A palavra “humildade”
e as suas formas (humilhado, humilhação, humildemente, humilha, etc.) é usada
mais que 70 vezes pela Bíblia (Strongs). O uso numeroso desta palavra pela
Bíblia nos dá uma idéia da sua importância para nós.
Pode ser
que a humildade signifique qualidades diferente para pessoas diferentes.
Olhando no dicionário entendemos que essa virtude que nos dá o sentimento da
nossa fraqueza (Aurélio) é uma qualidade boa na vida de qualquer pessoa. O
humilde é comparado a uma pessoa respeitosa, reverente e submissa. Como uma
pessoa pobre não pode se gloriar de grandes posses, uma pessoa humilde não se
gloria de grandes qualidades.
O que
significa essa palavra na Bíblia”
Examinando
quais palavras são usadas por Deus na inspiração da Sua Bíblia para expressar
essa qualidade de humildade, podemos aprender muito. Queremos examinar as
palavras usadas tanto no Velho Testamento quanto no Novo Testamento. Assim
podemos tirar as nossas próprias conclusões.
Quando essa
palavra está usada no Velho Testamento pode significar:
- Sentir-se menos em
mente, ser brando; ou em circunstancia, pobre ou piedoso “ subjetivo -
#6035, Strong”s. Esse significado é a raiz de 6038 e 6031.
- condescendência
("humildade" - Prov. 15:33; 18:12; 22:4), que é de ceder voluntariamente.
Se um homem faz isto é chamado modéstia. Se o divino faz isto é chamado
clemência (#6038, Strong”s) .
- Rebaixamento
voluntário ou forçado, submissão ("humilhar-te" “ Êx. 10:3; Deut
8:2,3, 16; "humilhado" “ Deut 21:14; "humilhou" “ Deut
22:24,29; Ezequiel 22:11; "humilhai-as" Juízes 19:24;
"humilhava" “ Sal. 35:13; "humilharam" “ Ezequiel
22:10; - #6031, Strong”s)
- Dobrar o joelho,
conquistar ("se humilhar" “ Lev 26:41; II Cron. 7:14; "se
humilha" “ I Reis 21:29; "te humilhaste" “ II Reis 22:19;
"se humilharam" “ II Cron.12:6; 30:11; "se humilhavam"
“ II Cron. 12:7; "humilhando-se" “ II Cron. 12:12; "se
humilhou" II Cron. 32:26; 33:12,23; 36:12; "se humilhasse" “
II Cron. 33:19; "se humilhara" II Cron. 33:23; "te
humilhaste" “ II Cron. 34:27 “ #3665, Strong”s).
- Aquele que sente-se
menos em mente, ou em circunstancia “ objetivo - ("aflitos" “
Sal. 9:12; "humildes" “ Sal. 10:12; "mansos" “ Sal.
10:17; 34:2 “ #6041, Strong”s).
- Ser rebaixado, ser
degradado “ ( "se inclina"- Sal. 113:6; "ser humilde" “
Prov. 16:19; "se abate"- Isaías 2:9; "te abaterem" “
Jó 22:29; "humilhai-vos" “ Jer. 13:18 - #8213, Strong”s).
- Se rebaixar
("humilhaste"- Daniel 5:22, # 8214, Strong”s).
- Baixeza
("humilde"- Jó 22:29 - #7807, Strong”s).
- Quebrado,
contristado ("se humilharam"- Jer. 44:10 - #1792, Strong”s)
- Prostrar-se, adorar
("me inclino" “ II Sam 16:4 - #7812)
- Ser modesto
("humildemente" “ Miquéias 6:8 - #6800)
- Si pisar
("humilha-te" “ Prov. 6:4, #7511, Strong”s)
- Se diminuir
("se abate" “ Lam 3:20, #7743, Strong”s)
- Se agachar
("abaixa-se"- Sal. 10:10, #7817, Strong”s)
Quando essa
palavra é usada no Novo Testamento, pode significar:
As palavras
em grego usadas para descrever a virtude de humildade são todas relacionadas
umas com as outras. Examinaremos em detalhe somente duas destas palavras
gregas. Os demais versículos das outras palavras gregas dariam sentido quase
igual com essas palavras e, portanto, somente daremos um resumido espaço a
elas.
