que sejam oprimidos e cansados dos seus pecados (Mt
11.28-30).
I
Co 11.23-26, !Porque eu recebi do Senhor o que também vos ensinei: que o Senhor
Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão; E, tendo dado graças, o partiu
e disse: Tomai, comei; isto é o meu corpo que é partido por vós; fazei isto em
memória de mim. Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice,
dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue; fazei isto, todas as
vezes que beberdes, em memória de mim. Porque todas as vezes que comerdes este
pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor, até que venha?.
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