- #5011 (Strongs) “
Ser deprimido (abatido, enfraquecido) em circunstancias (pobreza) ou em
disposição (atitude). Os seus usos pelo Novo Testamento:
Cristo é
nosso exemplo primário:
Mat. 11:
29, "que sou manso e humilde de coração" (de atitude) “ Isaías
53:2,3, "Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens"; 42:3
"A cana trilhado não quebrará, nem apagará o pavio que fumega;" (Mat.
12:20)
Lucas 1
:52, "elevou os humildes" (pobres) como Maria. Apesar de sua baixa
estimação pela sociedade (Luc. 1:48), Deus a usou como um maravilhoso
instrumento para operar a Sua vontade para toda a humanidade que crê. Assim
Deus opera ainda hoje (I Cor. 1:26-29, "não são muitos os sábios , ...
poderosos, ... nobres que são chamados. Mas Deus escolheu as coisas loucas
deste mundo para confundir as sábias; ... as coisas fracas para confundir as
fortes; ... as coisas vis e desprezíveis, e que não são, para aniquilar as que
são; para que nenhuma carne glorie perante Ele.")
Humildade
É O Nosso Dever
Romanos
12:16,
"Sede
unânimes entre vós;" - não é o ecumenismo que está sendo ensinado neste
versículo. O que está sendo ensinado é aquela atitude demonstrada por Jesus e
os demais santos bíblicos. Jesus mesmo disse: "Portanto, tudo o que vós
quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós, porque esta é a lei e os
profetas" (Mateus 7:12). A mesma verdade aprendemos com Tiago quando
disse: "Todavia, se cumprirdes, conforme a Escritura, a lei real: Amarás a
teu próximo como a ti mesmo, bem fazeis" (Tiago 2:8). Perante os olhos de
Deus todos somos igualmente pecadores, e todos precisam se arrepender de seus
pecados crendo pela fé em Cristo.
Em vista
disso a Bíblia diz: "...não ambicioneis coisas altas..." Romanos
12:7. Ainda em Gálatas 6:2 Paulo diz: "Levai as cargas uns dos outros
..." Em Tiago 1:27 podemos ler: "Visitar os órfãos e as viúvas na
suas tribulações ...". Aprendemos então que não devemos ter pretensões
superiores sobre os nossos semelhantes.
Podemos
notar registrado em Mateus as preciosas lições de humildade ensinadas por Jesus
aos seus discípulos: "Então Jesus, chamando-os para junto de si, disse:
Bem sabeis que pelos príncipes dos gentios são estes dominados, e que os
grandes exercem autoridade sobre eles. Não será assim entre vós; mas todo
aquele que quiser entre vós fazer-se grande seja vosso serviçal; E, qualquer
que entre vós quiser ser o primeiro, seja vosso servo; Bem como o Filho do
homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em
resgate de muitos" (Mateus 20:25-28).
"...mas
acomodai-vos às humildes..." (Romanos 12:16). Também devemos gostar da
companhia dos pobres e dos que são despojados de quaisquer qualificações, Tiago
2:1-5. Em Provérbios. 3:7 podemos observar o sábio conselho de Salomão:
"Não sejas sábio a teus próprios olhos; teme ao SENHOR e aparta-te do
mal".
Humildade
É A Obra de Deus
O sábio tem
a sua sabedoria para lhe consolar.
O forte tem
a sua força para lhe consolar.
O rico tem
a sua riqueza para lhe consolar.
Porém, os
fracos podem conhecer a beneficência, juízo e justiça do próprio Deus. Este é o
consolo que o abatido pode gloriar-se (Jer. 9:23,24). Porém, não se glorie de
sua pobreza, mas
Em Tiago
4:6 e
É
aconselhável que os humildes conheçam a importância desta ajuda: não há virtude
na qualidade de ser pobre e fraco. Essas condições porém revelam a necessidade
da ajuda divina. Certamente que a ajuda divina vem quando o pecador em qualquer
circunstância chega ao trono da graça. Diante do trono da graça os
humildes e miseráveis, espiritualmente falando, devem lançar sobre Ele as suas
ansiedades (I Pedro 5:7-9); aproveitar dos sábios conselhos da Palavra de Deus
(Sal. 19:9-11); ser mais obediente à Palavra do Senhor com determinação e fé
(Fil. 4:6-9). Essa é a ajuda que todos recebem de Deus quando O procuram.
O
Exemplo de Paulo nos Ensina
Conforme
acabamos de ver, o apóstolo Paulo poderia confiar muito na carne. Vantagens não
lhe faltava. Ele era circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo
de Benjamin, hebreu de hebreus; segundo a lei, foi fariseu; segundo o zelo,
perseguidor da igreja, segundo a justiça que há na lei, irrepreensível (Fil.
3:4-6). Todavia, no seu ministério, ele não usou sublimidade de palavras ou de
sabedoria, mas, sentiu-se em fraqueza, e em temor e em grande tremor. A sua
palavra, e a sua pregação, não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria
humana, mas em demonstração de Espírito e de poder (I Cor. 2:1-5). Paulo se
considerava crucificado com Cristo (Gal. 2:20). A sua glória era na cruz de
Nosso Senhor Jesus Cristo, pelo qual o mundo estava crucificado para ele e ele
para o mundo (Gal. 6:14; I Cor. 2:2, "Porque nada me propus saber entre
vós, senão a Jesus Cristo, e Este crucificado."). Paulo sentia-se humilde
para consigo mesmo, mas ousado com a verdade (II Cor. 10:1, "ousado para
convosco").
A atitude
de Paulo para com as fraquezas, as injurias, as perseguições e as angustias, é
uma lição para o Cristão. Se essas fraquezas ensinam o convertido em Cristo a se
aperfeiçoar no poder de Deus mediante a fé no Senhor Jesus, então ele pode
sentir prazer nelas (II Cor. 12:5-10). Também o Cristão é ensinado pelo exemplo
de Paulo, que, por mais usado seja no ministério, a glória toda pertence a
Deus.
Temos Um
Consolo
Tiago 1:9,
"glorie-se o irmão abatido" (Tiago 5:6).
Por que
este deve gloriar-se” Porque quando nos humilhamos somos exaltado por Deus.
Vamos examinar o que Pedro disse: "Humilhai-vos, pois, debaixo da potente
mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte" (I Pedro 5:6). Quando
chegamos no auge de nossa falência espiritual, sentindo a falta de prestígio
social e desprezo dos homens, então deixamos de confiar plenamente na carne e
voltamos a buscar as infinitas misericórdias do bondoso Deus.
Por que o
humilde é exaltado” Porque ele tem a sabedoria, o amparo, a graça e a
misericórdia de Deus” Esses são atributos que os orgulhosos e os
auto-suficientes nunca podem conhecer.
Aprendemos
então que há grandes bênçãos em nossas fraquezas e limitações. Sem dúvida
alguma que há grandes vantagens ao conscientizar-nos de nossas limitações
diante de Deus. O apóstolo Paulo disse: "...me gloriarei nas minhas
fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo. Por isso sinto prazer nas
fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por
amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte" (II Coríntios
12:9-10). Quando os crentes sentem em si mesmos "lixos"
espirituais então recorrem ao trono da graça, e o Senhor os exaltam com
consolo e sabedoria que jamais a força humana poderia atingir.
Como está a
sua atitude de si mesmo” Necessita do amparo divino” O que Ele oferece é um
maior conhecimento de Si mesmo. Isso basta”
Uma outro
palavra grega que queremos estudar é:
- Baixeza de mente, modéstia
- #5012, Strong”s. Os seus usos pelo Novo Testamento:
Humilde Como Paulo
Atos 20:19,
"Servindo ao Senhor com toda a humildade". Exemplos de uma vida
humilde na vida do apóstolo Paulo:
Atos
13:6-12 - confronto com Elimas, o mágico em Chipre
Atos 13:45-47,
50-52 - confronto com judeus invejosos - Antioquia
Atos 14:2-7
- confronto com judeus invejosos “ Icônio
Atos
14:19,20 - confronto com judeus invejosos “ Listra Paulo não se exaltou, mas
teve a ousadia em obedecer a Palavra de Deus e cumprir a sua vocação fielmente.
Aprendemos que "servindo ao Senhor com toda a humildade" não
significa que é errado apontar e confrontar o erro. A humildade nunca deve ser
confundida com a frouxidão. O servo de Deus que serve "ao Senhor com toda
a humildade" pode expor o erro. Paulo corajosamente confrontou o erro e
exemplificou grande ousadia em seu ministério, mas, mesmo assim testemunhou-se
serviu "ao Senhor com toda a humildade
Os servos
de Deus vivem nos dias de hoje com este grande dilema. Muitos confundem humildade
com a falta de coragem de expor publicamente o erro da humanidade. Há até mesmo
nos dias de hoje pastores light Os membros das igrejas exigem dos pregadores
pregações light. Light, segundo o dicionário Aurélio, significa moderado, não
radical. Porém o Senhor Jesus numa calorosa pregação, Ele repetidas vezes
chamou os fariseus e os escribas de hipócritas. Veja o capítulo 23 de Mateus.
Jesus não foi light em suas pregações. E ninguém pode negar que Jesus era
humilde e manso de coração, Mateus 11:29.
Humildade
É O Dever do Cristão
Efés. 4:1,2
“ "Andar digno da vocação ... com toda a humildade". A nossa vocação,
tanto a sua chamada quanto o seu desempenho, não é pelas qualidades superiores
do homem ou pelas espertezas da sabedoria humana (I Cor. 2:4,5, "A minha
palavra, e a minha pregação, não consistiram em palavras persuasivas de
sabedoria humana"; II Cor. 3:5, "a nossa capacidade vem de Deus;
Efés. 3:7, "dom da graça de Deus ... segundo a operação do Seu
poder"; II Cor. 4:4-6, "não nos pregamos a nós mesmos").
Devemos usar tudo que Deus nos dá para a sua glória lembrando-nos no mesmo
instante que sempre temos pecado e fraquezas (Romanos 7:24; Col. 2:6).
Para andar
com modéstia, não é necessário negar nossos talentos ou nossos dons. A
humildade não deve negar a existência de uma capacidade nem o seu uso. Modéstia
não pode transformar a timidez em uma virtude. Devemos ser obedientes de alma e
de todo o coração” Todavia um dos segredos da humildade é reconhecer os
talentos e dons nos outros, Fil. 2:1-8. Mesmo obedecendo a Palavra de
Deus, usando as qualidades que Deus tem nos dado, não faz que somos mais do que
os outros, I Pedro 3:8, "afáveis"; 5:5.
Na
realidade, somente podemos ser obedientes com uma atitude correta para com as
nossas capacidades e as dos outros, se somos guiados pelo Espírito Santo (Col.
3:12-13). Será observado que essas qualidades com quais devemos andar dignos da
nossa vocação, com toda a humildade, são aquelas qualidades listadas em Gálatas
5:22, ou seja, o fruto do Espírito Santo.
A humildade
verdadeira não é uma atitude produzida pela filosofia humana, mas pela
influência do Espírito Santo na vida Cristã. Portanto não procure ter as
qualidades do Espírito Santo sem ter o próprio Espírito. É necessário conhecer
Cristo como seu Salvador para conhecer o Espírito Santo na sua vida. Se conhece
Cristo, já tem o Espírito Santo (Romanos 8:9). Se já conhece Cristo, cresce na
graça e verá que as qualidades de Cristo serão manifestas na sua vida,
inclusive essa qualidade de modéstia. Se não conhece Cristo, roga a Deus que
Ele seja misericordioso para salvar mais um pecador.
Existem
Cuidados sobre O Assunto
Colossenses
2:8-23 “ v. 18, "pretexto de humildade". Existe uma humildade que não
é verdadeira, que é usada para fins não lícitos. Essa falsa humildade é fruto
das filosofias e vãs sutilezas segundo os rudimentos do mundo. Os pretextos da
falsa humildade procuram melhorar o homem para que ele possa merecer a salvação
ou possa melhorar a sua posição diante de Deus. A humildade falsa segue as
regras do homem ou da religião e não Cristo (v. 8). A intenção dessa humildade
voluntária, ou seja, aquela filosofia que tem a sua origem na vontade do homem,
é de fazer aparecer os atributos de Cristo sem ter o próprio Cristo. Os
pretextos de humildade têm o propósito de impressionar Deus. Os pretextos de
humildade não levam ninguém a ser salvo pois podem faltar o principal: a nova
natureza ou a genuína conversão
Uns
exemplos de como os pretextos são somente da carnal compreensão ou a satisfação
da carne, são as vidas austeras dedicadas às privações nos mosteiros e nos
conventos, a severa autoflagelação durante a páscoa nas ilhas Filipinas, as
duras penitências dos católicos, as proibições de usar cores vivas na vestimenta,
abstinência de eletricidade nos lares, privações de motores e máquinas na vida
dos Amish, e as longas listas de várias regras e rígidas proibições do
neo-pentecostalismo, etc. Nenhumas dessas atividades, por mais sinceras que
sejam, jamais levam alguém a ser mais como Cristo na obediência das Escrituras.
É
necessário ter Cristo para ser salvo e para agradar Deus na adoração
verdadeira. Em Cristo habita corporalmente toda a plenitude da divindade e não
nas filosofias segundo os homem (v. 9). O pecador é salvo por Cristo, e assim,
não falta nada para agradar Deus. Portanto os salvos não precisam das vãs
sutilezas do homem (v. 10). É desnecessário toda e qualquer obra do homem para
a salvação. A obra vicária de Cristo basta para a salvação e também para a vida
cristã. Portanto, não necessitamos qualquer obra oriunda da tradição dos homens
para estes fins (v. 11). O poder de Deus transforma a vida dos salvos para ser
o que deve ser pública e espiritualmente sem a adição de qualquer melhora que a
compreensão do homem possa sugerir (v. 12,13).
O
necessário é Cristo. Foi Cristo quem riscou a cédula (nota promissória), na
qual constava toda a dívida do pecador descrita pela lei de Moisés. Moisés pela
lei descreveu a imensa dívida que o pecador tinha para com Deus. O homem
conspurcado ou enlameado em seus pecados jamais poderia saldar esta dívida.
Jesus Cristo anulou este documento que constava a dívida do homem, (v. 14).
Cristo, sozinho, e somente Ele, despojou todos os principados e potestades e
deles triunfou pelo Seu próprio poder, não necessitando alguma ajuda do homem
para completar a vitória (v. 15). Deus fica plenamente satisfeito pelos que
estão em Cristo; e as filosofias, as tradições, as cerimônias, os
rituais e as privações segundo os rudimentos do mundo em nada podem melhorar o
que já é perfeito.
Não é por
comer ou deixar de comer; por beber ou deixar beber; por participar ou deixar
de participar de uma festa especial; por cultuar ou deixar de cultuar a lua
nova ou por guardar ou não o sábado que faz o cristão ter os atributos corretos
(v. 16). O essencial é estar em Cristo para agradar a Deus. Quando o cristão
está em Cristo o Espírito Santo o transforma à Sua imagem (Col. 3:10). Sendo
assim, o crente não precisa de nenhuma regra como: não toques, não proves, não
manuseias (Col. 2:21).
Se o homem
depende das obras de humildade para ser salvo ou para agradar a Deus,
certamente é um grande ignorante que está seguindo a sua carnal compreensão e
não está ligado à Cristo. Cristo é O único cabeça pelo qual o pecador chega a
Deus (Col. 2:18-19; João 14:6).
É muito
mais fácil praticar pretextos de humildade, elaborar doutrinas e preceitos dos
homens (v. 22), do que submeter-se a Cristo para a salvação e para servi-lo com
uma adoração pública e sincera. Para ser salvo é necessário conhecer Cristo
mediante o arrependimento e fé nele. Para agradar Deus na adoração correta é
preciso conhecer bem as doutrinas da Palavra de Deus. É necessário ser ligado à
cabeça e crescer nEle. Só assim crescerá em aumento de Deus (v. 19; Efésios
4:11-16). Sem esse crescimento, só haverá no homem as aparências de sabedoria
que agradam apenas a carne.
O cristão
não será julgado pelos seus pretextos de humildade, mas pela própria Palavra de
Deus. O pecador deve conhecer Cristo como Salvador e Senhor para agradar Deus e
assim terá a Sua salvação. Certamente Deus se agradará do pecador que entrega
totalmente a sua vida a Cristo, fazendo uma renúncia completa e irrestrita de
tudo o que tem. Jesus mesmo disse: "Assim, pois, qualquer de vós, que não
renuncia a tudo quanto tem, não pode ser meu discípulo" (Lucas 14:33).
Você está
em Cristo” A humildade é importante na vida cristã, mas de nenhuma maneira nos
salva. A humildade somente manifesta as qualidades de Cristo naqueles que já
estão nEle e que estão sendo transformados mais e mais à sua imagem. A
humildade é o resultado de estar em Cristo e não a causa da
salvação ou crescimento na santificação. Em outras palavras, quando se está em
Cristo como Único e Exclusivo Salvador, então inevitalmente a humildade e
santificação serão as suas marcas.
Vamos
examinar brevemente as outras palavras gregas usadas para ensinar sobre o
humildade no Novo Testamento.
- Baixeza de condições
(capacidades) e coração (atitude de si) - #5013. Os seus usos pelo Novo
Testamento:
Mat. 18:4, "humilde"; 23:8-12,
"humilhado" Aprendemos que as regras do reino de Deus é diferente das
regras do mundo (I João 2:16) ;
Luc. 3:5,
"se aplanarão". Deus pode abaixar o que se exalta (Daniel 4:37);
Luc. 14:11,
"humilhado"; 18:14, "humilhado". Aprendemos que o regimento
no reino de Deus é diferente do que o do mundo, I João 2:16;
II Cor.
11:7, "humilhando-me a mim mesmo". Aprendemos que trabalhar sem
salário é humilhante. A igreja tem obrigação de fazer o que é digno, até em dobro,
para com aquele chamado que trabalha entre ela (I Tim 5:17). O servo de Deus é
pronto para humilhar-se (trabalhar sem receber), mas a posição dos que são
ensinados por ele, não devem permitir que isso aconteça (Gal. 6:6);
II Cor.
12:21, "me humilhe". O fruto da obra é o gozo e a coroa do obreiro
(Fil. 4:1). O obreiro se entristeça por não ter o fruto esperado;
Em
Filipenses 2:8 a Bíblia diz que Jesus "humilhou-Se". Em Atos 8:33
Lucas cita o profeta Isaías 53:8 onde diz que Jesus foi tirado da terra. Isto
é, Jesus foi morto pelos homens maus. Jesus se humilhou como nenhum outro ser
no universo. Ele, como o Jeová Todo-Poderoso, se cansou, João 4:6; Jesus sendo
o Onipotente Deus não sabia o dia de sua volta aqui na terra, Marcos 13:32;
Jesus Cristo sendo o Onipresente Deus, João 3:13 não estava presente na morte
de Lázaro; o Divino conheceu fome, sede, choro e morte. Se o supremo Jesus,
sendo o próprio Deus Divino se fez pecado por nós, então nós devemos agüentar
resignadamente as fraquezas dos irmãos (Efés 4:32)”;
Fil. 4:12,
"abatido". Paulo sofreu em sua carne a mais amarga experiência do
abatimento. Ele foi desprezado, Atos 14; tinha um espinho na carne, II Cor.
12:7-9; foi escandalizado, II Cor. 11:29; conheceu fome, Atos 20:34.
Tiago 4:10,
"Humilhai-vos". É difícil nos humilhar, nos arrepender e ter vergonha
do erro, mas essa atitude funciona; I Pedro 5:6, "Humilhai-vos".
- Baixeza em posição
(baixa estimação diante dos outros) ou em sentimento (meigo) “ #5014,
Strong”s. Os seus usos pelo Novo Testamento:
Lucas 1:48, "na baixeza"; Atos 8:33,
"humilhação" ; Fil. 3:21, "corpo abatido". Não devemos
gloriar nos muito neste corpo. O pecado reside nele, Romanos 7:18,23; Tiago
1:10, "abatimento". É uma vergonha viver uma mentira e colocar
prioridades no que é temporal, por isso, é uma glória para um rico em bens
materiais ser feito fraco.
Depois de
estudar estas palavras hebraicas e gregas que são traduzidas em humildade e as
suas variadas formas, entendemos que “humildade” trata-se de uma forma ou outra
de rebaixar. Esse rebaixamento pode ser forçado (como por exemplo, ser vencido
por alguém ou algo mais forte; ser pobre por natureza ou por falta de
capacidade), ou pode ser rebaixamento voluntário (como por exemplo, piedade,
modéstia ou assumir uma atitude de humildade). Essa condição é louvável na
medida que o humilde procura o trono da graça para aprender de Cristo. A
modéstia não faz da timidez uma virtude, mas reconhece os talentos que Deus tem
dado e procura usá-los para a glória de Deus. Essa boa condição também procura
reconhecer as qualidades que Deus tem dado aos outros. Somos avisados também
que não é a humildade que nos faz ser aceitos diante de Deus, mas o fato de
estarmos
A
Importância de Humildade
Quando
somos humilde tornamo-nos como Cristo Mateus. 11:29 registrou a
revelação da humildade e mansidão de Cristo nas seguintes palavras: "...
sou manso e humilde de coração". Também em outras partes do Novo
Testamento encontramos o registro de que Jesus era manso, submisso e humilde.
Mateus. 21:5; Lucas 22:27, "Eu, porém, entre vós sou como aquele que
serve."; "todavia não se faça a minha vontade mas a Tua.", Lucas
22:42; "...esvaziou-se a Si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se
semelhante na forma de homem;" Filipenses 2:7. Cristo, como temos
estudado, mesmo sendo o Onipotente, se cansou, João 4:6; mesmo sendo o
Onisciente, não sabia o dia da volta do Seu Pai, Mateus. 24:36; mesmo sendo o
Onipresente, não estava presente na morte de Lázaro, João 11:15; mesmo sendo o
Divino, conheceu fome, Mateus. 4:2; sede, João 19:28. Jesus chorou, João 11:35
e, Jesus, o Todo-Poderoso Deus, experimentou a morte, João 19:30. Sabendo o que
Jesus, sendo o eterno Deus se fez pecado por nós, nós também devemos suportar
as fraquezas dos nosso queridos irmãos, Efésios. 4:32” Devemos imitar a
humildade de Cristo em nosso ministério. O apóstolo Paulo disse
Quando
somos humildes tornarmo-nos como os santo homens de Deus. Em Gên.
39:19-23, José achou "graça aos olhos do carcereiro-mor" pois o
Senhor "estendeu sobre ele a Sua benignidade"; Moisés, Núm. 12:3,
"era o homem Moisés mui manso, mais do que todos os homens que havia sobre
a terra."; Ester 4:16 humildemente disse: "... se perecer,
pereci". Jó, o homem que deu o grande exemplo de paciência e sofrimento,
falou: "me abomino e me arrependo no pó e na cinza.", Jó 42:6. O
grande rei e profeta Davi disse: "SENHOR, Tu me sondaste, e me conheces",
Sal. 139:1. Eis as estupendas palavras do profeta Isaias: "...Ai de mim”
Pois estou perdido; porque eu sou um homem de lábios impuros...", Isaías
6:5. Em Jeremias 1:6 lemos: "...ainda sou menino.". Foi dito do
grande homem de Deus, Daniel, que superou pela fé vários obstáculos que ele
tinha "espírito excelente"; Daniel 5:12; 6:3.
Paulo, o
apóstolo dos gentios humildemente disse em sua primeira carta aos Coríntios:
"...quando fui ter convosco, ... não fui com sublimidade de palavras ou de
sabedoria"; I Cor. 2:1. Em Gálatas 6:14 ele confessou: "...o mundo
está crucificado para mim e eu para o mundo". Ainda este mesmo Paulo falou
aos Efésios o seguinte: "A mim, o mínimo de todos os santos",
Efésios. 3:8. O apóstolo Pedro, dando testemunho das santa mulheres do Antigo
Testamento, disse: "...um espírito manso e quieto ... assim se adornavam
as santas mulheres que esperavam em Deus", I Pedro 3:4-6. Compreendendo
que somos "rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo
o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência
a carreira que nos está proposta", Hebreus 12:1.
Quando
sabemos da importância da humildade, livramo-nos daquelas tristezas que vêm
por não conhecer as obras de Deus. Ignorância é tolice. A Bíblia diz
claramente que: "...não é bom ficar a alma sem conhecimento",
Provérbios. 19:2. O próprio Senhor Jesus disse: "Errais, não conhecendo as
Escrituras, nem o poder de Deus", Mateus 22:29. Tolice é resmungar por
aquilo que é para nosso bem e para a glória do nosso Senhor Jesus ("Como
fala qualquer doida, falas tu; receberemos o bem de Deus, e não receberemos o
mal”", Jó 2:10). Em Romanos 8:28 está escrito: "...todas as coisas
contribuem juntamente para o bem..." Ainda em Romanos 11:36: "...para
Ele são todas as coisas, glória, pois, a Ele eternamente...". Às vezes
para nossa humilhação é necessário um "espinho na carne" (II Cor.
12:7-9), ou outras quaisquer aflições. Sabendo que Deus é sábio em seus planos
e que Ele controla todas as coisas, então podemos nos regozijar nas tribulações
(Tiago 1:2-4) ao invés de lamentar”
Quando nos
tornamos humildes livramo-nos do maldito orgulho e as desastrosas
conseqüências que a falta dela traz para alma. Sabemos que as conseqüências
do pecado são muitas. Essas conseqüências podem ser vergonha pública, conforme
podemos ver em Lucas. 14:7-14; doenças graves, II Crônicas. 26:16-21;
"grande ira", II Crônicas. 32:25,26; perda de responsabilidades,
Daniel 5:20-30, ou outra espécie de contenda. Não há como ter as bênçãos de
Deus pela falta de humildade, pois "da soberba só provém a contenda",
Provérbios. 13:10. As graves conseqüências da carne são corrupção, Gal. 6:8, e
nunca podem operar a justiça de Deus, pois em Tiago lemos: "Porque a ira
do homem não opera justiça de Deus" (Tiago 1:20). Quando somos humildes,
poupamo-nos de muita vergonha, II Cor. 10:5).
Quando não
somos humildes gabamo-nos de supostas qualidades como Nabucodonosor, Daniel
4:30; enchemo-nos de soberba como Herodes, Atos 12:22,23; exaltamo-nos como os
príncipes contra Daniel, em destruir ou tirar vidas humanas, Daniel 6:4-13, 24;
caímos na tentação de nos exaltar, Mateus 23:9-12; e inchamo-nos com a ciência,
I Cor. 8:1, "a ciência incha". Devemos entender que quando excitamos
a nossa carne, "não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e
diabólica. Porque onde há inveja e espírito falacioso aí há perturbação e toda
a obra perversa." Tiago 3:13-18. Portanto há muito proveito e vantagens
espirituais quando exercitamos a humildade.
Bibliografia
Bíblia Sagrada. Sociedade Bíblica Trinitariana do Brasil, São Paulo, 1994.
Concordância Fiel do Novo Testamento. Vol. I e II, Editora Fiel, São
José dos Campos, 1994
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda, Novo Dicionário da Língua Portuguesa.
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GILL, John, Commentary on the Whole Bible. Online Bible, Ver 7.05b, http://www.OnlineBible.org
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PIETZSCHKE, Fritz, Novo Michaelis, Dicionário Ilustrado. 23o
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STRONG, JAMES LL.D., S.T.D. Abingon”s Strong”s Exhaustive Concordance of the
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Autor: Pastor Calvin Gardner
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